terça-feira, 5 de março de 2013

CARDEAL ODILO SCHERER EXPLICA SOBRE A SÉ VACANTE E COMO OS FIEIS DEVEM VIVER A EXPECTATIVA DA SUCESSÃO DE PEDRO


CARDEAL ODILO SCHERER EXPLICA SOBRE A SÉ VACANTE E COMO OS FIEIS DEVEM VIVER A EXPECTATIVA DA SUCESSÃO DE PEDRO

Cardeal Odilo Scherer explica sobre a Sé Vacante e como os fieis devem viver a expectativa da sucessão de Pedro. Antes de viajar a Roma para se despedir de Bento XVI e participar do Conclave o qual irá eleger o novo Papa, o arcebispo enviou a toda Arquidiocese de São Paulo a seguinte carta:
Aos irmãos bispos auxiliares de São Paulo
Aos sacerdotes e diáconos,
religiosas/os, consagradas/os e leigos/as
da Arquidiocese de São Paulo
Caríssimos/as,
Antes de partir para Roma, onde participarei da “despedida” do papa Bento XVI e do Conclave, desejo dirigir-lhes ainda uma breve palavra.
Antes de tudo, convido-os a vivermos com intensa fé este momento raro na vida da Igreja. Talvez nem todos vêem e compreendem a Igreja como nós a vemos e compreendemos, a partir da fé e da estima que nutrimos por ela; por sermos parte da mesma Igreja, conhecemos que ela é mais do que a soma de todos os membros e organizações visíveis que dela fazem parte.
A Igreja faz parte do “Mistério”, do desígnio salvador de Deus, que se serve da fragilidade humana para vir ao encontro dos homens, mostrar-lhes seu amor e para dar-lhes a plenitude da vida.
Na base da Igreja, no seu interior e à frente está sempre a ação providente da Trindade Santa. Portanto, tenhamos coragem e fiquemos firmes na nossa fé, mesmo se as águas onde navega a barca de Pedro ficam agitadas. Lembremos sempre de que Jesus vai conosco na barca!
CONVIDO A REZAR INTENSAMENTE PELA IGREJA NESSES DIAS, PARA QUE ELA SEJA SEMPRE MAIS FIEL A CRISTO E À MISSÃO RECEBIDA; QUE TODOS NÓS, CATÓLICOS, NOS CONVERTAMOS PROFUNDAMENTE À VERDADEIRA FÉ E À VIDA CRISTÃ AUTÊNTICA, OUVINDO OS APELOS DA PALAVRA DE DEUS NESTA QUARESMA E NO ANO DA FÉ. REZEMOS E CONFIEMOS N’AQUELE QUE DISSE: “TENDE CORAGEM! EU ESTAREI SEMPRE CONVOSCO!”.
SUGIRO QUE, DURANTE O PERÍODO DA “SEDE VACANTE”, ATÉ QUE SEJA ELEITO O NOVO PAPA, EM TODAS AS IGREJAS DA ARQUIDIOCESE SEJAM FEITAS CELEBRAÇÕES E ORAÇÕES ESPECIAIS PELA IGREJA, PEDINDO O AUMENTO DE NOSSA FÉ; PELO CONCLAVE E PELO QUE SERÁ ELEITO PAPA, PARA QUE TENHA TODA A ASSISTÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO NO DESEMPENHO DE SUA ÁRDUA MISSÃO À FRENTE DA IGREJA INTEIRA, COMO SUCESSOR DE PEDRO. PODERÃO SER FEITAS “HORAS SANTAS”, ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, ORAÇÃO DO ROSÁRIO E SANTAS MISSAS NESSAS MESMAS INTENÇÕES. CONCLAMEMOS O POVO À ORAÇÃO NESTE MOMENTO IMPORTANTE DA VIDA DA IGREJA.

Enfim, respondo a uma pergunta feita por vários sacerdotes: como se deve mencionar o nome do Papa na Oração Eucarística da Missa durante o período da sede vacante? A resposta simples é esta: não se menciona. E nem se substitui pelo “Papa que será eleito”, nem pelo “Cardeal Camerlengo”, nem pelo “Conclave”. Simplesmente, omite-se a referência ao Papa durante o período da sede vacante.
Que o apóstolo São Paulo interceda por nós todos e nos ajude a ser fortes na fé, alegres na esperança e operosos na caridade! Que o exemplo de fé de Nossa Senhora nos ajude!
Aproveito a ocasião saudar a todos e para lhes desejar todo o bem. Deus abençoe a todos!
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
http://blog.cancaonova.com/saopaulo/2013/03/04/como-viver-o-periodo-de-se-vacante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário