sábado, 9 de fevereiro de 2013

COMO O CATÓLICO DEVE CURTIR O CARNAVAL : o católico deve se aproveitar dos divertimentos carnavalescos sadios, benéficos, equilibrados e, em termos gerais, úteis para a saúde do corpo e da mente.


O CARNAVAL E A IGREJA CATÓLICA
A palavra carnaval deriva da expressão latina carne levare, que significa abstenção da carne. 
Os dias do Carnaval antecedem sempre o início da Quaresma e terminam na quarta-feira de cinzas.
O Carnaval tornou-se um curto período de divertimento mais intenso, porque logo após estes poucos dias, segue a santa quaresma. Durante esses quarenta dias, os católicos devem, mais do que em outras épocas do ano, fazer penitência através do jejum e da oração em preparação para a festa da Páscoa, a maior festa do ano litúrgico.

(SUGESTÃO PARA RETIRO DOS CATÓLICOS DURANTE A QUARESMA)
SINOPSE DO LIVRO  - A QUEM IREMOS, SENHOR?
 RETIRO POPULAR 2013 – DOM ALBERTO TAVEIRA CORRÊA
A Quaresma é um tempo propício para o arrependimento de nossos pecados, assim como para as mudanças necessárias que nos tornarão melhores, a fim de vivermos mais próximos de Cristo. É tempo de fazer opções verdadeiras, pedir constância ao Senhor e ajudar-nos mutuamente em vista da perseverança.
 O coração do Retiro Popular 2013 é fazer uma nova escolha do seguimento de Jesus Cristo.
Sejamos homens e mulheres renovados no Espírito, para que nos tornemos discípulos missionários e façamos o mundo crer em Jesus, nosso Senhor.

MILHARES DE CRISTÃOS SE AFASTAM EM BUSCA DE AMBIENTES MAIS CALMOS E SERENOS.
Curiosamente, enquanto enormes multidões participam no Carnaval, milhares se afastam em busca de ambientes mais calmos e serenos. Alguns procuram muita alegria, fortes emoções e animado divertimento nas músicas, danças e brincadeiras agitadas do Carnaval nos clubes e nas ruas.
MUITOS CRISTÃOS SE DIRIGEM AOS RETIROS ESPIRITUAIS OU AMBIENTES PACATOS TENTANDO TAMBÉM ENCONTRAR ALEGRIA, PAZ, CONTENTAMENTO E SATISFAÇÃO.

UM CONSIDERÁVEL NÚMERO DE PESSOAS ACREDITA QUE A IGREJA É CONTRA O CARNAVAL E O CONDENA.
ISSO SIMPLESMENTE NÃO É A VERDADE. A IGREJA CATÓLICA NÃO É CONTRA O CARNAVAL, MAS É CONTRA CERTOS OS EXCESSOS COMETIDOS DURANTE O CARNAVAL. A Igreja Católica quer ver seus fieis felizes e contentes, compreendendo que o descanso e o repouso são necessários para a pessoa humana. Ninguém é de ferro e todo ser humano precisa intercalar o trabalho com o descanso e com o divertimento.
A descontração na vida de um povo sofrido é necessária.
PORÉM, HÁ FORMAS NOBRES, SIMPLES E SADIAS DE LAZER. ELAS IRRADIAM A ALEGRIA AUTÊNTICA QUE REFAZ AS FORÇAS DO CORPO E AUMENTE AS ENERGIAS DO ESPÍRITO.

O problema é que nos dias de Carnaval há muitos divertimentos desenfreados. Muitas pessoas se entregam ao prazer desordenadamente. Há excessos na bebida alcoólica, há grande falta de pudor e imoralidade de diversos tipos.
Devido aos excessos e desregramentos cometidos durante o carnaval há um elevado número de mortes, graves acidentes e pessoas agredidas fisicamente, para não falar em agressões morais. É IMPORTANTE PARA O CATÓLICO LEMBRAR QUE TODO DIVERTIMENTO QUE IMPLICA ATOS OBSCENOS, PRAZERES ILÍCITOS, PAIXÕES DESORDENADOS, ATITUDES VULGARES, RISCOS MORTAIS E VIOLÊNCIA SÃO IMORAIS.
 O mundo está perdendo o sentido do pecado e é necessário reafirmar que a Lei de Deus não fica suspensa durante o Carnaval.
Por isso, o católico deve se aproveitar dos divertimentos carnavalescos  sadios, benéficos, equilibrados e, em termos gerais, úteis para a saúde do corpo e da mente.


O Carnaval nunca deve ser tal que se devesse ter mais tarde vergonha da conduta tida durante estes dias. Portanto, que haja  um bom e animado carnaval, sem exageros,  sem bebida alcoólica, sem violência e sem imoralidades , esses são pontos importantes sobre a postura do católico na hora de ir para a folia. 

Que o Carnaval seja uma folia que não afaste as pessoas de Deus ou do próximo, mas sim dias
 de diversão sadia.
http://pscjminduri.blogspot.com.br/2012/02/o-carnaval-e-igreja-catolica.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário