quinta-feira, 16 de maio de 2013

PENTECOSTES: O ESPÍRITO SANTO VEM ATOS 2, 1-13 - 08 DE JUNHO DE 2014 - DOMINGO COMENTÁRIO SOBRE O DIA DE PENTECOSTES / QUEM É O ESPÍRITO SANTO? DINÂMICA PARA O ENCONTRO NA CATEQUESE / SUGESTÃO PARA CELEBRAÇÃO DO ENCONTRO DE PENTECOSTES NA CATEQUESE - MÚSICAS / JOGRAL/ ORAÇÃO /




Pentecostes : 50 dias depois da Páscoa (Ou o 1.º Domingo após o Domingo da Ascensão)
08 DE JUNHO DE 2014 - DOMINGO




SUGESTÃO PARA CELEBRAÇÃO COM AS CRIANÇAS DA CATEQUESE


Antes de dar início à celebração propriamente dita, explique um pouco sobre o significado dessa festa. Em seguida, os conduza para um clima de celebração, oração, com toda seriedade, postura...

AMBIENTAÇÃO DA SALA : 

disponha numa mesa com toalha os Símbolos: Bíblia, Círio Pascal ou uma vela grande e, ao redor, línguas de fogo (feitas de cartolina vermelha). Em cada língua de fogo, escrito um dos dons do Espírito Santo:Fortaleza, temor a Deus, ciência, sabedoria, inteligência, conselho, piedade... Espalhados ao redor o frutos do Espírito Santo: amor, alegria, paz, bondade, união, fraternidade, perdão, misericórdia, doação, serviço, paciência, mansidão... 

- DISTRIBUA CÓPIA DA MÚSICA E ORAÇÕES PARA AS CRIANÇAS

ACOLHIDA:
INICIE CANTANDO : Em Nome do Pai

Padre Marcelo Rossi

http://letras.mus.br/padre-marcelo-rossi/

Em nome do pai
Em nome do filho
Em nome do espirito santo
Estamos aqui
Em nome do pai
Em nome do filho
Em nome do espirito santo
Estamos aqui
Para louvar e agradecer
Bem dizer e adorar
Estamos aqui, Senhor,
A teu dispor.
Para louvar e agradecer
Bem dizer e adorar
Te aclamar
Deus trino de amor
REZE a oração do Espírito Santo...

Oração :  
       
         VINDE ESPÍRITO SANTO!

Vinde Espírito  Santo, enchei os corações de vossos fiéis
E acendei neles o fogo do vosso amor!

Enviai, o pai, o Espírito Santo e tudo será criado

E renovareis a face da Terra.
Ò Pai que instruístes os corações de vossos filhos com
a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente
todas as coisas, segundo o mesmo Espírito,
e gozemos sempre de sua consolação.
Por nosso Senhor Jesus Cristo. Amém

1-CATEQUISTA FAÇA A LEITURA COMPLETA


PENTECOSTES:
O ESPÍRITO SANTO VEM





FONTE : http://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/2013/05/15/espirito-santo/



PALAVRA DO SENHOR : GRAÇAS A DEUS


CATEQUISTA: Hoje, estamos reunidos para celebrar a grande festa de Pentecostes a fim de que possamos ficar sempre mais unidos no amor e na força do Espírito Santo.

COMENTANDO A FESTA DE PENTECOSTES : catequista faça a leitura anteriormente para adquirir conhecimentos sobre o tema. Porém tente tornar agradável o assunto, sendo sucinta, falando de acordo com a capacidade e o tempo de atenção de cada idade das crianças. FAÇA COM QUE SEJA PARTICIPATIVA E ALEGRE.
           Senhor Jesus Cristo, enviou, sobre nós, o Teu Espírito Santo! Que Ele venha até nós e nos
 encha com os Seus dons: de paz, de amor, de alegria, de vida. Fortalece o nosso coração e faz-nos apóstolos da Tua Palavra. Renova o nosso coração e a nossa vida! Nós queremos, com a Tua ajuda, colaborar, também, na renovação da face da Terra. AMÉM!... ALELUIA!...
     E depois de Pentecostes, os apóstolos transformaram-se em novas criaturas. Sem medo, anunciaram a Palavra de Deus, realizaram curas, milagres, prodígios, e conversões em nome de Jesus. Cumpriu-se com os apóstolos a promessa de Jesus de que eles fariam as obras que Ele fez e até maiores.

QUEM É O ESPÍRITO SANTO? O Espírito Santo é Quem ajuda a ouvir a voz do Pai que nos chama; é Quem dá as condições e as capacidades para correspondermos ao que Deus quer de nós; é Quem dá a coragem e a luz para que, muitos possam encontrar   o seu caminho de felicidade

          O Espírito Santo é o Espírito de Deus que é Santidade em pessoa.   
  O Espírito Santo é o próprio Deus, no seu modo de ser, na sua identidade.
     Nos evangelhos, o Espírito Santo é aquele que desce sobre Jesus no batismo, que o prepara no deserto. Toda a vida de Jesus é dom do Espírito Santo de Deus.
     Após a ressurreição de Jesus o Espírito Santo tornou-se nossa herança, nosso maior presente, porque como em Pentecostes (dia de sua vinda) foi derramado em nossos corações . 
"O Espírito Santo é o único que pode ajudar as pessoas e as comunidades a libertarem-se dos velhos e dos novos determinismos, guiando-os com a Lei do Espírito que dá a vida em Cristo Jesus." (João Paulo II)

Ao término do período de cinqüenta dias após a Páscoa, a festa de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, marca o cumprimento da promessa de Jesus Cristo: "

Para nós, cristãos, é a festa do Divino Espírito Santo que inunda novamente a Terra, descendo sobre os apóstolos reunidos com Maria, Mãe de Jesus, e mais 120 outros discípulos, por ordem do mesmo Jesus Cristo.

Estas duas festas, Páscoa e Pentecostes, marcam as datam maiores da vida da Igreja, no seu nascimento e no seu desenvolvimento sob o impulso do Espírito Santo, cuja descida sobre Maria Santíssima e os apóstolos foi marcada por eventos que lhe deram a maior publicidade.
"

CONCLUSÃO :
É A PARTIR DE PENTECOSTES QUE O SER HUMANO TOMA CONSCIÊNCIA DO SEU PODER DE AMAR, RECONHECENDO NO OUTRO A SUA PRÓPRIA HUMANIDADE, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, TRIBO, SANGUE OU COR.
O período sagrado dos cinqüenta dias recorda o tempo de espera e a efusão do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos com Maria, Mãe de Jesus, ocorrido no qüinquagésimo dia após a Páscoa da Ressurreição, marcando o início da ação evangelizadora da Igreja. Lucas acentua a importância da presença de Maria,
 a Mãe do Senhor.
O PENTECOSTES, DIA DO NASCIMENTO DA IGREJA, é o momento em que o verdadeiro significado da Cruz e da Ressurreição de Cristo se manifesta e retorna à comunhão com Deus.
Em Pentecostes a Igreja toma consciência da sua missão missionária e revela seu dinamismo evangelizador formando comunidades cristãs autênticas, seguidoras de Jesus Cristo, pois o Espírito Santo é a força que santifica, Ele que é o Espírito de santidade.

Na Sagrada Escritura, se descreve o Espírito Santocomo sopro, pois ajuda o encontro entre a figura de Jesus e o coração humano, encarnando-a em cada pessoa.
 Foi o que Jesus fez ao aparecer aos apóstolos após sua Ressurreição: "Soprou sobre eles e disse: recebei o Espírito Santo..."

NÓS O RECEBEMOS NO DIA DO NOSSO BATISMO E CONFIRMAMOS NO DIA DE NOSSA CRISMA, E O REAFIRMAMOS REZANDO NO CREDO AS SEGUINTES PALAVRAS: "Creio no Espírito Santo".

NO PENTECOSTES, O ESPÍRITO SANTO REVELA TODA A FORÇA. 
DE TÍMIDOS E MEDROSOS, TRANSFORMA OS APÓSTOLOS EM MISSIONÁRIOS ARDOROSOS, ANUNCIANDO SEM TEMOR QUE JESUS, "QUE VOCÊS MATARAM" (DIRIGINDO-SE AOS JUDEUS), RESSUSCITOU DOS MORTOS E ISSO NÓS E O ESPÍRITO SANTO O ATESTAMOS PUBLICAMENTE.

CRISTO SUPRE NOSSAS NECESSIDADES ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO.
Enquanto estava aqui na Terra , a atuação de Jesus era confinada ao corpo humano, e Ele não conseguia estar presente em todos os lugares.
O Espírito Santo não tem tais limitações:  Ele pode servir como um Conselheiro e Guia pessoal para incontáveis pessoas, em muitos lugares ao mesmo tempo.

NESTE DIA SOLENE DE PENTECOSTES, É BOM A GENTE RECORDAR OS DONS QUE O ESPÍRITO SANTO DERRAMA SOBRE CADA UM DE NÓS, QUANDO NOS ABRIMOS À SUA AÇÃO SANTIFICADORA:
Quem O recebe? Todos os que são batizados e crismados.
Quem dele vive? Somente aqueles que procuram guardar a Palavra do Senhor no esforço de conversão, na oração e no empenho em testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus. 


( LEMBRE A AQUELES QUE AINDA NÃO SÃO BATIZADOS OU CRISMADOS , QUE NÃO  NÃO TEM PROBLEMA - POIS AS CRIANÇAS QUE NÃO SÃO BATIZADAS PODEM SE SENTIR MAGOADAS -AVISE QUE ELES SERÃO BATIZADOS ANTES DA PRIMEIRA EUCARISTIA E A CRISMA SÓ ACONTECE  LOGO DEPOIS DA 1ª EUCARISTIA)
( NESTE CASO, PEGUE SOBRE A MESA AS LÌNGUAS DE FOGO , CHAME AS CRIANÇAS PARA SEGURÁ-LAS NA FRENTE DA SALINHA E VÁ CITANDO O NOME DE CADA UMA E DIZENDO A CAPACIDADE QUE OS DONS NOS DÁ)
  • O dom da Sabedoria que fortalece a nossa caridade e prepara-a para a visão plena de Deus, trazendo-lhe o gosto de Deus e de sua palavra.
  • O dom do Conhecimento que torna a nossa fé mais segura e sólida, permitindo-nos perscrutar as grandezas de Deus que se manifestam na natureza e na intimidade do próprio ser.
  • O dom da Ciência que nos permite julgar retamente sobre as criaturas, orientando-nos para Deus e desapegando-nos conscientemente delas.
  • O dom do Conselho que nos é concedido para sanar nossa irreflexão e precipitação na escolha das soluções pelas quais devemos optar.
  • O dom da Piedade que nos faz ver que o nosso Deus é um Deus de perdão, de misericórdia, de bondade e compaixão e que nos convida a ser, por nossa vez, compassivos e misericordiosos para com os irmãos.
  • O dom do Temor a Deus que nos leva a ter uma atitude de respeito diante de Deus e não de medo, afastando-nos de tudo aquilo que lhe possa desagradar.
AGORA PEÇA QUE AS CRIANÇAS LEVANTEM AS MÃOS COM AS LÍNGUAS DE FOGO
EM DIREÇÃO ÀS CRIANÇAS E ENTRE UNS AOS OUTROS



De posse desses dons, o Espírito Santo, como nos lembra São Paulo, produz frutos de amor, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio de si" (Gl 5,22).
PEÇA AS CRIANÇAS QUE PEGUEM ESSES FRUTOS A FAÇAM A MESMA CERIMÔNIA, LEVANTANDO OS BRAÇOS NA DIREÇÃO DE CADA UM.
De fato, o Espírito Santo é o único que pode ajudar as pessoas e as comunidades a libertarem-se dos velhos e novos determinismos, guiando-nos com a Lei do Espírito que dá a vida em Cristo Jesus" (João Paulo II).



QUAL É SUA MISSÃO? 
DIGA PARA AS CRIANÇAS QUE ATRAVÉS DOS DONS E DOS FRUTOS SEREMOS PESSOAS MELHORES

ESTAREMOS FORTALECIDOS   PARA A MISSÃO DE TESTEMUNHAR E ANUNCIAR JESUS AO MUNDO.
 Para isso recebemos a plenitude de seus dons bem como a capacidade de proclamar a todos a quem somos enviados o Evangelho de Jesus.

 O Espírito Santo é o AMOR do Pai e do Filho derramado em nossos corações.

O amor é fogo que arde, é chama que aquece e é força que aproxima e une.

O milagre das línguas é este: tomados pelo amor de Deus os homens passam a viver uma profunda comunhão e entre eles se estabelece a concórdia e a paz .

E isto o Espírito Santo o faz  derramando seus carismas sobre todo o Povo e a todos sustentando na missão de testemunhar o Evangelho.

É PELO ESPÍRITO SANTO QUE JESUS CONTINUA PRESENTE 
E ATUANTE NA SUA IGREJA.

 terminar com um canto: 

SUGESTÃO DE MÚSICA : ( FAZEI COM QUE HAJA DESCONTRAÇÃO AO CANTAREM)
Espírito
http://letras.mus.br/padre-marcelo-rossi/
Espírito, Espírito, Espírito Santo de Deus.
Espírito, Espírito, Espírito Santo de Deus.
Vem controlar todo o meu ser,vem dirigir o meu viver.
O meu pensar, o meu falar, o meu sentir, o meu agir .


ORAÇÃO  FINAL PARA TODOS OS CATEQUISANDOS REZAREM 
EM CORO E LEVAREM PARA CASA
Ó Espírito Santo,
Dai-me um coração grande, aberto
compenetrado do sentido da santa Igreja.
Dai-me, ó Espírito Santo,
um coração grande, desejoso de ser
semelhante ao coração de Jesus Cristo,
um coração grande e forte para amar a todos,
servir a todos e sofrer por todos,
um coração grande e forte para superar
 todas as provações, todo o cansaço,
toda a desilusão e toda a ofensa,
um coração grande e forte,
 até para
o sacrifício quando for necessário,
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, aquilo que devo dizer, como eu devo dizer,
 quando devo calar, como eu devo agir, 
 para procurar a vossa glória.
Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, templo do Espírito Santo, ensinai-nos a
 sermos fiéis Àquele que habita em nosso coração.
QUE O NOSSO CORAÇÃO SEJA O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO .
AMÉM


                         ( ATENÇÃO : NÃO PRECISA SEGUIR A RISCA - ADAPTE DO SEU JEITO - FALE DO SEU QUE O ESPÍRITO SANTO LHE INSPIRAR - DEIXE AS CRIANÇAS SAÍREM MARAVILHADAS)


 SUGESTÃO DE ATIVIDADE









Nenhum comentário:

Postar um comentário