sexta-feira, 19 de abril de 2013

ESTUDO SOBRE O BATISMO / QUANDO O BATISMO É VÁLIDO? / PARA QUE EXISTE O BATISMO? / QUANDO FOI QUE JESUS INSTITUIU O BATISMO? / OS EFEITOS DO BATISMO / DINÂMICA : LUZ DO MUNDO


batismo jesus evangelho pomba espirito santo joao

O Batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós.
O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos.
Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: "Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo - O Batismo é o sacramento da regeneração 
pela água na Palavra".
QUANDO RECEBEMOS O SACRAMENTO DO BATISMO, TRANSFORMAMO-NOS DE CRIATURAS PARA FILHOS
 AMADOS DE DEUS.
Muitos pensam que os sacramentos em geral são obras eclesiásticas, ou seja, os sacramentos são "invenções" da Igreja.
 Isso não é verdade, os sacramentos são sem sombra de dúvidas criadas por Jesus Cristo, o próprio Deus Encarnado.
O profeta João Batista, primo de Jesus, que veio ao mundo para preparar os caminhos para a vinda do Messias, foi quem batizava as pessoas para a vinda de Cristo (Mc 1, 2s). Ele sabia que o seu Batismo era temporário, pois logo depois dele viria o seu primo Jesus que batizaria no Espírito Santo, ou seja, o profeta batizava com água e Jesus batizava com o Espírito Santo.

A Bíblia sugere o batismo de todos, o que inclui as crianças.

ATOS 2, 38-39: "DISSE-LHES PEDRO: 'Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe - a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar'." E também outras passagens. (ver Atos 16, 15; Atos 16, 33; Atos 18, 8; 1Coríntios 1, 16)

QUANDO O BATISMO É VÁLIDO?


O batismo é ordinariamente válido quando o ministro (bispo, presbítero, diácono) - ou, em caso de necessidade qualquer pessoa (batizada) - derrama água sobre batizando, enquanto diz: "N..., eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Isso supõe a fé em Jesus Cristo, pois sem a fé o batismo não passa de uma encenação.
Mas não só o batismo na Igreja Católica é válido. 
O batismo de crianças ou de adultos realizados em algumas outras também o é. BATIZAM VALIDAMENTE: as Igrejas Orientais; a Igreja Vetero-Católica; a Igreja Episcopal (Anglicana) do Brasil; a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB); a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB); e a Igreja Metodista.

O batismo em outras Igrejas é válido se realizado com águas e na mesma fé, utilizando a fórmula trinitária. Por razões teológicas, ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica tem reservas quanto à validade do batismo realizado em algumas Igrejas e considera inválido o batismo de certas expressões religiosas.

Jesus disse aos discípulos: "Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês" (Mt 28, 19-20). O Cristo Ressuscitado envia sua Igreja ao mundo, pois a salvação é oferecida a todos.

Para ser salvo, é preciso Ter fé em Jesus e segui-lo, mas ninguém segue Jesus sozinho. Pelo batismo passamos a fazer parte da comunidade dos seguidores de Jesus, participantes da vida de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.

O BATISMO É UM DOM DE DEUS PARA NÓS.
 DOM QUE NOS TORNA FILHOS AMADOS, 
E NÃO APENAS SIMPLES CRIATURAS.
 ELE NOS MOSTRA QUE FOMOS FEITOS 
PARA A COMUNHÃO COM AQUELE QUE
 É O SENHOR DE TUDO E COM O NOSSOS IRMÃOS, 
INCLUINDO AQUELAS QUE ACREDITAM 
EM JESUS CRISTO, MAS NÃO
 SÃO CATÓLICOS COMO NÓS.

O Batismo é o sacramento da comunhão de todos no Cristo. 
É isso que nos diz São Paulo: "Pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, 
se revestiram de Cristo. Não há mais diferenças entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo" 
(Gl 3, 27-28)

PARA QUE EXISTE O BATISMO?

Adão e Eva pecaram gravemente, desobedecendo a Deus, querendo ser iguais a Deus. Foram, por isso, expulsos do Paraíso.
Passaram a sofrer e a morrer. Deus castigou-os e transmitiu a todos os filhos de Adão, ou seja, a todos os homens, o pecado original. Mas Deus prometeu a Adão e Eva que enviaria seu próprio Filho, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que seria igualmente homem, para morrer na Cruz e pagar assim o pecado de Adão e Eva e todos os outros pecados.
Mas não basta que Jesus tenha morrido na Cruz. É preciso ainda que essa morte de Jesus seja aplicada sobre as almas para que elas reencontrem a amizade de Deus, ou seja, se tornem filhos de Deus e tenham apagado o pecado original. 


Foi então para aplicar seu Sangue derramado na Cruz sobre nossas almas que Jesus instituiu o Sacramento do Batismo.

QUANDO FOI QUE JESUS INSTITUIU O BATISMO?


Jesus instituiu o Batismo logo no início da sua pregação, quando entrou no rio Jordão para ser batizado por São João Batista.
O Batismo de João não era um Sacramento. Só quando Jesus santifica as águas do Jordão com sua presença e que a voz do Pai se faz ouvir:

 "Este é meu Filho bem amado, em quem pus minhas complacências", e que o Espírito Santo aparece sob a forma de uma pomba (foi então uma visão da Santíssima Trindade), é que fica instituído o Batismo.
Essa instituição será confirmada por Jesus quando Ele diz a seus Apóstolos: "IDE E ENSINAI TODAS AS NAÇÕES, BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO." Leia na Bíblia, no Evangelho de São Mateus, o Capítulo 3, Versículo 13.

MATÉRIA E FORMA


Jesus instituiu, então, o Batismo e determinou que seria usada a água como matéria desse Sacramento.
Foi também Jesus quem determinou a forma: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém."
O rito do Batismo consiste assim em derramar água na cabeça da pessoa que vai ser batizada, ao mesmo tempo em que se diz a forma.
Mas só isso não basta. É preciso ainda que o ministro tenha a intenção de fazer o que faz a Igreja Católica no Sacramento do Batismo.
A Santa Igreja acrescentou também diversas orações preparatórias que completam a cerimônia.
Quem já assistiu a um Batismo sabe que o Padre usa o sal bento, o óleo dos catecúmenos, o Santo Crisma, entrega a vela acesa aos padrinhos, veste a roupa branca no batizado e, principalmente, reza as orações contra o demônio, para que o pai da mentira nem se aproxime do batizado.

ESSE É O BATISMO CATÓLICO, O ÚNICO INSTITUÍDO POR JESUS, O ÚNICO CAPAZ DE NOS TORNAR FILHOS DE DEUS.

O MINISTRO DO BATISMO


Normalmente, o ministro do Batismo é um Padre. É ele quem recebeu de Deus o poder de trazer a Fé ao coração da pessoa batizada, tornando-a filha de Deus. Mas pode acontecer que seja preciso batizar às pressas alguém. Se não houver um Padre por perto, qualquer pessoa pode batizar, desde que queira fazer o que a Igreja Católica faz no Batismo, que use água e diga as palavras da forma do Batismo.

OS PADRINHOS

Além da pessoa que está sendo batizada, do ministro que batiza, há também, na cerimônia do Batismo, os padrinhos, que seguram a criança. Normalmente escolhe-se para padrinhos um homem e uma mulher.
Eles devem ser bons católicos, pois a função dos padrinhos é dar o exemplo, ajudar aos afilhados a aprender o Catecismo, a rezar, a conhecer e amar a Deus. São os padrinhos que respondem no nosso lugar as perguntas que o ministro faz durante a cerimônia.

OS EFEITOS DO BATISMO

O BATISMO NOS DÁ, PELA PRIMEIRA VEZ, A GRAÇA SANTIFICANTE, QUE É A AMIZADE E A PRESENÇA DE DEUS NO NOSSO CORAÇÃO.
Junto com a graça recebemos o dom da Fé, da Esperança e da Caridade, assim como todas as demais virtudes, que devemos procurar proteger no nosso coração.
Apaga o pecado original. Apaga os pecados atuais e todas as penas ligadas aos pecados. 
Imprime na nossa alma o caráter de cristão, fazendo de nós, filhos de Deus, membros da Santa Igreja Católica e herdeiros do Paraíso.
Nos torna capazes de receber os outros Sacramentos.
Por isso tudo, vemos que o Batismo é absolutamente necessário para a salvação. Só entra no Céu quem for batizado. Mas para as crianças que morrem ser terem sido batizadas e não têm culpa, a Igreja as confia à misericórdia de Deus e na sua promessa de que queria que todos se salvassem (1Tim 2, 4) principalmente quando chama para si as crianças, que são praticamente os únicos seres puros de coração (Mc 10, 14). Isso é chamado Limbo. (ver CIC 1261).


REFLEXÃO PARA OS CATEQUISANDOS E DINÂMICA 


9E aconteceu naqueles dias que veio Jesus de Nazaré da Galiléia, 
e foi batizado por João no Jordão.
10E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, 
e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele;
11e ouviu-se dos céus esta voz: Tu és meu Filho amado; 
em ti me comprazo.



Por que Jesus foi batizado? Apesar de Jesus não ter pecado algum, quis ser batizado para nos mostrar que era solidário com a humanidade pecadora, a qual viera salvar.
E o nosso batismo, o que significa? O Batismo é um novo nascimento. Nascemos para uma vida nova e nos tornamos irmãos uns dos outros.

De quem Jesus é filho? Jesus é o Filho de Deus.

O que aconteceu na hora do batismo de Jesus? O céu se abriu e uma voz disse "Você é meu filho querido.Coloco todo o meu amor". Ao mesmo tempo, o Espirito de Deus em forma de pomba ficou sobrevoando a cabeça de Jesus.

Explicação

Quando somos batizados, tornamos pública nossa participação como membros da família de Deus, exatamente como Jesus fez. 

Para termos a vida de Deus em nós e sermos filhos de Deus é preciso aceitar Jesus e prometer seguir suas palavras.

No dia do Batismo, nossos pais e padrinhos escolheram para nós e prometeram ensinar-nos esse caminho. Nesse dia nós, que éramos apenas criaturas de Deus, tornamo-nos filhos passando a pertencer a uma família, que é a Igreja. Nós aceitamos Jesus.

Pelo batismo, tomamos o nome de Cristo - somos chamados "CRISTÃOS".
Portanto : O BATISMO NOS DÁ A NOSSA CARTEIRA DE IDENTIDADE DE CRISTÃOS.

Nós temos em nós o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O importante é aumentar essa vida de Deus em nós

JESUS DISSE :

“Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinai-os a observar tudo que ensinei a vocês...” Mateus 28,19-20.


      ANÁLISE DO ESTUDO
Hoje, trazemos presente a importância da luz na celebração batismal.
O CÍRIO PASCAL, trazido no Sábado Santo, é o grande símbolo da presença de Jesus Ressuscitado. Esta vela acesa representa Jesus vencedor da escuridão do túmulo e das trevas do pecado. Ele é o Deus da luz!
O gesto de acender a vela no círio pascal simboliza a união do batizado com Jesus Cristo. Significa que quem recebe o batismo passa a receber a vida nova de Deus como uma vela recebe “vida” a ser acesa em outra.
A VELA do batismo quer dizer a quem é batizado:
Jesus é a luz da sua vida. Procure andar nessa luz .
A VELA É UM EXEMPLO CLARO DO QUE SIGNIFICA SER CRISTÃO.
VIVE ATÉ O FIM PARA ILUMINAR  A TODOS.

Assim é o cristão que vence o egoísmo, o individualismo e as trevas que o mundo apresenta,  fazendo o bem a todo o custo.
JESUS é aquele que dá a vida até o fim,  é a expressão máxima do amor-doação.
Este é o significado de Cristo na vida do batizado.
Quando a vida apresenta momentos de escuridão, ou ainda não sabe o rumo a tomar, quando ainda a fé parece estar se apagando, temos quem se faz luz em nossa vida: Jesus Cristo.
Jesus se declara a luz do mundo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8, 12).
A luz, para o povo da Bíblia, é sinônimo de felicidade, alegria, salvação e libertação.
Seguindo a Jesus, é possível acabar com as coisas ruins do mundo : o  egoísmo, a injustiça , a violência e tudo o que leva as pessoas a não viverem sua dignidade de filhos e filhas de Deus.
Como deve ser o cristão batizado? Jesus responde:
 “Vocês são a luz do mundo. Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candelabro, onde ela brilha para todos os que estão em casa” (Mt 5, 14-15).
Assim como cristãos devemos agir para levar a todos a luz divina do amor de Cristo.

O testemunho é o que brilha mais forte para todo cristão batizado. Através do testemunho visível, todo discípulo/a de Jesus, se compromete, em qualquer ambiente, a apresentar os valores do evangelho.
A vida do cristão deve ser uma vida de fé, capaz de iluminar o mundo.
A luz não é para ela própria, mas para iluminar tudo o que está ao seu redor. Para isso, devemos viver o verdadeiro sentido do amor e da fraternidade . Seguir o exemplo da vida de Jesus
Os batizados são convidados a anunciar  o Evangelho com ações práticas. E nunca deve se esquecer dos que ainda não conhecem Jesus, a luz do mundo.

Todo batizado é um seguidor de Jesus. É nos seus passos que trilhamos a nossa vida. Portanto, é preciso colocar-se na escuta atenta de sua Palavra e na participação efetiva na liturgia, fazendo desta a celebração da vida, num compromisso comunitário.
Podemos dizer que a Igreja faz o batizado mas, também o batizado faz a Igreja. Os primeiros cristãos, iluminados pelo compromisso batismal, não temeram em testemunhar Jesus em muitas situações difíceis.
 Como então fazermos brilhar o compromisso de batizados nos ambientes onde vivemos?


Os revestidos de Cristo pelo batismo necessitam esforçar-se em acolher 
de coração aberto cada pessoa com suas diferenças, suas dificuldades e alegrias, sofrimentos e conquistas, tentando construir novos
 laços de fraternidade.


DINÂMICA :  LUZ DO MUNDO
                                                   Marizete Cajaiba

MATERIAL NECESSÁRIO:
- 1 vela grande
- 5 velas pequenas
- 1 caixa de fósforo
- 5 guardanapos de papel ( ou candelabros de  garrafa pet ou pires pequenos)
- mesa forrada com toalha branca e a Bíblia

DESENVOLVIMENTO :

OBS: NO MOMENTO DA DINÂMICA

Distribuir a cada criança uma vela ( ou a apenas um grupo de 5)
ATENÇÃO : esta vela deverá estar com sua base envolvida em  um guardanapo para que
a cera derretida não caia nas mãos das crianças  ( pode-se ainda fazer candelabros de  garrafa pet)

Acender uma vela grande e deixa-la acesa o tempo todo.
-DISTRIBUA A VELA PARA AS CRIANÇAS E PEÇA QUE ELAS 
ACENDAM NA VELA GRANDE.

Pedir que as cinco crianças fiquem de costas e ou feche os olhos e neste momento apague a suas velas .

Ao abrir os olhos as crianças ficarão surpresas com as velas apagadas.

PERGUNTE COMO RESOLVER O  PROBLEMA?

COMO ELAS FARÃO PARA ACENDER AS VELAS?

( LOGICAMENTE ELAS IRÃO ATÉ A VELA GRANDE QUE JÁ ESTÁ ACESA).
Peça que as crianças acendam novamente a vela, no fogo da vela grande.
COLOQUE AS VELAS ACESAS EM CASTIÇAIS OU PIRES DE XÍCARA E DEIXE SOBRE A MESA.
MANDE AS CRIANÇAS SENTAREM

DESTA FORMA COMENTE COM OS CATEQUISANDOS:

1)             QUAL O SENTIDO DA LUZ EM NOSSA VIDA?
2)             POR VEZES QUANDO HÁ FALTA DE ENERGIA A NOITE COMO SE SENTEM? 
( MEDO DO ESCURO, FICAM PERDIOS NO MEIO DA CASA, TEM QUE SAIR SURANDO NAS PAREDES, COM AS MÃOS PARA FRENTE, CHAMAM PELOS PAIS IMEDIATAMENTE, ETC)
3)              O QUE PROCURAM FAZER IMEDIATAMENTE ?
( PROVIDENCIAR UMA ILUMINAÇÃO : COM VELAS OU LANTERNAS, EM MUITOS LOCAIS HÁ LÂMPADAS DE EMERGÊNCIA QUE ACENDEM QUANDO FALTA ENERGIA )
4)             E ENTÃO, COMO SE SENTEM QUANDO ACENDEM A VELA, OU LANTERNA?
( O MEDO ACABA, A SEGURANÇA VOLTA, TUDO SE ACALMA,AGORA PODE ENXERGA TUDO A SUA VOLTA, NÃO HÁ MAIS PERIGO AO CAMINHAR PELA CASA, ETC)

5)             ENTÃO , COM A LUZ HÁ MAIS SEGURANÇA ....
6)              CRIANÇAS O  QUE REPRESENTA AQUELA LUZ DA VELA MAIOR SOBRE A MESA (JESUS).

LEIA O VERSÍCULO PARA AS CRIANÇAS:
 Jesus se declara a luz do mundo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8, 12).
A luz, é sinônimo de felicidade, alegria, salvação e libertação.
Seguindo a Jesus, é possível acabar com as coisas ruins do mundo : o  egoísmo, a injustiça , a violência e tudo o que leva as pessoas a não viverem sua dignidade de filhos e filhas de Deus.
7)             Como deve ser o cristão batizado? Jesus responde:
 “VOCÊS SÃO A LUZ DO MUNDO. NINGUÉM ACENDE UMA LÂMPADA PARA COLOCÁ-LA DEBAIXO DE UMA VASILHA, E SIM PARA COLOCÁ-LA NO CANDELABRO, ONDE ELA BRILHA PARA TODOS OS QUE ESTÃO EM CASA”
(MT 5, 14-15).
Assim como cristãos devemos agir para levar a todos a luz divina do amor de Cristo.
O testemunho é o que brilha mais forte para todo cristão batizado. Através do testemunho visível, todo discípulo/a de Jesus, se compromete, em qualquer ambiente, a apresentar os valores do evangelho.
A VIDA DO CRISTÃO DEVE SER UMA VIDA DE FÉ, CAPAZ DE ILUMINAR O MUNDO.
A luz não é para ela própria, mas para iluminar tudo o que está ao seu redor.
- COMO AS CRIANÇAS PODERIAM MANTER A SUA LUZ ACESA?
Para isso, devemos viver o verdadeiro sentido do amor e da fraternidade . Seguir o exemplo da vida de Jesus
8)             “Os batizados são convidados a anunciar  o Evangelho COM AÇÕES PRÁTICAS.”

SEGUINDO O EXEMPLO DE JESUS. LEVANDO A PRESENÇA DE JESUS ONDE QUER QUE ESTEJA, ATRAVÉS DE BOAS ATITUDES, DE RESPEITO E DE AMOR AO OUTRO, AO PRÓXIMO.

9)  REFLITA  COM OS CATEQUISANDOS QUE ATITUDES PODERIAM DEMONSTRAR A PRESENÇA DE JESUS NELES?
- DEIXE DIGAM QUE ATITUDE PODERÃO TER:
- NA ESCOLA ( COM PROFESSORA, COLEGAS E FUNCIONÁRIOS , ETC)
- NA IGREJA ( COMPROMISSO, CATEQUESE,ORAÇÃO, LEITURA DO EVANGELHO,RESPEITO , ETC)
- NA FAMÍLIA ( COM PAIS, IRMÃOS, PRIMOS, TIOS, AVÓS , ETC)
ATITUDES: RESPEITO, OBEDIÊNCIA, TOLERÂNCIA, GRATIDÃO, FÉ, COMPROMISSO, RESPONSABILIDADE, SOLIDARIEDADE, ORAÇÃO, ETC ( ENFIM: DESENVOLVER OS VALORES, AS VIRTUDES, AS COISAS BOAS)
(CASO HAJA MUITAS CRIANÇAS, DEIXE APENAS ALGUNS EMITIREM A OPINIÃO)
10) QUAL SERÁ O COMPROMISSO DA SEMANA E PARA A VIDA TODA?

“TER BOAS ATITUDES PARA COM TODOS. SER UMA LUZ PARA ILUMINAR A TODOS QUE ESTÃO AO SEU REDOR”

MUSICA : LUZ –  PADRE MARCELO

CLIQUE AQUI PARA OUVIR :
http://letras.mus.br/padre-marcelo-rossi/296910/

Luz Divina

Padre Marcelo Rossi

Luz que me ilumina o caminho e que me ajuda a seguir
Sol que brilha à noite, a qualquer hora, me fazendo sorrir
Claridade, fonte de amor, que me acalma e seduz
Essa luz, só pode ser Jesus, essa luz
Raio duradouro que orienta o navegante perdido
Força dos humildes, dos aflitos, paz dos arrependidos
Brilho das estrelas do universo, o seu olhar me conduz
Essa luz, é claro que é Jesus, essa luz
Sigo em paz no caminho da vida porque
O caminho, a verdade, a vida é você
Por isso eu te sigo
Jesus, meu amigo
Quero caminhar do seu lado e segurar sua mão
Mão que me abençoa e me perdoa e me afaga o coração
Estrela que nos guia, luz divina, o seu amor nos conduz
Essa luz, é claro que é Jesus, essa luz
Luz que me ilumina o caminho e que me ajuda a seguir
Sol que brilha à noite, a qualquer hora, me fazendo sorrir
Claridade, fonte de amor, que me acalma e seduz
Essa luz, é claro que é Jesus, essa luz
Essa luz, é claro que é Jesus, essa luz
Essa luz, só pode ser Jesus, essa luz
Essa luz, só pode ser Jesus, essa luz
Essa luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário