Domingo de Ramos
A entrada de Jesus em Jerusalém
EVANGELHO
(Mc 11,1-10)
Naquele tempo, 1quando se aproximaram
de Jerusalém, na altura de Betfagé e de Betânia, junto ao monte das Oliveiras,
Jesus enviou
dois discípulos, 2dizendo: “Ide até o
povoado que está em frente e, logo que ali entrardes, encontrareis amarrado um
jumentinho que
nunca foi montado. Desamarrai-o e
trazeio aqui!
3Se alguém disser: ‘Por que fazeis isso?’,
dizei: ‘O Senhor precisa dele, mas logo o mandará de volta’”.
4Eles foram e encontraram um
jumentinho amarrado junto de uma porta, do lado de fora, na rua, e o
desamarraram.
5Alguns dos que estavam ali disseram:
“O que estais fazendo, desamarrando esse jumentinho?”
6 Os discípulos responderam como Jesus
havia dito, e eles permitiram. 7Levaram então o jumentinho a Jesus, colocaram
sobre ele seus mantos, e Jesus montou.
8Muitos estenderam seus mantos pelo caminho,
outros espalharam ramos que haviam apanhado nos campos.
9Os que iam na frente e os que vinham
atrás gritavam: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! 10Bendito seja o
reino que vem, o reino de nosso pai Davi!
Hosana no mais alto dos céus!”
Domingo de Ramos
Bendito o que vem em nome do Senhor! |
A
Semana Santa é o grande retiro espiritual, convidando os cristãos à conversão e
renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o
Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram
de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
No Domingo de Ramos, celebra-se a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz.
No Domingo de Ramos, celebra-se a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz.
Os
evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos
pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores.
Por isso hoje os fiéis carregam
ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém,
querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.
No início da celebração, antes da procissão, é proclamado o evangelho que narra a entrada de Jesus em Jerusalém, rompendo os esquemas de poder, montado num humilde jumentinho. A cavalgadura não é dos poderosos, mas a dos pobres e despojados. E recebe o reconhecimento da multidão: “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor!”
A entrada do Salvador em Jerusalém é anúncio e figura da ressurreição. Mas vai além disso: é o anúncio da vinda gloriosa de Cristo no fim dos tempos para fazer entrar na Nova Jerusalém (o céu) todos que o seguiram com fidelidade.
A liturgia de Ramos resume e prepara a grande celebração da morte e ressurreição do Senhor. De um lado aclamamos Jesus, rei humilde, servidor do povo, glorificado pelo Pai e constituído Senhor do universo. Depois, na Liturgia da Palavra, é proclamado o evangelho da paixão e morte de Jesus, colocando os fiéis diante da realidade da cruz, sinal máximo do amor de Deus pelos homens.
No início da celebração, antes da procissão, é proclamado o evangelho que narra a entrada de Jesus em Jerusalém, rompendo os esquemas de poder, montado num humilde jumentinho. A cavalgadura não é dos poderosos, mas a dos pobres e despojados. E recebe o reconhecimento da multidão: “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor!”
A entrada do Salvador em Jerusalém é anúncio e figura da ressurreição. Mas vai além disso: é o anúncio da vinda gloriosa de Cristo no fim dos tempos para fazer entrar na Nova Jerusalém (o céu) todos que o seguiram com fidelidade.
A liturgia de Ramos resume e prepara a grande celebração da morte e ressurreição do Senhor. De um lado aclamamos Jesus, rei humilde, servidor do povo, glorificado pelo Pai e constituído Senhor do universo. Depois, na Liturgia da Palavra, é proclamado o evangelho da paixão e morte de Jesus, colocando os fiéis diante da realidade da cruz, sinal máximo do amor de Deus pelos homens.
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