domingo, 7 de abril de 2013

( FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS ) O QUE É LEITURA ORANTE DA BÍBLIA? SAIBA COMO FAZER A LEITURA ORANTE / IMPORTÂNCIA DA LEITURA ORANTE NA CATEQUESE



PARA CATEQUISTAS ( FORMAÇÃO)

O QUE É LEITURA ORANTE DA BÍBLIA?
SAIBA COMO FAZER A LEITURA ORANTE


A Palavra de Deus, que encontramos nas Sagradas Escrituras, é uma das fontes da fé e da missão:
Sustenta a caminhada, inspira o encontro com Jesus Cristo, orienta e anima a prática da justiça e da solidariedade.
“Entre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura, existe uma privilegiada, à qual somos todos convidados: a Lectio Divina (exercício da
leitura orante da Bíblia), com seus quatro momentos (leitura, meditação, oração e contemplação) favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo”(Doc. Aparecida,
n.249).
As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora
2008-2010, da CNBB, conforme orientação do Concílio Vaticano II, incentivam a prática da leitura orante da Bíblia e dos círculos bíblicos, de modo que a Palavra de
Deus ilumine a realidade da vida, animando para o compromisso evangélico a serviço do Reino de Deus.
A Leitura Orante vem de longa tradição. Os monges a introduziram na prática cristã das
comunidades. Quer ajudar os cristãos e as cristãs a se tornarem um com a Trindade, assim como Jesus e o Pai sãoUmemplena comunhão.
ALectio Divina está relacionada intimamente a uma prática – ao trabalho. Por isso, as liturgias são chamadas de Ofício Divino. Como os monges, a leitura orante quer unir uma vida orante com trabalho cotidiano pela promoção da vida em abundância para
todos.
Em preparação aos encontros e aos momentos de leitura orante, é preciso escolher previamente um texto.
Pode ser o da liturgia do dia ou um texto adequado ao
momentovivido pela comunidade ou pela pessoa.
Ao iniciar a leitura, é importante procurar
aquietar-se, fazer silêncio e buscar a interioridade.


APRENDENDO PROFUNDAMENTE O 
PASSO A PASSO DA LEITURA ORANTE:

PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA,


1.         FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA.
Ao iniciar a Leitura Orante da Bíblia, você não vai estudar; não vai ler a Bíblia para aumentar conhecimentos nem preparar algum trabalho apostólico; não vai ler para ter experiências extraordinárias.
VAI LER A PALAVRA DE DEUS PARA ESCUTAR O QUE DEUS LHE TEM A DIZER, para conhecer a Sua Vontade e viver melhor o Evangelho de Jesus Cristo.
Em você devem estar a pobreza e a disposição que o velho Eli recomendou a Samuel: "Fala, Senhor, que teu servo escuta!" (lSm 3,10).
Deve estar a mesma atitude obediente de Maria: "Faça-se em mim segundo a tua Palavra" (Lc 1,38).

2.         PEDIR O ESPÍRITO SANTO. PEDI E RECEBEREIS.
Poder escutar Deus não depende de você nem do esforço que fará, mas só e unicamente de Deus, da Sua decisão gratuita e soberana de entrar em contato com você e de fazer com que possa ouvir a Sua voz.
O PONTO DE PARTIDA DA LEITURA ORANTE DEVE SER A HUMILDADE.
Saber recolher-se à sua própria insignificância e dignidade.
PARA ISTO É NECESSÁRIO QUE VOCÊ SE PREPARE, VIGIANDO EM ORAÇÕES, PEDINDO QUE ELE MANDE O SEU ESPÍRITO.
Pois, sem a ajuda do Espírito de Deus, não é possível descobrir o sentido que a Palavra de Deus tem para nós hoje
(cfJo 14,26; 16,13; Lc 11,13).


3.CRIAR UM AMBIENTE DE RECOLHIMENTO.
É importante CRIAR UM AMBIENTE ADEQUADO, que favoreça o recolhimento diante da Palavra de Deus.
LER A BÍBLIA É COMO FREQÜENTAR UM AMIGO.
Os dois exigem o máximo de atenção, respeito, amizade, entrega e escuta atenta.
Para isso você deve aprender a cultivar o silêncio dentro de si, durante todo o tempo da Leitura Orante.
E lembre-se: uma boa e digna posição do corpo favorece o recolhimento da mente.

4.         RECEBER A BÍBLIA COMO O LIVRO DA IGREJA E DA TRADIÇÃO DA VIDA RELIGIOSA.

Abrindo a Bíblia, você deve estar bem consciente de que está abrindo um livro que não é seu, mas da comunidade.
Fazendo a Leitura Orante, você está entrando no grande rio da Tradição da Igreja, que atravessa os séculos.
A LEITURA ORANTE É O BARQUINHO QUE O CARREGA PELAS CURVAS DESTE RIO ATÉ O MAR.
O CLARÃO LUMINOSO QUE NOS VEM DO MAR JÁ CLAREOU A "NOITE ESCURA" DE MUITA GENTE.
MESMO FAZENDO SOZINHO A LEITURA ORANTE DA BÍBLIA, VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ, MAS UNIDO AOS IRMÃOS E ÀS IRMÃS RELIGIOSAS QUE, ANTES DE VOCÊ, PROCURARAM "MEDITAR DIA E NOITE NA LEI DO SENHOR"
(Sl 1,3).
São muitos! Por isso "permaneça firme naquilo que aprendeu e aceitou como certo.
Você sabe de quem o aprendeu!" (2Tm 3,14).
Mesmo daqueles e daquelas que não sabiam ler o texto escrito!
Eles sabiam ler o texto da vida, dos acontecimentos, do rosto dos irmãos e das irmãs.
5.         TER UMA CORRETA ATITUDE INTERPRETATIVA DIANTE DA BIBLIA.

A LEITURA ATENTA E PROVEITOSA DA BÍBLIA DEVE ESTAR MARCADA, DO COMEÇO AO FIM, POR UMA ATITUDE INTERPRETATIVA QUE TEM TRÊS PASSOS BÁSICOS: LEITURA, MEDITAÇÃO E ORAÇÃO.
Estes três aspectos sempre formaram a espinha dorsal da Vida Religiosa, culminando na contemplação.

" 1° PASSO OU ATITUDE:
 LEITURA: CONHECER, RESPEITAR, SITUAR
- Antes de tudo, você deve ter a preocupação de investigar:
 "O que o texto diz em si?" Isto exige silêncio.
Dentro de você, tudo deve silenciar, para que nada o impeça de escutar o que o texto tem a dizer, e para que não aconteça que você leve o texto a dizer só aquilo que gosta de escutar.

" 2° PASSO OU ATITUDE:
 MEDITAÇÃO: RUMINAR, DIALOGAR, ATUALIZAR.
Você também deve ter sempre a preocupação de se perguntar "0 que o texto diz para mim, para nós?"
Neste segundo passo, você entra em diálogo com o texto, para que o sentido se atualize e penetre a sua vida.
Como Maria, rumine o que escutou (Lc 2,19.51), e assim descobrirá que "a Palavra de Deus está muito perto de ti, está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática" (Dt 30,14).

" 3° PASSO OU ATITUDE:
ORAÇÃO: SUPLICAR, LOUVAR, RECITAR.
Além disso, você deve estar sempre preocupado em descobrir "0 que o texto me faz dizer a Deus?"
É A HORA DA PRECE, O MOMENTO DE VIGIAR EM ORAÇÕES.
Até agora, Deus falou para você; chegou a hora de você responder a Ele.
6.         COLOCAR-SE SOB O JULGAMENTO DA PALAVRA PARA PODER CHEGAR À CONTEMPLAÇÃO.
O resultado, o 4° passo, o ponto de chegada da Leitura Orante é a Contemplação: enxergar; saborear; agir.

CONTEMPLAÇÃO É:
" Ter nos olhos algo da "sabedoria que leva à salvação" (2Ts 3,15);
" Começar a ver o mundo e a vida com os olhos dos pobres, com os olhos de Deus;
" Assumir a própria pobreza e eliminar do seu modo de pensar aquilo que vem dos poderosos;
" Tomar consciência de que muita coisa da qual você pensava que fosse fidelidade ao Evangelho e à Tradição de sua Congregação, na realidade nada mais era do que fidelidade a você mesmo e aos seus próprios interesses e idéias;
" Saborear, desde já, algo do amor de Deus que supera todas as coisas;
" Mostrar pela vida que o amor de Deus se revela no amor ao próximo (IX, XIV);
" Dizer sempre' "faça-se em mim segundo a tua Palavra" (Lc 1,38)

7.         PROCURAR POR TODOS OS MEIOS QUE A INTERPRETAÇÃO SEJA FIEL.
Para que a sua Leitura Orante não fique entregue só a conclusão dos seus próprios sentimentos, pensamentos ou caprichos, mas TENHA FIRMEZA MAIOR E SEJA REALMENTE FIEL, É IMPORTANTE VOCÊ LEVAR EM CONTA TRÊS EXIGÊNCIAS FUNDAMENTAIS:

" 1" EXIGÊNCIA : confrontar com a fé da Igreja.
CONFRONTE SEMPRE O RESULTADO DA SUA LEITURA COM A COMUNIDADE A QUE VOCÊ PERTENCE, COM A FÉ DA IGREJA VIVA, do contrário, pode acontecer que o seu esforço não o leve a lugar algum (Gl 2,2).
" 2" EXIGÊNClA: confrontar com a realidade.
CONFRONTE SEMPRE AQUILO QUE VOCÊ LÊ NA BÍBLIA COM A REALIDADE QUE VIVE.

Quando a Leitura Orante não alcança o seu objetivo na nossa vida, a causa nem sempre é falta de oração, falta de atenção à fé da Igreja ou falta de estudo crítico do texto. Muitas vezes, é simplesmente falta de atenção à realidade nua e crua que vivemos
Quem vive na superficialidade, sem aprofundar sua vida, não pode atingir a fonte de onde nasceram os Salmos, dizia Cassiano

" 3" EXIGÊNCIA. confrontar com o resultado da *exegese.
Confronte sempre as conclusões da sua leitura com os resultados da exegese bíblica que investiga o sentido da Letra.
A Leitura Orante -é verdade -não pode ficar parada na Letra; deve procurar o sentido do Espírito (2Cor 3,6). Mas querer estabelecer o sentido do Espírito sem fundamentá-lo na Letra é o mesmo que construir um castelo no ar (Agostinho). É cair no engano do fundamentalismo, Hoje em dia, quando tantas idéias novas se propagam, é muito importante ter bom senso.
O BOM SENSO SE ALIMENTA DO ESTUDO CRÍTICO DA LETRA.
Para não errar nesse ponto, vale a pena seguir o exemplo do Apóstolo Paulo.
*(A palavra exegese é oriunda do grego exegeomai, exegesis:  tem o sentido de retirar, derivar, ex-trair, ex-ternar, ex-teriorizar, ex-por e "hegeisthai" o de conduzir, guiar.
Por isso, o termo exegese significa, como interpretação, revelar o sentido de algo ligado ao mundo do humano, mas a prática se orientou no sentido de reservar a palavra para a interpretação dos textos bíblicos.
 Exegese, portanto, é a denominação que se confere à interpretação das Sagradas Escrituras desde o século II da Era Cristã.)


8.         IMITAR O EXEMPLO DE PAULO.
O APÓSTOLO DÁ VÁRIOS CONSELHOS , DE COMO LER A BÍBLIA.
Ele mesmo foi um bom interprete.
EIS algumas das normas e atitudes recomendadas e observadas por ele.
" considere-se destinatário do que está escrito, pois tudo foi escrito para a nossa instrução (1Cor 10,11; Rm.15,4); a Bíblia é o nosso livro;
" procure ter nos olhos a fé em Jesus Cristo, pois é só pela fé Nele que o véu cai e que a Escritura revela o seu sentido e nos comunica a sabedoria que leva à salvação (2Cor 3,16; 2Tm 3,15; Rm 15,4);
" lembre-se: Paulo falava de "Jesus Cristo Crucificado" (2Cor 2,2), "escândalo para uns e loucura para outros".
Foi este Jesus que lhe abriu os olhos para perceber a Palavra viva no meio dos pobres da periferia de Corinto, onde a loucura e o escândalo da cruz estavam confundindo os sábios, os fortes e os que pensavam ser alguma coisa neste mundo (1Cor 1,21- 31);
" misture o eu e o nós; nunca só o eu, e nunca só o nós! O Apóstolo também misturava, pois recebeu sua missão da comunidade de Antioquia e falava a partir dela (At 13,1-3; GI2,2);
" tenha presente os problemas da sua vida pessoal e familiar, da sua família religiosa, da comunidade", da Igreja, do povo a que você pertence e serve; era assim que Paulo relia e entendia a Bíblia a partir dos problemas do povo das comunidades por ele fundadas (lCor 10,1-13);

9. DESCOBRIR NA BÍBLIA O ESPELHO DO QUE VIVEMOS HOJE.

AO LER A BÍBLIA, TENHA BEM PRESENTE QUE SEU TEXTO NÃO É SÓ UMA JANELA POR ONDE VOCÊ OLHA PARA SABER O QUE ACONTECEU COM OS OUTROS NO PASSADO; É TAMBÉM UM ESPELHO, UM "SÍMBOLO" (Hb 11,19), ONDE VOCÊ OLHA PARA SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM VOCÊ (lCor 10, 6-10).

A Leitura Orante diária é como a chuva mansa que, aos poucos, vai fecundando o terreno (Is 55,10-11).
Entrando em diálogo com Deus e meditando a sua Palavra, você cresce como árvore plantada à beira dos córregos (511,3).
Você não vê o crescimento, mas perceberá o resultado no encontro renovado consigo, com Deus e com os outros.
Diz o canto. "É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa.
Tua Palavra é assim; não passa por mim sem deixar um sinal".

10. INTERPRETAR A VIDA COM A ,AJUDA DA BÍBLIA. 

QUANDO VOCÊ FAZ LEITURA ORANTE, O OBJETIVO ÚLTIMO NÃO É INTERPRETAR A BÍBLIA, MAS INTERPRETAR A VIDA.
Não é conhecer o conteúdo do Livro Sagrado, mas, ajudado pela Palavra escrita, descobrir, assumir e celebrar a Palavra viva que Deus fala hoje na sua vida, na nossa vida, na vida do povo, na realidade do mundo em que vivemos (SI 95,7);
 é crescer na fé e, como o profeta Elias, experimentar, cada vez mais, que "Vivo é o Senhor, em cuja presença estou!" (lRs 17,1; 16,15).


ASSISTA A SLIDES COM RESUMO DA LEITURA ORANTE, CLICANDO AQUI :


Fonte do primeiro texto : O que é leitura orante?
http://www.cnbb.org.br/site

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