sábado, 2 de fevereiro de 2013

OS DEZ MANDAMENTOS ( texto adaptado para catequese de crianças )



     

OS DEZ MANDAMENTOS

( texto adaptado para catequese de  crianças )
Como saber se estou desobedecendo a Deus? Deus nos deixou algumas regras entregues à Moisés, sinais para seguirmos.  As regras, as leis existem para facilitar a nossa vida.   Quais são essas leis?
Apresentaremos, com base no Novo Catecismo da Igreja Católica, uma síntese  do significado de cada mandamento, adaptado à idade (maturidade ) de vocês  crianças:

1º Amar a Deus sobre todas as coisas : A Sagrada Escritura nos ensina “amarás o Senhor, teu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as tuas forças” (Dt 6,5). Este mandamento chama o homem a crer em Deus, esperar nele e amá-lo sobre todas as coisas.

2º Não tomar o Seu Santo nome em vão: O nome do Senhor é santo. Não podemos usá-lo de forma inconveniente. Jurar falso significa invocar Deus como testemunha de uma mentira.

3º Guardar domingos e festas santas : No Antigo Testamento santificava-se e guardava-se o sábado, sétimo dia de repouso do Senhor. O sábado passou a ser substituído pelos cristãos pelo domingo, dia da ressurreição do Senhor. O domingo deve ser guardado,é um dia de descanso do corpo e do espírito, nesse dia devemos participar da Santa missa.

4º Honrar pai e mãe: Deus quis que depois dele, honrássemos os nossos pais . Os filhos devem aos pais respeito, gratidão e obediência, visando a harmonia de toda a família. Os pais também devem cumprir a missão de educar as crianças e zelar pelo bem-estar delas.

5º Não matar :Toda a vida humana, do nascimento até a morte, é sagrada. A pessoa humana foi criada à imagem e semelhança do Deus vivo e santo. Matar alguém é atentar contra a dignidade da pessoa. Todos temos direito à vida.  Porém, se prestarmos atenção:  para  matar alguém não precisamos assassina-la, podemos matar uma pessoa, quando a desejamos mal, quando a humilhamos, quando somos egoísta ou até mesmo quando não nos respeitamos e enchemos o nosso organismo de drogas

6º Não pecar contra a castidade: Castidade é abstinência ( não fazer uso) de práticas sexuais  antes do matrimônio. Jesus é o maior modelo de castidade. Devemos resguardar e respeitar o nosso corpo, para isso devemos saber nos vestir adequamente, escolher bem nossos amigos e principalmente “nos guardar” de cenas impróprias de filmes e novelas , revistas e sites impróprios na internet, e até mesmos de determinados ambientes .

7 º Não furtar :Tudo aquilo que toma ou pega injustamente do outro é um pecado contra este mandamento. Se não é meu e não posso ter não terei. Se por vezes este ato foi cometido deve reparado, devemos nos vigiar para não se apossar indevidamente do que é do outro.

8 º Não levantar falso testemunho: Devemos fugir da mentira, da falsidade. Não devemos nos envergonhar de dar testemunho da verdade. O respeito pelo bem e pela honra da pessoa proíbe toda e qualquer mentira.

9º  Não desejar a mulher do próximo: Ser fiel a este mandamento implica que tenhamos um coração sempre puro. Essa purificação exige oração, a prática de um amor verdadeiro, puro  e fiel.

10º Não cobiçar as coisas alheias:O desejo das coisas alheias nasce da paixão exagerada  da riqueza e do poder. Inveja é, assim, a “tristeza” que se experimenta diante do que os outros possuem e desejo de que fosse seu. Muitas vezes podemos ser felizes com o que temos mas sempre estamos reparando o brinquedo novo do amigo,a roupa bonita da colega, o tênis legal do  primo,  a casa bonita do vizinho e  assim simplesmente por não possuí-los  surge a inveja , um sentimento negativo.  O desejo maior que devemos ter sempre é “ser feliz com o que temos e o que podemos ter ”.
  
 Atenção:  leia na Bíblia : Êxodo , 20 para saber mais sobre os mandamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário