sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

QUARESMA - seu significado - objetivo - EMPO PARA NOS ARREPENDER DOS NOSSOS PECADOS E DE MUDAR ALGO DE NÓS PARA SERMOS MELHORES E PODER VIVER MAIS PRÓXIMOS DE CRISTO





 QUARESMA
"Nós, cristãos, celebramos todo o ano a festa da Páscoa, morte e ressurreição de Jesus e a nossa. É a maior de todas as festas, a mais importante. Por isso estabelecemos a sua preparação para quarenta dias. Daí quaresma, quarenta dias". É TEMPO PARA NOS ARREPENDER DOS NOSSOS PECADOS E DE MUDAR ALGO DE NÓS PARA SERMOS MELHORES E PODER VIVER MAIS PRÓXIMOS DE CRISTO.
QUARENTA DIAS
A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

A QUARESMA DURA 40 DIAS; COMEÇA NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS E TERMINA NO DOMINGO DE RAMOS. Ao longo deste tempo fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
"Quaresma é tempo em que a gente se dedica com mais atenção à escuta da Palavra de Deus e à oração, um tempo em que a gente procura se educar com mais afinco para realizar melhor nossa missão de cristãos.
NA QUARESMA, CRISTO NOS CONVIDA A MUDAR DE VIDA.
 A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
POR ISSO, A QUARESMA É O TEMPO DO PERDÃO E DA RECONCILIAÇÃO FRATERNA, DEVEMOS RETIRAR DE NOSSOS CORAÇÕES O ÓDIO, O RANCOR, A INVEJA, ENFIM TUDO AQUILO QUE  ATRAPALHA  O NOSSO AMOR A DEUS E AOS IRMÃOS. NA QUARESMA, APRENDEMOS A CONHECER E APRECIAR A CRUZ DE JESUS. COM ISTO APRENDEMOS TAMBÉM A TOMAR NOSSA CRUZ COM ALEGRIA PARA ALCANÇAR A GLÓRIA DA RESSURREIÇÃO.

DENTRO DOS 40 DIAS DA QUARESMA É POSSÍVEL CORRIGIR MUITAS COISAS :
 "ASSIM COMO PARA CORRIGIR UMA ESCRITA APAGAMOS PRIMEIRO OS ERROS, PARA CORRIGIR NOSSOS RUMOS DE VIDA CONFIAMOS NO PERDÃO DE DEUS, QUE APAGA NOSSAS FALTAS.
 Por isso Quaresma é também tempo de revisão de vida, de penitência, de reconhecer com humildade e confiança onde estão nossas deficiências e buscar o perdão e a força de Deus.
Isso se faz com esperança que vem da fé no amor de Deus Pai, que nos enviou seu Filho Jesus e na força do Espírito Santo, que sempre nos chama, nos ama, nos ajuda, perdoa e faz crescer".

QUARESMA IMPLICA EM MUDANÇAS NOS RITUAIS

Cor roxa é adotada durante o período
A cor roxa é tradicionalmente a cor da Quaresma. "Ela é usada nos paramentos dos padres, nas toalhas do altar, enfim, em tudo.
 A Igreja se despe das flores e usa roxo na decoração".
Além do roxo da Quaresma, a Igreja costuma usar o vermelho, na Sexta-feira Santa e Domingo de Ramos, passando um sentido de martírio, da dor de Cristo e do fogo do Espírito Santo; o branco, no Domingo de Páscoa e Quinta-feira Santa, simbolizando a paz; e o verde nos dias comuns, durante o ano, passando uma ideia de esperança.
AS CELEBRAÇÕES MAIS IMPORTANTES DO TEMPO DA QUARESMA SÃO:
Quarta-feira de cinzas, através da qual abrimos esse tempo de preparação pascal: "Convertei-vos, e crede no Evangelho!".

Depois temos cinco domingos da Quaresma, nos quais as comunidades se reúnem para celebrar a presença viva do Senhor que nos mostra o caminho para a vitória definitiva da Páscoa.

E então vem o domingo de ramos, data em que termina o período da Quaresma - no qual lembramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde ele sofrerá a paixão e mergulhará na morte, para depois ressuscitar vitorioso.

Ainda, como parte da Quaresma, se celebra na quinta-feira santa pela manhã a missa dos santos óleos.

Nas comunidades durante a Quaresma, se fazem também celebrações penitenciais, como sinais da nossa busca de conversão e da misericórdia de Deus que nos acolhe em seu perdão

Como viver a Quaresma
1. ARREPENDENDO-ME DE MEUS PECADOS . Pensar em quê ofendi a Deus, Nosso Senhor, se me dói tê-lo ofendido, se estou realmente arrependido.
 2. LUTANDO PARA MUDAR:
Analise sua conduta para conhecer em quê esta falhando. Faça propósitos para cumprir dia a dia e revise à noite se os alcançou. Lembre-se de não colocar muitos propósitos porque será muito difícil cumpri-los todos . Deve-se subir as escadas de degrau em degrau, não se pode subir toda ela de uma só vez. Conheça qual é o seu defeito dominante e faça um plano para lutar contra ele.
3. FAZENDO SACRIFICIOS:
A palavra sacrifício vem do latim sacrum-facere, significa "fazer sagrado". Então, fazer um sacrifício é fazer alguma coisa sagrada, quer dizer, oferecê-la por amor a Deus, porque o ama, coisas que dão trabalho. Por exemplo, ser amável com um vizinho com quem você não simpatiza ou ajudar alguém com dificuldades na sua escola . A cada um de nós há algo que nos custa fazer na vida de todos os dias. Se oferecemos isto a Deus por amor, estamos fazendo sacrifício.
4. ORAÇÃO:
Aproveite estes dias para rezar, para conversar com Deus, para dizer que O ama e que quer estar com Ele.


ORAÇÃO DE QUARESMA
Pai nosso, que estais no Céu,
durante esta época de arrependimento,
tende misericórdia de nós.
Com nossa oração, nosso jejum e 
nossas boas obras,  transformai
nosso egoísmo em generosidade. 
Abri
nossos corações à vossa Palavra,
curai nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o  bem neste mundo.
Que transformemos a escuridão
e a dor em vida e alegria.
Concedei-nos estas coisas
 por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário