sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

-OUTUBRO - DIA DA CRIANÇA - ESTUDO PARA REFLEXÃO DOS PAIS EM REUNIÃO DE CATEQUESE : NOSSOS PEQUENOS SÓ SERÃO EDUCADOS SE NÓS OS EDUCARMOS E, MAIS DO QUE ISSO, SE NÓS NOS EDUCARMOS, NOS DEIXARMOS EDUCAR NOS VALORES HUMANOS. / NÓS, PAIS , ESTAMOS FALHANDO EM ALGUM LUGAR NA FORMAÇÃO ADEQUADA DO CARÁTER DE NOSSOS FILHOS





NOSSOS PEQUENOS SÓ SERÃO EDUCADOS SE NÓS OS EDUCARMOS E, MAIS DO QUE ISSO, SE NÓS NOS EDUCARMOS, NOS DEIXARMOS EDUCAR 
NOS VALORES HUMANOS

NÓS, PAIS, ESTAMOS FALHANDO EM ALGUM LUGAR NA FORMAÇÃO ADEQUADA DO CARÁTER DE NOSSOS FILHOS

Vivemos em uma era violenta; sofremos violências cada vez maiores e com mais constância; assistimos quotidianamente manifestações de violência... a violência entra em nossas casas, muda nossa vida, nossos valores, nossas famílias, nossos comportamentos.
A violência é um sinal, um sintoma de uma sociedade que não criou apreço pelos valores e acabou formando adultos sem referenciais de cidadania e de respeito pelo próximo. A violência é a marca de uma sociedade excludente (que exclui em todos os sentidos, até afetivos).
A SOLUÇÃO, A LONGO PRAZO , DESSES PROBLEMAS EXIGEM UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO NA MANEIRA DE EDUCAR NOSSAS CRIANÇAS.
Muito mais importante do que favorecer uma avalanche de conhecimentos e informações às nossas crianças é o fato de nós os formarmos enquanto pessoas humanas, incentivando-os a darem o melhor de si.
Devemos juntos, educadores, pais e responsáveis, tomar essa atitude diante de nossas crianças, tornando isso nossa missão: colaborarmos para a formação humana integral de nossos pequenos!
E COMO FAZEMOS ISSO?
Há muitos pesquisadores, de variadas áreas de conhecimento, que vêm pensando no humano na atualidade. Existe um educador que há décadas vem tocando a melodia do resgate dos valores humanos básicos, a saber: A VERDADE, A RETIDÃO, A PAZ, O AMOR, A NÃO-VIOLÊNCIA . Ele se chama Sathia Sai Baba e é indiano - ELE PROPÕE QUE ESTIMULEMOS ESSES VALORES EM NOSSAS CRIANÇAS - E NÓS DIA A DIA COMPROVAMOS ISSO, QUE À MEDIDA QUE A CRIANÇA FOR UTILIZANDO A INTENSA CAPACIDADE AMOROSA QUE EXISTE DENTRO DELA, GERMINARÃO OS VALORES HUMANOS EM SEU CORAÇÃO, O QUE SE REFLETIRÁ NO COMPORTAMENTO FAMILIAR, SOCIAL E PROFISSIONAL. INDEPENDENTEMENTE DE DIFICULDADES, SOFRIMENTOS E DECEPÇÕES QUE, COMO TODO SER HUMANO, ELA ENCONTRAR EM SUA TRAJETÓRIA SOBRE A TERRA, SERÁ FELIZ. PORQUE FELICIDADE, AFINAL, NÃO É ESTAR RADIANTE DE ALEGRIA E DE BOM HUMOR DIARIAMENTE, MAS PERMANECER EM HARMONIA COM SUA NATUREZA HUMANA.
As leis da natureza humana só serão cumpridas quando conseguirmos ser leais à verdade, o que nos levará à retidão, à qual nos proporcionará a paz. Estando em paz, torna-se possível para nós viver e entender o verdadeiro amor incondicional. Com esses valores aflorados, somos capazes de praticar a não-violência, que é a abstenção de ferir o outro pelo pensamento, palavra ou ação.
Quanto antes começarmos, melhor e mais fácil.

ESTAMOS EDUCANDO NOSSAS CRIANÇAS?

Vamos agora atentar para nossa história enquanto civilização: o que vemos? 
Vemos que o homem, principalmente no último século e início desse, concentrou-se muito no desenvolvimento da ciência e tecnologia, o que sem dúvida melhorou nossas condições materiais de vida. Porém, visando o conforto exterior, o ser humano foi deixando de lado seu plano interior, esquecendo-se que é corpo, mente e espírito.
Esse enfoque tecnicista fragmentou a educação, priorizando o acúmulo de conhecimento, a competição acirrada, o que provocou uma desestruturação do ser humano que, por sua vez, se reflete na realidade violenta de nossa sociedade.
NOSSOS PEQUENOS ESTÃO PERDIDOS PORQUE MUITOS DE NÓS, ADULTOS, TAMBÉM PERDEMOS O RUMO, SEM SABER PARA ONDE IR NO RUMO DA VIDA. É como se a tênue linha divisória entre o bem e o mal, entre o certo e o errado estivesse se apagando.ENTÃO CULPAMOS O STRESS DO COTIDIANO, A MÁ INFLUÊNCIA DA MÍDIA, AS MÁS COMPANHIAS, DROGAS, POBREZA, IMORALIDADE... É CLARO QUE TUDO ISSO CONTRIBUI PARA O QUADRO ATUAL.
 Mas por que, por exemplo, nossos jovens estão infelizes, buscando auto-realização no limite, no extremo e perigoso, no comportamento desregrado? Por que nossas crianças têm apresentado comportamentos com os quais não sabemos lidar, cada vez mais rotulados como hiperatividade, déficit de atenção, depressão, transtorno de separação na infância, ansiedade infantil, sendo essas crianças medicadas cada vez mais prematuramente?
ISSO TUDO É SINAL DE QUE NÓS, ADULTOS, ESTAMOS FALHANDO EM ALGUM LUGAR NA FORMAÇÃO ADEQUADA DO CARÁTER DELES.
QUANDO QUESTIONAMOS ESTAS COISAS, DEVEMOS COMPREENDER QUE O COMPORTAMENTO DE NOSSOS PEQUENOS É UM REFLEXO DA FORMAÇÃO RECEBIDA EM CASA E NA ESCOLA, DA FALTA DE RESPEITO PELO OUTRO, DO DESCONHECIMENTO DE LIMITES, DA AUSÊNCIA DE DISCIPLINA E DA INVERSÃO DE VALORES PRESENTE EM NOSSA SOCIEDADE QUE GERA DESESTRUTURAÇÃO EM NOSSOS LARES E COM A QUAL ACABAMOS POR NOS HABITUAR.
A  educação que fornecemos às nossas crianças enfatiza o desenvolvimento intelectual sem preocupar-se com o cultivo das qualidades humanas.

QUEM EDUCA O SEU FILHO ? A BABA, A NOVELA, O VIDEO GAME , AS REDES SOCIAS, AS AMIGAS, OS AMIGOS, A TELEVISÃO ?
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO LEVAM OS INDIVÍDUOS A MODOS PADRONIZADOS DE PENSAR, DE AGIR, DE CONSUMIR.
E É POR SER MESMO ESSA SITUAÇÃO TÃO GRAVE QUE OS PAIS DEVEM REASSUMIR SUA POSIÇÃO DE EDUCADORES.

O QUE É EDUCAR?

PODEMOS DIZER QUE EDUCAR É FAZER COM QUE NOSSOS PEQUENOS ENTENDAM QUE O CERTO É SEMPRE O CERTO, MESMO QUE POUCOS O FAÇAM, E O ERRADO É SEMPRE ERRADO, MESMO QUE MUITOS O FAÇAM.
DEVEMOS NOS TORNAR FACILITADORES PARA AS NOSSAS CRIANÇAS, POSSIBILITANDO QUE ELAS EXTERIORIZEM SUAS HABILIDADES E ASSIM POSSAMOS IR, COM ELAS, TRILHANDO O CAMINHO DO BEM.
PROFESSORES SÃO PROFESSORES ...
PAIS .... CONTINUAM SENDO PAIS, PORTANTO, SÃO OS GRANDES RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO DOS FILHOS.
A  CRIANÇA DEVE APRENDER ALÉM DOS CONTEÚDOS DA ESCOLA / PAIS NÃO SÃO PROFESSORES, A VERDADEIRA EDUCAÇÃO, VEM DE BERÇO.
Há pais que enxergam nos filhos seus alunos, agem como se eles fossem seus alunos.... se estão bem na escola – está tudo bem ... mas a educação na família vai muito além dos conteúdos ensinados na escola.
,Pais são pais e pronto : a missão é grandiosa : formar um ser humano , pronto a vida em sociedade, pronto para valorizar o outro.
Educando os pequenos como filhos : nossas crianças aprenderão  a necessidade de aproximação, de afeto e confiança, a necessidade de troca, de cumprir deveres, de exercitar os valores, de cumprir as regras, e isso elas só podem aprender conosco, com os pais.

A família educa os cidadãos, ensina as virtudes sociais, promove a aprendizagem das responsabilidades sociais e da solidariedade. Ela está no centro da vida social. É titular de direitos próprios e originários. É o lugar primário das relações interpessoais, é célula vital da sociedade.

A família é a primeira instituição social, é uma comunidade natural para o bem da sociedade, aliás, é a primeira sociedade humana. Sem a família as estruturas, as instituições e os povos se debilitam. Todo sistema social que pretende servir ao bem da sociedade não pode prescindir da família.
Por isso, a família é “patrimônio na humanidade”. 
Os pais são colaboradores de Deus e benfeitores da sociedade.


O EXEMPLO É O MELHOR ENSINAMENTO: DEVEMOS POIS ENSINAR AOS NOSSOS PEQUENOS O QUE É E COMO NOS TORNAMOS SERES HUMANOS.


A VERDADEIRA META DO SER HUMANO É ADQUIRIR O O AMOR INCONDICIONAL, ESSE AMOR SE APRENDE NA PRIMEIRA ESCOLA DO FILHO : A FAMILIA

TODA A CRIAÇÃO É SINAL DE AMOR; SEUS FILHOS TAMBÉM SÃO SINAIS DO AMOR DE VOCÊS, PAIS, TIOS , AVÓS...

NÓS NOS ACOSTUMAMOS A RELACIONAR O TERMO "SER HUMANO" AO QUE É FALHO, DEFEITUOSO: "SOU HUMANO, TENHO MEUS DEFEITOS..." OU "ERRAR É HUMANO!"
Basta “ser humano” para ter uma justificativa pelos erros. UMA DESCULPA PARA O ERRO – ISSO JÁ ESTA ERRADO.
E É POR EXISTIREM, DENTRO DE NÓS, INÚMERAS QUALIDADES E VIRTUDES QUE DEVEMOS, DESDE CEDO, FORTALECÊ-LAS, CULTIVÁ-LAS E VALORIZÁ-LAS.
O RESULTADO SERÁ UM SER HUMANO EXCELENTE.
VOCÊ DUVIDA? POIS BEM:
se alguém lhe mostrar uma semente escura e feia dizendo que dentro dela há uma bela e perfumada flor, você acreditará, pois você sabe que da semente, cultivada em terra fértil, com cuidados, nasce a planta que produz a flor. Mas, e se eu disser que dentro de você – e de cada um de nós, e de nossas crianças – existe uma semente que, por mais imperfeita que possa parecer, dela nascerá uma excelente pessoa? Muitos duvidariam! Pois bem, é só providenciarmos o terreno fértil e dispensarmos cuidado!
INICIANDO UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

É IMPORTANTE VIGIAR NO NOSSO DIA A DIA COM NOSSAS CRIANÇAS:

linguagens e atitudes que despertem inferioridade, baixa auto-estima, insegurança, agressividade, desrespeito as regras e ao próximo... tudo isso sabota a capacidade deles de terem uma vida estruturada, harmoniosa, de sucesso, feliz.
1º passo : SE EDUCAR -  UMA DAS TAREFAS DE TODO ADULTO FRENTE A UMA CRIANÇA, É APRESENTAR EXEMPLOS. DEVEMOS RESGATAR NOSSOS VALORES HUMANOS, DEIXANDO AFLORAR NOSSOS MELHORES SENTIMENTOS.


EDUCAR DERIVA DO LATIM EDUCARE QUE SIGNIFICA REVELAR O QUE ESTÁ DENTRO,ajudar no surgimento das habilidades e potencialidades, dos dons de cada pessoa.
Cada ser humano, , deve também adquirir humildade, disciplina e bom caráter, ou seja, deve saber e ser. Deve ter consciência de si, do outro.

OS PAIS TÊM O DIREITO E O DEVER DE TRANSMITIR A FÉ A SEUS FILHOS. ELES SÃO MESTRES, CATEQUISTAS E PRIMEIROS MINISTROS DE SEUS FILHOS.



NOSSOS PEQUENOS SÓ SERÃO EDUCADOS SE NÓS OS EDUCARMOS E, MAIS DO QUE ISSO, SE NÓS NOS EDUCARMOS, NOS DEIXARMOS EDUCAR NOS VALORES HUMANOS DA:
  • VERDADE, ENQUANTO AQUILO QUE DEVE SER DITO;
  • RETIDÃO, ENQUANTO AQUILO QUE DEVE SER PRATICADO;
  • PAZ, ENQUANTO AQUILO QUE DEVE PREENCHER NOSSA MENTE;
  • AMOR, ENQUANTO AQUILO QUE DEVE SE EXPANDIR DENTRO DE NÓS;
  • NÃO-VIOLÊNCIA, ENQUANTO AQUILO QUE DEVEMOS SER PLENAMENTE...
...E isso está totalmente em consonância com um anseio humano e cristão profundo: a PAZ. Se tivermos essa prática de educação calcada nestes valores fundamentais gravada em nós e a exercitarmos, estaremos sendo felizes e promovendo a felicidade dos que nos cercam, já que estaremos sendo fiéis ao que Jesus nos aponta no Sermão da Montanha:
BEM-AVENTURADOS (FELIZES) AQUELES QUE PROMOVEM A PAZ (MT 5,9). SIM, SOMOS TODOS E TODAS, FILHOS E FILHAS DE DEUS, IRMÃOS E IRMÃS!!!


(ESSE TEXTO REELABORADO POR MARIZETE CAJAÍBA, HÁVENDO  UMA JUNÇÃO DE ALGUNS TEXTOS OBTIDOS NAS SEGUINTES FONTES:


                            VÍDEO: impacto dos pais na educação dos filhos

TEXTOS INTERESSANTES:
http://www.portaldafamilia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário