terça-feira, 21 de maio de 2013

ESTUDO COMPLETO SOBRE A FESTA DE Corpus Christi - celebrado na quinta-feira após o domingo de Pentecostes. /A festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia. Corpus Christi / QUANDO SE COMEMORA ? A ANÁLISE CIENTÍFICA : A CARNE É VERDADEIRAMENTE CARNE. O SANGUE É VERDADEIRO SANGUE. / ARTE DOS TAPETES DE RUA





POR QUE É COMEMORADO O CORPUS CHRISTI?
NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI CATÓLICOS FIÉIS DO MUNDO TODO CELEBRAM O “CORPO DE CRISTO”.

MAS, O QUE EXATAMENTE SIGNIFICA ISSO E POR QUE ESSE FERIADO NÃO É COMEMORADO SEMPRE NO MESMO DIA, EM TODOS OS ANOS?

A festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia.
Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, quando disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”. 
Os católicos do mundo todo agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.

De acordo com a Igreja Católica, durante a missa,  no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo.
Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas.




ORIGEM DA FESTA DE CORPUS CHRISTI


Sua origem está ligada a um milagre acontecido na Idade Média.
O sacerdote Pedro de Praga fazia peregrinação indo à Roma.
Nessa viagem, parou para pernoitar na vila Bolsena, não longe de Roma e se hospedou na Igreja de Santa Catarina.
Na manhã seguinte, foi celebrar uma missa e pediu ao Senhor que tirasse as dúvidas que ele tinha em acreditar que Jesus estava presente na Eucaristia. Era difícil para ele acreditar que no pão e no vinho, estava o corpo de cristo. Na hora em que ergueu a hóstia, esta começou a sangrar (sangue vivo).
Ele assustado, embrulhou a hóstia e voltou à sacristia e avisou o que estava acontecendo.
O sangue escorria, sujando todo o chão no qual apareciam vários pingos. Sentiu-se confuso e dominado pelo temor diante de tão espantoso milagre, permanecendo longo tempo transportado a um êxtase verdadeiramente sobrenatural.
Até que, em meio a transbordante alegria, o rosto banhado em lágrimas, voltou-se para as pessoas presentes e disse:
"Ó bem-aventuradas testemunhas diante de quem, para confundir a minha incredulidade, o Santo Deus quis desvendar-se neste Santíssimo Sacramento e tornar-se visível aos vossos olhos. Vinde, irmãos, e admirai o nosso Deus que se aproximou de nós. Eis aqui a Carne e o Sangue do nosso Cristo muito amado!"
A estas palavras os fiéis se precipitaram para o altar e começaram também a chorar e a pedir misericórdia.
 Logo a notícia se espalhou por toda a pequena cidade, transformando o Monge num novo Tomé.
A HÓSTIA-CARNE apresentava, como ainda hoje se pode observar, uma coloração ligeiramente escura, tornando-se rósea se iluminada pelo lado oposto, e tinha aparência fibrosa; o Sangue era de cor terrosa (entre o amarelo e o ocre), coagulado em cinco fragmentos de forma e tamanhos diferentes.
Isso foi informado ao Papa Urbano IV, que estava em Orvieto, que mandou um bispo a essa vila verificar a veracidade de tal fato.
O bispo viu que a hóstia sangrava e o chão, o altar e o corporal (toalha branca do altar) estavam todos manchados de sangue.
O bispo pegou as provas do milagre e voltou para mostrar ao Papa.
O Papa, entretanto, sentia algo estranho e resolveu ir ao encontro do bispo. As carruagens se encontraram na Ponta do Sol e o Papa desceu de sua carruagem e ao ver todas as provas do milagre, ajoelhou-se no chão e se dobrou sobre aquela hóstia sangrando e exclamou: “CORPUS CHRISTI (CORPO DE CRISTO)!”
As relíquias foram agasalhadas num tabernáculo de marfim mandado construir pelas pessoas mais credenciadas do lugarejo.

A partir de 1713 até hoje, a Carne passou a ser conservada numa custódia de prata, e o Sangue, num cálice de cristal.


Aos reconhecimentos eclesiásticos do Milagre, a partir de 1574, veio juntar-se o pronunciamento da Ciência moderna através de minuciosas e rigorosas provas de laboratório.


INSTITUIÇÃO DA FESTA
O Santo Padre movido pelo prodígio, e pelo pedido de vários bispos, fez com que se estendesse a festa do Corpus Christi a toda a Igreja por meio da bula “Transiturus” de 8 setembro do mesmo ano, fixando-a para a quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu logo em seguida (2 de outubro de 1264), um pouco depois da publicação do decreto, prejudicando a difusão da festa.

Mas o Papa Clemente V tomou o assunto em suas mãos e, no Concílio Geral de Viena (1311) ordenou mais uma vez a adoção desta festa.
Em 1317 é promulgada uma recopilação de leis, por João XXII, e assim a festa é estendida a toda a Igreja.

 Na diocese de Colônia na Alemanha, a festa de Corpus Christi é celebrada antes de 1270.”
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ale é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.



EM 1983, O NOVO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO – CÂNON 944 – MANTÉM A OBRIGAÇÃO DE SE MANIFESTAR ‘O TESTEMUNHO PÚBLICO DE VENERAÇÃO PARA COM A SANTÍSSIMA EUCARISTIA’
... e ‘onde for possível, haja procissão pelas vias públicas’, mas os bispos escolham a melhor maneira de fazer isso, garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira, após o domingo de Pentecostes.


A ANÁLISE CIENTÍFICA :  A CARNE É VERDADEIRAMENTE CARNE. O SANGUE É VERDADEIRO SANGUE.

Conservaram se esta carne e este sangue milagrosos, e no correr dos séculos várias pesquisas eclesiásticas foram realizadas.
Quiseram, em nossos dias, verificar a autenticidade do milagre, e 18 de novembro de 1970, os Frades Menores Conventuais que têm a seu cuidado a igreja do Milagre decidiram, com a autorização de Roma, a confiar a um grupo de peritos a análise científica daquelas relíquias, datadas de doze séculos.
As pesquisas foram feitas em laboratório, com estrito rigor, pelos professores Linoli e Bertelli, este último da Universidade de Siena.
A 4 DE MARÇO DE 1971, ESTES CIENTISTAS DAVAM SUAS CONCLUSÕES, que em inúmeras revistas de ciência,
do mundo inteiro divulgaram em seguida :
 "A Carne é verdadeiramente carne. O Sangue é verdadeiro sangue. Um e outro são carne e sangue humanos. A carne e o sangue são do mesmo grupo sangüíneo (AB). A carne e o sangue são de uma pessoa VIVA. O diagrama deste sangue corresponde a de um sangue humano que tenha sido retirado de um corpo humano NAQUELE DIA MESMO.
A Carne é constituída de tecido muscular do CORAÇÃO (miocárdio).
A conservação destas relíquias, deixadas em estado natural durante séculos e expostas à ação de agentes físicos, atmosféricos e biológicos, permanece um fenômeno extraordinário".

Fica-se estupefato diante de tais conclusões, que manifestam de maneira evidente e precisa a autenticidade deste milagre eucarístico. Antes mesmo de as darem a conhecer de modo oficial, os peritos, no fim de sua analises, enviaram aos Padres Franciscanos de Lanciano o seguinte telegrama: " Et Verbum caro factum est" (E "o Verbo se fez carne.") Telegrama este, que é um ato de fé.
OUTRO DETALHE INEXPLICÁVEL: pesando-se as pedrinhas de sangue coagulado (e todos são de tamanhos diferentes) cada uma delas tem exatamente o mesmo peso das cinco pedrinhas juntas! Deus parece brincar com o peso normal dos objetos.
E depois que foram conhecidas as conclusões dessa pesquisa científica, os peregrinos vem de toda a parte venerar a Hóstia que se tornou carne e o vinho consagrado, que se tornou sangue.

E QUANDO SE COMEMORA
CORPUS CHRISTI?
O feriado de Corpus Christi é uma das festividades móveis que giram em torno da Páscoa.
A Páscoa é comemorada no primeiro domingo depois da lua cheia de 21 de março. Veja como funcionam essas festividades móveis que são calculadas a partir da Páscoa:

- Quaresma: período que compreende os 40 dias que antecedem a Páscoa;

- Domingo de Ramos:  domingo que antecede o domingo de Páscoa;

- Pentecostes: celebrado após 50 dias do domingo de Páscoa;

- Corpus Christi: celebrado na quinta-feira após o domingo de Pentecostes.

ARTE DOS TAPETES DE RUA
NA FESTA DE CORPUS CHRISTI

As ruas por onde passará a procissão ficam lindas e coloridas, tudo com base em desenhos de inspiração religiosa, mostrando assim que  fé e religiosidade, acima de tudo, dão lugar à Arte, expressão que também humaniza o homem no mais amplo sentido.


Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor. 
Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza. 
No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando. 




Oração

Ó Jesus, Pão Vivo descido do céu, como é grande a Vossa Bondade!

Para perpetuar a fé na Vossa Presença Real na Eucaristia,

com extraordinário poder, Vos dignastes mudar as espécies

do pão e do vinho em Carne e Sangue, como se conservam

no Santuário Eucarístico de Lanciano.

Aumente sempre mais a nossa fé em Vós, Senhor Sacramentado!

Ardendo de amor por Vós, fazei com que, nos perigos, nas angústias,

e nas necessidades, só em Vós encontremos auxílio e consolação,

ó Divino Prisioneiro dos nossos Tabernáculos,

ó Fonte inesgotável de todas as Graças.

Suscitai em nós a fome e a sede do Vosso Alimento Eucarístico

para que, saboreando este Pão Celeste, possamos gozar da Verdadeira

Vida agora e sempre.   
 Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário