sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

- O CARNAVAL - COMO SURGIU - SEU REAL SIGNIFICADO - SUA TRANSFORMAÇÃO - A POSIÇÃO DA IGREJA CATÓLICA




- O CARNAVAL

-   COMO SURGIU

 - SEU REAL SIGNIFICADO

- SUA TRANSFORMAÇÃO

-  A POSIÇÃO DA IGREJA CATÓLICA


A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma.

Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.

A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".

Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas.

Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma.
Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinónimo de Carnaval.

No período do Renascimento, as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos.

Ao caráter de festa popular e desorganizada, juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média.
O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval".
Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.

O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.
A cidade de Paris foi o principal modelos exportador da festa carnavalesca para o mundo.
Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro inspiraram-se no Carnaval francês para implantar as suas novas festas carnavalescas, sendo o Carnaval do Rio de Janeiro considerado o mais importante do mundo...
Devido à sua origem pagã, e pelo fato de ser uma festa um tanto obscena, a relação entre a Igreja Romana e o carnaval nunca foi amigável.
No entanto, o que prevaleceu por parte da igreja foi uma atitude de tolerância quanto à essa manifestação, até porque a liderança da igreja não conseguiu eliminá-la do calendário.
A solução, então, foi: se não pode vencê-los, junte-se a eles. Daí, no século XV, a festa da carne, por assim dizer, foi incorporada ao calendário da igreja, sendo oficializado como a festa que antecede a abstinência de carne requerida pela quaresma: Por fim, as autoridades eclesiásticas conseguiram restringir a celebração oficial do carnaval aos três dias que precedem a quarta-feira de cinzas (em nossos tempos, alguns párocos bem intencionados promovem, dentro das normas cristãs, folguedos públicos nesse tríduo a fim de evitar que sejam os fiéis seduzidos por divertimentos pouco dignos). Como se vê, a igreja não instituiu o carnaval; teve, porém, de o reconhecer como fenômeno vigente no mundo em que ela se implantou.


Sendo em si suscetível de interpretação cristã, a Igreja  procurou subordinar  esse período de carnaval aos princípios do Evangelho da maneira melhor possível, promovendo congressos, retiros , a festa do  carnaval com Jesus ou folia de Jesus, onde os foliões cantam e dançam ao ritmo de samba com letras de músicas religiosas em meio a louvores e orações.

Foi  inevitável, porém, a perda de  limite entre o que o carnaval pode ter de cristão e o que tem de pagão. Esta claro que o carnaval como acontece na atualidade é  contrário às intenções da igreja , tendo em vista os festejos exagerados , regados a muita folia , bebida, sexo e desfiles  com foliões praticamente  semi-nus.
No Brasil, esse período representa o maior feriado do ano. Para muitos trabalhadores, a única oportunidade do ano  de viajar para o litoral , visitar parentes ... Virou uma festa capitalista , sinônimo de muito lucro ... Muitos chegam a dizer que o Brasil só funciona mesmo depois do carnaval .

Em reparação dos mesmos foram instituídas adoração das quarenta horas e as práticas de retiros espirituais nos dias anteriores à quarta-feira de cinzas.

Deixando claro que, os católicos de verdade, não se submetem a esse tipo de festa, os verdadeiros católicos, frequentam ambientes saudáveis  e se divertem sem cometer nenhum tipo de excesso, mantendo os olhos sempre fitos na cruz, lembrando fidelidade ao Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário