quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

- OUTUBRO - SEMANA DA CRIANÇA - ESTUDO COM AMPLAS INFORMAÇÕES PARA SER TRABALHADO EM REUNIÕES DE CATEQUESE COM OS PAIS ( EM ENCONTRO DE CASAIS E EM REUNIÕES DE ESCOLA COM OS PAIS) . TEMA - PAIS : ESPELHO PSICOLÓGICO PARA OS FILHOS / Nós pais, somos um espelho psicológico que nossos filhos usam para construir sua própria identidade./ COMO VOCÊ APARECE AOS OLHOS DO SEU FILHO ? PEÇA QUE ELE O O IMITE , TALVEZ VOCÊ SE ASSUSTARÁ COM A IDEIA QUE SEU FILHO (A ) TEM DE VOCÊ. Ensina a criança o respeito pelo exemplo/ Nossos filhos vão refletir as atitudes que temos com eles pelo resto da vida -









PAIS : ESPELHO PSICOLÓGICO PARA OS FILHOS
COMO VOCÊ APARECE AOS OLHOS DO SEU FILHO ?
PEÇA QUE ELE O  O IMITE , TALVEZ VOCÊ SE ASSUSTURÀ
COM A IDEIA QUE SEU FILHO(A) TEM DE VOCÊ.


Nós pais, somos um espelho psicológico
que nossos filhos usam para construir sua própria identidade.

1)A CRIANÇA NOS OBSERVA O TEMPO TODO ....
 O  exemplo de meu filho Gustavo  quando tinha cinco anos – na escolinha queria que o pai viajasse menos, ficasse mais com ele – nos seus desenhos da família , só fazia desenhos comigo mais próxima e grande (e de mãos dadas com ele ) e o pai dele pequeno e distante ) isso balançou emocionalmente o pai dele, meu marido que teve que mudar o seu estilo de vida depois disso .

 NÓS ENSINAMOS O FILHO O TEMPO TODO :

Falando no telefone, vendo futebol, quando chegamos do trabalho, cuidando de nós mesmos ( hábitos de higiene : escovar dentes, roupa limpa, tênis limpo, etc) o cuidado com nossas coisas, o nosso guarda-roupa aberto conta muito sobre nós ( está sobrecarregado, abarrotado ou tem o suficiente? está bagunçado? ganha um brinde quem achar a roupa que você precisa?) e o que sai e o que entra na sua boca ????  CUIDADO !!!
VOCÊS  NÃO  ESTÃO SENDO  FILMADOS  24  HORAS  PELA CÂMERA DO BIG BROTHER , MAS ESTÃO SENDO FILMADOS  PELOS  OLHOS DOS SEUS FILHOS .

POR ISSO EXEMPLO É TUDO :
FAÇA O QUE EU FALO, NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO
   ISSO JAMAIS FUNCIONA !!!!!
Como você bebe ou fuma na frente do filho e não quer que mais tarde ele venha a fazer o mesmo? Como você fala um poderoso palavrão , mas diz para a filho  que aquilo é feio e não pode ser dito na escola ou na casa da vovó?!


Ensina a criança o respeito pelo exemplo
Nossos filhos vão refletir as atitudes que temos com eles pelo resto da vida:

• Se gritamos, eles gritam;
• Se xingamos, eles xingam;
• Se batemos, eles ficam agressivos;
• Se oramos com eles, aprendem a orar;
•Se lermos a Bíblia junto com eles, aprenderão a crer e gostar da Palavra de Deus.


2)               COMO A CRIANÇA  DEVE SER  TRATADA?

Como pessoa sábia e inteligente que é ? 

 A CRIANÇA  MESMO SEM SABER FALAR , AINDA BEBÊ PERCEBE TUDO :
• Ela sente se é posta no colo com carinho, ou sacudida como um saco de batatas;
• Se os braços que a envolvem são aconchegantes, ou se são apenas um apoio;
• Se sua fome é respeitada ou ignorada.


 
A maneira carinhosa e afetiva que proporcionamos à criança é que criará a base para uma auto-estima saudável, isto é, uma visão positiva dela mesma.  Essa receptividade é construída pelo tipo de:

• atenção
• sorrisos
• carinhos
• brincadeiras
. conversa

TUDO AQUILO QUE OFERECEMOS À CRIANÇA, ATRAVÉS DOS CONTATOS QUE TEMOS COM ELA, A ACOMPANHARÁ PELA VIDA TODA.
É através destes contatos, que a criança começará a formar sua concepção do que significa ser amada.
  ASSIM :
- Se ela tem uma mãe afetuosa, amorosa, ela trará para a vida adulta, esta concepção de amor.
 No entanto, se a mãe for uma pessoa fria, distante, mas cumpridora de seus deveres, a criança entenderá então que amor é serviço, OBRIGAÇÃO
 - Se os pais forem violentos e agressivos, a criança entenderá que quando não estiver satisfeita com alguma coisa, este é o padrão que deverá ser usado: violência, agressividade e berros.

OS PAIS SÃO OS ESPELHOS ONDE O FILHO SE MIRA E VÊ REFLETIDA A SUA PRÓPRIA IMAGEM.

 Ensina a criança que ela é digna de ser amada.

Esta é a base da saúde emocional: sentir-se amada e digna.

 EXISTE UMA ENORME DIFERENÇA ENTRE A CRIANÇA SENTIR-SE AMADA E SER AMADA. ( COMUNICAR O AMOR)
A criança vai sentir-se amada à medida que os pais sejam capazes de comunicar o seu amor de uma forma não apenas verbalizada, mas através de atitudes de amor e afeto, como por exemplo :

 ESTAR PRESENTE -  Faz-se importante ter uma atenção focalizada ao tratar-se com a criança, isto significa estar presente.
O distanciamento faz com que a criança sinta-se “não amada”.
Quantas vezes nós nos concentramos tanto em fazer coisas para os nossos filhos,
 e nos esquecemos de concentrarmo-nos neles como pessoa.

Corremos tanto para  ganhar dinheiro para a educação e o bem estar deles e nos esquecemos deles como pessoas que são.
“NÓS PODEMOS PERDER DE VISTA A MARAVILHA QUE É O NOSSO FILHO SE NOS PREOCUPARMOS COM ATIVIDADES COM O PASSADO OU COM O FUTURO, EM LUGAR DE PREOCUPARMO-NOS COMA PARTICULARIDADE DELE NO AQUI AGORA”.
Seu filho tem que sentir que ele é mais importante do que as coisas.

“PODEMOS DIZER A UMA CRIANÇA MUITAS VEZES, QUE A AMAMOS,
MAS É A MANEIRA PELA QUAL CONVIVEMOS COM ELA DIA APÓS DIA ,
QUE PROVA ESSE AMOR”.
Isto me faz lembrar aquela história do pai, que toda vez que batia no menino dizia:
 “ -Filho, papai está te batendo porque te ama”. Até que um dia o filho disse:
“-Pai, por favor, não me ame tanto!”.
 Que tipo de adulto pode surgir aí?! Um homem que bate na mulher,
apesar de amá-la?!
O sentimento da criança sobre ser ou não ser amada vai afetar a maneira pela qual ela irá se desenvolver.

• Se você bate, ele vai obedecer apenas quando você estiver por perto. E vai aprender que quando não fazem o que ele quer, deve bater, por isso ele bate no coleguinha e no irmãozinho
Se você ensina, ele aprende e aplica no futuro.


3) REPREENSÕES CONTÍNUAS E CRÍTICAS POR PARTE DOS PAIS, PODEM GERAR COMPORTAMENTO DESTRUTIVO NA CRIANÇA

“SE NÃO POSSO TER O AMOR DELES, VOU ATRAIR A ATENÇÃO O MÁXIMO QUE PUDER”

NA ESCOLA , POR EXEMPLO: JÁ FOI COMPROVADO , AS CRIANÇAS MAIS PROBLEMÁTICAS SÃO AQUELAS QUE SÃO MAL AMADAS E INCONSCIENTEMENTE FAZEM TUDO PARA OBTER A ATENÇÃO ( SIM , POIS SÃO O CENTRO DE ATENÇAÕ NA SALA DE AULA, O CENTRO DE ATENÇÃO NA HORA DO RECREIO, O CENTRO DE ATENÇÃO NO SHOPPING .... E ASSIM VAI ) POIS A SUA FAMÍLIA NÃO LHE DÁ ATENÇÃO.
4) COMO ENCARAR E RESOLVER PROBLEMAS E COMPORTAMENTO DOS FILHOS:
 ENSINA A CRIANÇA A TER LIMITE
Crie as leis a serem usadas e os castigos a serem aplicados se a lei for quebrada.
TODO O CASTIGO DEVE SER ANUNCIADO COM ANTECEDÊNCIA
Ex: As roupas sujas deverão ser colocadas dentro do cesto para serem lavadas. Se não estiverem na cesta, não serão lavadas... Ordem no quarto... Ajudar no serviço de casa... Horário para estudo, tipos de lazer, ensinar o que é certo e o que é errado.

“Seja o vosso falar “SIM SIM, NÃO NÃO”.
Quando der um não, tenha a certeza absoluta de que este não é irreversível. Não o mude se a criança chorar ou ficar argumentando..

 COMO EXIGIR A DISCIPLINA ?    COM REGRAS  E PUNIÇÕES
( não estou  falando de bater  - A surra é uma educação imediata e condenável pela justiça /  já o castigo ensina para o futuro

 5)  CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR MAUS TRATOS COM CASTIGO
Castigo pode ser : não ir a casa da avó no final de semana, não brincar na casa do amigo, não andar de bicicleta ou skate por uma semana, reduzir o horário da TV ou computador, etc
Veja bem, o castigo é para lembrar a criança naquele momento que o cumpre que está sendo punida por que errou.
Neste período, não admita choros ou caras feias, isso é uma chantagem .... e você deve ter autoridade para não ceder.
Neste caso, a birra é para lhe atingir, por isso peça –a para ir para o quarto e quando a cara feia ou choro passar pode voltar.
LEMBRE-SE : SIM,SIM/NÃO É NÃO


O CASTIGO NÃO DEVE SER APENAS PUNITIVO, MAS DIDÁTICO
Ex: Você determina que quando ele acabar de brincar com seus brinquedos, deve guardá-los. Pois se não o fizer, poderá ficar sem eles. Em caso de desobediência, os brinquedos serão guardados por um tempo. Assim ele aprende que quando não guardamos nossas coisas no lugar, elas poderão sumir.

 ENSINAR DEMANDA TEMPO, TEMPO USADO PARA ESTAR JUNTO, PARA ELOGIAR, PARA MOTIVAR, PARA ENTENDER AS REAÇÕES DA CRIANÇA. ( MUITOS PAIS NÃO QUEREM ISSO – É MAIS FÁCIL BRIGAR LOGO DE UMA VEZ, BATER – OU ATÉ MESMO DEIXAR FAZER PARA NÃO PASSAR POR ESTES TRANSTORNOS.

ATENÇÃO
ANTES DE DISCIPLINAR, CRIE REGRAS ALCANÇÁVEIS POR ELES. NUNCA EXIJA DE SEU FILHO ACIMA DAQUILO QUE ELE PODE DAR.

Que o Senhor nos ajude e nos dê sabedoria para podermos ensinar os nossos filhos a andarem em crescerem de forma saudável, para serem pessoas dignas e estruturadas emocionalmente.
Saibam, que Tiago diz, que quem quiser sabedoria,
peça-a a Deus que a dá com liberalidade.
Realmente, somente com a sabedoria de Deus
é que poderemos ser pais e mães segundo a sua vontade.
 


“E agora uma palavra  final a vocês pais.
Não vivam repreendendo e irritando seus filhos, deixando-os irados e rancorosos. Antes eduquem-os com a disciplina amorosa que o próprio Senhor aprova, com recomendações e conselhos piedosos”.Efésios 6:4. Bíblia Viva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário