terça-feira, 21 de maio de 2013

REZAR - A ARTE DA ORAÇÃO - A ARTE DA ORAÇÃO CONSISTE EM QUE O ORANTE SE COMUNIQUE COM DEUS, COM OS OUTROS E CONSIGO MESMO E ASSIM FAZ GRANDES DESCOBERTAS, ENCONTRA SOLUÇÕES, RECEBE ILUMINAÇÕES E MUITA FORÇA INTERIOR / É PRECISO REZAR COM FÉ. ACREDITAR NO PODER DA ORAÇÃO. REZAR É ESTAR COM DEUS E COM OS OUTROS. NORMALMENTE A ORAÇÃO VERDADEIRA E PROFUNDA LEVA À COMPAIXÃO, AO PERDÃO, À SOLIDARIEDADE.






A  ARTE  DA  ORAÇÃO

REZAR É UM ATO DE JUSTIÇA PARA COM NOSSA ALMA,
pois a oração é expressão do espírito, da alma, do coração.
É também um ato de justiça em relação a Deus.
“Nele somos, vivemos e existimos” (At 17, 28).

A ORAÇÃO É ANTES DE TUDO TERAPÊUTICA PORQUE PACIFICA, UNIFICA, ORDENA A VIDA,
OS PENSAMENTOS E OS AFETOS.
“Os efeitos da oração em nossa pessoa são mais visíveis que os das glândulas de secreção interna”, diz o prêmio Nobel da medicina (1922), 
Dr. Alexis Carrel, ateu convertido.

A ARTE DA ORAÇÃO CONSISTE EM QUE O ORANTE SE COMUNIQUE COM DEUS, COM OS OUTROS E CONSIGO MESMO E ASSIM FAZ GRANDES DESCOBERTAS, ENCONTRA SOLUÇÕES, RECEBE ILUMINAÇÕES E MUITA FORÇA INTERIOR. K Jung e V. Frankl são psicólogos que exaltam a importância e a eficácia da oração, sem a qual, as pessoas não se curam de suas neuroses.
Eles sabem muito bem que a pessoa orante entra no nível alfa, freqüência profunda do cérebro humano.

QUEM NÃO REZA ESTÁ NUMA SITUAÇÃO MUITO DESCONFORTÁVEL E ATÉ INCÔMODA, PORQUE IRÁ BUSCAR ALÍVIO E SEDATIVO NO ÁLCOOL, FARRAS, DROGAS E SEMPRE PERMANECE VÍTIMA DO VAZIO EXISTENCIAL E DA SOLIDÃO. Sempre justificará seus erros e fugas, tendo necessidade espontânea de ridicularizar quem reza, como se a oração fosse o “catecismo dos fracos e perdedores”. De fato, só os humildes e autênticos rezam.

É PRECISO REZAR COM FÉ. ACREDITAR NO PODER DA ORAÇÃO. REZAR É ESTAR COM DEUS E COM OS OUTROS. NORMALMENTE A ORAÇÃO VERDADEIRA E PROFUNDA LEVA À COMPAIXÃO, AO PERDÃO, À SOLIDARIEDADE. O AMOR É FRUTO DA ORAÇÃO. REZAR É UM ATO DE AMOR E O AMOR É CONSEQÜÊNCIA DA ORAÇÃO. OS SANTOS, OS MÍSTICOS SÃO SEMPRE PESSOAS DE PAZ, DE FRATERNIDADE E DE AÇÃO EM FAVOR DOS POBRES E PECADORES. A ORAÇÃO, É AMOR DE AMIZADE COM DEUS QUE NOS LEVA AO AMOR-SERVIÇO PARA COM OS OUTROS.

A ORAÇÃO É UMA “ALAVANCA QUE MOVE O MUNDO”
(Sta. Terezinha).
De fato, quantas pessoas são vitoriosas frente a doenças, mágoas, decepções, injúrias. A oração as salvou. Quem reza se salva.

A ORAÇÃO É UMA PONTE. A PESSOA ORANTE É FABRICADORA DE PONTES, É PONTÍFICE. ABATEM-SE OS MUROS, CONSTROEM-SE PONTES,
COM A SABEDORIA DA ORAÇÃO.
Esta ponte, a oração, vai da terra ao céu e do coração do orante aos irmãos. A escalada da oração é exigente, requer perseverança.
É um combate.

A ORAÇÃO É MURALHA, É ESCUDO, É PROTEÇÃO,
É ABRIGO, É SEGURANÇA.
Quem reza está imunizado contra muitos males. A oração nos protege das tentações. Sem oração caímos na murmuração e abraçamos a tentação.

A ORAÇÃO É ESCOLA . O MESTRE INTERIOR
 É O ESPÍRITO SANTO.
 Na escola da oração aprendemos a prática do bem, a beleza do perdão, a alegria da convivência, a esperança nas decepções. A oração nos faz discípulos, iluminados, sábios, humanos e verdadeiros. Moisés tinha o rosto iluminado após a oração. Irradiava o fulgor de Deus.

A ORAÇÃO ENCHE O ORANTE DE AUDÁCIA E CORAGEM, DE FORÇA E TENACIDADE, DE LUZ E COMPAIXÃO.
Jesus não somente reza, mas, ensina a rezar, principalmente a perseverança na oração. Os primeiros cristãos eram “assíduos na oração” (At 2, 42).
 De fato, a oração é inspiração de cada momento, recolhimento do coração, recordação das maravilhas de Deus, é força para a luta cotidiana. 
Eis a arte da oração.

A ORAÇÃO É A FALA ENTRE FILHOS(AS) E PAI. PORTANTO, ORAÇÃO É QUESTÃO DE AMIZADE, É ENCONTRO DE DUAS CONSCIÊNCIAS, DUAS INTIMIDADES, DUAS EXISTÊNCIAS. 

Na oração acontece uma troca de olhares, de confidências, de interioridades.

REZAR É UM ATO DE AMOR, UM ATO AFETIVO QUE INFLAMA O ORANTE DE AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO.




Dom Orlando Brandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário