quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

- COMO INTRODUZIR A ORAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA - PARA ENCONTROS DE CATEQUESE : TEMA - A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO Criança que reza, é criança feliz... É importante que, desde pequenos, tenhamos o nosso encontro e contato com o Pai do Céu que tanto nos ama e, nada melhor que a oração para nos levar à intimidade e conhecimento das coisas de Deus.




A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO
Criança que reza, é criança feliz... É importante que, desde pequenos, tenhamos o nosso encontro e contato com o Pai do Céu que tanto nos ama e, nada melhor que a oração para nos levar à intimidade e conhecimento das coisas de Deus.

O QUE È ORAR OU REZAR?
Orar (rezar) é conversar com Deus. È ter um encontro íntimo com Deus.
É agradecer, louvar e também pedir graças ou pedir perdão.
Assim como Jesus,  devemos sempre encontrar um momento para falar com Deus .Falar de nossas dificuldades, desafios, vontades, alegrias e tristezas.
Orar ou rezar é  abrir o coração a Deus expor dificuldades e alegrias existentes na família, na escola, no grupo de catequizandos, no grupo de colegas, etc. Para rezar não precisamos de fórmulas prontas. Abra o seu coração a Deus em qualquer lugar onde achar conveniente.
VOCÊ PODE FAZER ESSA EXPERIÊNCIA DE DEUS NO ÔNIBUS, NA ESCOLA, NO CAMINHO PARA A ESCOLA OU CATEQUESE, NO SEU QUARTO EM SILÊNCIO, NUMA RUA MOVIMENTADA ALÉM É CLARO DAS OCASIÕES EM QUE VAI À IGREJA.
 A VERDADEIRA ORAÇÃO BROTA DO INTERIOR DA PESSOA, A PARTIR DE SUA REALIDADE, NECESSIDADE DE ENCONTRO E DIÁLOGO COM DEUS.
Embora colocar-se de joelhos, mãos postas, um altar e formalidades sejam formas de ritos religiosos, a oração é algo espontâneo e deve acontecer entre a pessoa e Deus , sem muitas formalidades e pode ser feita em qualquer lugar onde você esteja. O importante é a atitude de escuta, é sentir no coração como Deus está se manifestando.
MAS A CRIANÇA ESTÁ APRENDENDO, VALE A PEA ENSINAR ALGUNS RITUAIS :

1-               MOMENTO DE ORAÇÃO( CELEBRAR)

Prece esponânea a Deus ( O CATEQUISTA DEVE INICIAR A, EXPLICANDO COMO DEVE SER FEIRA ESSA ORAÇÃO – MUITAS CRIANÇAS SENTIRÃO TIMIDEZ ... MAS O CATEQUISTA FAZ POR ELAS A PRECE , ATÉ QUE ELAS POSSAM  VER COMO É SIMPLES FALAR COM JESUS.]

2-              AÇÃO CONCRETA: ( tarefa de casa)
Colocar em prática o ato de se aproximar de Deus pela oração em qualquer momento do dia e principalmente pela manhã e ao deitar. Lembrar-se de fazer uma oração sempre que necessário.

OBS: É fundamental ir despertando no catequizando, em cada encontro catequético, o conversar com Deus , abrir-se para escutá-Lo, senti-Lo e expor suas alegrias e vitórias, assim como também as dificuldades e tristezas na família, nos fatos e acontecimentos expostos na  mídia ( como alguma tragédia ) ou na sua realidade de comunidade ou na cidade.

A ORAÇÃO É UM DOS ELEMENTOS MAIS IMPORTANTES NO ENCONTRO CATEQUÉTICO.
O CATEQUISTA DEVE SEMPRE TER EM MENTE QUE É PRECISO ENSINAR OS CATEQUIZANDO A REZAR.
 Uma catequese que não desperte na turma uma atitude de oração, acabará sendo uma mera troca de informações e não criará uma espiritualidade. Por isso inicie sempre a catequese com o ritual da oração, incentivando as crianças a fazerem as preces . / invoque a oração do Espírto Santo, peça a Ele a sabedoria para fazer a prece naquele momento.

EXPLICAR PARA OS CATEQUIZANDOS QUE :
REZAR É CONVERSAR COM DEUS.
Portanto, o catequista, além de cuidar da transmissão dos conteúdos da fé, precisará incentivar a vida de oração, ensinando a turma a rezar.
Dizemos "ensinar", porque oração é algo que se aprende, com formas e métodos variados.
O catequista ensinará a turma a rezar, conduzindo momentos de oração.
Ele próprio precisará rezar com profundidade.
Seu jeito de conversar com Deus será o principal estímulo para a turma.
Além disso, o catequista poderá - e deverá- usar várias metodologias para conduzir orações.
CONDUZIR UMA ORAÇÃO É UMA ARTE!


ORAÇÃO É DIÁLOGO, ONDE NÓS FALAMOS E OUVIMOS NOSSO DEUS.. Na oração nós falamos das nossas coisas para Deus e Ele fala das coisas dEle para nós. Afinal, Ele quer nos revelar grandes coisas misteriosas que ignoramos (cf Jr 33, 3).

DURANTE TODA A SUA VIDA, JESUS SE RETIRAVA PARA ORAR.
Assim também deve acontecer conosco. Por isso, o Senhor nos faz um pedido, de que a cada dia possamos subir a montanha, que é a nossa oração pessoal, na certeza que Ele sempre estará nos esperando, pois sua promessa é clara: “Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28, 20b). E, ao vê-lo, devemos ter sempre uma atitude de adoração e louvor.

PRECISAMOS DIARIAMENTE DE UM MOMENTO NA PRESENÇA DE DEUS, pois sem intimidade não conseguimos fazer a Sua vontade. Nossa vida fica sem rumo.
PRECISAMOS DE UMA VISÃO MAIS AMPLA E É NA ORAÇÃO PESSOAL QUE ISSO VAI ACONTECENDO.
Deus tem um plano a realizar e necessita de um intercessor que tenha intimidade com Ele, assim como fez com Abraão antecipando o que iria fazer (cf. Gn 18, 17).
POR ISSO, NADA PODE IMPEDIR QUE NOS APROXIMEMOS DO SENHOR, NEM A SUA OBRA, POIS MUITAS VEZES FAZEMOS TANTAS COISAS PARA DEUS QUE NÃO TEMOS TEMPO PARA ELE.



NO SEU LAR, QUE DEVE SER O SEU TEMPLO SAGRADO, a oração periódica pode fazer uma transformação maravilhosa em tudo, em especial se ela for realizada por mais de uma pessoa.


Mais uma coisa é real: a oração realmente funciona.

Quando uma pessoa faz a sua oração
, com o coração cheio de entrega, fé e devoção, ela eleva a sua sintonia, estabiliza seus ciclos cerebrais e coloca seu conjunto mente-espírito em conexão direta com as forças do Grande Espírito Criador.

Ao criar essa ligação, a atmosfera espiritual do ambiente e da pessoa envolvida nele começa a ser higienizada, pois a força dos fluidos balsâmicos produzidos na prece é tão grande, que gradualmente o psiquismo do lugar naturalmente é modificado para melhor.

A maioria dos problemas humanos poderiam ser solucionados com a simples prática da prece, pois ela tem a capacidade de modificar completamente a vibração energética de uma pessoa, lar, objeto, automóvel, avião, ônibus, etc.

Vamos! Reze, entregue-se de coração para a força sublime do Grande Espírito Criador, você não tem nada a perder!
Reze, peça ajuda, peça esclarecimento! Peça para que os seus caminhos se abram, mas faça com confiança e alegria no coração, pois a oração como dor no coração e lamentação não funciona.

O que importa não é o tipo da prece, mas a sim a força e a intenção que você consegue colocar na oração, além de que, sinceridade e honestidade são muito importantes também.

No seu lar, que deve ser o seu templo sagrado, a oração periódica pode fazer uma transformação maravilhosa , em especial se ela for realizada por mais de uma pessoa.


 ESTÁ ESCRITO:
Minha casa é uma casa de oração. (Mt 21,13)
Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens... (1Tm 2,1)
Tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e ser-vos-á dado.(Mc 11,24)
... é necessário orar sempre... (Lc 18,1)
Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.(Mt 26,41)
Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. (Jo 15,7)
Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á.(Mt 7,7s).
Não obtendes, porque não pedis. (Tg 4,2)
Tudo posso naquele que me conforta. (Fl 4,13)
Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. (Fl 4,6)
Deus é rico: “Todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam, porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Rm 10,12s)

Efésios 6:18ª Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito.




Um comentário: