terça-feira, 1 de janeiro de 2013

JESUS NOS DEU A PAZ :“ Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. (Jo 14,27).



JESUS NOS DEU A PAZ

Jesus aponta caminhos de paz.
 Á paz não se chega pela mentira, 
pela fome, pela guerra,
 pela imposição da vontade do mais forte, 
pela construção de muros defensivos. 
Não se alcança a paz por caminhos violentos.
Os remédios que Jesus apontava vão na contramão da violência : caridade, amor fraterno, perdão, solidariedade . . .
Jesus, vítima de uma grande violência, não responde com violência igual. Toda sua vida e missão estão a serviço da paz. Por isso Paulo diz que Cristo é a nossa paz, que Jesus fez uma unidade daquilo que era dividido, que destruiu a separação e fez uma humanidade nova pelo restabelecimento da paz.
Jesus derruba fronteiras e limites, recusa a “lógica a violência” e nos deixa a paz:
Eu vos deixo a paz, 
eu vos dou a minha paz”. 
(Jo 14,27).
A paz exige meios pacíficos e pessoas pacíficas. 
Essas pessoas, diz o Evangelho,
serão chamadas “filhos e Deus”,
 não que os outros não sejam,
 porque somos todos filhos de Deus.
"A pior coisa que uma pessoa violenta pode fazer conosco é nos transformar em alguém tão violenta quanto ela." 
Jesus não permitiu, que fizessem isso com ele : não respondeu à agressão com agressão, 
não chamou o fogo do 
céu para destruir o inimigo.
Para chegar à paz, 
devemos estar em paz.

 

DINÂMICA : OFICINA DE IDÉIAS



Atenção :  PARA RESPONDER NO CADERNO:
1) Como tenho percebido a paz no mundo?        (  O que ouço falar ou vejo na televisão )
2) Como tenho percebido a paz na minha cidade ou no meu bairro    
( lembre-se de algum fato acontecido e escreva-o)
3) Como tenho percebido a paz na minha família?   ( só para refletir, não precisa responder por escrito)
4) Como tenho percebido a paz na minha escola ou na  minha sala de aula?
5) O que devo fazer para manter a paz e ser um discípulo da paz?
6) Vamos todos juntos fazer uma oficina de idéias sobre o tema : PAZ

TAREFA DE CASA  PARA TODA A FAMÍLIA

CASO SEJA POSSÍVEL , chame sua família para analisar e refletir a seguinte questão:
Como temos percebido a paz na nossa família?
O que podemos fazer para manter a paz na família ? 
( como cada um deverá agir)
. ATENÇÃO : não é necessário escrever nada, é somente para reflexão.

Marizete Cajaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário