A SEMANA SANTA
A SEMANA SANTA
É O GRANDE RETIRO ESPIRITUAL DAS COMUNIDADES ECLESIAIS, CONVIDANDO OS CRISTÃOS
À CONVERSÃO E RENOVAÇÃO DE VIDA. ELA SE INICIA COM O DOMINGO DE RAMOS E SE
ESTENDE ATÉ O DOMINGO DA PÁSCOA. É A SEMANA MAIS IMPORTANTE DO ANO LITÚRGICO,
QUANDO SE CELEBRAM DE MODO ESPECIAL OS MISTÉRIOS DA PAIXÃO, MORTE E
RESSURREIÇÃO
DE JESUS
CRISTO.
A LITURGIA DA SEMANA SANTA
APRESENTA MUITOS TEMAS QUE NOS AJUDAM A CRESCER ESPIRITUALMENTE
DOMINGO DE RAMOS
DOMINGO DE RAMOS
A celebração desse dia lembra a
entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que
culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas
homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de
árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento.
Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único
mestre e Senhor.
2ª a 4ª FEIRAS
2ª a 4ª FEIRAS
Nestes
dias, a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de
Cristo. Nesses dias não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas
nas comunidades paroquiais, é costume realizarem procissões, vias-sacras,
celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o sentido da Semana.
TERÇA-FEIRA SANTA
É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem
Maria. E muito comum também por ser o dia de penitência no qual os cristãos cumprem
promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.
QUARTA FEIRA SANTA : É o quarto dia da Semana Santa. Em algumas
igrejas celebra-se neste dia a piedosa PROCISSÃO
DO ENCONTRO DE NOSSO
SENHOR DOS PASSOS E NOSSA
SENHORA DAS DORES. Ainda há igrejas que neste dia celebram o Ofício das
Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à
proximidade da morte de Jesus.
TRÍDUO PASCAL :
QUINTA, SEXTA E
SÁBADO SANTOS
O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) QUE SE INICIA COM A MISSA VESPERTINA DA QUINTA-FEIRA SANTA E SE CONCLUI COM A VIGÍLIA PASCAL, NO SÁBADO SANTO.
O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) QUE SE INICIA COM A MISSA VESPERTINA DA QUINTA-FEIRA SANTA E SE CONCLUI COM A VIGÍLIA PASCAL, NO SÁBADO SANTO.
OS TRÊS DIAS ( QUINTA, SEXTA E SÁBADO) FORMAM UMA SÓ CELEBRAÇÃO, que resume todo o mistério pascal.
POR ISSO, NAS CELEBRAÇÕES DA
QUINTA-FEIRA À NOITE E DA SEXTA-FEIRA NÃO SE DÁ A BÊNÇÃO FINAL; ELA SÓ SERÁ
DADA, SOLENEMENTE, NO FINAL DA VIGÍLIA PASCAL.
QUINTA-FEIRA SANTA
QUINTA-FEIRA SANTA
NESTE
DIA CELEBRA-SE A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E DO SACERDÓCIO MINISTERIAL.
Na
quinta-feira à noite acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio
ministerial.
O pão e o vinho, a mesa e o altar nos reportam para a última ceia de
Jesus que, antes de morrer, quis ter este momento particular com seus
discípulos e,
hoje, com todos nós.
A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se
oferece como alimento espiritual.
COMUNGAR O CORPO E SANGUE DE CRISTO NA
EUCARISTIA IMPLICA A VIVÊNCIA DO AMOR FRATERNO E DO SERVIÇO. ESSA É A LIÇÃO DA CELEBRAÇÃO.
NESSA MISSA REALIZA-SE A CERIMÔNIA DO LAVA-PÉS, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor.
Nessa celebração também se recorda o
mandamento novo que Jesus deixou: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros
assim como Eu vos amei.”
Obs
: De manhã só há uma celebração, a Missa do Crisma ( muitas paróquias a realizam na noite de quarta-feira, permitindo que mais
pessoas possam participar).
SEXTA-FEIRA SANTA
SEXTA-FEIRA SANTA
NA SEXTA-FEIRA SANTA TEMOS
O GRANDE SÍMBOLO QUE É A CRUZ. DA MORTE, DA DOR, DO SOFRIMENTO, DA
ENTREGA. JESUS NÃO VEIO PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR, PARA DAR A VIDA POR
TODOS NÓS.
A
Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio, na
oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado
profundo da morte do Senhor. NESTE DIA NÃO HÁ MISSA.
À
TARDE ACONTECE A CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DE JESUS, COM A PROCLAMAÇÃO DA
PALAVRA, A ORAÇÃO UNIVERSAL, A ADORAÇÃO DA CRUZ E A DISTRIBUIÇÃO DA SAGRADA
COMUNHÃO.
A CERIMÒNIA ACONTECE DA SEGUINTE FORMA :
Na primeira parte, são proclamados um texto do profeta Isaías sobre o Servo Sofredor, figura de Cristo, outro da Carta aos Hebreus que ressalta a fidelidade de Jesus ao projeto do Pai e o relato da paixão e morte de Cristo do evangelista João.
Na primeira parte, são proclamados um texto do profeta Isaías sobre o Servo Sofredor, figura de Cristo, outro da Carta aos Hebreus que ressalta a fidelidade de Jesus ao projeto do Pai e o relato da paixão e morte de Cristo do evangelista João.
São
três textos muito ricos e que se completam, ressaltando a missão salvadora de
Jesus Cristo.
O segundo momento é a Oração Universal, compreendendo diversas preces pela Igreja e pela humanidade. Aos pés do Redentor imolado, a Igreja faz as suas súplicas confiante.
O segundo momento é a Oração Universal, compreendendo diversas preces pela Igreja e pela humanidade. Aos pés do Redentor imolado, a Igreja faz as suas súplicas confiante.
O terceiro momento - segue-se o momento solene e
profundo da apresentação
da Cruz, convidando todos a adorarem o Salvador nela pregado:
“EIS O LENHO DA CRUZ, DO QUAL
PENDEU A SALVAÇÃO DO MUNDO. – VINDE ADOREMOS”.
E o quarto momento é a comunhão.
E o quarto momento é a comunhão.
Todos revivem a morte do Senhor e
querem receber seu corpo e sangue; é a proclamação da fé no Cristo que morreu,
mas ressuscitou.
NESSE DIA A IGREJA PEDE O SACRIFÍCIO DO JEJUM E DA ABSTINÊNCIA DE CARNE, COMO ATO DE HOMENAGEM E GRATIDÃO A CRISTO, para ajudar-nos a viver mais intensamente esse mistério, e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não têm o necessário para viver.
MAS A SEMANA SANTA NÃO SE ENCERRA COM A SEXTA-FEIRA, MAS NO DIA SEGUINTE QUANDO SE CELEBRA A VITÓRIA DE JESUS.
NESSE DIA A IGREJA PEDE O SACRIFÍCIO DO JEJUM E DA ABSTINÊNCIA DE CARNE, COMO ATO DE HOMENAGEM E GRATIDÃO A CRISTO, para ajudar-nos a viver mais intensamente esse mistério, e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não têm o necessário para viver.
MAS A SEMANA SANTA NÃO SE ENCERRA COM A SEXTA-FEIRA, MAS NO DIA SEGUINTE QUANDO SE CELEBRA A VITÓRIA DE JESUS.
SÓ HÁ SENTIDO EM CELEBRAR
A CRUZ QUANDO SE VIVE A CERTEZA DA RESSURREIÇÃO.
SÁBADO
SANTO
VIGÍLIA PASCAL - SÁBADO SANTO É DIA DE “LUTO”, de silêncio e de oração.
OS FIÉIS SE REÚNEM EM PROFUNDA ORAÇÃO
AGUARDANDO A RESSURREIÇÃO
DO CRISTO SALVADOR.
ESSE É UM DIA DE REFLEXÃO, VIGÍLIA,
ESPERA PELO MOMENTO DA RESSURREIÇÃO DE
JESUS, SUA VOLTA TRIUNFANTE DO MUNDO DOS MORTOS PARA SALVAR OS HOMENS DE TODOS
OS SEUS PECADOS, UM ATO DE AMOR
SUPREMO PELA HUMANIDADE.
DEVIDO A ESSE MOMENTO DE VIGÍLIA E
REFLEXÃO QUE O SÁBADO SANTO OU SÁBADO
DE ALELUIA É TÃO RESPEITADO PELOS CRISTÃOS.
NO SÁBADO TEMOS OS QUATRO GRANDES SÍMBOLOS.
EM
PRIMEIRO LUGAR O CÍRIO PASCAL, A LUZ. Luz de Cristo que rompe as trevas e ilumina toda a
escuridão do mundo.
O SEGUNDO SÍMBOLO É A PALAVRA PROCLAMADA. São nove leituras previstas para essa noite que nos proclamam a Boa Nova. Escutamos, através das leituras, como Deus, ao longo da história, foi se manifestando no meio de seu povo.
O TERCEIRO SÍMBOLO É A ÁGUA. Pois nós abençoamos a água na qual serão balizadas as crianças, os jovens, os adultos.
Nós, que já fomos batizados, renovamos
a nossa fé com a aspersão sobre nós, recordando nosso batismo.
QUARTO SÍMBOLO É NOVAMENTE A EUCARISTIA. Que é a conclusão dessa celebração. O MOMENTO ALTO DESSE TRÍDUO PASCAL É A EUCARISTIA.
Todos os símbolos, os hinos, os cânticos, a palavra, as leituras são importantíssimas em todas as celebrações pascais, pois elas nos dão o sentido da morte e ressurreição do Senhor. Isso vai criando em nós urna mística, um clima que envolve toda a nossa vida.
QUARTO SÍMBOLO É NOVAMENTE A EUCARISTIA. Que é a conclusão dessa celebração. O MOMENTO ALTO DESSE TRÍDUO PASCAL É A EUCARISTIA.
Todos os símbolos, os hinos, os cânticos, a palavra, as leituras são importantíssimas em todas as celebrações pascais, pois elas nos dão o sentido da morte e ressurreição do Senhor. Isso vai criando em nós urna mística, um clima que envolve toda a nossa vida.
A Igreja permanece junto ao sepulcro,
meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição.
Durante
o dia não há missa, batizado, casamento, nenhuma celebração.
À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “MÃE DE TODAS AS VIGÍLIAS”, revivendo a ressurreição de Cristo, sal vitória sobre o pecado e a morte.
À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “MÃE DE TODAS AS VIGÍLIAS”, revivendo a ressurreição de Cristo, sal vitória sobre o pecado e a morte.
A CERIMÔNIA É CARREGADA DE RICOS SIMBOLISMOS
QUE NOS LEMBRAM A AÇÃO DE DEUS, A LUZ E A VIDA NOVA QUE BROTAM DA RESSURREIÇÃO
DE CRISTO.
Jesus venceu a morte e está vivo. Não
só nesta noite santa da Vigília Pascal, mas em todas as circunstâncias em que
ouvimos a voz do sacerdote aclamar:
O SENHOR ESTEJA CONVOSCO!
Ao que todos os
fiéis e ministros ordenados, em autêntica profissão de fé, exclamam: ELE ESTÁ
NO MEIO DE NÓS.
Graças a essa verdade esplêndida, celebramos nesta noite santa,
com imensa alegria, o Cristo Ressuscitado e com renovada esperança a vida nova
de ressuscitados.
O Domingo da PÁSCOA É
O DIA MAIS IMPORTANTE E SOLENE DO ANO LITÚRGICO.
Na madrugada do domingo, Jesus
ressuscita e aparece aos discípulos.
Cristo
ressuscitou, destruiu a morte com a própria morte e deu-nos a vida, para que,
tornados filhos no Filho, exclamemos no Espírito: Abba, Pai.” (GS 22)
Que o Cristo
ressuscitado ilumine nossos
caminhos e o de toda a humanidade.
Sua ressurreição é garantia da nossa
ressurreição.
A alegria e a esperança da
ressurreição devem acompanhar-nos durante todo o ano. Por isso, o venerável dia
santo da Páscoa é o Domingo primordial, do qual derivam todos os outros
domingos do ano. Domingo a domingo, celebramos com a Igreja a Páscoa semanal,
que é o Dia do Senhor
IRMÃOS :
Em nossas
comunidades, participemos ativamente
das
celebrações da Semana Santa.
É o encontro
da comunidade com Jesus vivo que
quer atuar em nossas vidas.
Cruz de Jesus,
amor, justiça, liberdade!
Per crucem ad
lucem – é pela cruz de Jesus que
se chega à luz
da eternidade feliz.
Como bem
explicou São Paulo: “Não há proporção alguma entre os sofrimentos deste mundo e
a glória que um dia em nós se revelará” (Rm 8,18).
É preciso caminhar sem desânimo, sem
desfalecimentos, com esperanças e entusiasmo.
A felicidade
que nos espera custou o sangue divino e nos introduzirá nas delícias perenes do
céu.
“RESSUSCITEI
E ESTOU CONVOSCO PARA SEMPRE”.
Estas palavras convidam-nos a contemplar Cristo ressuscitado, fazendo ressoar em nosso coração a sua voz.
Estas palavras convidam-nos a contemplar Cristo ressuscitado, fazendo ressoar em nosso coração a sua voz.
Com o seu sacrifício redentor, Jesus de Nazaré tornou-nos filhos
adotivos de Deus, de tal modo que agora também nós podemos inserir-nos no
diálogo misterioso entre Ele e o Pai. Assoma à mente aquilo
que Ele disse um
dia aos seus ouvintes:
“Tudo Me foi
entregue por meu Pai, e ninguém conhece
o Filho senão o Pai, como ninguém
conhece o
Pai senão o Filho e aquele a quem
o Filho O quiser revelar” (Mt
11,27).
Nessa perspectiva, sentimos que a afirmação dirigida hoje por Jesus ressuscitado ao Pai – “ESTOU CONVOSCO PARA SEMPRE” –, como que por reflexo, diz respeito também a nós, “filhos de Deus e co-herdeiros de Cristo, se sofremos com Ele para sermos também
Nessa perspectiva, sentimos que a afirmação dirigida hoje por Jesus ressuscitado ao Pai – “ESTOU CONVOSCO PARA SEMPRE” –, como que por reflexo, diz respeito também a nós, “filhos de Deus e co-herdeiros de Cristo, se sofremos com Ele para sermos também
glorificados
com Ele” (Rom 8,17).
GRAÇAS À MORTE E RESSURREIÇÃO DE
CRISTO, TAMBÉM NÓS HOJE RESSURGIMOS PARA UMA VIDA NOVA E, UNINDO A NOSSA VOZ À
D’ELE, PROCLAMAMOS QUE QUEREMOS FICAR PARA SEMPRE COM DEUS, NOSSO PAI
INFINITAMENTE BOM E MISERICORDIOSO.
A Páscoa é o triunfo da vida, por isso este tempo santo expressa o drama mais profundo da realidade humana, a luta permanente da vida, que consegue reverter a dinâmica da morte.
A Páscoa
celebra o triunfo da vida sobre a morte, no momento em que a vida parece
sucumbir e a morte parece vencer.
A Ressurreição
de Cristo nos garante que Deus assumiu a causa da vida.
A PÁSCOA, É SEMPRE UM NOVO APELO DE DEUS, que nos convida a morrermos com Cristo, a nos separarmos do homem velho (do pecado), a fim de nos revestirmos do homem novo e ressurgirmos para uma vida nova na graça e na santidade.
A PÁSCOA NÃO É APENAS UM DIA ESPECIAL DO ANO, MAS UM PROCESSO DINÂMICO, CONTÍNUO E PERMANENTE DENTRO DE NÓS.
A PÁSCOA, É SEMPRE UM NOVO APELO DE DEUS, que nos convida a morrermos com Cristo, a nos separarmos do homem velho (do pecado), a fim de nos revestirmos do homem novo e ressurgirmos para uma vida nova na graça e na santidade.
A PÁSCOA NÃO É APENAS UM DIA ESPECIAL DO ANO, MAS UM PROCESSO DINÂMICO, CONTÍNUO E PERMANENTE DENTRO DE NÓS.
Todos os dias,
o cristão celebra a Páscoa, quando combate o homem velho do pecado, para se
revestir do homem novo, em Cristo. Assim, todo Domingo, revivendo os mistérios
pascais na celebração da Eucaristia, deve ser o momento forte da vivência dessa
Páscoa, que parece não ter fim.
VIVENDO A REALIDADE DA PRESENÇA PERMANENTE DE CRISTO EM NOSSO MEIO, DEIXEMO-NOS ILUMINAR PELA LUZ FULGURANTE DESTE DIA SOLENE.
VIVENDO A REALIDADE DA PRESENÇA PERMANENTE DE CRISTO EM NOSSO MEIO, DEIXEMO-NOS ILUMINAR PELA LUZ FULGURANTE DESTE DIA SOLENE.
Com
sincera confiança, abramo-nos ao Cristo ressuscitado, para que a sua vitória
sobre o mal e sobre a morte triunfe também em cada um de nós, nas nossas
famílias, nas nossas cidades e em nossa Pátria.
Que
as alegrias pascais iluminem todos os dias de nossas vidas.
TEXTO
PESQUISADO E ADAPTADO POR MARIZETE CAJAIBA DO SITE :
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