O
CARNAVAL
As igrejas católica e ortodoxa
herdaram tais festas ou rituais do mundo greco-romano, que, por seu lado, as
teria recebido do Oriente. Assim, na realidade, todos os festejos cíclicos,
tais como o próprio carnaval, estariam associados aos antigos rituais pagãos
referentes às mudanças de estação, quando então se adoravam os deuses naturais
da fecundidade, do crescimento, da colheita e da abundância, praticando-se
penitências ou até mesmo o sacrifício de seres vivos.
Essas festas continuaram
tradicionalmente a ser respeitadas mesmo nas regiões que não apresentam as
mesmas mudanças meteorológicas. Assim, as festas do carnaval comemoradas
durante o inverno no hemisfério Norte são celebradas, no hemisfério Sul, em
pleno verão.
O CARNAVAL CRISTÃO
O CARNAVAL CRISTÃO INICIA O SEU DESENVOLVIMENTO QUANDO A IGREJA CATÓLICA OFICIALIZA O CARNAVAL, EM 590 D.C E ADQUIRE CARACTERÍSTICAS DEFINITIVAS NA RENASCENÇA. TERMINA NO SÉCULO XVIII QUANDO UM NOVO MODELO DE CARNAVAL (PÓS-MODERNO) COMEÇA A SE DELINEAR.
O CARNAVAL CRISTÃO INICIA O SEU DESENVOLVIMENTO QUANDO A IGREJA CATÓLICA OFICIALIZA O CARNAVAL, EM 590 D.C E ADQUIRE CARACTERÍSTICAS DEFINITIVAS NA RENASCENÇA. TERMINA NO SÉCULO XVIII QUANDO UM NOVO MODELO DE CARNAVAL (PÓS-MODERNO) COMEÇA A SE DELINEAR.
UM POUCO DE HISTÓRIA ...
O terceiro Centro de Excelência do Carnaval fixou-se na cidade de Veneza e logo se irradiou para Nice, Paris, Binche, Bonn etc, com mascarados, fantasiados, carros alegóricos etc.
QUANDO A IGREJA CATÓLICA SURGIU FOI CONTRA AS FESTAS DITAS ORGIÁSTICAS E AS COMBATEM, MAS NÃO CONSEGUEM EXTERMINÁ-LAS POR QUE ELAS ESTAVAM IMPREGNADAS NO INCONSCIENTE COLETIVO DOS POVOS.
NO SÉCULO II D.C FOI INTRODUZIDO NA ITÁLIA UM RITO DE INICIAÇÃO ASIÁTICO CHAMADO CULTO DE MITRA, de origem iraniana, o sacrifício de um touro para que seu sangue representasse o renascimento da humanidade. Esse culto era muito difundido.
O terceiro Centro de Excelência do Carnaval fixou-se na cidade de Veneza e logo se irradiou para Nice, Paris, Binche, Bonn etc, com mascarados, fantasiados, carros alegóricos etc.
QUANDO A IGREJA CATÓLICA SURGIU FOI CONTRA AS FESTAS DITAS ORGIÁSTICAS E AS COMBATEM, MAS NÃO CONSEGUEM EXTERMINÁ-LAS POR QUE ELAS ESTAVAM IMPREGNADAS NO INCONSCIENTE COLETIVO DOS POVOS.
NO SÉCULO II D.C FOI INTRODUZIDO NA ITÁLIA UM RITO DE INICIAÇÃO ASIÁTICO CHAMADO CULTO DE MITRA, de origem iraniana, o sacrifício de um touro para que seu sangue representasse o renascimento da humanidade. Esse culto era muito difundido.
A ordem para degolar o touro partia do Deus
sol Mitra, salvador de todos nós. Essa
comemoração se dava no dia 25 de dezembro (no hemisfério norte) após o
solstício de inverno, no renascimento do sol, isto é no Natalis Solis que
significava o nascimento de Mitra, deus salvador, vencedor, invencível,
nascido de um rochedo.
Do sangue do touro nasceram os animais e os vegetais, mesmo contrariando a serpente e o escorpião e simbolizavam a luta do bem contra o mau. Segundo o mito conseguimos acesso a mansão da luz eterna.
A IGREJA CATÓLICA CONHECENDO O PODER DESSA CRENÇA ENTRE OS POVOS COLOCOU O NASCIMENTO DE CRISTO NO DIA 25 DE DEZEMBRO, NA INTENÇÃO DE FAZER UMA FESTA CAPAZ DE NEUTRALIZAR AS BACANAIS E SATURNAIS.
Do sangue do touro nasceram os animais e os vegetais, mesmo contrariando a serpente e o escorpião e simbolizavam a luta do bem contra o mau. Segundo o mito conseguimos acesso a mansão da luz eterna.
A IGREJA CATÓLICA CONHECENDO O PODER DESSA CRENÇA ENTRE OS POVOS COLOCOU O NASCIMENTO DE CRISTO NO DIA 25 DE DEZEMBRO, NA INTENÇÃO DE FAZER UMA FESTA CAPAZ DE NEUTRALIZAR AS BACANAIS E SATURNAIS.
Segundo Junito de Souza
Brandão, autor do livro Mitologia Grega : “o Natalins Dominis, o
Natal de Cristo foi colocado no dia 25 de dezembro, exatamente para substituir
e vencer (e o venceu para sempre) o “renascimento” do invencível mitra.
Na
realidade, Cristo, personagem histórico, nasceu antes da morte de Herodes, o
Grande, que faleceu no ano 4 a.C., donde concluem os exegetas que o senhor
nasceu entre os anos 6-7 da era cristã.
O mês e o dia hão de se saber na
eternidade ...” Se Cristo nasceu antes do ano 0 (zero) da Era Cristã nós já
estamos há mais de 2000 anos ....
EM 325 D.C. A IGREJA CRIOU A PRIMEIRA ASSEMBLÉIA DE BISPOS, ASSESSORADA POR TEÓLOGOS, PARA DECIDIR SOBRE QUESTÕES DE DOUTRINA E DISCIPLINA ECLESIÁSTICA, O CONCILIO DE NICEA (CIDADE DE BITIMA, NO LAGO ASCÂNIO, ÁSIA MENOR) ONDE SE COLOCAM EM DISCUSSÃO, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, AS FESTAS POPULARES. Eles chegaram a conclusão que o dia 25 de dezembro não era suficiente para neutralizar as festas orgiásticas greco-romanas, proibidas, mas ainda fortes.
EM 590 D.C, O PAPA GREGÓRIO I, O GRANDE MARCA EM DEFINITIVO A DATA DO CARNAVAL NO CALENDÁRIO ECLESIÁSTICO.
EM 325 D.C. A IGREJA CRIOU A PRIMEIRA ASSEMBLÉIA DE BISPOS, ASSESSORADA POR TEÓLOGOS, PARA DECIDIR SOBRE QUESTÕES DE DOUTRINA E DISCIPLINA ECLESIÁSTICA, O CONCILIO DE NICEA (CIDADE DE BITIMA, NO LAGO ASCÂNIO, ÁSIA MENOR) ONDE SE COLOCAM EM DISCUSSÃO, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, AS FESTAS POPULARES. Eles chegaram a conclusão que o dia 25 de dezembro não era suficiente para neutralizar as festas orgiásticas greco-romanas, proibidas, mas ainda fortes.
EM 590 D.C, O PAPA GREGÓRIO I, O GRANDE MARCA EM DEFINITIVO A DATA DO CARNAVAL NO CALENDÁRIO ECLESIÁSTICO.
De acordo com o calendário gregoriano, utilizado
oficialmente na maior parte do mundo, o CARNAVAL
É UMA FESTA MÓVEL porque é indicado pelo domingo de Páscoa, também uma data
comemorativa móvel para que não coincida com a páscoa dos judeus.
Para saber em que dia cairá as duas festas, determina-se
primeiro o equinócio da Primavera (no
Brasil é Outono). Não se pode esquecer que o calendário segue as estações
do ano de acordo com o hemisfério norte, onde foi criado.
O primeiro domingo após a lua cheia posterior ao
equinócio da primavera é o domingo de Páscoa.
Face a essa regra, o domingo de carnaval cairá sempre no
7º domingo que antecede à Páscoa.
A quaresma tem início na quarta feira de cinzas e como o
próprio nome diz, tem duração de 40 dias.
Determina-se a data do equinócio da
primavera no hemisfério norte (ponto ou momento em que o sol corta o equador,
tornando os dias iguais às noites). Ocorre em 21-22 de março. Observa-se na
folhinha o primeiro domingo após o 14º dia da lua nova.
OU
NUMA REGRA MAIS PRÁTICA:
- o 1º domingo após a lua cheia. Se o 14º
domingo da lua nova (ou primeira da lua cheia) cair no dia 21 e for sábado, o
domingo 22 de março será o domingo de Páscoa. E assim por diante.
- O
DOMINGO DE PÁSCOA SÓ PODE CAIR ENTRE O DIA 22 DE MARÇO E 25 DE ABRIL.
PARA MARCAR O CARNAVAL
PARA MARCAR O CARNAVAL
OBSERVA-SE OS QUARENTA DIAS QUE JESUS
PASSOU JEJUANDO NO DESERTO (QUARESMA) E FIXA NO 7º DOMINGO, CHAMADO DE QÜINQUAGÉSIMA, A PERMISSÃO PARA SE COMEMORAR COMENDO
CARNE, ANTES DO SACRIFÍCIO DA QUARESMA.
NESSE 7º DOMINGO, CHAMADO DE QÜINQUAGÉSIMA - Gregório I, o Grande deu o titulo de “dominica ad carne levandas” , expressão que veio se abreviando para “carne levamem” , “carneval” e “carnaval”.
NESSE 7º DOMINGO, CHAMADO DE QÜINQUAGÉSIMA - Gregório I, o Grande deu o titulo de “dominica ad carne levandas” , expressão que veio se abreviando para “carne levamem” , “carneval” e “carnaval”.
A NOITE DE CARNAVAL

A TERÇA-FEIRA “MARDI GRASS” , CHAMADA TERÇA-FEIRA GORDA seria legitimamente A NOITE DE CARNAVAL, pois se acentuavam no período que antecedia a Terça-feira Gorda, chamada assim porque era o último dia em que os cristãos comiam carne antes do jejum da quaresma, no qual também havia, tradicionalmente, a abstinência de sexo e até mesmo das diversões, como circo, teatro ou festas.
ANTECEDENDO A QUARESMA, O CARNAVAL FICOU SENDO UMA
FESTA QUE TERMINA EM PENITÊNCIA NA QUARTA FEIRA DE CINZAS.
As
cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão
sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira,
transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Ela ocorre
quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na
Quaresma); ela ocorre quarenta e seis dias antes da Sexta-feira Santa contando
os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa.
E você sabe de onde vêm as cinzas que recebemos na Quarta-Feira de
Cinzas? Você acha que é papel queimado? graveto queimado? carvão
triturado? Se você não sabe, as cinza vêm dos ramos bentos do
Domingo de Ramos do ano anterior
Quando recebemos os ramos no Domingo de Ramos, os
levamos para as nossas casas e as colocamos junto aos nossos crucifixos
de parede e ou junto aos nossos oratórios, mas com o tempo
eles secam. Quando secam, não devemos jogá-los fora, pois foram bentos
pelo sacerdote. Por isso, devemos entregá-los na igreja para que
sejam queimados e transformados em cinzas, a fim de serem usadas no
dia de Quarta-Feira de Cinzas. No dia de Quarta-Feira de Cinzas, os fiéis
são marcados na testa com as cinzas em forma de cruz ou a
recebem um pouco sobre as suas cabeças, quando o secerdote
pronuncia a seguinte frase, à sua escolha:
“LEMBRA-TE
QUE ÉS PÓ E QUE AO PÓ VOLTARÁS!” OU “CONVERTEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO!” Gn 3,19
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