sexta-feira, 7 de junho de 2013

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - EXPLICAÇÃO DA FESTA / A Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus na sexta feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi / CERIMONIAL PARA A ENTRONIZAÇÃO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NAS FAMÍLIAS

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


EXPLICAÇÃO DA FESTA 
A Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus na sexta feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi


A imagem do Sagrado de Coração Jesus , lembra o núcleo central de nossa fé: tudo e todos que Deus amou com seu Coração, nós também devemos amar. Jesus tem um Coração que ama sem medida. E tanto nos ama, que sofre quando seu imenso amor não é correspondido.

A Igreja dedica todo o mês de junho ao Sagrado Coração de Jesus, com a finalidade de que os católicos o veneremos, o honremos e o imitemos.

Isto significa que devemos viver demonstrando a Jesus com nossas obras que o amamos, que correspondemos ao grande amor que Ele nos tem e que nos demonstrou entregando-se à morte por nós.

Todos os dias podemos nos aproximar de Jesus e ficar junto a Ele. Dependendo somente de nós. Já que Ele sempre está nos esperando e amando.

Devemos recordá-Lo e pensar cada vez que agimos: Que faria Jesus nesta situação, o que ditaria o seu Coração? (ante um problema na família, no trabalho, em nossa comunidade, com nossas amizades, etc.). Devemos, por tanto, pensar nas obras e ações que vamos fazer para nos aproximar de Deus.

Origem da devoção ao Sagrado Coração de Jesus

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus existe desde os primeiros tempos da Igreja, quando se meditava ao Coração aberto de Jesus, de onde saiu sangue e água. Desse Coração nasceu a Igreja e por esse Coração se abriram as portas do Céu. A devoção ao Sagrado Coração está acima de outras devoções porque nós adoramos o Coração de Deus. Porém foi Jesus quem, no século dezessete, em Paray-ele-Monial, França, pediu, através de uma humilde freira que se estabelecesse definitivamente e especificamente à devoção seu Sagrado Coração.

Em junho de 1675 apareceu Nosso Senhor e mostrou seu Coração a Santa Margarita Maria de Alacoque. Seu Coração estava rodeado de chamas de amor, coroado de espinhos, com uma ferida aberta da qual brotava sangue, do interior de seu coração, saia uma cruz.

Santa Margarita escutou Nosso Senhor dizer: “Eis aqui o coração que tanto tem amado os homem, e em troca, da maior parte dos homens não recebe nada mais que ingratidão, irreverência e desprezo, neste sacramento de amor”.



Com estas palavras Nosso Senhor nos diz em que consiste a devoção a seu Sagrado Coração. A devoção em si esta dirigida à pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo e a seu amor não correspondido, representado por seu Coração. Dois, devem ser os atos desta devoção: amor e reparação.

Amor - pelo muito que Ele nos ama.
Reparação e desagravo – pelas muitas injurias que recebe sobre tudo na Sagrada Eucaristia.

Santa Margarita Maria de Alacoque era uma religiosa da Ordem da Visitação. Tinha um grande amor por Jesus. E Jesus teve uma amor especial por ela.

Jesus lhe apareceu em várias ocasiões para dizer-lhe o muito que a ama e a todos os homens e o muito que lhe doía o Coração quando os homens se afastavam Dele pelo pecado.

Durante estas visitas, Jesus lhe pediu que ensina-se a querê-lo mais, a ter-lhe devoção, a reza e, sobre tudo, a ter um bom comportamento para que seu Coração não sofre-se mais com nossos pecados.

O pecado nos afasta de Jesus e isto o entristece porque Ele quer que todos cheguemos ao Céu com Ele. Nós podemos demonstrar nosso amor ao Sagrado Coração de Jesus com nossas obras: nisto precisamente consiste a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

As promessas do Sagrado Coração de Jesus

Jesus prometeu a Santa Margarita e Alacoque, que se uma pessoa comungava nas primeiras sextas-feiras do mês, durante nove meses seguidos, lhe concederia o seguinte:

•  Daria-lhes todas as graças necessárias a seu estado de casado(as), solteiro(a), viúvo(a) ou consagrado(a) a Deus.
•  Poria paz em suas famílias.
•  Os consolaria em todas as aflições.
•  Seria seu refugio durante toda a vida, sobre tudo, na hora da morte.
•  Abençoaria abundantemente suas empresas.
•  Aos pecadores lhes daria misericórdia.
•  Os tíbios se tornariam fervorosos.
•  Os fervorosos se elevariam rapidamente à grande perfeição.
•  Abençoaria os lugares onde a imagem do Coração fosse exposta e venerada.
•  Daria-lhes a graça de mover os corações mais endurecidos.
• As pessoas que propaguem esta devoção teriam seu nome escrito em Seu Coração e jamais seriam abandonados por Ele.
• A graça da penitencia final: isto é, não morreriam em desgraça e sem haver recebido os Sacramentos. 


NESTA FESTA DEVEMOS TER ATENÇÃO EM JESUS PRESENTE NA SANTÍSSIMA EUCARISTIA e devemos refletir sobre o Amor incondicional de Deus e sobre a Misericórdia Infinita simbolizada pelo Seu Coração.
È preciso aproximarmos de Jesus e é por meio da Adoração Eucarística que somos “abertos” a partir de dentro pelo Seu trabalho invisível em nós

 A SANTÍSSIMA EUCARISTIA, CELEBRADA E ADORADA, COMO A IGREJA NOS ENSINA, É O MAIOR E MAIS EFICAZ TESOURO DA NOSSA SALVAÇÃO, UM TESOURO INFINITO QUE DEVE SER SALVAGUARDADO COM PROFUNDO  RESPEITO E PROFUNDA DEVOÇÃO.

È EXTREMAMENTE NECESSÁRIO LEMBRARMOS AQUI QUE PERTO DO CORAÇÃO DO FILHO É O CORAÇÃO DA MÃE A QUEM A IGREJA CELEBRA  NO DIA APÓS A SOLENIDADE DO
CORAÇÃO DE JESUS.

DIZ O SANTO PADRE : “ O CORAÇÃO QUE SE ASSEMELHA AO DE CRISTO  MAIS DO QUE QUALQUER OUTRO É, SEM DÚVIDA, O CORAÇÃO DE MARIA, SUA MÃE IMACULADA, E POR ISSO MESMO A LITURGIA OS DETÉM JUNTOS PARA A NOSSA VENERAÇÃO”.

Confiemos o mundo inteiro, o Santo Padre, nossa Santa Igreja, todo o Clero, nossa Diocese, nossa comunidade, nossa família , nosso coração, todo nosso ser e  missão aos Sacratíssimos Corações de Jesus e Maria, para que todos juntos possam  experimentar o Amor misericordioso de Deus e conheçam a verdadeira Paz.

                               
 ORAÇÃO
“Ó Coração de Jesus, vimos consagrar-Lhe as nossas pessoas e nossas vidas. Entregamos as nossas ações, nossos desejos, nossos problemas e os nossos sofrimentos. Entregamos-Lhe nossa Santa Igreja, o Santo Padre, todo o Clero,nossas Dioceses, nossas Comunidades, nossos benfeitores, nossos amigos e inimigos, nossas famílias , nossa missão e todo nosso ser. Queremos viver somente para honrá-LO , amá-LO e trazer-Lhe Glória.
Fizemos uma decisão e não queremos mudar: o de  pertencermos totalmente a Vós, fazer tudo por Vosso Amor, e renunciar de todo o coração  a tudo que possa desagradá-LO.
Tú serás sempre o coração do nosso desejo. E o objetivo dos nossos esforços será sempre para Te amar cada vez mais e torná-LO também conhecido, amado e servido pelas almas às quais nos enviar.
Por isso , Vos levamos , Ó Sagrado Coração de Jesus, como o principal objeto do nosso amor, como Aquele que protege nossas vidas, guarda nossos apostolados, nossa missão e como Aquele que prevê um remédio para a nossa incompetência, nossa infidelidade, e nossa instabilidade. Vós também sois a nossa satisfação diante de todas as deficiências em nossas ações, porque Tú és Aquele que responde por nós, És também nosso poderoso auxílio durante toda a vida e nosso refúgio seguro na hora da nossa morte.
 Vós sois o amigo fiel e íntimo do nosso coração. O único que não nos engana nem trai. Vós sois também nossa riqueza”.

SACRATÍSSIMO CORAÇÃO DE JESUS,

                          NÓS CONFIAMOS EM VÓS!



CERIMONIAL PARA A ENTRONIZAÇÃO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NAS FAMÍLIAS




1. PREPARATIVOS

A imagem do Sagrado Coração, artística quanto possível, pode ser gravura, pintura ou estátua e será colocada no lugar de honra do salão, como homenagem prestada à soberania de Jesus Cristo, tão desconhecida em toda parte.

No dia marcado para a Entronização, reúne-se toda a família no salão da casa. O sacerdote, revestido de sobrepeliz e estola, benze a imagem do Sagrado Coração de Jesus, enfeitada com luzes e flores.

Para a benção da imagem prepare-se um copo com água benta e raminho para aspergi-la.


2. BÊNÇÃO DA IMAGEM ( pelo sacerdote)


O sacerdote asperge a imagem com água benta e todos os assistentes rezam em voz alta o Credo, em testemunho explícito da fé de toda a família.

Em seguida, o sacerdote, numa breve alocução, poderá expor o que Nosso Senhor espera das famílias particularmente a ele consagradas; - as bênçãos especiais e superabundantes de que são alvo; - o grande dever para elas de renovarem constantemente essa consagração como oração familiar.

Todos ajoelham e o sacerdote recita a:

SÚPLICA

Amorosíssimo Jesus, dignai-vos, em companhia de vossa Mãe dulcíssima, visitar esta morada e encher seus ditosos habitantes das graças prometidas às famílias que de modo especial se consagram ao vosso divino Coração. Vós mesmo, dulcíssimo Jesus, em revelação à vossa serva Margarida Maria e para os desígnios de vossa misericórdia, solicitastes do mundo inteiro a homenagem solene de amor ao vosso Coração santíssimo, que tanto amou os homens e dos quais é tão pouco amado. Esta família, pois, acudindo pressurosa ao vosso convite, em desagravo do abandono e apostasia de tantas almas, vos proclama amável soberano seu, e vos consagra absolutamente as alegrias e tristezas, as dores e trabalhos, o presente e futuro deste lar, de hoje para sempre inteiramente vosso. Abençoai, pois, Coração santíssimo, todos os presentes; abençoai os queridos ausentes; e firmai, nesta casa, Senhor – nós vo-lo rogamos pelo amor de vossa Mãe Santíssima – firmai nesta casa o domínio de vossa caridade; infundi em cada um dos seus moradores o espírito de fé, de santidade e de pureza: fazei que estas almas só a vós pertençam, desapegando-as completamente do mundo e de suas loucuras e vaidades. Abri-lhes, Senhor, a chaga do vosso paternal Coração, e nela, como em arca salvadora, guardai até à vida eterna estes que vossos são e vossos para sempre querem ser. Viva sempre neste lar, amado, bendito e glorificado, o Coração santíssimo de Jesus. Assim seja.

Não devendo faltar ninguém no lar querido em hora tão solene e feliz, evoca-se a lembrança dos membros já falecidos da família, rezando-se por eles e pelos ausentes um Padre-Nosso e uma Ave-Maria.


3. ENTRONIZAÇÃO

Depois, o pai ou mãe de família coloca a imagem do Sagrado Coração de Jesus no lugar de honra que lhe está preparado e ajoelhando-se todos, o sacerdote reza o:

ATO DE CONSAGRAÇÃO

Sagrado Coração de Jesus, que manifestastes a S. Margarida Maria o desejo de reinar sobre as famílias cristãs, nós vimos hoje proclamar vossa realeza absoluta sobre a nossa.

Queremos doravante viver da vossa vida, queremos que floresçam no seio desta família as virtudes, a que prometestes já neste mundo a paz. Queremos banir para longe de nós o espírito mundano que amaldiçoastes.

Vós reinareis em nossas inteligências pela simplicidade de nossa fé, em nossos corações, pelo amor ser reservas de que estão abrasados para convosco, e cuja chama entreteremos pela recepção freqüente da divina Eucaristia.

Dignai-vos, Coração divino, presidir às nossas reuniões, abençoar as nossas empresas espirituais e temporais, afastar de nós as angústias, santificar as nossas alegrias, aliviar as nossas penas.

Se, algum dia, um de nós tiver a desgraça de vos ofender, lembrai-lhe, ó Coração de Jesus, que sois bom e misericordioso para com o pecador arrependido.

E quando soar a hora da separação, quando a morte lançar no meio de nós o luto, nós todos, os que partem e os que ficam, todos seremos submissos aos vossos eternos desígnios. Consolar-nos-emos com o pensamento de que há de vir um dia, em que toda a família, reunida no céu, poderá cantar para sempre a vossa glória e os vossos benefícios.

Digne-se o Coração imaculado de Maria, digne-se o glorioso patriarca S.José apresentar-vos esta consagração e no-la lembrar todos os dias de nossa vida.

Viva o Coração de Jesus, nosso Rei e nosso Pai.


4. ÚLTIMAS ORAÇÕES

O sacerdote e os presentes recitam juntos a seguinte:

ORAÇÃO

GLÓRIA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, - CUJA MISERICÓRDIA FOI INFINITA – PARA COM OS SERVOS FELIZES DESTE LAR, - ESCOLHENDO-OS ENTRE MILHARES – COMO HERANÇA DE AMOR - E SANTUÁRIO DE REPARAÇÃO PELA INGRATIDÃO HUMANA. – COM QUANTA CONFUSÃO, SENHOR JESUS, - ESTA PORÇÃO DE VOSSO REBANHO FIEL, - ACEITA A HONRA INSIGNE – DE VOS VER PRESIDI-LA: - COMO VOS ADORA EM SILÊNCIO – E SE REGOZIJA AO VER-VOS PARTILHAR, - SOB O MESMO TETO, - AS FADIGAS, - OS TRABALHOS – E TAMBÉM OS CASTOS GOZOS DESTES FILHOS VOSSOS. – AH! NÃO SOMOS DIGNOS, - É VERDADE, - DE QUE ENTREIS NESTA HUMILDE MORADA, - PORÉM, DISSESTES UMA PALAVRA – REVELANDO-NOS VOSSO CORAÇÃO SANTÍSSIMO – E NOSSAS ALMAS TIVERAM SEDE DE VÓS, - ACHARAM AS ÁGUAS QUE JORRAM ATÉ A VIDA ETERNA – EM VOSSO LADO CHAGADO, Ó BOM JESUS!

POR ISSO, CONTRITOS E CONFIANTES, - VIEMOS ENTREGAR-NOS A VÓS – QUE SOIS A VIDA IMORTAL. – PERMANECEI ENTRE NÓS, - CORAÇÃO SAGRADO, - SENTIMOS VIVAS ÂNSIAS DE AMAR-VOS E FAZER-VOS AMAR; - POIS SOIS A SARÇA ARDENTE – QUE HÁ DE ABRASAR O MUNDO PARA REGENERÁ-LO. – AH! SIM, QUE ESTA CASA – SEJA O REFÚGIO, TÃO MEIGO COMO O DE BETÂNIA, - ONDE ENCONTREIS ACONCHEGO NAS ALMAS AMIGAS, - QUE ESCOLHERAM A MELHOR PARTE – NA INTIMIDADE VENTUROSA DO VOSSO CORAÇÃO: - SEJA ESTE, SALVADOR AMADO, - O ASILO CARINHOSO, - DO EGITO NO DESTERRO – A QUE VOS CONDENAM OS VOSSOS INIMIGOS. – VINDE, SENHOR, - VINDE ... – POIS, NESTA CASA, - COMO EM NAZARÉ – AMA-SE COM ENTRANHÁVEL AMOR – A VIRGEM MARIA, - ESTA MÃE TÃO TERNA QUE VÓS MESMO NOS DESTES; - VINDE ENCHER COM VOSSA PRESENÇA DELICIOSA – OS VÁCUOS – QUE A MORTE E A DESGRAÇA FIZERAM ENTRE NÓS. – AH! SE VÓS, AMIGO FIDELÍSSIMO, - HOUVÉSSEIS ESTADO EM NOSSAS HORAS DE LUTO, - COMO SE TERIAM SUAVIZADO AS NOSSAS LÁGRIMAS – E QUANTO BÁLSAMO DE PAZ TERÍAMOS SENTIDO – NAQUELAS FERIDAS SECRETAS QUE VÓS SÓ CONHECEIS ... – VINDE ... – PORQUE SE APROXIMA TALVEZ PARA NÓS – A TARDE ANGUSTIOSA DE NOVOS PESARES, - E DECLINA O DIA FUGAZ DE NOSSAS ILUSÕES; - FICAI CONOSCO PORQUE ANOITECE, - O MUNDO PERVERSO – QUER ENVOLVER-NOS NAS TREVAS DAS SUAS NEGAÇÕES; - NÓS VOS QUEREMOS, - PORQUE SOIS O CAMINHO E A VIDA. – EXCLAMAI, JESUS, COMO OUTRORA: - “É PRECISO QUE DESDE HOJE – ME DEIS HOSPEDAGEM EM VOSSA CASA”. – SIM, SENHOR, - ESTABELECEI AQUI O VOSSO TABERNÁCULO – A CUJA SOMBRA VIVAMOS – EM VOSSA COMPANHIA – NÓS QUE VOS PROCLAMAMOS NOSSO REI, - PORQUE NÃO QUEREMOS QUE OUTRO REINE, - SENÃO VÓS TÃO SOMENTE.

VIVA SEMPRE AMADO, - BENDITO E GLORIFICADO NESTE LAR – O CORAÇÃO TRIUNFANTE DE JESUS. – VENHA A NÓS O SEU REINO!

Recita-se uma Salve-Rainha em homenagem de amor ao Coração Imaculado de Maria, e as jaculatórias:

V. Sagrado Coração de Jesus,
R. tende piedade de nós.
V. Sagrado Coração de Jesus,
R. tende piedade de nós.
V. Sagrado Coração de Jesus,
R. tende piedade de nós.
V. Coração Imaculado de Maria,
R. rogai por nós.
V. São José,
R. rogai por nós.
V. Santa Margarida Maria,
R. rogai por nós.


5. BÊNÇÃO FINAL

Para terminar, o sacerdote implora a proteção de Deus para a família e lhe dá a bênção.
Todos os membros da família presentes assinam o documento autêntico da Entronização, que ficará ou guardado nos arquivos da família, ou exposto, em quadro, para sempre lembrar os compromissos sagrados.


6. PRÁTICAS ACONSELHADAS

A família que se consagrou ao divino Coração de Jesus e entronizou no lar a imagem dele, deve fomentar em seu seio e no espírito de cada um de seus membros uma devoção particular e íntima ao mesmo Sagrado Coração.

Dentre os muitos atos em que ela se patenteia, especializaremos:

1. Recitar em comum, todos os dias a:

RENOVAÇÃO DA CONSAGRAÇÃO

Dulcíssimo Senhor, humildemente prostrados aos vossos pés, renovamos a consagração de nossa família ao vosso divino Coração. Sede sempre o nosso Rei; confiamos inteiramente em vós; o vosso Espírito penetre nossos pensamentos, nossos desejos, nossas palavras e nossas obras; abençoai as nossas resoluções e compartilhai as nossas alegrias, as nossas provações, os nossos trabalhos. Fazei que vos conheçamos melhor, vos amemos mais e vos sirvamos sem fraqueza. Que de uma extremidade da terra à outra ressoe essa exclamação: Amado, bendito e glorificado seja sempre e em toda parte o Coração triunfante de Jesus. Assim seja.

2. No dia da Entronização todos os membros se aproximarão da sagrada mesa para obterem o triunfo do Coração de Jesus e para repararem os ultrajes feitos à sua majestade.

3. Todos os membros da família se propõem de comungar, cada ano, na festa do Coração de Jesus, e de celebrar essa festa na intimidade. Além disto, comprometem-se a santificar a primeira sexta-feira de cada mês.

4. Fazer a Hora Santa. A Hora Santa é uma prática mui agradável ao Sagrado Coração. Consiste em passar uma hora em oração em união com Jesus agonizante no Jardim das Oliveiras. Este exercício pode se fazer em casa, ou por mês ou por semana.

5. Celebrar-se-á o aniversário da Entronização pela renovação da consagração ao Sagrado Coração. Servir-se-ão, para isso, da oração do cerimonial da Entronização.

6. Venerar a imagem do Sagrado Coração. Os membros da família dirigirão muitas vezes os olhares para ela e a ornarão com flores e luzes, principalmente nos dias consagrados ao Sagrado Coração. Para enfeitar a imagem, os pais encarreguem de preferência as crianças.

É honrar a imagem, ajoelhar-se diante dela para recitar as orações da manhã e da noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário