COERÊNCIA ENTRE FALAR E AGIR
Evangelho segundo S. Mateus 23,1-12.
“Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar
será exaltado”
Naquele tempo, Jesus falou às
multidões e aos seus discípulos e lhes disse: “Os mestres da Lei e os fariseus
têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e
observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e
não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas
eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
• O EVANGELHO TRAZ UMA
CRÍTICA DE JESUS CONTRA OS ESCRIBAS E OS FARISEUS DE SEU TEMPO.
No começo da atividade
missionária de Jesus, ou doutores de Jerusalém tinham ido até à Galileia para
observá-lo (Mc 3,22; 7,1). Incomodados pela pregação de Jesus, tinham apoiado a
calúnia que o apontava como endemoninhado (Mc 3,22). Durante três anos aumentou
a popularidade de Jesus. E ao mesmo tempo, cresceu o conflito entre ele e as
autoridades religiosas. A raiz deste conflito estava na maneira como se
relacionava com Deus. Os fariseus buscavam sua segurança não no amor de Deus
para com eles, mas na observância rigorosa da Lei. Diante desta mentalidade,
Jesus insiste na prática do amor que relativiza a observância da lei e lhe dá o
verdadeiro significado.
• MATEUS 23,1-3: A RAIZ DA
CRÍTICA: "ELES FALAM, MAS NÃO PRATICAM".
Jesus reconhece a
autoridade dos escribas e dos fariseus. Eles ocupam a cátedra de Moisés e
ensinam a lei de Deus, mas eles mesmos não observam o que ensinam. Eis,
portanto, o alerta para o povo: "Deveis fazer e observar tudo o que eles
dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam". É uma
crítica terrível! Imediatamente, como num espelho, Jesus aponta alguns aspectos
da incoerência das autoridades religiosas.
• MATEUS 23,4-7: OLHAR NO
ESPELHO PARA FAZER UMA REVISÃO DE VIDA.
Jesus alerta os discípulos
para o comportamento incoerente de alguns doutores da lei. Meditando nestas
incoerências, é conveniente pensar não aos fariseus e aos escribas daquele
tempo já ultrapassado, mas a nós mesmos e às nossas incoerências: amarram
pesados fardos e os colocam sobre os ombros das pessoas, mas eles não os movem;
fazem suas ações para serem admirados; amam os lugares de destaque e também
serem chamados de doutores. Os escribas gostavam de entrar nas casas das viúvas
e rezar longas orações para receber dinheiro em troca! (Mc 12,40)
• MATEUS 23,8-10: VÓS
TODOS SOIS IRMÃOS.
Jesus pede ter uma atitude
bem diferente. Em lugar de usar a religião e a comunidade como meios de
autopromoção para se apresentar mais importantes diante dos olhos dos outros,
ele pede não usar o título de Mestre, Pai e Guia, porque um só é o Guia, o Cristo;
só Deus no céu é Pai, e Jesus é Mestre. Todos vós sois irmãos. É esta a raiz da
fraternidade que nasce da certeza que Deus é nosso Pai.
• MATEUS 23,11-12: O RESUMO
FINAL: O MAIOR SEJA O MENOR.
Esta frase é o que
caracteriza seja o ensino seja o comportamento de Jesus: "O maior dentre
vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado e quem se
humilhar será exaltado" ( Mc 10,43; Lc 14,11; 18,14).
PARA UMA AVALIAÇÃO PESSOAL
•
Em que critica Jesus os doutores da lei e em que os elogia?
•
O que criticaria em mim e o que elogiaria?
•
Pois eles falam e não praticam ... Tenho agido assim?
•
Como devem ser minhas atitudes ?
•
Qual deve ser meu compromisso?
COERÊNCIA ENTRE FALAR E FAZER
–
comportamento dos doutores da lei e dos fariseus
– como deve
se comportar quem segue Jesus
V. 1-3 –
INTRODUÇÃO
JESUS FALA AOS DISCÍPULOS PELA PRIMEIRA VEZ NA PRESENÇA DAS
MULTIDÕES, DEIXANDO CLARO
O SENTIDO DA AUTORIDADE.
REVELA
QUEM SÃO AS AUTORIDADES DO POVO E
O QUE PRETENDEM E DIZ QUE OS DOUTORES DA LEI E
OS FARISEUS TÊM AUTORIDADE PARA INTERPRETAR A LEI DE MOISÉS, POIS A
CONHECEM.
QUANTO
AO POVO, DEVE FAZER E OBSERVAR O QUE
ELES DIZEM, MAS NÃO IMITÁ-LOS, PORQUE FALAM E NÃO PRATICAM ( V. 3).
O
EVANGELISTA VAI A PORMENORES, TANTO NO DESCREVER O COMPORTAMENTO DOS
CHEFES, COMO NO REFERIR-SE AO
MODO EM QUE O POVO DEVE AGIR.
V. 4-7 – COMPORTAMENTO
DOS DOUTORES
DA LEI E DOS FARISEUS
Eles colocam pesados fardos para os
outros carregarem e “não estão dispostos a movê-los nem sequer com um dedo” (v. 4). Com esta expressão Jesus
toma posição entre o povo e as autoridades, corta o caminho das
autoridades injustas.
A
partir daqui o povo não irá mais servir aos interesses delas, pois Jesus desmascara-as,
mostrando o novo que a justiça do Reino traz.
O modo como Jesus fará isto é mostrando que no lugar de construírem uma religião de
amor e justiça, os doutores da lei e os fariseus transformaram a
religião em legalismo, ou seja, numa religião sem profecia, uma religião do puro e do impuro.
Na
verdade, Jesus retoma o Dt 18, 15.18 em que Deus garantiu a Moisés que um profeta o substituiria. Profeta é pessoa
profundamente comprometida com a justiça.
Em seu
lugar apareceram os doutores da Lei e os fariseus que defendem o legalismo e não a vida.
E buscam prestígio na vida civil e
religiosa:
“Fazem
todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles
usam faixas largas, com trechos da
escritura, na testa e nos braços e põem na roupa longas franjas. Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos
primeiros lugares nas sinagogas”
(v. 5-6).
EM OUTRAS PALAVRAS, USAM PEDAÇOS DA ESCRITURA
PARA MOSTRAR AO POVO QUE ESTÃO COMPROMETIDOS COM O PROJETO DE DEUS, MAS NA REALIDADE BUSCAM SEUS
PRÓPRIOS INTERESSES,
SÓ
POR PURA BUSCA DE PRESTÍGIO.
Estes
privilégios mantêm o povo dominado sob o peso de enorme fardo.
A ironia de Jesus é cortante. “Gostam
de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre”
(v. 7). Ele mostra ao povo que essas autoridades só apreciam o título de mestre.
V. 8-11 – COMO DEVE SE
COMPORTAR
QUEM SEGUE JESUS
E a
seguir, Jesus lhes tira esse título dizendo: “Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso
Mestre e todos vós sois irmãos” (v. 8).
O desmascaramento das autoridades injustas começa mostrando que elas são
agentes de opressão e não de liberdade e vida para o povo.
Jesus,
o Mestre da nova Aliança ,vem mostrar que o novo consiste em não ambicionar privilégios.
Todos
são irmãos, filhos de Deus e seguidores de Cristo.
Suprime
assim, toda a hierarquia.
É UMA CHAMADA DE ATENÇÃO TAMBÉM PARA
NÓS, POIS ESTAMOS TÃO ACOSTUMADOS A BUSCAR HIERARQUIAS QUE NEM NOS DAMOS
CONTA DA GRAVIDADE DESSA BUSCA E AMBIÇÃO.
E ISTO NÃO SERÁ UM FARDO PESADO PARA O
NOSSO POVO?
Jesus acabou com toda esta diferença
entre as pessoas e colocou como valor absoluto a fraternidade e o serviço
mútuo:
“o maior dentre vós deve ser aquele
que vos serve”
(v. 11).
É o serviço-profecia como fez Moisés, Jesus e
todos os que se colocam no caminho do discipulado.
É
grande quem é capaz de doar-se para que a vida esteja em primeiro lugar.
Deixemos a Deus a tarefa de exaltar as
pessoas, pois somente a ele compete humilhar quem se exalta e exaltar quem se
humilha
( V. 12). DE UMA COISA PODEMOS ESTAR
CERTOS, DEUS DÁ A CADA PESSOA O QUE É NECESSÁRIO PARA REALIZAR SUA MISSÃO AQUI NA TERRA.
Concluindo
É preciso
libertar o povo, fazendo-o saber que só o Deus verdadeiro é Pai, e quer
liberdade e vida para todos seus filhos.
E que é mestre quem ensina o caminho da
justiça, levando todos à liberdade e à vida.
DEIXEMOS
QUE A PALAVRA DE DEUS NOS QUESTIONE:
Confiamos na misericórdia de Deus para conosco?
Ele nos ama e sabe do que precisamos. A nós é suficiente colocarmo-nos em sua
presença e colaborarmos para que o seu
plano de amor chegue a todas as pessoas.
FONTE :
(cf. Storniolo, Como ler o Evangelho de
Mateus..., 168-169; Gorgulho, A justiça dos pobres. ..., 209-210)
DIFÍCIL NÃO É FALAR! DIFÍCIL É DAR TESTEMUNHO!
Ao ler o Evangelho de Mateus
23,1-12 nos lembramos logo do famoso ditado popular
que diz: "Faça o que eu digo, mas
não faça o que eu faço."
E o evangelho nos coloca
na posição de alguém que escuta.
Entretanto, vamos refletir sobre as duas posições.
Jesus nos fala para fazer e observar tudo o que os mestres da Lei
e os fariseus dizem, pois eles têm bastante conhecimento da palavra de Deus e
falam com propriedade sobre o que deve ser feito de acordo com a vontade do
Pai. Mas Jesus conhece o coração de cada pessoa e, com coerência, nos pede que
sigamos os ensinamentos deles, mas que não imitemos as suas atitudes, pois ensinamentos e atitudes se contradizem.
QUANDO OUVIRMOS ALGUÉM NOS
FALANDO O QUE DEVE SER FEITO DE BOM, NÃO DEVEMOS DEIXAR DE FAZÊ-LO SÓ PORQUE
QUEM FALOU NÃO TEM "MORAL" OU "CREDIBILIDADE" SOBRE
DETERMINADA ATITUDE.
Olhando pelo lado de quem fala... Proferir este famoso ditado cai
muito bem em diversas situações onde queremos
nos livrar da responsabilidade sobre o que falamos. É muito fácil dizer aos outros
o que fazer e de que forma fazer;
mostrar os erros cometidos mesmo quando eles estão presentes em nós
mesmos.
O interessante é que sempre falamos com propriedade, pois sabemos
realmente que essa ou aquela situação são erradas e que devemos agir de um modo
diferente.
Entretanto, nós não corrigimos a nós mesmos, e dar testemunho do que
falamos torna-se difícil.
Quando estamos servindo a Deus é necessário darmos testemunhos
fiéis de nossas palavras, para que as pessoas que nos seguem se reflitam no
nosso modo de agir, já que uma atitude vale mais que mil palavras.
Se você diz ao seu filho: "Não beba! Isto vai te fazer
mal." E no dia seguinte está com um copo de bebida na mão, seu filho não
vai dar credibilidade ao que você falou, mas no exemplo que você deu!
PESSOAS QUE MUITO FALAM E
POUCO FAZEM, CRIAM UMA CAPA DE ILUSÕES. Fazem com que as outras pessoas pensem que ela é o que diz ser e
que ela faz o que diz fazer. Mas no fundo, esta pessoa é vazia por dentro, pois
não tem nada de verdadeiro na vida dela,
tudo não passa de palavras soltas ao
vento. Querem aparecer, serem reconhecidas publicamente, mas nem elas
mesmas se conhecem. Desejam ser chamadas
de mestres, mas nisto Jesus nos adverte: não existe outro mestre, pai ou guia,
que não seja o próprio Deus. Ele também nos deixa uma mensagem que nos fará
verdadeiramente importantes para Deus: "O maior dentre vós deve ser aquele que
vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado."
FONTE:
http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.
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