quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

- VALORES HUMANOS : TEXTO -" VOCÊ E O “OUTRO” Mas quem é o outro?" - TEXTO EXCELENTE PARA LEVAR A CRIANÇAS A REFLETIREM SOBRE COMO TRATAR "O OUTRO" / EM QUALQUER AMBIENTE, EM QUALQUER SITUAÇÃO , TRATE O OUTRO O MELHOR QUE PUDER. FAÇA POR ELE, TUDO AQUILO QUE GOSTARIA QUE FIZESSEM POR VOCÊ. / Amar o teu próximo como a ti mesmo - (Marcos 12:30-31).







VOCÊ E O “OUTRO”
Mas quem é o outro?
Elaborado por Marizete Cajaíba

O Outro é aquele com quem você cruza a caminho da escola, do clube ... é aquele que se assenta ao seu lado, na classe, na igreja,na catequese,  no cinema . . .
É aquele que lhe presta um serviço sem que você o conheça : é o gari que varre a sua rua,, é o motorista do ônibus, o lixeiro, a faxineira da escola, o carteiro e tantos mais  . . .
É alguém da sua família ; seu pai, sua mãe, seu irmão, sua irmã, seus tios, seus avós, seus primos.  É o seu colega que mesmo sentado ao seu lado, você não percebe as suas dificuldades ou se as percebe, nada faz para ajudá-lo e as vezes até se engrandece diante do problema dele ...
O outro é aquele professor que entra quase todos os dias do ano em sua sala de aula e você muitas vezes  atrapalha a aula fazendo brincadeiras no momento inadequado.
Devemos sempre lembrar que “cada um recebe de acordo com o que dá”. Se você der ódio e indiferença há de recebê-los de volta, mas se der atenção e carinho há de se ver cercado de afeto e de amor.
LEMBRE-SE : em sua convivência social “você” sempre será o “outro”.
Assim como você  “o outro” tem necessidade de receber atenção,  ser ouvido,  ser ajudado, ser respeitado e ser amado.

Olhe-se num espelho e veja a sua imagem refletida como a imagem do “outro” e pense bem assim : "Será que eu gostaria de ser tratado como tenho tratado os outros ?"
O OUTRO É ALGUÉM IGUALZINHO A VOCÊ, COM AS QUALIDADES QUE TEM  (REPARE MAIS NELAS) E COM OS DEFEITOS TAMBÉM (MENORES TALVEZ DO QUE OS SEUS).     Portanto, em qualquer ambiente, em qualquer situação , trate o outro o melhor que puder.
Faça por ele, tudo aquilo que gostaria 
que fizessem por você.

LEMBRE-SE DE QUE ESTE É UM DOS MANDAMENTOS DE DEUS :

Amar o teu próximo como a ti mesmo

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." 
(Marcos 12:30-31).


Um comentário:

  1. Me deram um exercício dizendo...a pós ler o texto..escreva um texto explicando cm colocar em pratic as ideias contidas nele....alguém sabe me responder? ?

    ResponderExcluir