terça-feira, 1 de janeiro de 2013

JESUS NOS ENSINA A REZAR Na sua caminhada na Terra, Jesus nos deu muitos exemplos de vida e nos deixou muitos ensinamentos : No encontro de hoje vamos ver como Jesus nos ensina a rezar.


JESUS NOS ENSINA A REZAR
Na sua caminhada na Terra, Jesus nos deu muitos exemplos de vida e nos deixou muitos ensinamentos :

No encontro de hoje vamos ver como
 Jesus nos ensina a rezar.
O que é rezar ou orar ?
Nos Evangelhos temos diversos textos que falam sobre a oração. A oração se baseia na convicção de que Deus, que tem providencial cuidado sobre nós (Mt 6.26,30; 10.29,30), que é cheio de terna misericórdia, ouvirá e responderá às petições dos seus filhos da maneira e no tempo que Ele julgue melhor.
A oração deve ser feita então com toda confiança , embora Deus saiba de tudo aquilo que necessitamos, antes de Lhe pedirmos ( Mt 6.8,32).
Notam-se várias posições na hora da oração, tanto no Antigo como no Novo Testamento :
“Em pé; de joelhos, curvando a cabeça, em pé ou de joelho e com as mãos estendidas ou erguidas .
O próprio exemplo de Jesus a respeito da oração é decisivo : 
Jesus também pedia graças a Deus Pai. Ele agradecia e louvava a Deus. Jesus conversava muito com Deus. 
Ensinou ao discípulos como deviam orar (Mt 6.5 a 15) assegurou-lhes a certeza da resposta de Deus a uma oração
( Mt 7.7; 18 , 19; 21.22; Jo 15.7 ).
Jesus orou durante a agonia da Cruz ( Mt 27.46; Mc 15.34).
 A oração em nome de Cristo é autorizada pelo próprio Jesus 
( Jo14.13, 14, e 15,16).

Jesus procurava orar a Deus Pai através do silêncio, da meditação, da humildade e das boas ações.
Jesus quer que sigamos seu exemplo
A oração nos faz ficar mais perto de Deus, nos faz sentir protegidos e amados por Ele, nos faz mais unidos e mais irmãos uns dos outros, nos faz 
sentir bem conosco mesmo.

JESUS É NOSSO AMIGO SINCERO, POR ISSO PODEMOS CONVERSAR COM ELE: 

Conversar é bom! Conversar com quem 
a gente gosta é melhor ainda. 

Às vezes a gente acha difícil "puxar conversa" com um novo colega. Aí é bom quando aparece alguém que já o conhece e nos ajuda dizendo o que o novo companheiro gosta de fazer, 
como ele gosta de ser tratado,...
Um dia, os apóstolos estavam achando difícil conversar com Deus e pediram a Jesus uma ajuda. Queriam saber o que poderiam pedir a Deus, que palavras deveriam usar, qual seria, afinal, a melhor forma de ter essa conversa com Deus.
Jesus respondeu que não era preciso falar muito, explicar muitas coisas, porque Deus, nosso querido Papai do Céu, já sabe do que precisamos mesmo antes de nós pedirmos.
Nossa oração deve ser sempre sincera, ou seja, aquilo que está dentro do nosso coração. 
Mas respondendo ao pedido dos apóstolos, Jesus disse que deveríamos rezar assim:


Procure em sua Bíblia: Lucas 11,1-4

Lc 11,1-4 - Pai Nosso

"Venha o teu Reino"

Preparo-me para a Leitura invocando,
o Espírito Santo:

Vem Santo Espírito, amor do Pai.
Toca a minha mente, a minha vontade, o meu coração.
Abre-me à coragem da verdade.
Dá-me a força para deixar-me tocar
e renovar profundamente por Jesus, Palavra do Pai. Amém.


Leio atentamente, na Bíblia,  Lc 11,1-4.
Um dia Jesus estava orando num certo lugar. Quando acabou de orar, um dos seus discípulos pediu:
- Senhor, nos ensine a orar, como João ensinou os discípulos dele.
Jesus respondeu:
- Quando vocês orarem, digam:
"Pai, que todos reconheçam que o teu nome é santo.
Venha o teu Reino. Dá-nos cada dia o alimento que precisamos.
Perdoa os nossos pecados, pois nós também perdoamos
todos os que nos ofendem.
E não deixes que sejamos tentados." 

Neste texto Jesus nos ensina a orar, respondendo à solicitação dos discípulos.  Propõe uma oração breve. Esta oração do Pai Nosso  traduz a experiência do povo, suas provações no deserto, a vontade de Deus, o seu reinado.
 Apresenta cinco pedidos . 
Indica a atitude que devemos assumir ao orar
- não ficar repetindo fórmulas, muito menos de forma longa. 
-  ter atitude de confiança no Pai que já sabe tudo de que necessitamos.
-  A invocação "Pai" ilumina o restante:
- que seja respeitado o nome de Deus que é Pai;
- que venha o Reino de Deus isto é, que Deus seja quem orienta e rege a história;
- pede o alimento de cada dia;
- Perdoa os nossos pecados,  pois nós também perdoamos todos os que nos ofendem.
- E não deixes que sejamos tentados.
O perdão não depende apenas de nosso querer. 
É dom de Deus que ele nos oferece e que devemos acolher.

PARA AS CRIANÇAS ASSUMIREM O COMPROMISSO: 
MEU COMPROMISSO  COMO CRISTÃO É :  
  Rezar ou orar todas as manhãs e todas as noites ou no momento que achar oportuno para agradecer a Deus por tudo o que tenho , por tudo que me aconteceu, vou pedir perdão, vou pedir conselho, vou pedir ajuda em algum problema familiar ou na escola ou com algum amigo, vou pedir pela minha saúde ou  de alguém próximo ou por todos os doentes, pelos mais necessitados, pela crianças que sofrem sem lar, pelo meu país, por toda a minha família, pela minha comunidade e por mim .... 
Na minha oração vou conversar com Deus, vou desabafar , se tiver que chorar, vou chorar, se tiver que sorrir, vou sorrir ... mas serei franco, vou expor meus sentimentos, minhas fraquezas minha dor !

Elaborado por Marizete Cajaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário