quarta-feira, 2 de janeiro de 2013




ENTENDENDO A ORAÇÃO DO
 PAI   NOSSO

A oração do Pai Nosso é uma oração que Jesus ensinou a Seus discípulos em Mateus 6:9-13 e Lucas 11:2-4.
Mateus 6:9-13 diz: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”
Muitas pessoas erroneamente compreendem a oração do Pai Nosso como uma oração que devemos fazer palavra por palavra. Alguns tratam a oração do Pai Nosso quase como uma fórmula mágica, como se as palavras por si só tivessem algum poder específico ou influência sobre Deus.

A Bíblia nos ensina o oposto. Deus está muito mais interessado em nossos corações quando oramos do que em nossas palavras. Mateus 6:6 nos ensina: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” Mateus 6:7 continua e diz: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.”
Na oração, devemos derramar nossos corações a Deus (Filipenses 4:6-7), e não simplesmente recitar a Deus palavras memorizadas.

AO INVÉS DISTO, A ORAÇÃO DO PAI NOSSO DEVE SER ENTENDIDA COMO UM EXEMPLO, UM PADRÃO DE COMO ORAR. A ORAÇÃO DO PAI NOSSO NOS ENSINA A ORAR. ELA NOS DÁ OS “INGREDIENTES” QUE DEVEM FAZER PARTE DA ORAÇÃO :

     Jesus nos ensina a chamar a Deus pelo nome de Pai, e se estamos afirmando que Ele é “Pai Nosso” é o reconhecimento do nosso convívio fraterno, onde todos são filhos do mesmo Pai e com direito de rezar conosco : “Pai-Nosso” ! Por isso em muitos ambientes, costumeiramente se reza esta oração de mãos dadas, para significar esta união.

 Mas será que quando rezo  esta oração,  não tenho mentido  a cada frase dita ? Será que nunca parei para pensar no verdadeiro sentido desta oração?!

ENTÃO  VAMOS  REFLETIR SOBRE A MENSAGEM DESTA ORAÇÃO :

1-          será inútil dizer “Pai-Nosso” se em minha vida não ajo como um filho de Deus e não enxergo “o outro” como irmão.
2-          Será inútil dizer “Que estais no céu”  se sou apegado aos valores aqui da Terra, se não reconheço que Deus está acima de tudo.
3-          Será inútil dizer “Santificado seja o Vosso Nome” se uso em vão  o nome de Deus, se eu não O santifico em mim.
4-          Será inútil dizer “Venha a nós o Vosso Reino” se não sou digno dele, se não estou pronto para recebê-lo se não tenho agido como cristão.
5-          Será inútil dizer “Seja feita a vossa vontade aqui na Terra como nos céu”  se me desespero quando as coisas não acontecem do meu jeito, se estou sempre insatisfeito com o tenho  ou com a vida que tenho.
6-          Será inútil dizer “ O Pão nosso de cada dia nos dia nos daí hoje” se não me importo em alimentar a minha fé, se me preocupo demais com o amanhã, me esquecendo de valorizar  cada dia de vida que tenho e ser feliz com o que tenho .
7-          Será inútil dizer “Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos têm ofendido” se estou magoado com alguém, se tenho dificuldade em aceitar o erro do outro, ou se não me importo em maltratar, humilhar, desprezar  .... o outro.
8-          Será inútil dizer “E não nos deixeis  cair em tentação”  se coloco em primeiro lugar as coisas dos homens e não de Deus, se só recorro a Deus nos momentos de dificuldade ou quando já caí em tentação.
9-          Será inútil dizer “ Mas livrai-nos mal”  se   confio totalmente essa missão a Deus e não faço a minha parte , se não escolho o caminho do bem .
10-     Será difícil dizer “Amém”  porque estarei sempre mentindo para mim mesmo e para Deus todas as vezes que rezar esta oração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário