domingo, 8 de junho de 2014

PAIS : ESPELHO PSICOLÓGICO PARA OS FILHOS/ NÓS ENSINAMOS O FILHO O TEMPO TODO : / COMO VOCÊ APARECE AOS OLHOS DO SEU FILHO ? PEÇA QUE ELE O O IMITE , TALVEZ VOCÊ SE ASSUSTURÁ COM A IDEIA QUE ELA TEM DE VOCÊ. / Lei Menino Bernardo : E AGORA UMA PALAVRA FINAL A VOCÊS PAIS: Não vivam repreendendo e irritando seus filhos, deixando-os irados e rancorosos. Antes eduquem-os com a disciplina amorosa que o próprio Senhor aprova, com recomendações e conselhos piedosos”.Efésios 6:4. Bíblia Viva.



PAIS : ESPELHO PSICOLÓGICO PARA OS FILHOS
COMO VOCÊ APARECE AOS OLHOS DO SEU FILHO ?
PEÇA QUE ELE O  O IMITE , TALVEZ VOCÊ SE ASSUSTURÀ
COM A IDÉIA QUE ELA TEM DE VOCÊ.

REELABORADO POR MARIZETE CAJAÍBA


Nós pais, somos um espelho psicológico
que nossos filhos usam para construir sua própria identidade.

1-    A CRIANÇA NOS OBSERVA O TEMPO TODO ....
 O  exemplo de meu filho Gustavo  quando tinha cinco anos – na escolinha queria que o pai viajasse menos, ficasse mais com ele – nos seus desenhos da família , só fazia desenhos comigo mais próxima e grande (e de mãos dadas com ele ) e o pai dele pequeno e distante ) isso balançou emocionalmente o pai dele, meu marido que teve que mudar o seu estilo de vida depois disso .

 NÓS ENSINAMOS O FILHO O TEMPO TODO :

Falando no telefone, vendo futebol, quando chegamos do trabalho, cuidando de nós mesmos ( hábitos de higiene : escovar dentes, roupa limpa, tênis limpo, etc) o cuidado com nossas coisas, o nosso guarda-roupa aberto conta muito sobre nós ( está sobrecarregado, abarrotado ou tem o suficiente? está bagunçado? ganha um brinde quem achar a roupa que você precisa?) e o que sai e o que entra na sua boca ????  CUIDADO !!!
VOCÊS  NÃO  ESTÃO SENDO  FILMADOS  24  HORAS  PELA CÂMERA DO BIG BROTHER , MAS ESTÃO SENDO FILMADOS  PELOS  OLHOS DOS SEUS FILHOS .

POR ISSO EXEMPLO É TUDO :
FAÇA O QUE EU FALO, NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO
   ISSO JAMAIS FUNCIONA !!!!!
Como você bebe ou fuma na frente do filho e não quer que mais tarde ele venha a fazer o mesmo? Como você fala um poderoso palavrão , mas diz para a filho  que aquilo é feio e não pode ser dito na escola ou na casa da vovó?!

Ensina a criança o respeito pelo exemplo
Nossos filhos vão refletir as atitudes que temos com eles pelo resto da vida:

• Se gritarmos, eles gritam;
• Se xingarmos, eles xingam;
• Se batermos, eles ficam agressivos;
• Se orarmos com eles, aprendem a orar;
•Se lermos a Bíblia junto com eles, aprenderão a crer e gostar da Palavra de Deus.


2-    COMO A CRIANÇA  DEVE SER  TRATADA?

Como pessoa sábia e inteligente que é ...

 A CRIANÇA  MESMO SEM SABER FALAR , AINDA BEBÊ PERCEBE TUDO :
• Ela sente se é posta no colo com carinho, ou sacudida como um saco de batatas;
• Se os braços que a envolvem são aconchegantes, ou se são apenas um apoio;
• Se sua fome é respeitada ou ignorada.

 
A maneira carinhosa e afetiva que proporcionamos à criança é que criará a base para uma auto-estima saudável, isto é, uma visão positiva dela mesma.  Essa receptividade é construída pelo tipo de:

• atenção
• sorrisos
• carinhos
• brincadeiras
. conversa

TUDO AQUILO QUE OFERECEMOS À CRIANÇA, ATRAVÉS DOS CONTATOS QUE TEMOS COM ELA, A ACOMPANHARÃO PELA VIDA TODA.
É através destes contatos, que a criança começará a formar sua concepção do que significa ser amada.
  ASSIM :
- Se ela tem uma mãe afetuosa, amorosa, ela trará para a vida adulta, esta concepção de amor.
 No entanto, se a mãe for uma pessoa fria, distante, mas cumpridora de seus deveres, a criança entenderá então que amor é serviço, OBRIGAÇÃO
 - Se os pais forem violentos e agressivos, a criança entenderá que quando não estiver satisfeita com alguma coisa, este é o padrão que deverá ser usado: violência, agressividade e berros.

OS PAIS SÃO OS ESPELHOS ONDE O FILHO SE MIRA E VÊ REFLETIDA A SUA PRÓPRIA IMAGEM.

 Ensina a criança que ela é digna de ser amada.

Esta é a base da saúde emocional: sentir-se amada e digna.

 EXISTE UMA ENORME DIFERENÇA ENTRE A CRIANÇA SENTIR-SE AMADA E SER AMADA. ( COMUNICAR O AMOR)
A criança vai sentir-se amada à medida que os pais sejam capazes de comunicar o seu amor de uma forma não apenas verbalizada, mas através de atitudes de amor e afeto, como por exemplo :

 ESTAR PRESENTE -  Faz-se importante ter uma atenção focalizada ao tratar-se com a criança, isto significa estar presente.
O distanciamento faz com que a criança sinta-se “não amada”.
Quantas vezes nós nos concentramos tanto em fazer coisas para os nossos filhos,
 e nos esquecemos de concentrarmo-nos neles como pessoa.

Corremos tanto para  ganhar dinheiro para a educação e o bem estar deles e nos esquecemos deles como pessoas que são.
“NÓS PODEMOS PERDER DE VISTA A MARAVILHA QUE É O NOSSO FILHO SE NOS PREOCUPARMOS COM ATIVIDADES COM O PASSADO OU COM O FUTURO, EM LUGAR DE PREOCUPARMO-NOS COMA PARTICULARIDADE DELE NO AQUI AGORA”.
Seu filho tem que sentir que ele é mais importante do que as coisas.

“PODEMOS DIZER A UMA CRIANÇA MUITAS VEZES, QUE A AMAMOS,
MAS É A MANEIRA PELA QUAL CONVIVEMOS COM ELA DIA APÓS DIA ,
QUE PROVA ESSE AMOR”.

Isto me faz lembrar aquela história do pai, que toda vez que batia no menino dizia:
 “ -Filho, papai está te batendo porque te ama”. Até que um dia o filho disse:
“-Pai, por favor, não me ame tanto!”.
 Que tipo de adulto pode surgir aí?! Um homem que bate na mulher,
apesar de amá-la?!
O sentimento da criança sobre ser ou não ser amada vai afetar a maneira pela qual ela irá se desenvolver.

• Se você bate, ele vai obedecer apenas quando você estiver por perto. E vai aprender que quando não fazem o que ele quer, deve bater, por isso ele bate no coleguinha e no irmãozinho
Se você ensina, ele aprende e aplica no futuro.

3)
REPREENSÕES CONTÍNUAS E CRÍTICAS POR PARTE DOS PAIS, PODEM GERAR COMPORTAMENTO DESTRUTIVO NA CRIANÇA

“SE NÃO POSSO TER O AMOR DELES, VOU ATRAIR A ATENÇÃO O MÁXIMO QUE PUDER”

NA ESCOLA , POR EXEMPLO: JÁ FOI COMPROVADO , AS CRIANÇAS MAIS PROBLEMÁTICAS SÃO AQUELAS QUE SÃO MAL AMADAS E INCONSCIENTEMENTE FAZEM TUDO PARA OBTER A ATENÇÃO ( SIM , POIS SÃO O CENTRO DE ATENÇAÕ NA SALA DE AULA, O CENTRO DE ATENÇÃO NA HORA DO RECREIO, O CENTRO DE ATENÇÃO NO SHOPPING .... E ASSIM VAI ) POIS A SUA FAMÍLIA NÃO LHE DÁ ATENÇÃO
.
4- COMO ENCARAR E RESOLVER PROBLEMAS E COMPORTAMENTO DOS FILHOS:

 ENSINA A CRIANÇA A TER LIMITE
Crie as leis a serem usadas e os castigos a serem aplicados se a lei for quebrada.
TODO O CASTIGO DEVE SER ANUNCIADO COM ANTECEDÊNCIA
Ex: As roupas sujas deverão ser colocadas dentro do cesto para serem lavadas. Se não estiverem na cesta, não serão lavadas... Ordem no quarto... Ajudar no serviço de casa... Horário para estudo, tipos de lazer, ensinar o que é certo e o que é errado.

“Seja o vosso falar “SIM SIM, NÃO NÃO”.
Quando der um não, tenha a certeza absoluta de que este não é irreversível. Não o mude se a criança chorar ou ficar argumentando..

 COMO EXIGIR A DISCIPLINA ?    COM REGRAS  E PUNIÇÕES
( não estou  falando de bater  - A surra é uma educação imediata e condenável pela justiça /  já o castigo ensina para o futuro

 5-   CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR MAUS TRATOS COM CASTIGO

Castigo pode ser : não ir a casa da avó no final de semana, não brincar na casa do amigo, não andar de bicicleta ou skate por uma semana, reduzir o horário da TV ou computador, etc
Veja bem, o castigo é para lembrar a criança naquele momento que o cumpre que está sendo punida por que errou.
Neste período, não admita choros ou caras feias, isso é uma chantagem .... e você deve ter autoridade para não ceder.
Neste caso, a birra é para lhe atingir, por isso peça –a para ir para o quarto e quando a cara feia ou choro passar pode voltar.
LEMBRE-SE : SIM,SIM/NÃO É NÃO


O CASTIGO NÃO DEVE SER APENAS PUNITIVO, MAS DIDÁTICO
Ex: Você determina que quando ele acabar de brincar com seus brinquedos, deve guardá-los. Pois se não o fizer, poderá ficar sem eles. Em caso de desobediência, os brinquedos serão guardados por um tempo. Assim ele aprende que quando não guardamos nossas coisas no lugar, elas poderão sumir.

 ENSINAR DEMANDA TEMPO, TEMPO USADO PARA ESTAR JUNTO, PARA ELOGIAR, PARA MOTIVAR, PARA ENTENDER AS REAÇÕES DA CRIANÇA. ( MUITOS PAIS NÃO QUEREM ISSO – É MAIS FÁCIL BRIGAR LOGO DE UMA VEZ, BATER – OU ATÉ MESMO DEIXAR FAZER PARA NÃO PASSAR POR ESTES TRANSTORNOS.

ATENÇÃO
ANTES DE DISCIPLINAR, CRIE REGRAS ALCANÇÁVEIS POR ELES. NUNCA EXIJA DE SEU FILHO ACIMA DAQUILO QUE ELE PODE DAR.

Que o Senhor nos ajude e nos dê sabedoria para podermos ensinar os nossos filhos a andarem em crescerem de forma saudável, para serem pessoas dignas e estruturadas emocionalmente.
Saibam, que Tiago diz, que quem quiser sabedoria,
peça-a a Deus que a dá com liberalidade.
Realmente, somente com a sabedoria de Deus
é que poderemos ser pais e mães segundo a sua vontade.
 


“E AGORA UMA PALAVRA  FINAL A VOCÊS PAIS:
Não vivam repreendendo e irritando seus filhos, deixando-os irados e rancorosos. Antes eduquem-os com a disciplina amorosa que o próprio Senhor aprova, com recomendações e conselhos piedosos”.Efésios 6:4. Bíblia Viva.


Lei Menino Bernardo

O Plenário do Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (4), em votação simbólica, o Projeto de Lei da Câmara (PLC)58/2014. O projeto foi aprovado mais cedo na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e foi encaminhado direto ao Plenário. Agora, o texto segue para sanção presidencial.
A proposta, que vinha sendo chamada de Lei da Palmada desde que iniciou a sua tramitação, foi rebatizada para “Lei Menino Bernardo”. O novo nome foi escolhido em homenagem ao garoto gaúcho Bernardo Boldrini, de 11 anos, cujo corpo foi encontrado no mês de abril, enterrado às margens de uma estrada em Frederico Westphalen (RS). O pai e a madrasta são suspeitos de terem participação na morte do garoto.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que o projeto é importante e destacou que a data de 4 de junho é destinada a comemorar o Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão. Para Renan, o Senado votou uma lei de interesse de toda a sociedade brasileira, pois o texto poderá ajudar na harmonização da relação de pais e filhos. A apresentadora Xuxa Meneghel, defensora da lei, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, acompanharam a votação. Mais cedo, em visita ao presidente Renan Calheiros, Xuxa pediu que as crianças sejam educadas sem violência.
- A lei vai impedir que usem violência, é só isso. Pode educar de qualquer maneira, sem o uso da violência. A pessoa que deu uma palmada vai ser presa? Não! Nós queremos mostrar que as pessoas podem e devem ensinar uma criança sem usar violência. É só isso que estamos pedindo. É isto que a lei faz: que a criança seja vista com os mesmos direitos que nós, adultos – pediu Xuxa.
Sociedade de paz
Para a senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da matéria na CDH, a razão primordial do projeto é proteger crianças e adolescentes do tratamento degradante. Segundo a senadora, o projeto não busca penalizar, mas sim encaminhar os pais, quando for o caso, a cumprirem determinados procedimentos, como cursos ou orientação psicológica. Ela acrescentou que o Conselho Tutelar está respaldado para agir. Dependendo da situação, o conselho poderá inclusive acionar a polícia.
A senadora reconheceu que o projeto é polêmico, e lembrou que o ato de bater é cultural e frequente em muitas tradições. Ana Rita, no entanto, enfatizou que essa cultura precisa ser enfrentada. Ela fez questão de destacar que a lei não é punitiva, mas um texto que procura educar as pessoas e garantir que as crianças não sejam educadas de forma agressiva. Na visão de Ana Rita, o projeto propõe repensar valores que não combinam com uma sociedade justa e solidária.
- Esta lei contribui para que tenhamos cidadãos mais preparados para o futuro. Se queremos uma sociedade melhor e de paz, precisamos formar essa nova geração com novos princípios e valores, com cidadãos mais tolerantes e que suportem melhor uns aos outros – declarou.
Na opinião do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o projeto tem inspiração científica e contempla a “triste realidade” da violência contra as crianças. Ele informou que os dados do Brasil apontam 130 mil casos de violação de direitos humanos de crianças só em 2012. O senador Mário Couto (PSDB-PA) disse que a aprovação do texto é um “passo à frente” e pediu uma gestão mais eficiente para cuidar das crianças carentes.
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) pediu uma nova cultura na educação de filhos, sem violência física ou psíquica. Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) também elogiaram o texto. Para o senador Humberto Costa (PT-PE), a lei é necessária para a que se mude a mentalidade do uso da violência na educação de crianças.
- Esta lei vai mudar os costumes e a cultura. Vamos avançar. Queremos construir uma sociedade em que todos tenham direitos e que esses direitos sejam praticados desde muito cedo – disse Humberto.
Medidas
O projeto inclui dispositivos no ECA (Lei 8.069/90), para garantir o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante. O texto define castigo como a “ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em sofrimento físico ou lesão à criança ou ao adolescente”. O tratamento cruel ou degradante é definido como “conduta ou forma cruel de tratamento que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize a criança ou o adolescente”.
Segundo a proposta, os pais ou responsáveis que usarem castigo físico ou tratamento cruel e degradante contra criança ou adolescente ficam sujeitos a advertência, encaminhamento para tratamento psicológico e cursos de orientação, independentemente de outras sanções. As medidas serão aplicadas pelo conselho tutelar da região onde reside a criança. Além disso, o profissional de saúde, de educação ou assistência social que não notificar o conselho sobre casos suspeitos ou confirmados de castigos físicos poderá pagar multa de três a 20 salários mínimos, valor que é dobrado na reincidência.
O projeto ainda prevê que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios deverão atuar em conjunto na organização de políticas públicas e campanhas de conscientização sobre o assunto.


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