sábado, 9 de março de 2013

ENCONTRO DE CATEQUESE PARA CRIANÇAS : TEMA : RESPEITO AO OUTRO - "A FILA INDIANA" Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês;” Mateus 7:12 / - QUEM É O TEU PRÓXIMO? / - DINÂMICA DAS FLORES - "CADA UM TEM O SEU VALOR" --Falar bem é fazer o bem. Apontar o belo é auxiliar outros a verem a beleza.. . RESISTIR AO IMPULSO DE RESSALTAR AS FALHAS DOS OUTROS, EXERCITANDO-NOS EM PERCEBER O QUE ELES TENHAM DE POSITIVO, É A META QUE DEVEMOS ALCANÇAR. Não esqueçamos de que se desejamos que o bem cresça e apareça, devemos divulgá-lo sempre.




Falar bem é fazer o bem. 

Apontar o belo é auxiliar outros a verem a beleza.. .


“Façam aos outros o que querem

que eles façam a vocês;” Mateus 7:12

É notável como conseguimos ver, todos os dias, a todos os instantes, os defeitos alheios.
Dificilmente encontraremos alguém que não se mostre propenso a apontar erros e absurdos dos outros.
Muitos casamentos acabam porque marido e mulher passam a ver tanto os defeitos um do outro, que se esquecem que se uniram porque acreditavam se amar.
Amigos de infância, certo dia, se surpreendem a descobrir falhas de caráter um no outro. Desencantados se afastam, perdendo o tesouro precioso da amizade.


A FILA INDIANA
Foi observando isso,  que alguém escreveu que os homens caminham pela face da Terra em fila indiana, cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás.
Na sacola da frente, estão colocadas as qualidades positivas, as virtudes de cada um. Na sacola de trás são guardados todos os defeitos, as paixões, as más qualidades do Espírito.
Por isso, durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos presas em nosso peito.
Ao mesmo tempo, reparamos de forma impiedosa, nas costas do companheiro que está à frente, todos os defeitos que ele possui.
Assim nos julgamos melhores que ele, sem perceber que a pessoa andando atrás de nós, pode estar pensando a mesma coisa a nosso respeito.

A imagem é significativa e nos remete à reflexão. Talvez seja muito importante que saiamos da fila indiana e passemos a andar ao lado do outro.
E, no relacionamento familiar, profissional, social em geral, que nos coloquemos de frente um para o outro. Aí veremos as virtudes nossas, que devem ser trabalhadas, para crescerem mais e também as virtudes do outro.
Com certeza nos surpreenderemos com as descobertas que faremos.
* * *
PORTANTO  ...
A crítica só é válida quando serve para demonstrar erros graves que possam causar prejuízo para os outros ou quando sirva para auxiliar aquele a quem criticamos.
RESISTIR AO IMPULSO DE RESSALTAR AS FALHAS DOS OUTROS, EXERCITANDO-NOS EM PERCEBER O QUE ELES TENHAM DE POSITIVO, É A META QUE DEVEMOS ALCANÇAR.
Não esqueçamos de que se desejamos que o bem cresça e apareça, devemos divulgá-lo sempre.
Falar bem é fazer o bem. Apontar o belo é auxiliar outros a verem a beleza..


DINÂMICA DAS FLORES
“CADA UM TEM O SEU VALOR”



MATERIAL NECESSÁRIO:
- flores artificiais variadas em cores e tamanhos diferentes
- a quantidade é de acordo com o nº de participantes
- UMA CAIXINHA OU SAQUINHO
-IMPRIMIR E RECORTAR AS FRASE ABAIXO E COLCAR NA CAIXINHA OU SAQUINHO

COMO FAZER :
1-            Traga  um ramalhete de flores diversificadas e alegremente fala: "Hoje trouxe flores para cada um de vocês!
2-            Peça que as crianças observem as cores das flores, o tipo das flores, o tamanho,  o tipo de pétalas, qual delas é a mais bela, etc
3-            Após toda exploração,  distribuia as flores no meio do círculo de crianças e diga:
 "As flores são como as pessoas”
Uma é diferente da outra. Existe a flor vermelha, a branca, a flor comprida, a baixa...mas todas são flores e possuem a sua beleza.
Existe a pessoa gorda, magra, alta, baixa...mas todas são pessoas e possuem a sua beleza.


REFLETINDO A DINÂMICA DAS FLORES:
1-   Colocar as frases numa caixinha , saquinho ou envelope e pedir para as crianças retirarem uma frase.
2-   Dar um tempo para elas lerem e refletirem
3-   Pedir para que leiam para todos
4-   Pedir as crianças para explicarem
A lei deve proteger igualmente homens e mulheres, brancos e pretos, de qualquer idade ou religião. Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos.”

“Todas as crianças são diferentes por dentro e por fora. Até os gêmeos  são diferentes por dentro , só na aparência   parecem iguais.” POR ISSO DEVO QUERER SER DO JEITINHO QUE SOU: POIS SOU ÚNICO NO MUNDO. SE TODOS FOSSEM IGUAIS, SERIA SEM GRAÇA NÃO É MESMO?

“As pessoas são diferentes, mas têm direitos iguais.”

“Existem pessoas mais velhas e outras mais novas. Todas devem ser respeitadas e todas tem que ter o mesmo carinho.”
“Tem pessoas negras, mestiças, orientais (japoneses, chineses, ÁRABES ) ,  brancas, loiras, cabelos encaracolados ou lisos , altas ou baixas, gordas, magras, tímidas, extrovertidas  ..... enfim há muitos tipos de pessoas.”


DEVEMOS SABER RESPEITAR A TODAS  AS PESSOAS DO JEITO QUE SÃO .


PESSOAS DEFICIENTES , como o próprio nome diz : são deficientes , TEM NECESSIDADES ESPECIAIS:
                                                                         




- Algumas pessoas :
- PODEM NÃO OUVIR COMO NÓS OUVIMOS,
-  PODEM NÃO FALAR,
- NÃO CONSEGUIR ANDAR FACILMENTE COMO NÓS ANDAMOS,
- PODEM NÃO ENXERGAR ....
POR ISSO MESMO DIANTE DE SUAS DIFICULDADES MERECEM MAIS AINDA NOSSA ATENÇÃO E RESPEITO  

TEM COLEGUINHAS MEUS QUE NÃO POSSUEM AS MESMAS COISAS QUE EU: EU TENHO MUITOS BRINQUEDOS, COMPUTADOR, CELULAR, ROUPAS DA MODA, TÊNIS “MANEIRO”, VIAJO SEMPRE .

PORÉM DEVO SABER CONVIVER E RESPEITAR AS PESSOAS PELO QUE ELAS SÃO   E    NÃO PELO QUE POSSUEM.

AQUI NA SALINHA DA CATEQUESE TEM UM MONTE DE PESSOAS DIFERENTES DE MIM.

Seu cabelo é bonito, mas ficaria melhor se o pintasse de loiro.
Você está bonita, mas ficaria melhor
se emagrecesse mais  um pouco


Seu amigo é legal, mas ele fala muito fino.
Fiz um amigo novo, mas ele não gosta de jogar vídeo game.
AH, ELE É MUITO GORDO !!! VAI ATRAPALHAR
O NOSSO TIME  GANHAR



-  QUEM É O TEU PRÓXIMO?                      
O teu próximo é qualquer pessoa na face da terra! As pessoas que são da tua família, as pessoas que estão na tua igreja, Na sua escola , na rua, no seu bairro, no pátio da Igreja, etc, enfim, todas as que conhecem e também as que não conhecem .
Mas se Jesus deixou um mandamento de amar ao próximo como a mim mesmo, o que isso significa?
AMOR É ATITUDE.  Como eu posso amar e não demonstrar que amo?
Então, pense por uns minutos, de que forma você  poderia demonstrar amor ao teu próximo?
A CADA DIA APRENDO A DEMONSTRAR AMOR, DE DIVERSAS FORMAS.
Posso ajudar mais na igreja ou na catequese , posso ajudar mais a mamãe  nas tarefas em casa, posso dar uma palavra de conforto a um colega , posso ajudar mais minha professora na escola me comportando melhor e fazendo as tarefas , posso ajudar um colega que caiu no pátio e se machucou, posso ser mais carinhosa com meus pais, com a minha irmã, posso dar mais atenção  e respeito aos meus avós, posso doar aquelas roupas para quem necessita, já que ganhei um vídeo-game novo, posso doar o meu para quem não tem ....
POSSO AJUDAR PESSOAS QUE NEM CONHEÇO : por exemplo, eu ajudo e respeito um gari, quando eu não sujo a rua, eu ajudo e respeito a faxineira da minha escola quando eu não sujo a salinha , o pátio e o banheiro, eu respeito o motorista do ônibus quando lhe dou um bom dia ou boa tarde , posso visitar uma creche e nem precisa levar nada, somente o meu carinho e atenção, eu ajudo a moça da cantina da escola, quando me mantenho na fila e aguardo a minha vez, eu ajudo também várias pessoas quando junto materiais recicláveis como latinhas de alumínio, vidros, papelão leve até os postos de depósito, quando faço uma doação a quem passa pedindo na minha casa, ou quando fazem campanhas ....
DESTA FORMA VOCÊ AMA A MUITA GENTE E NEM SE DÁ CONTA :
AMOR É ATITUDE – VOCÊ TEM ATITUDE DE QUEM AMA?
                                           VOCÊ TEM ATITUDE DE CRISTÃO?


Nenhum comentário:

Postar um comentário