sexta-feira, 19 de abril de 2013

LEITURA ORANTE : AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO Mc 12, 28-34 / TEXTO PARA OS CATEQUISANDOS / DINÂMICA “ACEITA UM BOMBOM ? MÚSICA : Cativar .


LEITURA ORANTE                                                         

- Espere ou peça silêncio

-INVOCAÇÃO DO Espírito Santo :

Oração Vinde Espírito santo

- música

1- LEITURA BÍBLICA
- FAÇA A PRIMEIRA LEITURA
- PEÇA QUE  UM OU MAIS CATEQUISANDO LEIA UM TRECHO DA PALAVRA.
- LEIA  NOVAMENTE

AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO

                                                                        Mc 12, 28-34

Um dos escribas aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este:
‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só.
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’ E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’! Não existe outro mandamento maior do que estes.” O escriba disse a Jesus: “Muito bem, Mestre!
Na verdade, é como disseste: ‘Ele é o único, e não existe outro além dele’.
Amar a Deus de todo o coração, com toda a mente e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios”.
Percebendo Jesus que o escriba tinha respondido com inteligência, disse-lhe: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer-lhe perguntas.
Palavra da Salvação!
Glória a Vos Senhor!

2- MEDITAÇÃO –    
  ATUALIZAR O TEXTO –DAR SENTIDO / DESCOBRIR AS VERDADES / QUE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO SUGERE PARA MIM

- O QUE FOI PERGUNTADO A JESUS ?
“Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”

- O QUE JESUS RESPONDEU ?
“O primeiro é este:   ‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só.
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’
E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’! Não existe outro mandamento maior do que estes.”

- COMO JESUS PEDIU QUE AMÁSSEMOS A DEUS ?

Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’

- SERÁ QUE O TEMOS AMADO ASSIM? de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’

- COMO É AMAR DESTA FORMA ?

- MAS JESUS TAMBÉM FALOU DE UM SEGUNDO MANDAMENTO? QUAL ERA?
E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’!
Não existe outro mandamento maior do que estes.”

- SEGUNDO JESUS HAVIA OUTRO MANDAMENTO MAIOR QUE ESTE?
O QUE ELE DISSE?
Não existe outro mandamento maior do que estes.”

- O ESCRIBA ENTENDEU O QUE JESUS HAVIA ENSINADO ?
SIM , QUANDO DISSE:
Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ‘Ele é o único, e não existe outro além dele’.
Amar a Deus de todo o coração, com toda a mente e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios”.
- JESUS PERCEBENDO QUE O ESCRIBA HAVIA ENTENDIDO, POIS HAVIA RESPONDIDO COM INTELIGÊNCIA,O QUE LHE DISSE?
TU NÃO ESTÁS LONGE DO REINO DE DEUS.

3- CONTEMPLAÇÃO : 
- O QUE PODEMOS TIRAR COMO MENSAGEM PARA NOSSA VIDA
- QUAIS SERÃO AS NOSSAS ATITUDES A PARTIR DESTE ESTUDO?  QUE COMPROMISSO POSSO TER ?
- QUAL CAMINHO SEGUIR?
- COMO PODEREI AMAR O MEU PRÓXIMO ESTA SEMANA?                                                    
 QUEM É O TEU PRÓXIMO?
O TEU PRÓXIMO É QUALQUER PESSOA NA FACE DA TERRA! AS PESSOAS QUE SÃO DA TUA FAMÍLIA, AS PESSOAS QUE ESTÃO NA TUA IGREJA, NA SUA ESCOLA , NA RUA, NO SEU BAIRRO, NO PÁTIO DA IGREJA, ETC, ENFIM, TODAS AS QUE CONHECEM E TAMBÉM AS QUE NÃO CONHECEM .
MAS SE JESUS DEIXOU UM MANDAMENTO DE AMAR AO PRÓXIMO COMO A MIM MESMO, O QUE ISSO SIGNIFICA?
AMOR É ATITUDE.  
Então, pense por uns minutos, de que forma você  poderia demonstrar amor ao teu próximo?
A CADA DIA APRENDO A DEMONSTRAR AMOR, DE DIVERSAS FORMAS.
Posso ajudar mais na igreja ou na catequese , posso ajudar mais a mamãe  nas tarefas em casa, posso dar uma palavra de conforto a um colega , posso ajudar mais minha professora na escola me comportando melhor e fazendo as tarefas , posso ajudar um colega que caiu no pátio e se machucou, posso ser mais carinhosa com meus pais, com a minha irmã, posso dar mais atenção  e respeito aos meus avós, posso doar aquelas roupas para quem necessita, já que ganhei um vídeo-game novo, posso doar o meu para quem não tem ....
Posso ajudar pessoas que nem conheço : por exemplo, eu ajudo e respeito um gari, quando eu não sujo a rua, eu ajudo e respeito a faxineira da minha escola quando eu não sujo a salinha , o pátio e o banheiro, eu respeito o motorista do ônibus quando lhe dou um bom dia ou boa tarde , posso visitar uma creche e nem precisa levar nada, somente o meu carinho e atenção, eu ajudo a moça da cantina da escola, quando me mantenho na fila e aguardo a minha vez, eu ajudo também várias pessoas quando junto materiais recicláveis como latinhas de alumínio, vidros, papelão leve até os postos de depósito, quando faço uma doação a quem passa pedindo na minha casa, ou quando fazem campanhas ....
DESTA FORMA VOCÊ AMA A MUITA GENTE E NEM SE DÁ CONTA :
AMOR É ATITUDE – VOCÊ TEM ATITUDE DE QUEM AMA?
                                           VOCÊ TEM ATITUDE DE CRISTÃO?
Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós", é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo.
Não podemos encontrar guia mais seguro, a tal respeito, que tomar para padrão, do que devemos fazer aos outros, aquilo que para nós desejamos.
Com que direito exigiríamos dos nossos semelhantes melhor proceder, mais indulgência, mais benevolência e devotamento para conosco, do que os temos para com eles?
A prática dessas máximas tende à destruição do egoísmo.
Quando as adotarem para regra de conduta e para base de suas instituições, os homens compreenderão a verdadeira fraternidade e farão que entre eles reinem a paz e a justiça.
Não mais haverá ódios, nem dissensões, mas, tão-somente, união, concórdia e benevolência mútua.

VAMOS REFLETIR ?
TEXTO PARA OS CATEQUISANDOS:

     Amar ao próximo como a ti mesmo

  Elaborado por Marizete Cajaíba
"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12:30-31).
Amar ao próximo como a ti mesmo resume-se 
nas palavras de Jesus:
“Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês;” Mateus 7:12

Mas quem é o outro?
             
     O Outro é aquele com quem você cruza a caminho da escola,é aquele que se assenta ao seu lado, na classe, na igreja, no cinema ...
     É aquele que lhe presta um serviço sem que você o conheça : é o gari que varre a sua rua,, é o motorista do ônibus, o lixeiro, a faxineira da escola, o carteiro e tantos mais  . . .
     É alguém da sua família ; seu pai, sua mãe, seu irmão, sua irmã, seus tios, seus avós, seus primos.  É o seu colega que mesmo sentado ao seu lado, você não percebe as suas dificuldades ou se as percebe, nada faz para ajudá-lo e as vezes até se engrandece diante do problema dele ...
 O outro é aquele professor que entra quase todos os dias do ano em sua sala de aula e você muitas vezes  atrapalha a aula fazendo brincadeiras no momento inadequado.

     Devemos sempre lembrar que “cada um recebe de acordo com o que dá”. Se você der ódio e indiferença há de recebê-los de volta, mas se der atenção e carinho há de se ver cercado de afeto e de amor. 

“Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; Mateus 7:12
    LEMBRE-SE : Em sua convivência social “ você” sempre será o “outro”.
     Assim como você  “o outro” tem necessidade de receber atenção,  ser ouvido,  ser ajudado, ser respeitado e ser amado.
    
     O outro é alguém igualzinho a você, com as qualidades que tem  (repare mais nelas) e com os defeitos também (menores talvez do que os seus).     Portanto, em qualquer ambiente, em qualquer situação , trate o outro o melhor que puder. Faça por ele, tudo aquilo que gostaria que fizessem por você.

PARA REFLETIR:
- Será que eu gostaria de ser tratado como tenho tratado os outros ?
- Será que estou seguindo este mandamento : “Amar ao próximo como a ti mesmo” ?
- Como posso praticá-lo no meu dia a dia ?

________________________________________________________________
4-  ORAÇÃO : O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER A DEUS?
 UM RECADO PESSOAL PARA DEUS ....
 ( AS CRIANÇAS DEVEM FAZER A ORAÇÃO ESPONTÂNEA, 
CADA UMA PODE DIZER UMA PEQUENA FRASE)
 

LEMBRE-SE DESSA LINDA ORAÇÃO ...

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.



5- COMPROMISSO DA SEMANA
- QUAIS SERÃO AS NOSSAS ATITUDES A PARTIR DESTE ESTUDO?  QUE COMPROMISSO POSSO TER ?
QUAL CAMINHO SEGUIR?
- COMO PODEREI AMAR O MEU PRÓXIMO ESTA SEMANA?

VEJA COMO VOCÊ PODERÁ DEMONSTRAR
 RESPEITO E AMOR AO PRÓXIMO :   
MATERIALMENTE: doando alimentos, brinquedos , roupas,  remédios,  dividindo o seu pedaço de bolo com aquele que ficou sem receber ...  Pode ser muito mais simples na sua família ou entre amigos como : dar um bilhetinho para a mãe ou avós, dar um bombom ou uma balinha, dar uma flor , um presentinho ...

MENTALMENTE : prece, perdão sincero, sentimentos de amor e carinho, coisas boas que desejamos aos outros.

VERBALMENTE : palavras que expressam amor, consolo, falar suave, sem gritar, dizer as palavrinhas mágicas ( obrigado, com licença, por favor) , saber o que falar, não criticar.

PASSIVAMENTE : silêncio diante da ofensa, ouvir com atenção  alguém que sofre, apenas estar perto da pessoa num momento difícil, prestar atenção, saber ouvir, não falar mal e nem criticar o outro...

GESTUALMENTE : atitudes como : abraço, carinho, sorriso, um olhar amigo, aperto de mão, “dar um alô”  para alguém inesperadamente ( a mãe , o pai, a avó ou avô , o amigo, a tia ) , dar “um tachauzinho” para alguém que está um pouco distante no pátio da escola ou do outro lado da rua ou no outro banco da Igreja.


QUE TAL UMA DINÂMICA



“ACEITA UM BOMBOM ?

MATERIAL NECESSÁRIO :
- CARTOLINA OU PAPEL  A4
- FITA ADESIVA
- Caixa de bombons ( COM OS BOMBONS DESENBRULHADOS) ou bombons CASEIROS.
- bandeja para colocar os bombons
- Mesa forrada com toalha, vaso com flores

DESENVOLVIMENTO:
- Enrolar nos braços na região dos cotovelos  dos participantes cartolinas ou papel A4 de modo que não possam dobrar os braços.
( pode trazer já as cartolinas enroladas ou o papel de forma que as crianças só precisem enfiar os braços)
 - Oferecer  um bombom  para cada criança e dizer que podem comer.
- As crianças perceberão a dificuldade para colocar o bombom  na boca pois o cotovelo não dobra.
-  Deixe as crianças tentarem até que percebam que a forma mais fácil é dar o seu bombom para o outro comer .
SE DER NA BOCA DO OUTRO, ESTE FARÁ  O MESMO CONSIGO E TODOS COMERÃO OS BOMBONS.

- Assim que um fizer, provavelmente todos farão .
-  Caso não consigam o evangelizador pode ajudar indicando como fazer.

DEPOIS REFLITAM SOBRE O QUE FOI ENSINADO NO ENCONTRO.
6 - MÚSICA

Cativar 

Para ouvir  clique aqui : http://letras.mus.br/grupo-arte-nascente/329795

Grupo Arte Nascente

Uma palavra tão linda já
Quase esquecida me faz recordar
Contendo sete letrinhas e
Todas juntinhas se ler cativar
Cativar é amar
É também carregar
Um pouquinho da dor
Que alguém tem que levar
Cativou disse alguém
Laços fortes criou
Responsável tu és
Pelo que cativou
Num deserto tão só
Entre homens de bem
Vou tentar cativar
Viver perto de alguém



Nenhum comentário:

Postar um comentário