quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ESTUDO SOBRE A Parábola do Semeador - Mateus 13,1- 9 / JESUS USOU A PARÁBOLA DO SEMEADOR PARA FALAR SOBRE O TIPO DE PESSOA QUE NÓS SOMOS COM RELAÇÃO À PALAVRA DE DEUS. / Jesus mesmo comparou a semente com a Sua Mensagem, com a Sua Palavra. Os corações são a terra que recebe esta palavra. A pergunta a ser feita então é: Qual o tipo de terra do seu coração?

Parábola do Semeador    Mateus 13,1- 9  

2 Reuniu-se a Ele uma tão grande multidão, que teve de subir para um barco, onde se sentou, enquanto toda a multidão se conservava na praia.
3 Jesus falou-lhes de muitas coisas em parábolas: «O semeador saiu para semear.
4 Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho: e vieram as aves e comeram-nas.
5 Outras caíram em sítios pedregosos, onde não havia muita terra: e logo brotaram, porque a terra era pouco profunda;
6 mas, logo que o sol se ergueu, foram queimadas e, como não tinham raízes, secaram.
7 Outras caíram entre espinhos: e os espinhos cresceram e sufocaram-nas.
8 Outras caíram em terra boa e deram fruto: umas, cem; outras, sessenta; e outras, trinta.
9 Aquele que tiver ouvidos, ouça!

              

    
JESUS USAVA DE ESTÓRIAS DO COTIDIANO PARA TRANSMITIR AS VERDADES AO POVO QUE O OUVIA

 ELE USOU A PARÁBOLA DO SEMEADOR PARA FALAR SOBRE O TIPO DE PESSOA QUE NÓS SOMOS COM RELAÇÃO À PALAVRA DE DEUS.

O SEMEADOR DEIXOU CAIR SUA SEMENTE EM QUATRO TIPOS DE TERRA DIFERENTES.
- NA TERRA À BEIRA DO CAMINHO AS AVES VIERAM E COMERAM.
- A TERRA CHEIA DE PEDRAS, ONDE A SEMENTE BROTOU, MAS COMO AS RAÍZES NÃO TINHAM PROFUNDIDADE, SECOU COM O SOL.
- A SEMENTE QUE CAIU E BROTOU ENTRE ESPINHOS QUE, SUFOCADA, NÃO DEU FRUTOS.
- E A SEMENTE QUE CAIU EM TERRA BOA, DANDO MUITO FRUTO.
Jesus mesmo comparou a semente com a Sua Mensagem, com a Sua Palavra.
Os corações são a terra que recebe esta palavra.
A pergunta a ser feita então é:
          Qual o tipo de terra do seu coração?            Seu coração seria de...

1. Terra dura, onde todos passam, tudo passa e nada permanece? Mateus 13.19
É a terra da beira do caminho. Jesus disse que o mal rouba esta palavra dos corações duros, não deixando que ela brote e frutifique. Talvez você já tenha ouvido a Mensagem de Jesus muitas vezes, mas tem deixado que o Inimigo roube a Palavra do seu coração. O inimigo poderia ser a ganância, o egoísmo, a inveja, os vícios, etc.

2.Terra pedregosa, sem profundidade, onde o seu relacionamento com Deus não durará até os primeiros momentos de dificuldade em sua vida?. É o caso das pessoas que ouvem a mensagem de Jesus, mas não suportam  os problemas que enfrentam e desistem de seguir a Jesus, pois querem tudo muito rápido, querem um milagre, porém tudo tem seu momento de merecimento.  Jesus disse que no mundo nós teríamos, sim, problemas, mas que deveríamos ter ânimo, e esperar em Deus . Os que possuem um coração com este tipo de “terra” desistem dos caminhos do Senhor muito rápido, partem para a bebida, drogas, amizades inadequadas, fazem trapaças, são capazes de passar o outro para trás, etc ou simplesmente desistir de tudo e se anular.

3. Terra cercada de espinhos, abafada e infrutífera. Jesus disse que estes espinhos são as “preocupações da vida”, coisas fúteis, sem importância . Quantas pessoas estão há muito tempo na igreja e não dão fruto qualquer. São os corações em que a terra é cheia de espinhos, estão preocupados por exemplo em ter um carro novo, pois os amigos já tem, se preocupam excessivamente com o “modo de vestir” pois querem sempre parecer ter através da aparência , são aqueles que se preocupam demais com o material e se esquecem do espiritual e não vivem de fato a Palavra de Deus.

4. Terra boa, adubada e fértil (Mateus 13.23). São aquelas pessoas em que a Palavra de Deus encontra espaço em seus corações. Elas se tornam frutíferas servindo ao Senhor, servindo ao próximo e proclamando aquilo que o Senhor Jesus fez em suas vidas, leva a presença do senhor onde quer que se encontrem.

PARA REFLETIR A PALAVRA :
DECIDA HOJE QUAL SERÁ O TIPO DE TERRA DO SEU CORAÇÃO.
Jesus quer fazer da sua vida algo útil. Ela quer transformar o seu ser por inteiro.
Tire as pedras, os espinhos, afofe a terra do seu coração. Decida hoje que a Palavra de Deus será frutífera em sua vida.
CABE-NOS A PERGUNTA: QUE OUVINTES SOMOS NÓS DA PALAVRA DE DEUS?
Deus nos fala e, de modo particular, através de seu Filho Jesus, que nos conduz à compreensão de suas palavras. A parábola do Semeador é um desafio para os que ouvem e pregam em nome do Senhor a sua mensagem..

Recebê-la, mesmo com alegria, não é ainda suficiente, pois a fé e as virtudes devem ser provadas, ou seja, para produzir frutos é preciso um tempo de maturação.
 DAÍ A QUESTÃO: O QUE NOS AFASTA DA PALAVRA  DE DEUS E NÃO DEIXA QUE ELA SE DESENVOLVA EM NÓS? Sem dúvida nossas vãs preocupações e o fato de não nos situarmos no que é o mais importante e digno. Afastemos do nosso coração os cuidados do mundo e coloquemos toda nossa confiança no Pai dos céus.

Estar à escuta da Palavra é apreender, ou seja, “compreender”, comprometendo-se com o Evangelho, colocando-o em prática na vida. Quem compreende a palavra produz frutos e tem um coração nobre e bom. Produzirá cem, sessenta, trinta por um, realizando a promessa feita por quem tudo deixa “por causa de mim e do Evangelho” (Mc 10,30).
S. Agostinho nos exorta: “Mudai, enquanto   podeis; rompei a dureza com o arado, tirai as pedras do campo, arrancai a erva daninha da terra. Não tenhais o coração duro, no qual morra logo a palavra de Deus. Não tenhais uma camada fina de terra, em que a raiz da caridade não possa alcançar profundidade. Não desejeis afogar com as cobiças e cuidados seculares a boa semente”.
ORAÇÃO:
“Senhor, a fé em vossa palavra é caminho para a sabedoria, para reconhecer vosso divino plano de salvação e para crescer na verdade. Abri meus olhos e meus ouvidos à vossa palavra e ao vosso chamado, que eu possa entender vossa vontade e viver de acordo com ela”.  


ESTUDO ELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA BASEADO EM INFORMAÇÕES OBTIDAS EM SITES NA INTERNET




Nenhum comentário:

Postar um comentário