DINÂMICA DAS FLORES
“CADA UM TEM O SEU VALOR”
MATERIAL
NECESSÁRIO:
-
flores artificiais( ou naturais) variadas em cores e tamanhos diferentes
- a
quantidade é de acordo com o nº de participantes
- UMA
CAIXINHA OU SAQUINHO
-IMPRIMIR
E RECORTAR AS FRASE ABAIXO E COLOCAR NA CAIXINHA OU SAQUINHO
COMO FAZER :
1- Traga um ramalhete de flores diversificadas e alegremente
fala: "Hoje trouxe flores para cada um de vocês!
2- Peça que as crianças observem as cores das flores, o tipo das
flores, o tamanho, o tipo de pétalas, qual delas é a mais bela, etc
3- Após toda exploração, distribuia as flores no meio do
círculo de crianças e diga:
"As flores são como as pessoas”
Uma é diferente da outra. Existe a flor vermelha, a branca, a flor
comprida, a baixa...mas todas são flores e possuem a sua beleza.
Existe a pessoa gorda, magra, alta, baixa...mas todas são pessoas
e possuem a sua beleza.
REFLETINDO A DINÂMICA DAS FLORES:
1- Colocar
as frases numa caixinha , saquinho ou envelope e pedir para as crianças
retirarem uma frase.
2- Dar um
tempo para elas lerem e refletirem
3- Pedir
para que leiam para todos
4- Pedir
as crianças para explicarem
A lei deve proteger igualmente homens e
mulheres, brancos e pretos, de qualquer idade ou religião. Todos os homens
nascem livres e iguais em dignidade e direitos.”
“Todas as crianças são diferentes por
dentro e por fora. Até os gêmeos são diferentes por dentro , só na
aparência parecem iguais.” POR ISSO DEVO QUERER SER DO JEITINHO QUE
SOU: POIS SOU ÚNICO NO MUNDO. SE TODOS FOSSEM IGUAIS, SERIA SEM GRAÇA NÃO É
MESMO?
“As pessoas são diferentes, mas têm
direitos iguais.”
“Existem pessoas mais velhas e outras mais
novas. Todas devem ser respeitadas e todas tem que ter o mesmo carinho.”
“Tem pessoas negras, mestiças, orientais
(japoneses, chineses, ÁRABES ) , brancas, loiras, cabelos encaracolados
ou lisos , altas ou baixas, gordas, magras, tímidas, extrovertidas .....
enfim há muitos tipos de pessoas.”
DEVEMOS SABER RESPEITAR A TODAS AS
PESSOAS DO JEITO QUE SÃO .
“PESSOAS DEFICIENTES , como o próprio nome diz : são
deficientes , TEM NECESSIDADES ESPECIAIS:
- Algumas pessoas :
- PODEM NÃO OUVIR
COMO NÓS OUVIMOS,
- PODEM NÃO
FALAR,
- NÃO CONSEGUIR
ANDAR FACILMENTE COMO NÓS ANDAMOS,
- PODEM NÃO
ENXERGAR ....
POR ISSO MESMO
DIANTE DE SUAS DIFICULDADES MERECEM MAIS AINDA NOSSA ATENÇÃO E
RESPEITO
TEM COLEGUINHAS MEUS QUE NÃO POSSUEM AS
MESMAS COISAS QUE EU: EU TENHO MUITOS BRINQUEDOS, COMPUTADOR, CELULAR, ROUPAS
DA MODA, TÊNIS “MANEIRO”, VIAJO SEMPRE .
PORÉM DEVO SABER CONVIVER E RESPEITAR AS
PESSOAS PELO
QUE ELAS SÃO E NÃO PELO QUE POSSUEM.
AQUI NA SALINHA DA CATEQUESE TEM UM MONTE
DE PESSOAS DIFERENTES DE MIM.
Seu cabelo é bonito, mas ficaria melhor se
o pintasse de loiro.
Você está bonita, mas ficaria melhor
se emagrecesse mais um pouco
Seu amigo é legal, mas ele fala muito
fino.
Fiz um amigo novo, mas ele não gosta de
jogar vídeo game.
AH, ELE É MUITO GORDO !!! VAI ATRAPALHAR
O NOSSO TIME GANHAR
- QUEM É
O TEU
PRÓXIMO?
O teu próximo é qualquer pessoa na face da terra! As pessoas que
são da tua família, as pessoas que estão na tua igreja, Na sua escola , na rua,
no seu bairro, no pátio da Igreja, etc, enfim, todas as que conhecem e também
as que não conhecem .
Mas se Jesus deixou um mandamento de amar ao
próximo como a mim mesmo, o que isso significa?
AMOR É ATITUDE. Como eu posso amar e não demonstrar
que amo?
Então, pense por uns minutos, de que
forma você poderia demonstrar amor ao teu próximo?
A CADA DIA APRENDO A DEMONSTRAR AMOR, DE DIVERSAS FORMAS.
Posso ajudar mais na igreja ou na
catequese , posso
ajudar mais a mamãe
nas tarefas em casa, posso dar uma palavra de conforto a um colega , posso
ajudar mais minha professora na escola me comportando melhor e fazendo as tarefas , posso
ajudar um colega que caiu no pátio e se machucou, posso ser mais carinhosa com
meus pais, com a minha irmã, posso
dar mais atenção e respeito aos meus avós, posso doar aquelas roupas para
quem necessita, já que ganhei um vídeo-game novo, posso doar o meu para quem
não tem ....
POSSO AJUDAR PESSOAS QUE NEM CONHEÇO : por exemplo, eu ajudo e respeito um
gari, quando
eu não sujo a rua, eu ajudo e respeito a
faxineira da
minha escola quando eu não sujo a salinha , o pátio e o banheiro, eu respeito o motorista do ônibus quando
lhe dou um bom dia ou boa tarde , posso visitar
uma creche e nem
precisa levar nada, somente o meu carinho e atenção, eu ajudo a moça da cantina da escola, quando me mantenho na fila e
aguardo a minha vez, eu ajudo também várias
pessoas quando junto materiais recicláveis como latinhas de alumínio,
vidros, papelão leve até os postos de depósito, quando faço uma doação a quem
passa pedindo na minha casa, ou quando fazem campanhas ....
DESTA FORMA VOCÊ AMA A MUITA GENTE E NEM SE DÁ CONTA :
AMOR É ATITUDE – VOCÊ
TEM ATITUDE DE QUEM AMA?
VOCÊ TEM ATITUDE DE
CRISTÃO?
VEJA ESSE VÍDEO E PASSE ADIANTE
( E LEMBRE-SE : AMOR É ATITUDE)
DINÂMICA ADAPTADA E DESENVOLVIDA POR MARIZETE CAJAIBA
Gostei da dinâmica, vou dar uma adaptada para os meus catequizandos, pq eles ainda são criancinhas. Obrigada e parabéns pela criatividade :)
ResponderExcluir