sábado, 2 de março de 2013

O SERMÃO DA MONTANHA AS BEM-AVENTURANÇAS SEGUNDO MATEUS Mateus 5, 1-12 - PARA CATEQUESE DE CRIANÇAS COM ANÁLISE , ATIVIDADE E VÍDEO



O SERMÃO DA MONTANHA

AS BEM-AVENTURANÇAS SEGUNDO MATEUS

Mateus 5, 1-12 

No tempo de Jesus, o povo judeu cultivava a convicção de que a prosperidade material, o sucesso, a riqueza, eram sinais das bênçãos de Deus. A pobreza, a miséria, a doença..., eram sinais de maldição.
Mas , para Jesus ,  os bem-aventurados são os que têm fome, os que choram, os pobres e os perseguidos.
E hoje, como viver a nova e eterna Aliança? Como é a nossa realidade? O nosso tempo estar marcado pela busca do ter e pela falta de Deus. As palavras honestidade, moral, verdade, amor, justiça e fraternidade perdem o seu verdadeiro valor.
Valorizamos mais o ter do que o ser, e isso nos trazem angústia. Às vezes somos tentados a desanimar, até a deixar tudo. A questionarmos: vale à pena continuar?
O mundo atual é um grande desafio para nós. As palavras de Jesus pronunciada no Sermão da Montanha, e a sua vivência no dia a dia, colocam-se em confronto com essa angústia e são válidas até hoje, porque são palavras de vida.

1)        Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
2)        Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
3)        Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
4)        Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
5)        Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
6)        Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
7)        Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
8)        Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
9)        Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
10)    Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

Colocando em prática as bem-aventuranças em nossa vida, poderemos, então, dar frutos concretos de santidade para a Igreja e para o mundo, sustentados pela graça de Deus.

O SERMÃO DA MONTANHA É ENTÃO, PARA NÓS, UM AUTÊNTICO PROGRAMA DE VIDA CRISTÃ QUE NÃO DEIXAREMOS DE MEDITAR E PÔR EM PRÁTICA TODOS OS DIAS, POIS ELE COMPREENDE O “ANÚNCIO DE UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA ONDE HAVEREMOS DE MORAR
A ATITUDE DOS FILHOS DO REINO SE TRADUZ NUMA NOVA RELAÇÃO COM AS RIQUEZAS, COM O PRÓPRIO CORPO E AS COISAS DO MUNDO E COM DEUS, A QUEM NOS DIRIGIMOS COMO PAI E DE CUJO REINO SE BUSCA A JUSTIÇA ANTES DE TUDO. COMO NÃO SE PODE DIZER QUE SE AMA A DEUS SE NÃO SE AMA OS IRMÃOS, NÃO FALTA AQUI A REFERÊNCIA A UMA NOVA RELAÇÃO COM O PRÓXIMO.


PARA ASSISTIR, CLIQUE AQUI :

O Sermão da Montanha - YouTube



PARA VOCÊ CATEQUISTA SE PREPARAR MELHOR PARA COMENTAR COM AS CRIANÇAS ASSISTA ESSE VÍDEO, É SÓ CLICAR :





ANALISANDO :

É o mais famoso dos sermões de Jesus. Assim denominado porque Jesus o proferiu nas encostas de um monte (Cornos de Hattin), perto de Tiberíades (margem oeste do lago de Genesaré).
Embora Jesus dirija a palavra aos seus discípulos, o sermão foi proferido para a enorme multidão que tinha vindo de Cafarnaum, de todas as partes da Judéia, e da costa do mar, e de Tiro e Sidon, procurando encontrá-lo.
A importância de seu conteúdo: muitos consideram este sermão de Jesus como a norma da vida cristã. Certamente, bastaria seguir-lhe as recomendações para se alcançar grande evolução espiritual.
Nele, Jesus expõe as bases de sua doutrina moral, abrangendo vários temas, de um modo popular, de fácil entendimento.
Constitui-se de:
Bem-aventuranças : assim chamadas por causa da palavra inicial usada por Jesus em todas elas . 
Fazem a relação das qualidades, virtudes ou disposições necessárias para se entrar no reino dos céus. Quem as exercite sem dúvida será bem-aventurado (feliz) pelos resultados que alcançará. Esses bem-aventurados são:
1) Os pobres de espírito: os que se sabem carentes de maior espiritualidade e a desejam e pedem (alcançarão essa espiritualidade)
2) Os que choram: os que sofrem suportando resignadamente suas provas e expiações, sem fazer outros sofrerem (quitar-se-ão e evoluirão, vendo que valeu a pena tudo superar).
3) Os mansos: os que não agridem nem violentam e, assim, não provocam nem geram novos problemas (poderão reencarnar na Terra regenerada).
4) Os que têm fome e sede de justiça: os que querem a verdade e o bem (essa é a justiça divina e terão com fartura se houverem semeado).
5) Os limpos de coração: os que não têm malícia nem maldade e agem com toda pureza e sinceridade de propósitos e, assim, não pactuam com o mal (limpos na sensibilidade, percebem melhor o que é próprio da espiritualidade superior).
6) Os pacificadores: os que procuram conciliar tudo e todos, favorecendo a harmonia geral (gozarão da paz que viveram e instalaram).
7) Os que forem perseguidos e injuriados por seu anseio de justiça e em nome de Jesus (é sinal de evolução e merecimento espiritual).
 8) Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!

Ao final das bem-aventuranças, Jesus exorta os discípulos a empregarem as qualidades que Deus lhes deu em benefício dos semelhantes, sem se deixarem corromper (“sal da Terra”) sem ocultarem seus valores espirituais (“luz do mundo”).


ATENÇÃO: ESSA ATIVIDADE É APROPRIADA PARA CRIANÇAS DA 1ª EUCARISTIA EM DIANTE.
( DICA : É MELHOR DISCUTIR COMAS CRIANÇAS AS PERGUNTAS DO QUE LHES DAR ATIVIDADES DURANTE A CATEQUESE )

ATIVIDADES

1 – Leia Mateus 5, 1 -12 e complete as atividades:
a – Qual foi o monte que aconteceu o Sermão?
________________________________________________________________________________
b – Com as suas palavras o quer dizer Bem Aventurados?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c – Para você o que é o Reino de Deus?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d – Qual é o significado de Misericórdia?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e - Por que os limpos de coração verão a Deus, na sua opinião?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f – Escreva a bem aventurança que você mais gostou e explique por quê:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Leia o texto e complete as frases : 

Felizes os _________________________________________ porque deles é o Reino do Céu.
Felizes os ______________________________________, porque serão consolados.
Felizes os __________________________________________, porque possuirão a terra.
Felizes os que têm _________________________________ de justiça, porque serão saciados.
Felizes os que são __________________________________, porque encontrarão misericórdia.
Felizes os ________________________________________, porque verão a Deus.
Felizes os que __________________________________, porque serão chamados filhos de Deus.
Felizes os que são ___________________________________ por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.
Felizes vocês, se forem _________________________________ e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra...


3) Onde está o maior tesouro que alguém pode querer, segundo ensinou Jesus?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

GESTO CONCRETO:

1 - Escolha um versículo da passagem das bem-aventuranças e reflita sobre ele antes de dormir. Você deve fazer isso durante a semana, escolhendo um versículo diferente para reflexão a cada dia. Faça uma agenda dos 7 dias da semana a vá anotando, dia a dia, as passagens escolhidas.

2 – O que você pode fazer concretamente para o próximo durante esta semana?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

TEXTO PARA REFLEXÃO :

A LATINHA DE LEITE

Dois irmãozinhos maltrapilhos, provenientes da favela, um deles de cinco anos e o outro de dez, iam pedindo um pouco de comida pelas casas da rua que beira o morro. Estavam famintos
- Vai trabalhar e não amole - ouvia-se detrás da porta - aqui não há nada moleque, dizia outro.
As múltiplas tentativas frustradas entristeciam as crianças... Por fim, uma senhora muito atenta disse-lhes:
- Vou ver se tenho alguma coisa para vocês... coitadinhos!
E voltou com uma latinha de leite.
Que festa! Ambos se sentaram na calçada. O menorzinho disse para o de dez anos:
-Você é mais velho, tome primeiro.
E olhava para ele com seus dentes brancos, a boca semi-aberta, mexendo a ponta da língua.
Eu, como um tolo, contemplava a cena... Se vocês vissem o mais velho olhando de lado para o pequenino! Leva a lata à boca e, fazendo gesto de beber, aperta fortemente os lábios para que por eles não penetre uma só gota de leite. Depois, estendendo a lata, diz ao irmão:
- Agora é sua vez. Só um pouco.
E o irmãozinho, dando um grande gole exclama:
- Como está gostoso!
- Agora eu, diz o mais velho.
E levando a latinha, já meio vazia, à boca, não bebe nada. "Agora você.
- Agora eu. Agora você. Agora eu...
E, depois de três, quatro, cinco ou seis goles, o menorzinho, de cabelo encaracolado, barrigudinho, com a camisa de fora, esgota o leite todo...ele sozinho.
Esse "agora você", "agora eu" encheram-me os olhos de lágrimas...
E então, aconteceu algo que me pareceu extraordinário. O mais velho começou a cantar, a sambar, a jogar futebol com a lata de leite. Estava radiante, o estômago vazio, mas o coração trasbordante de alegria. Pulava com a naturalidade de quem não fez nada de extraordinário, ou melhor, com a naturalidade de quem está habituado a fazer coisas extraordinárias sem dar-lhes maior importância.

Daquele moleque nós podemos aprender a grande lição, "quem dá é mais feliz do que quem recebe." É assim que nós temos de amar. Sacrificando-nos com tal naturalidade, com tal elegância, com tal discrição, que os outros nem sequer possam agradecer-nos o serviço que nós lhe prestamos.





5 comentários: