sexta-feira, 7 de junho de 2013

OS SALMOS - A FORMA MAIS CORRETA DE SE ENTOAR UM SALMO É QUASE CANTANDO. - O PODER DOS SALMOS - OS SALMOS TRAZEM MENSAGENS PARA TODOS OS MOMENTOS DE NOSSAS VIDAS. CADA SALMO TEM A SUA FUNÇÃO E FINALIDADE./ NESSE SENTIDO, COMO SÃO PALAVRAS INSPIRADAS POR DEUS, QUEM REZA OS SALMOS FALA A DEUS COM AS PALAVRAS MESMAS QUE DEUS DEU AOS HOMENS, DIRIGE-SE A ELE COM AS PALAVRAS QUE ELE MESMO DÁ AOS HOMENS. "ASSIM, REZANDO OS SALMOS, APRENDE-SE A REZAR. SÃO UMA ESCOLA DE ORAÇÃO



                                OS SALMOS
Salmos são declarações ritmadas. Sua autoria é do Rei David e datam de cinco mil anos depois da morte do rei Salomão. São 150 salmos que expressam a verdade. Eles estão presentes entre o Antigo e Novo Testamento. Existem salmos para curar, adquirir bens, para a família, para proteção, etc.

 A FORMA MAIS CORRETA DE SE ENTOAR UM SALMO É QUASE CANTANDO.
Os salmos são hinos sagrados por meio dos quais o povo de Deus costumava louvar o Altíssimo, implorar Sua misericórdia, agradecer benefícios recebidos e recordar prodígios de Sua paternal providência em favor de Israel.
Foram compostos por diversos escritores sagrados, sendo Davi o autor de sua maior parte.

Os hebreus denominavam esses cantos THEHILLIM (hinos) que mais tarde
passaram a se chamar SALMOS, por serem cantados ao som de um
instrumento que os gregos davam o nome de SALTÉRIO.
 Por este motivo,toda a coleção composta de 150 hinos que formavam o livro de orações da Sinagoga, que os legou à Igreja, chamou-se SALTÉRIO ou SALMOS.

OS SALMOS TRAZEM MENSAGENS PARA TODOS OS MOMENTOS DE NOSSAS VIDAS. CADA SALMO TEM A SUA FUNÇÃO E FINALIDADE.
Em função do problema que a/o aflige, da graça que deseja obter, veja qual o salmo adequado e reze-o.
O poder da fé é a chave para abrir a porta da felicidade.

Os salmos “são palavras humanas dirigidas a Deus, mas também palavras de Deus dirigidas aos homens” (Dom Zevini).

“Leia atentamente o Salmo, com calma, num ambiente de silêncio. Depois tome uma imagem, alguma palavra ou versículo do Salmo que tenha chamado atenção, e fique um pouco mais de tempo sobre isso. É um método de oração fácil


O PODER DOS SALMOS
É inegável e indiscutível o poder das orações e assim acontece também
com relação aos salmos.
É sabido que muitas pessoas conseguem graças extraordinárias apenas com a fervorosa leitura dos salmos.
CADA SALMO SE PRESTA A UMA OU ALGUMAS FINALIDADES.
Os Salmos, por sua natureza espiritual, representam um livro de oração valioso para toda a humanidade em todos os tempos.
PODEMOS DIZER COM TODA CERTEZA QUE OS SALMOS SÃO A MANIFESTAÇÃO  DE DEUS. As igrejas cantam os Salmos e seus membros ou freqüentadores encontram-se com Deus.
Todos os bons sentimentos do coração humano encontram nos Salmos sua expressão maior.

OS SALMOS SURGIRAM EM ÉPOCAS DIVERSAS. A maioria foi escrita durante o tempo dos reis Davi e de seu filho Salomão. Setenta e três títulos são relacionados ao rei Davi, dois a Salomão, 12 aos filhos de Coré, 12 a Asafe, um a Hemão, um a Etã e um a Moisés.
O rei Davi (10º século a.C.) foi um exímio poeta e músico, grande profeta, homem profundamente religioso (pecou, foi punido por Deus, mas em seguida adorou-o até sua morte). Pelos muitos Salmos de sua autoria e por qualidades de "justo perseguido, penitente reconciliado e figura do Messias", a tradição o considera "pai espiritual dos salmistas".
EM NOSSOS ESTUDOS ENCONTRAMOS OS SALMOS CLASSIFICADOS EM:

a) Salmos de Louvor;
b) Salmos de Ação de Graças;
c) Salmos de Lamentação e Súplica;
d) Salmos de Sapiência.
REALIZAMOS UMA OUTRA CLASSIFICAÇÃO COM O OBJETIVO PRÁTICO DE CONSULTA, A SABER:

1. SALMOS DE LOUVOR
Esses Salmos foram compostos para cerimônias litúrgicas. Eram cantados por ocasião das solenidades de Israel. Possuem caráter comunitário que se manifesta pelo uso do diálogo, coro, refrão, aclamação. Seus elementos característicos são: invocação a Deus, convite ao louvor, motivos laudatórios (que encerram louvor), bênçãos e orações.
Sob a forma de hinos, os Salmos de Louvor celebram a soberania do Criador e do Deus da aliança. Dividem-se da seguinte forma:
Hinos ao Criador - Salmos 8, 19, 33 e 104
Hinos ao Senhor da história - Salmos 65, 113, 114, 117, 135, 136, 145 e 150
Hinos históricos - Salmos 78, 105 e 106
Hinos litúrgicos* - Salmos 124 e 132
Cânticos de peregrinação** - Salmos 120-134
Cânticos de Sião*** - Salmos 46, 48, 76, 84 e 122

(*) - Eram saudados em grandes solenidades, como a procissão da arca da aliança.
(**) - Exaltam Jerusalém e o Templo.
(***) - Os poemas trazem a mensagem da esperança de plenitude: a vinda do Messias e do reino definitivo de Deus.

2. SALMOS DA REALEZA

Esses Salmos glorificam os monarcas da dinastia de Davi como representantes de Deus.
Salmos 2, 18, 20, 21, 45, 72, 89, 101, 110 e 132


3. SALMOS DA REALEZA DE DEUS
Celebram a sabedoria universal de Deus, como Rei por excelência.
Salmos 47, 93, 96-99

4. SALMOS DE AÇÃO DE GRAÇAS

Nas cerimônias litúrgicas os fiéis, acompanhados de parentes e amigos, ofereciam a Deus a ação de graças pelos favores alcançados. Esses Salmos caracterizam-se pela invocação, convite à ação de graças, retrospecto sobre a aflição, relato da intervenção de Deus como salvador, anúncio do sacrifício de ação de graças, orações e promessa de louvor. Apresentam caráter individual e coletivo.
Individual - Salmos 9, 18, 30, 32, 34, 40, 41, 66, 92, 107, 116, 118 e 138
Coletivo - Salmos 66, 124 e 129

5. SALMOS DE LAMENTAÇÃO E SÚPLICA

Caracterizam-se pela lamentação, acompanhada de oração sobre o tema do perigo de vida, a opressão do inimigo, ou de outra circunstância aflitiva pessoal. Dividem-se, pela natureza, em individual e coletivo.
Individual - Salmos 5, 6, 7, 10, 13, 17, 22, 25, 26, 28, 31, 35, 36, 38, 39, 42, 43, 51, 54-57, 59, 61, 63, 64, 69, 70, 71, 86, 88, 94, 102, 109, 120, 130, 140-143
Coletivo - Salmos 12, 14, 44, 58, 60, 74, 77, 79, 80, 83, 85, 90, 94, 108, 123, 137

6. SALMOS DE CONFIANÇA



Caracterizam-se também por lamentações, mas com um forte conteúdo na confiança no Deus altíssimo. Dividem-se, por sua natureza, em individual e coletivo.
Individual - Salmos 3, 4, 11, 16, 23, 27, 62, 63, 91, 121, 129 e 131
Coletivo - Salmos 46, 123, 125 e 126

7. SALMOS DE VIGÍLIA

Eram utilizados para a véspera de grandes solenidades litúrgicas.

Salmos 5, 17, 27, 30, 57, 63 e 143

8. SALMOS DIDÁTICOS OU DE SABEDORIA

Caracterizam-se pelas formas estilística e temática.
- Estilística
Reflexões, provérbios, preceitos, comparações e ilustrações tomadas da natureza, perguntas retóricas, advertências e exortações com a finalidade de instruir os mais ignorantes e estimular os menos fervorosos.
-Temática
Estudo da lei como fonte de bênção e felicidade, a meditação dos ministérios da fé, a confiança pessoal em Deus, o valor da justiça como sinônimo de vida espiritual, o homem justo como modelo, a antítese entre justos e ímpios, a retribuição divina.
OS SALMOS DIDÁTICOS ESTÃO CLASSIFICADOS EM:

Salmos alfabéticos (37, 111, 112, 119 e 145)
Salmos histórico-didáticos (78, 105 e 106)
Salmos litúrgico-didáticos (15, 25 e 134)
Salmos de exortação profética (14, 50, 52, 53, 75, 81 e 82)
Salmos sobre retribuição (37, 43, 49, 73 e 91)
Salmos de instrução ou sabedoria (1, 37, 49, 73, 112, 119, 127 e 133)



BENTO XVI INCENTIVA CRISTÃOS A REZAR COM O LIVRO DOS SALMOS



O PONTÍFICE INCENTIVOU OS CRISTÃOS A MERGULHAREM NO CONHECIMENTO DESSE IMPORTANTE LIVRO BÍBLICO.

O cristão, rezando os Salmos, reza ao Pai em Cristo e com Cristo, assumindo esses cantos em uma perspectiva nova, que tem no mistério pascal a sua última chave interpretativa.
O horizonte do orante abre-se, assim, a realidades inesperadas, cada Salmo adquire uma luz nova em Cristo e o Saltério pode brilhar em toda a sua infinita riqueza",.

NESSE SENTIDO, COMO SÃO PALAVRAS INSPIRADAS POR DEUS, QUEM REZA OS SALMOS FALA A DEUS COM AS PALAVRAS MESMAS QUE DEUS DEU AOS HOMENS, DIRIGE-SE A ELE COM AS PALAVRAS QUE ELE MESMO DÁ AOS HOMENS. "ASSIM, REZANDO OS SALMOS, APRENDE-SE A REZAR. SÃO UMA ESCOLA DE ORAÇÃO. [...]
Tomemos, portanto, em mãos, esse livro santo, deixemo-nos ensinar por Deus e nos  a dirigirmos a Ele, façamos do Saltério um guia que nos auxilie e nos acompanhe cotidianamente no caminho da oração. Peçamos também nós, como os discípulos de Jesus, 'Senhor, ensina-nos a rezar' (Lc 11,1), abrindo o coração para acolher a oração do Mestre, no qual todas as nossas orações chegam ao seu cumprimento. Assim, tornados filhos no Filho, poderemos falar com Deus
 chamando-O 'Pai Nosso'".



Bento XVI afirmou que toda a experiência humana, com as suas múltiplas faces, e toda a gama dos sentimentos que acompanham a existência do homem encontram expressão no Livro dos Salmos.
Toda a realidade do crente conflui naquelas orações, que o povo de Israel primeiro e a Igreja depois assumiram como mediação privilegiada da relação com o único Deus e resposta adequada ao seu revelar-se na história". 

BENTO XVI COMPAROU A IMPORTÂNCIA DE REZAR COM OS SALMOS COM A CRIANÇA QUE COMEÇA A FALAR E POUCO A POUCO SE APROPRIA DO CONTEXTO E DAS PALAVRAS RECEBIDAS DE SEUS PAIS E DOS QUE ESTÃO NO SEU ENTORNO, APRENDENDO UM NOVO MODO DE PENSAR E DE SENTIR, UM MUNDO DE CONCEITOS, E ASSIM CRESCEM, RELACIONAM-SE COM A REALIDADE, COM OS HOMENS E COM DEUS. 

"ASSIM ACONTECE COM A ORAÇÃO DOS SALMOS. Esses nos são dados para que aprendamos a dirigir-nos a Deus, a nos comunicar com Ele, a falar com Ele sobre nós com as suas palavras, a encontrar uma linguagem para o encontro com Deus.
E, através daquelas palavras, será possível também conhecer e acolher os critérios do seu agir, aproximar-se do mistério dos seus pensamentos e dos seus caminhos, a fim de crescer sempre mais na fé e no amor.
 Como as nossas palavras não são somente palavras,  nos ensinam um modo real e conceitual, assim também essas orações ensinam-nos o coração de Deus, para que não somente possamos falar com Deus, mas possamos aprender quem é Deus e, aprendendo como falar com Ele, aprendamos o ser homem, a ser nós mesmos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário