terça-feira, 21 de maio de 2013

ESTUDO DO Evangelho segundo S. Mateus 23,1-12 -comentando a palavra :“Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado” / COERÊNCIA ENTRE FALAR E AGIR






COERÊNCIA ENTRE FALAR E AGIR

Evangelho segundo  S. Mateus 23,1-12.

“Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”

Naquele tempo, Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

Farisa

• O EVANGELHO TRAZ UMA CRÍTICA DE JESUS CONTRA OS ESCRIBAS E OS FARISEUS DE SEU TEMPO.
No começo da atividade missionária de Jesus, ou doutores de Jerusalém tinham ido até à Galileia para observá-lo (Mc 3,22; 7,1). Incomodados pela pregação de Jesus, tinham apoiado a calúnia que o apontava como endemoninhado (Mc 3,22). Durante três anos aumentou a popularidade de Jesus. E ao mesmo tempo, cresceu o conflito entre ele e as autoridades religiosas. A raiz deste conflito estava na maneira como se relacionava com Deus. Os fariseus buscavam sua segurança não no amor de Deus para com eles, mas na observância rigorosa da Lei. Diante desta mentalidade, Jesus insiste na prática do amor que relativiza a observância da lei e lhe dá o verdadeiro significado.
• MATEUS 23,1-3: A RAIZ DA CRÍTICA: "ELES FALAM, MAS NÃO PRATICAM".
Jesus reconhece a autoridade dos escribas e dos fariseus. Eles ocupam a cátedra de Moisés e ensinam a lei de Deus, mas eles mesmos não observam o que ensinam. Eis, portanto, o alerta para o povo: "Deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam". É uma crítica terrível! Imediatamente, como num espelho, Jesus aponta alguns aspectos da incoerência das autoridades religiosas.
• MATEUS 23,4-7: OLHAR NO ESPELHO PARA FAZER UMA REVISÃO DE VIDA.
Jesus alerta os discípulos para o comportamento incoerente de alguns doutores da lei. Meditando nestas incoerências, é conveniente pensar não aos fariseus e aos escribas daquele tempo já ultrapassado, mas a nós mesmos e às nossas incoerências: amarram pesados fardos e os colocam sobre os ombros das pessoas, mas eles não os movem; fazem suas ações para serem admirados; amam os lugares de destaque e também serem chamados de doutores. Os escribas gostavam de entrar nas casas das viúvas e rezar longas orações para receber dinheiro em troca! (Mc 12,40)
• MATEUS 23,8-10: VÓS TODOS SOIS IRMÃOS.
Jesus pede ter uma atitude bem diferente. Em lugar de usar a religião e a comunidade como meios de autopromoção para se apresentar mais importantes diante dos olhos dos outros, ele pede não usar o título de Mestre, Pai e Guia, porque um só é o Guia, o Cristo; só Deus no céu é Pai, e Jesus é Mestre. Todos vós sois irmãos. É esta a raiz da fraternidade que nasce da certeza que Deus é nosso Pai.
MATEUS 23,11-12: O RESUMO FINAL: O MAIOR SEJA O MENOR.
Esta frase é o que caracteriza seja o ensino seja o comportamento de Jesus: "O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado" ( Mc 10,43; Lc 14,11; 18,14).

PARA UMA AVALIAÇÃO PESSOAL
 
•      Em que critica Jesus os doutores da lei e em que os elogia?
•      O que criticaria em mim e o que elogiaria?
•      Pois eles falam e não praticam ... Tenho agido assim?
•      Como devem ser minhas atitudes ?
•      Qual deve ser meu compromisso?

COERÊNCIA ENTRE FALAR E FAZER

– comportamento dos doutores da lei e dos fariseus
– como deve se comportar quem segue Jesus


V. 1-3 – INTRODUÇÃO

JESUS FALA AOS DISCÍPULOS PELA PRIMEIRA VEZ NA PRESENÇA DAS MULTIDÕES, DEIXANDO CLARO O SENTIDO DA  AUTORIDADE.
REVELA QUEM SÃO AS AUTORIDADES DO POVO E O QUE PRETENDEM E DIZ QUE OS DOUTORES DA LEI E  OS FARISEUS TÊM AUTORIDADE PARA INTERPRETAR A LEI DE MOISÉS, POIS A CONHECEM.
QUANTO AO POVO, DEVE  FAZER E OBSERVAR O QUE ELES DIZEM, MAS NÃO IMITÁ-LOS, PORQUE FALAM E NÃO PRATICAM ( V. 3).
O  EVANGELISTA VAI A PORMENORES, TANTO NO DESCREVER O COMPORTAMENTO DOS CHEFES, COMO NO REFERIR-SE AO 
 MODO EM QUE O POVO DEVE AGIR.

V. 4-7COMPORTAMENTO DOS DOUTORES
DA LEI E DOS FARISEUS
Eles colocam pesados fardos para os outros carregarem e “não estão dispostos a movê-los nem  sequer com um dedo” (v. 4). Com esta expressão Jesus toma posição entre o povo e as autoridades, corta o caminho das autoridades injustas.
A partir daqui o povo não irá mais servir aos interesses  delas, pois Jesus desmascara-as, mostrando o novo que a justiça do Reino traz.
 O modo como Jesus  fará isto é mostrando que no lugar de construírem uma religião de amor e justiça, os doutores da lei e os fariseus transformaram a religião em legalismo, ou seja, numa religião sem profecia, uma religião  do puro e do impuro.
Na verdade, Jesus retoma o Dt 18, 15.18 em que Deus garantiu a Moisés que  um profeta o substituiria. Profeta é pessoa profundamente comprometida com a justiça.
Em seu lugar  apareceram os doutores da Lei e os fariseus que defendem o legalismo e não a vida. E buscam  prestígio na vida civil e religiosa:
 Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles
usam faixas largas, com trechos da escritura, na testa e nos braços e põem na roupa longas franjas.  Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas” (v. 5-6).
EM   OUTRAS PALAVRAS, USAM PEDAÇOS DA ESCRITURA PARA MOSTRAR AO POVO QUE ESTÃO COMPROMETIDOS COM O  PROJETO DE DEUS, MAS NA REALIDADE BUSCAM SEUS PRÓPRIOS INTERESSES,
SÓ POR PURA BUSCA DE PRESTÍGIO.
Estes privilégios mantêm o povo dominado sob o peso de enorme fardo.
 A ironia de Jesus é cortante.  “Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre” (v. 7). Ele  mostra ao povo que essas autoridades só apreciam o título de mestre.
V. 8-11 – COMO DEVE SE COMPORTAR
QUEM SEGUE JESUS
E a seguir, Jesus lhes tira esse título dizendo: “Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos (v. 8).
 O desmascaramento das autoridades  injustas começa mostrando que elas são agentes de opressão e não de liberdade e vida para o povo.
  Jesus, o Mestre da nova Aliança ,vem mostrar que o novo consiste em não  ambicionar privilégios.
Todos são irmãos, filhos de Deus e seguidores de Cristo.
Suprime assim, toda  a hierarquia.
É UMA CHAMADA DE ATENÇÃO TAMBÉM PARA NÓS, POIS ESTAMOS TÃO ACOSTUMADOS A BUSCAR HIERARQUIAS QUE NEM NOS DAMOS CONTA DA GRAVIDADE DESSA BUSCA E AMBIÇÃO.
E ISTO NÃO SERÁ UM FARDO PESADO PARA O NOSSO POVO?
Jesus acabou com toda esta diferença entre as pessoas e colocou como valor absoluto a fraternidade e o serviço mútuo:
o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve” (v. 11).
É o  serviço-profecia como fez Moisés, Jesus e todos os que se colocam no caminho do discipulado.
É  grande quem é capaz de doar-se para que a vida esteja em primeiro lugar. Deixemos a Deus a tarefa  de exaltar as pessoas, pois somente a ele compete humilhar quem se exalta e exaltar quem se humilha
( V. 12). DE UMA COISA PODEMOS ESTAR CERTOS, DEUS DÁ A CADA PESSOA O QUE É NECESSÁRIO PARA REALIZAR  SUA MISSÃO AQUI NA TERRA.

Concluindo
É preciso libertar o povo, fazendo-o saber que só o Deus verdadeiro é Pai, e quer liberdade e vida  para todos seus filhos. E que é mestre quem ensina o caminho da justiça, levando todos à liberdade e à vida.

 Em síntese Jesus está dizendo ao povo e aos seus discípulos que devem desconfiar de todos os  que não lhes ensinam o caminho da liberdade e da vida.

DEIXEMOS QUE A PALAVRA DE DEUS NOS QUESTIONE:

 Confiamos na misericórdia de Deus para conosco? Ele nos ama e sabe do que precisamos. A nós é suficiente colocarmo-nos em sua presença e  colaborarmos para que o seu plano de amor chegue a todas as pessoas.

FONTE :
(cf. Storniolo, Como ler o Evangelho de Mateus..., 168-169; Gorgulho, A justiça dos pobres. ..., 209-210)
DIFÍCIL NÃO É FALAR! DIFÍCIL É DAR TESTEMUNHO!
Ao ler o Evangelho  de Mateus 23,1-12  nos lembramos logo do famoso ditado popular que diz: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço."
E o evangelho nos coloca na posição de alguém que escuta.
Entretanto, vamos refletir  sobre as duas posições.
Jesus nos fala para fazer e observar tudo o que os mestres da Lei e os fariseus dizem, pois eles têm bastante conhecimento da palavra de Deus e falam com propriedade sobre o que deve ser feito de acordo com a vontade do Pai. Mas Jesus conhece o coração de cada pessoa e, com coerência, nos pede que sigamos os ensinamentos deles, mas que não imitemos as suas atitudes, pois ensinamentos e atitudes se contradizem.
QUANDO OUVIRMOS ALGUÉM NOS FALANDO O QUE DEVE SER FEITO DE BOM, NÃO DEVEMOS DEIXAR DE FAZÊ-LO SÓ PORQUE QUEM FALOU NÃO TEM "MORAL" OU "CREDIBILIDADE" SOBRE DETERMINADA ATITUDE.
Olhando pelo lado de quem fala... Proferir este famoso ditado cai muito bem em diversas situações onde queremos nos livrar da responsabilidade sobre o que falamos. É muito fácil dizer aos outros o que fazer e de que forma fazer;
mostrar os erros cometidos mesmo quando eles estão presentes em nós mesmos.
O interessante é que sempre falamos com propriedade, pois sabemos realmente que essa ou aquela situação são erradas e que devemos agir de um modo diferente.
Entretanto, nós não corrigimos a nós mesmos, e dar testemunho do que falamos torna-se difícil.
Quando estamos servindo a Deus é necessário darmos testemunhos fiéis de nossas palavras, para que as pessoas que nos seguem se reflitam no nosso modo de agir, já que uma atitude vale mais que mil palavras.
Se você diz ao seu filho: "Não beba! Isto vai te fazer mal." E no dia seguinte está com um copo de bebida na mão, seu filho não vai dar credibilidade ao que você falou, mas no exemplo que você deu!
PESSOAS QUE MUITO FALAM E POUCO FAZEM, CRIAM UMA CAPA DE ILUSÕES. Fazem com que as outras pessoas pensem que ela é o que diz ser e que ela faz o que diz fazer. Mas no fundo, esta pessoa é vazia por dentro, pois não tem nada de verdadeiro na vida dela, tudo não passa de palavras soltas ao vento. Querem aparecer, serem reconhecidas publicamente, mas nem elas mesmas se conhecem. Desejam ser chamadas de mestres, mas nisto Jesus nos adverte: não existe outro mestre, pai ou guia, que não seja o próprio Deus. Ele também nos deixa uma mensagem que nos fará verdadeiramente importantes para Deus: "O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado."

FONTE:
http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário