quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO - Jesus falou de seu Pai, que é Deus; do Espírito Santo, que também é Deus; e afirmou que ELE E O PAI SÃO UMA MESMA COISA (João 10,30), porque é o Filho de Deus.




O MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

     O segredo divino mais importante da Fé que Jesus Cristo nos revelou é o MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE. Jesus falou de seu Pai, que é Deus; do Espírito Santo, que também é Deus; e afirmou que ELE E O PAI SÃO UMA MESMA COISA (João 10,30), porque é o Filho de Deus.
           A Trindade, mistério de um só Deus e três Pessoas realmente distintas.
O Mistério da Santíssima Trindade consiste em que, em Deus há uma ÚNICA ESSÊNCIA e TRÊS PESSOAS DISTINTAS: 
PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.
Podemos comparar este Mistério com o sol:     
    No fogo há luz e calor, e essas três coisas são inseparáveis na unidade do fogo. Não é possível separar o fogo da luz e do calor. 
O fogo queima, ilumina e aquece, sendo apenas fogo.    
 Assim como  o fogo “ queima, ilumina e aquece”
 em Deus há o Pai, o Filho  e o Espírito Santo.
 Desta forma podemos compreender que  
O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus.
Três pessoas e um único Deus.
Temos a Deus dentro de nós para nos santificar, para nos ajudar, para estar conosco, porque nos ama. Podemos falar com a Trindade , sabendo que nos escuta e atende nossas súplicas. Sabemos disto pela Fé e, ainda que não O vejamos, nem O sintamos, é esta a verdade.
Quando estamos na Graça de Deus, SOMOS TEMPLO DE DEUS!

               Veja as passagens bíblicas que nos revela  a Santíssima Trindade:
"Eu e o pai somos um" ( Jo.X, 30). "O Pai está em mim e eu no Pai" (Jo. X, 38).
"Quem me vê, vê também o Pai.(...) Não credes que eu estou no Pai e o Pai está em mim?" (Jo. XIV,15-16)
"Para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu estou no Pai" (Jo X, 38).
"Eu estou no Pai e o pai está em mim" (Jo. XIV, 11).
"Antes que Abraão fosse feito, Eu sou" (Jo.VIII, 58).

    E Jesus mandou batizar a todos em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo".

SE DEUS REVELOU QUE EM DEUS HÁ O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO, NISSO DEVEMOS CRER, EMBORA NÃO COMPREENDAMOS O MISTÉRIO .

Primeiramente, cabe contar uma pequena história que nos ajudará a entender a posterior explicação.

Conta-se que Santo Agostinho andava em uma praia meditando sobre o mistério da Santíssima Trindade: um Deus em três pessoas distintas...  
     Enquanto caminhava, observou um menino que portava uma pequena tigela com água.
     A criança ia até o mar, trazia a água e derramava dentro de um pequeno buraco que havia feito. Após ver repetidas vezes o menino fazer a mesma coisa, resolveu interrogá-lo sobre o que pretendia.
     O menino, olhando-o, respondeu com simplicidade: -"estou querendo colocar a água do mar neste buraco".
      Santo Agostinho sorriu e respondeu-lhe: -"mas você não percebe que é impossível?".     Então, novamente olhando para Santo Agostinho, o menino respondeu-lhe: "ora, é mais fácil a água do mar caber nesse pequeno buraco do que o mistério da Santíssima Trindade ser entendido por um homem!".
 Ou seja, o mistério é conhecido, mas não é compreendido em sua totalidade.  Sabendo disso, a Igreja aconselha muita cautela na busca de conhecer certos mistérios superiores à nossa compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário