sábado, 16 de março de 2013

PAPA REVELA A ESCOLHA DO NOME “FRANCISCO” / cardeal brasileiro foi inspiração para nome




Papa diz que decidiu nome após frase de cardeal brasileiro Claudio Hummes (Vincenzo Pinto/AFP)
A ESCOLHA DO NOME “FRANCISCO” 

O novo papa, o ex-cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, se chamará simplesmente "papa Francisco" e não Francisco I, informou o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi.

O porta-voz do Vaticano, o também jesuíta padre Lombardi, ficou muito satisfeito com a escolha do nome de Francisco por se tratar de "uma grande testemunha do Evangelho".

É a primeira vez que um papa escolhe um nome inédito desde João Paulo I em 1978 (que havia escolhido esse nome em homenagem aos seus dois antecessores, João XXIII e Paulo VI).

CONTUDO, NÃO É PRECISO ACRESCENTAR O NÚMERO ORDINAL "PRIMEIRO".
Ele será eventualmente chamado de Francisco I se um de seus sucessores decidir homenageá-lo escolhendo o mesmo nome.

A  OPÇÃO PELO NOME “FRANCISCO” E A MENSAGEM DE SEU PRIMEIRO DISCURSO, TRAZEM POR TRÁS UMA CONTINUAÇÃO AO LEGADO DOS PAPAS JOÃO PAULO II E BENTO XVI, NO TRABALHO PELA PAZ, JUSTIÇA E FRATERNIDADE ENTRE OS POVOS E RELIGIÕES E NA VIVÊNCIA DO AMOR PELA UNIDADE E PELA FÉ.


Papa revela que cardeal brasileiro foi inspiração para nome Francisco
De acordo com o Papa Francisco, logo após a eleição do pontífice, Dom Claudio Hummes disse para ele: ‘Não se esqueça dos pobres’.

No sábado , dia 16 de março de 2013 , o novo Papa teve o primeiro encontro com a imprensa internacional e declarou que quer uma Igreja voltada para os pobres. O  pontífice revelou que a escolha do nome Francisco foi inspirada por um amigo brasileiro.


Foi o cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes que o inspirou.

"Ao meu lado, nas eleições, estava o arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero, cardeal Claudio Hummes, um grande amigo. Quando a situação ficava um pouco perigosa, ele me consolava. Quando os votos chegaram aos dois terços, começaram a aplaudir, porque o papa tinha sido eleito.
E ele me abraçou, me beijou e disse:
‘Não se esqueça dos pobres’.
E aquela palavra entrou na minha cabeça: os pobres.
Pensei em Francisco de Assis. Depois pensei nas guerras, enquanto a apuração prosseguia.
E Francisco é o homem da paz. E assim o nome saiu do meu coração: Francisco de Assis.
Como eu queria uma Igreja pobre, para os pobres”, explicou o Papa.

Na quarta-feira , 13 DE MARÇO de 2013-  recém-eleito, o Papa fez questão de levar Dom Claudio Hummes para a sacada da basílica.

"Nós ficamos todos muito felizes, mas também, ao mesmo tempo, muito conscientes de que nós também temos que nos renovar. Agora o próprio Papa está aí a nos iluminar nesta renovação franciscana", disse Dom Claudio Hummes.

Outros nomes foram sugeridos, prosseguiu o primeiro papa jesuíta da história. Adriano, o grande reformador. Clemente XV, para se vingar de Clemente XIV, que aboliu a Ordem dos Jesuítas por 40 anos. Esta segunda sugestão teria sido de outro brasileiro, o cardeal Raimundo Damasceno, arcebispo de Aparecida.

O Papa ressaltou a importância de valorizar a verdade, a bondade e a beleza, que chamou de tríade existencial. Abençoou os jornalistas e suas famílias. Muitos foram com os filhos. Um deles levou até o cachorro para a benção de Francisco.

O Papa revelou um segredo do conclave ao contar o abraço de Dom Claudio Hummes e a origem do nome Francisco.
 O Papa Francisco deixou uma impressão afetuosa e de abertura e transparência.


FONTE DE PESQUISA : 

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/03/papa-revela-que-cardeal-brasileiro-foi-inspiracao-para-nome-francisco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário