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TEXTO ADAPTADO PARA CATEQUESE DE CRIANÇAS
OS
SACRAMENTOS
A PALAVRA SACRAMENTO
SIGNIFICA SINAL. Há
sete sacramentos. Pelos sacramentos Jesus quer nos dar mais vida. Ele mesmo
disse: “Eu vim para que todos tenham vida.”
Sacramento
é um sinal visível da graças de Deus. São sinais concretos do amor de
Deus. Por meio deles está o próprio Jesus agindo naquele momento.
Todavia os sacramentos não são uma coisa
mágica! Para que eles sejam eficazes é necessário que a pessoa aceite a ação do
Espírito santo em sua vida.
Somente a igreja católica possui os sete
sacramentos e crê na eficácia deles como fonte da Graça de Deus.

1-
O BATISMO
- Mt 28,19-2 È o princípio da vida nova. È o nascimento para
a vida nova em Cristo.
Segundo a vontade de Jesus ele é necessário para a salvação.
Todos somos filhos de Deus, mas pelo batismo nós recebemos a bênção de Deus e
aceitamos Jesus em nosso coração e como dono de nossas vidas. O Batismo prepara
as crianças para viverem uma vida cristã.
Os pais e os padrinhos tem uma missão
muito importante : a de ensinar a
criança desde cedo a ser um cristão. O rito essencial do batismo consiste em
mergulhar na água o candidato ou derramar água sobre sua cabeça invocando nome da Santíssima trindade.

A
crisma é reservada para os adolescentes ou jovens,
Os sete principais dons do
espírito santo recebidos pela crisma são : sabedoria, inteligência, conselho,
fortaleza, ciência, piedade e temor ao senhor.

3 -EUCARISTIA - Mc 14,22
Na eucaristia, Ele, Jesus Cristo, está realmente presente na forma de pão e vinho consagrados, recebemos o corpo de Cristo, que é a hóstia abençoada. Comungar é receber a comunhão que é a hóstia sagrada, mas isso só depois de fazer a Primeira comunhão, quando se recebe a hóstia pela primeira vez. Para isso primeiro deve se fazer o catecismo, se preparar anteriormente para este sacramento. A partir da primeira comunhão os cristãos deverão comungar sempre que possível para ter Jesus vivo em seus corações.
4-
MATRIMÔNIO - Efésios 5,25-32 A aliança matrimonial ou casamento na Igreja
faz com que um homem e uma mulher constituam entre si uma comunidade de vida e
de amor. O marido e a mulher devem se amar com o mesmo amor com que Cristo amou
sua igreja : até o fim, na fidelidade mais plena.
È um sacramento indissolúvel, é a
união do casal com a bênção de Deus. As alianças simbolizam a união do casal, o
compromisso que eles estão aceitando de ficarem juntos em todos os momentos de
suas vidas.

6- UNÇÃO DOS ENFERMOS Tiago 5,14-15 Tem por finalidade conferir uma graça especial ao cristão que enfrenta dificuldades quando estão enfermos em estado grave ou idoso. Antigamente era chamado de extrema-unção, porque era dado só em estado final da vida, hoje porém, todas as vezes que um cristão cai gravemente enfermo, pode receber a santa unção.

A igreja Católica acredita que todo pecado cometido após o batismo pode ser perdoado por meio de um sacramento próprio, chamado sacramento da reconciliação, da penitência, da confissão ou da conversão, todos nós o conhecemos mais por “confissão”. Retornar para Deus pela penitência ou confissão implica que a pessoa se arrependa de seus pecados e não volte a cometê-los.
O sacramento da penitência ou confissão
é constituído de três atos da parte do penitente :
- arrependimento;
- confissão dos pecados ao
sacerdote;
- propósito de cumprir uma
reparação pelas faltas e cumprir a
penitência proposta para si.
UM MELHOR
ENTENDIMENTO SOBRE OS SACRAMENTOS
TEXTO
- BASE DE INFORMAÇÕES PARA OS CATEQUISTAS
Os
Sacramentos são esses sinais comunicadores da graça divina.Por isso o cristão
não pode ficar sem os Sacramentos. O Cristianismo não é apenas uma filosofia
religiosa, mas é uma comunhão de vida com o próprio Deus da maneira que Ele
estabeleceu, especialmente pelos Sacramentos.Todo Sacramento é um sinal, que
não apenas assinala, mas que realiza o que assinala;
assim, a água do Batismo indica a purificação da criança e
a realiza. Os Sacramentos dão continuidade à santíssima
humanidade de Cristo, que assinalava e realizava a salvação dos homens. Por
isso a Igreja (Corpo de Cristo prolongado) com os sete Sacramentos formam como
que “o Grande Sacramento – a ordem sacramental através do qual a vida eterna do
Pai flui até cada indivíduo em particular” (E. Bettencourt).
Cada
Sacramento consta de matéria (água, pão, vinho, gestos…) e forma, que são as
palavras proferidas sobre a matéria, declarando o sentido da mesma: “Eu te
batizo…; Isto é o meu Corpo…” Os Sacramentos são sinais visíveis porque o ser
humano é formado de corpo e alma; ele passa do visível ao invisível.
Aristóteles († 322 a.C.) dizia que: “Nada há no intelecto que não tenha
passado pelos sentidos”. É pelos sentidos que ele
aprende.Tertuliano (†220 ) dizia que: “A
carne (o corpo) é o eixo da salvação. Lava-se o corpo a fim de que a alma seja
purificada; unge-se o corpo a fim de que a alma seja consagrada… O corpo é
nutrido pelo Corpo e Sangue de Cristo, a fim de que a alma se alimente de Deus…
Não podem, pois, ser separados na recompensa, já que estão unidos nas obras da
salvação” (Sobre
a Ressurreição da Carne 8 PL 2, 852).
Os
Sacramentos agem “ex opere operato”, quer dizer, pela força do próprio rito,
independente da santidade do ministro; em outras palavras, é Cristo quem
ministra todo e qualquer Sacramento, pois Ele é o único sacerdote do Novo
Testamento; os demais ordenados são seus ministros, como disse S. Tomás de
Aquino. Se tiverem sido validamente ordenados pela Igreja e ministrarem os
sacramentos com a mesma intenção que Cristo fez, então, participam do único
Sacerdócio de Cristo e sua ação é eficaz.
Todo
sacramento produz dois efeitos: o caráter e a graça santificante. O caráter é uma marca, um
selo espiritual que é
impresso na alma do cristão pelos três Sacramentos que não podem ser repetidos:
Batismo, Crisma e Ordem. Os demais sacramentos imprimem um “quase-caráter”; por
exemplo, o vínculo conjugal para os validamente casados.
Esta
marca significa uma pertença a Cristo, e não
depende das disposições morais da pessoa que recebe o sacramento. Santo
Agostinho comparava esta marca com aquela que era impressa nas ovelhas, no
gado, e até nos escravos pelos seus donos. Mesmo desertado o escravo continuava
com a marca para sempre. A graça santificante comunicada pelo Sacramento é a
“participação na vida divina” de que falou S. Pedro (1Pe 1, 4), que a pessoa
pode não receber se põe obstáculo a ela. Por exemplo, se alguém comunga em
pecado grave, ou se não crê na Eucaristia, mesmo assim recebe o verdadeiro
Corpo de Cristo, mas não recebe a graça. Por isso os frutos dos Sacramentos
dependem do esforço de conversão da pessoa; das suas disposições interiores.
“Toda
a vida litúrgica da Igreja gravita em torno do sacrifício eucarístico e dos
sacramentos” (SC,6), disse o
último Concílio. Há na Igreja sete sacramentos: o Batismo, a Confirmação ou
Crisma, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem, o Matrimônio
(cf. DS 860;1310;1601). (CIC. §1113)
Os
Sacramentos encerram em si todas as graças que precisamos durante a vida para
que a imagem de Cristo seja formado em nós. Nascemos de nossos pais para uma
vida de sofrimentos herdada de Adão; o Batismo nos faz renascer, dando-nos uma vida
nova, de filhos de Deus, herdeiros do Céu, passando pela morte e ressurreição
de Cristo (Rm 6, 1-11).
Aos
poucos a criança atinge a adolescência e se robustece; na vida espiritual
recebe o Sacramento da Crisma que lhe dá pelo dom do Espírito Santo,
a maturidade espiritual e a força para viver e testemunhar a fé. A cada dia a
vida precisa ser alimentada com o pão, mas ele não impede que a morte aconteça;
então, Cristo nos dá, pela Igreja, o Pão do Céu, a Eucaristia,
que é remédio e sustento para a caminhada, e que nos garante a
vida eterna.
As
doenças ameaçam o nosso corpo e a nossa vida terrena, também os pecados ameaçam
nossa vida espiritual. Temos os remédios para a vida do corpo e Cristo nos dá,
pelo Sacramento da Penitência, o remédio que cura a alma. Quando
chegamos à vida adulta escolhemos a profissão e o trabalho, e nos preparamos
para ele; na vida espiritual seguimos a nossa vocação, para o casamento ou para
a vida religiosa. Para realizar bem esta missão Deus nos dá o Sacramento do Matrimônio e da Ordem.
No
final da vida, ou na doença grave, quando o sofrimento e até a morte se
aproxima, novamente Cristo nos acolhe e prepara para nos curar ou para nos
preparar para o desenlace final, acompanhando-nos pelo Sacramento da Unção
dos Enfermos.
Assim,
os Sacramentos nos acompanham em toda a vida, a fim de que a vida espiritual
não pereça, e sejamos felizes sempre na companhia de Cristo, para que possamos
chegar “ao estado
de homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (cf. Ef 4, 13; 1Cor 2,6).
Do
Livro: OS SETE SACRAMENTOS
Prof.
Felipe Aquino – www.cleofas.com.br
Legal 👌
ResponderExcluirEsclarecedor
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