quinta-feira, 7 de março de 2013

IMPORTÂNCIA DE IRMOS À MISSA - PARTES DA MISSA : VOCÊ VAI ENTENDER OS RITUAIS E GESTOS DURANTE A CELEBRAÇÃO



IMPORTÂNCIA DE IRMOS À MISSA


Por Alessandro Manoel da Silva ( Nino )

Reflexão bíblica: At 2, 42-47 

NO MEIO DO CAMINHO HAVIA UMA PEDRA. APARENTEMENTE UMA SIMPLES PEDRA. OS QUE PASSAVAM TROPEÇAVAM NELA. E ELA IA ROLANDO PARA FRENTE E PARA TRÁS. UM DIA ALGUÉM PAROU, PEGOU AQUELA PEDRA E A LIMPOU DA POEIRA. ENTÃO VIU QUE ERA UMA PEDRA PRECIOSA.

A Missa é semelhante a essa pedra. Não que ela esteja suja,
 mas os nossos olhos estão cobertos da sujeira da ignorância ou do preconceito, o que nos impede de ver a missa como
ela é realmente, na pureza de sua origem divina
e na beleza de seu mistério.


SE FIZERMOS UMA PESQUISA COM O TÍTULO:
POR QUE FUI À MISSA?
A maioria das respostas seria estas.

Fui porque era Natal, porque era dia de falecimento de amigo, porque era aniversário de alguém, porque tinha gente bonita... Infelizmente é uma realidade; somente 20% das pessoas que vão a Missa são Católicos Verdadeiros.
E você, Por quê vai a Missa? Você vai de vez em quando
 ou todos os domingos?
Vai por obrigação e interesse, para adorar a Jesus que TUDO fez por você?
 A MISSA É MUITO MAIS QUE UMA ORAÇÃO.
PRECISAMOS CONHECE-LA MELHOR PRA UM DIA PODERMOS VIVÊ-LA.
            A Missa é o sacrifício de Jesus no calvário; também na Missa sabemos o que Ele quer de nós, é na missa que aprendemos a perdoar e aprendemos a agradecer. Não adianta ir a Missa  para assistir, devemos ir para participar, pois quem assiste é apenas um espectador, mas quem participa vive, entende e se emociona com tudo aquilo que está acontecendo.
A santa Missa é o sacrifício do corpo e do sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, oferecido em nossos altares, em memória do sacrifício  da Cruz. 


PARTES DA MISSA 

Ato penitencial ? É um convite para cada um olhar para dentro de si mesmo. Reconhecer e confessar os seus pecados a Deus e a comunidade, é uma reconciliação com Deus e os irmãos.
Hino de Louvor ? Durante essa parte da missa continuamos a fazer o louvor dos pastores como na noite em que Jesus nasceu. Nesse momento, elevamos nosso coração em louvor, adorando e dando graças ao Senhor.
Oremos ou Oração da Coleta ? Após esse oremos é feito uma pausa, um momento de silêncio. É um convite do celebrante pra cada um se colocar na presença de Deus e fazer a sua oração ou intenções particulares.
Liturgia da Palavra ? Tem um conteúdo da maior importância. Deus fala à comunidade reunida como seu povo. O evangelho é a palavra de vida e merece toda a nossa atenção. Na homilia o sacerdote atualiza o que Cristo falou a dois mil anos, explicando o verdadeiro sentido da sua palavra.
Profissão de Fé ? Nesse momento fazemos uma declaração pública e solene de nossa fé. Também queremos dizer que cremos na palavra de Deus que foi proclamada e queremos pô-la em prática.
Oração dos Fiéis ? Encerra a Liturgia da Palavra. É como se estivéssemos transformando em oração tudo o que ouvimos de Deus.
Liturgia Eucarística ? É a parte do sacrifício, ou sacramento. Como sacramento, renova a ceia do Senhor, e como sacrifício, renova ao ato redentor de Cristo na Cruz. Todos os ritos, gestos, palavras, cantos, diálogos que existiram até aqui que foram para levar os participantes a esse encontro com a Eucaristia, à participação nessa ceia que Jesus desejou celebrar com seus discípulos.
Procissão do Ofertório ? Essa caminhada, trazendo para o altar as ofertas, significa que o pão e o vinho estão saindo da mão do homem que trabalha, para serem consagrados. O Sacerdote recebe as ofertas e as apresenta a Deus. É um momento especial que também deve ser aproveitado para que ofertemos nossa vida ao Senhor.
Consagração ? É o mistério da fé. Na consagração por ordem de Jesus, o sacerdote muda aqueles dons materiais no corpo e sangue do Senhor. Jesus se torna presente neste momento.
Oração Eucarística ? Esta parte da missa é o centro, o coração da celebração. Todo o valor da oração eucarística está na pessoa de Jesus Cristo.
Rito da Comunhão ? Com o Pai Nosso começa à preparação à Comunhão Eucarística. Esta oração é a síntese do Evangelho, resume tudo que foi ensinado por Jesus e tudo o que rezamos na missa. Uma das coisas que Jesus nos pede nessa oração é a paz com os irmãos. Antes de comungarmos o Corpo do Senhor na Eucaristia, precisamos estar em comunhão com o ?Corpo do Senhor?, que é a comunidade.
Antes da comunhão, enquanto o celebrante se prepara, o povo fica em silêncio em oração, cheios de alegria por serem ?OS CONVIDADOS PARA CEIA DO SENHOR?. Após a comunhão devemos fazer uma oração silenciosa, uma reflexão, um louvor. É o momento de AÇÃO DE GRAÇAS.
Ritos Finais ? O padre nos saúda, dá a benção e envia-nos ao mundo, para darmos testemunho. 

Gestos e Atitudes

 

A religião assume o homem todo, como é: corpo e alma. A graça não destrói a natureza humana, mas a completa e aperfeiçoa. Por isso rezamos também com o corpo dizendo palavras e fazendo gestos. A Missa é o louvor visível do povo de Deus.
Sentados ? É uma posição cômoda que facilita a catequese. É a atitude de quem fica à vontade e ouve com satisfação, sem pressa de sair.
De Pé ? É a posição de quem ouve com atenção e respeito, tendo muita consideração pelas pessoas que fala. Indica prontidão e disposição para obedecer. Foi  desde o início da Igreja, a posição do ?orante?.
De Joelhos ? Significa adoração a Deus ?Ao nome de Jesus, se dobre todo o joelho, no céu na terra e debaixo da terra.? ( Fl , 2, 10 )
Sinal da Cruz ? significa que colocamos nossa vida e nossas atividades debaixo da proteção da Santíssima Trindade. Tudo o que vamos fazer seja em nome do Deus Trino.
Genuflexão ? É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Sempre que entramos ou sairmos da igreja temos que faze-la desde que se nesta encontre Jesus Eucarístico.
Inclinação ? Inclinar diante de alguém é um gesto de respeito, uma adoração quando é feita para Deus.
Mãos Levantadas ? Significam súplica e entrega, é o gesto dos ?orantes? que não tem medo e vergonha de Louvar e pedir a Deus.
Mãos Juntas ? Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé e súplica, confiança e entrega a Deus. É atitude de profunda piedade.
Procissão ? Simbolizam a peregrinação do povo em direção à casa do Pai.
Prostração ? os antigos orientais tinham o costume de orar com o rosto prostrado na terra, como Cristo orou no monte das Oliveiras. Hoje esse gesto é o próprio da pessoa que se consagra a Deus, significa morrer pra o mundo e nascer para Deus.
Silêncio ? O silêncio possibilita um melhor aprofundamento no mistério de Deus, ?o Senhor fala no silêncio do coração

Vestes do Padre 
Túnica ? A túnica é um manto longo, geralmente branco, que cobre todo o corpo. Lembra a túnica de Jesus.
Estola ? É uma faixa vertical, separada da túnica, a qual desce do pescoço do padre com duas partes na frente. Sua cor vaia de acordo com a liturgia do dia. A estola simboliza o poder sacerdotal.
Casula ? Vai sobre todas as vestes. Cobre todo o corpo. Varai sua cor conforme a liturgia, como a estola. É uma veste solene, que deve ser usada nas Missas dominicais e dias festivos.

FONTE DE PESQUISA :
http://www.veritatis.com.br/article/2144. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário