quinta-feira, 7 de março de 2013

Pentecostes : “O ESPÍRITO SANTO VEM - ATOS DOS APÓSTOLOS 2, 1-13 - Pentecostes é uma celebração muito importante do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.






Pentecostes é uma celebração muito importante do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e no décimo dia depois do dia da Ascensão.


“O ESPÍRITO SANTO VEM”  ATOS  DOS APÓSTOLOS 2, 1-13    


1 Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. 2 De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. 3 Apareceram então uma espécie de  línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. 4 Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
5 Acontece que em Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nações do mundo. 6 Quando ouviram o barulho, todos se reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia, na sua própria língua, os discípulos falarem. 7 Espantados e surpresos, diziam: «Esses homens que estão falando, não são todos galileus? 8 Como é que cada um de nós os ouve em sua própria língua materna? 9 Entre nós há partos, medos e elamitas; gente da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10 da Frígia e da Panfília, do Egito e da região da Líbia vizinha de Cirene; alguns de nós vieram de Roma, 11 outros são judeus ou pagãos convertidos; também há cretenses e árabes. E cada um de nós em sua própria língua os ouve anunciar as maravilhas de Deus!» 12 Todos estavam admirados e perplexos, e cada um perguntava a outro: «O que quer dizer isso?» 13 Outros caçoavam e diziam: «Eles estão embriagados.

É o Espírito Santo que dá vida a todos, guiou Jesus, 
hoje guia a Igreja e cada um de nós.
DEUS PAI é Deus acima e além de nós;
DEUS FILHO (Jesus) É Deus entre nós, um de nós, no meio de nós;
DEUS ESPÍRITO SANTO é Deus dentro de cada um de nós .
                           
ORAÇÃO :
Ó, Espírito Santo!
Amor do Pai e do Filho,  inspira-me sempre
em que devo pensar,   o que devo dizer,
quando devo calar,  como devo agir,
Ò Espírito Santo !  Ensina-me a amar a Jesus e seus ensinamentos.
Ficai comigo sempre.  Amém
                                        x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
MÚSICAS:
1-         ABENÇOA-NOS, SENHOR.
       Este encontro será abençoado, porque o Senhor vai derramar o Seu Amor. (bis)
      Derrama Senhor, derrama Senhor. Derrama sobre ele o Seu Amor. (bis)
       Este encontro já foi abençoado, porque o Senhor já derramou o Seu Amor. (bis)

2-               EU VIM PARA ESCUTAR

Eu vim para escutar Tua Palavra, Tua Palavra, Tua Palavra de amor.
 Eu gosto de escutar Tua Palavra, Tua Palavra, Tua Palavra de amor.
 Eu quero entender melhor Tua Palavra, Tua Palavra, Tua Palavra de amor.
O mundo ainda vai viver Tua Palavra, Tua Palavra, Tua Palavra de amor.



 MEDITANDO A PALAVRA :

Estes dias que seguem a Solenidade da Ascensão de Jesus ao céu, são de especial preparação para a festa do Pentecostes, dia em que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos e dia da fundação da Igreja.

É na Sagrada Escritura, no livro dos Atos de Apóstolos (2, 1-13) que nos é narrado o que aconteceu no Cenáculo de Jerusalém no ano 30 ou 33 da nossa era, 50 dias após a ressurreição de Cristo, na festa judaica do Pentecostes.

Para nós, 2000 anos depois, esta festa, com os seus paramentos vermelhos, nos recorda a missão do Espírito Santo… muitas vezes pouco lembrada entre nós.

Assim, celebrar hoje a vinda do Espírito Santo é tomar consciência da ação do mesmo Espírito Santo em nós, e que todos os discípulos de Cristo, como Igreja, são o novo povo de Deus que abraça toda a humanidade porque o Evangelho deve ser anunciado a todas as nações.

Desde o seu início, desde o Pentecostes de há dois milênios atrás, a Igreja é assistida pelo Espírito Santo. É Ele que a constrói, anima e santifica. É Ele que lhe dá vida e unidade, enriquecendo-a com seus dons.
O Espírito Santo continua a trabalhar na Igreja…e de muitas maneiras!, inspirando, motivando e impulsionando os cristãos, individualmente ou em comunidade, a proclamar a Boa Nova de Jesus.

Vem Espírito Santo!
Espírito Santo: Deus em movimento
"Vocês conseguem ver o vento?"
"Vocês conseguem pegá-lo?"
"Vocês conseguem sentir-lo?"
"E o que é o vento?"
O vento é o ar em movimento.
Jesus disse a Nicodemos:
“O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem e nem para onde vai...”
(Jo 3,8).
O vento é um agente da natureza misterioso. Não podemos prendê-lo, tampouco podemos definir o seu curso e a sua ação, e ao mesmo tempo em que sopra forte, destruindo o que não está firme, também surge como uma brisa suave, que refresca e traz serenidade.
Assim é o Espírito Santo de Deus, o Qual sempre foi simbolizado pelos antigos, como vento, (Hebraico: rúah = hálito de Deus, sopro, respiração; Grego: pneuma = soprar, respirar, espírito aéreo; vento).
Se o vento é o ar em movimento, podemos dizer que o Espírito Santo é Deus em movimento, Deus que não pára de trabalhar, como nos falam as Sagradas Escrituras: “Meu Pai trabalha sempre e Eu também trabalho” (Jo 5,17).
É a ação contínua de Deus de forma misteriosa, sensível e poderosa.
 É o "Vento" que guiou e guia a Igreja de Cristo ao longo da história, Ele é o vento que até hoje sopra sobre as “velas do barco da salvação”, que é a Santa Igreja, e a conduz rumo à pátria definitiva, a Jerusalém Celeste.
No dia de Pentecostes, a Palavra de Deus diz que antes de descer sobre os Apóstolos o Espírito em forma de “línguas de fogo”, Ele entrou no lugar como “vento impetuoso” 
(At 2, 2). E até o próprio Jesus, antes da Ascensão, “soprou” (o mesmo Rúah de Gênesis 2,7) sobre os Apóstolos o Espírito Santo (Cf. Jo 20, 22).

O ESPÍRITO SANTO NO PROPÓSITO DE DEUS
O Espírito Santo possui todas as características de uma pessoa e é um dos membros da divindade.  Mal se começa a ler a Bíblia e já se percebe que o Espírito está associado com Deus e é um ser poderoso.  O Pai, o Filho e o Espírito Santo desempenharam, cada um, um papel na criação (Gênesis 1:1-2; João 1:1-3; Colossenses 1:16).
Uma das funções principais do Espírito Santo no projeto divino de redenção é a obra de revelar e confirmar a mensagem de Deus ao homem.  Sem a obra do Espírito, não seria possível que o homem se salvasse.  O que o homem pode aprender com Deus na criação material é importante, mas é muito limitado; jamais alguém poderia saber a vontade de Deus apenas observando a criação (Romanos 1:18-20).  No restante deste,

O ESPÍRITO SANTO CONFIRMOU A PALAVRA

A palavra falada pelos apóstolos foi confirmada por sinais, maravilhas, milagres e dons espirituais.  Imediatamente antes de Jesus subir ao céu, ele deixou a grande comissão aos apóstolos (Marcos 16:15-16).  O evangelho tinha de ser pregado para que o homem pudesse crer, ser batizado e ser salvo
Jesus disse: 
"Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem:  em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma cousa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem às mãos sobre enfermos,
eles ficarão curados" (Marcos 16:17-18).


O objetivo desses sinais é explicado no versículo 20.
À medida que os apóstolos saíam para pregar, o Senhor cooperou com eles, "confirmando a palavra por meio de sinais que se seguiam".


O ESPÍRITO SANTO NÃO APENAS GUIAVA OS APÓSTOLOS PARA TODA A VERDADE, MAS CONFIRMAVA A PALAVRA QUE PROFERIAM POR MEIO DOS MILAGRES.  ESSES MILAGRES LIMITARAM-SE AO PERÍODO APOSTÓLICO.  QUANDO A REVELAÇÃO DA VONTADE DE DEUS SE COMPLETOU E A PALAVRA FOI ESCRITA (LOGO ANTES DE 70 D.C.), A PALAVRA JÁ TINHA SIDO CONFIRMADA (HEBREUS 2:3-4).  CADA SINAL OU MILAGRE QUE É NECESSÁRIO JÁ FOI ESCRITO (JOÃO 20:30-31).

fonte de pesquisa : MEDITANDO A PALAVRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário