A MARCA DE AMOR
REELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA

Na escola , seus colegas o discriminavam, não falavam com ele e nem se sentavam ao seu
lado. Na realidade quando olhavam para seu rosto , sentiam repugnância, pois a
cicatriz era muito feia.
O menino percebendo essa situação , passou a ser
sempre o primeiro a chegar na classe e o último a sair. Sentava-se sempre na
última carteira do canto da sala e não saia na hora do recreio, dessa forma ,
ele não precisaria olhar para o rosto de
pavor dos colegas
ao olhar para as marcas no seu rosto.
Um professor indignado com aquela situação ,
foi conversar com o menino. Ao saber da sua história, ficou emocionado , chorou
com o menino e deu-lhe um forte e aconchegante abraço... e envergonhou-se
do modo como os colegas da classe o tratavam.
Indignado com a situação , na aula seguinte ,
chamou-o a frente da classe e pediu-lhe para que contasse à turma, o por quê daquela CICATRIZ.
E assim aconteceu , o menino criou coragem para
encarar
os olhares dos colegas e começou a contar :
- Sabe turma , eu entendo vocês, na realidade
essa cicatriz é muito feia mesmo ... Tudo
aconteceu quando eu tinha por volta de 7 anos de idade, além de mim, haviam
mais 3 irmãozinhos, um de 4 anos, outro de 2 anos e uma irmãzinha com apenas alguns
dias de vida.
Minha família era muito pobre ,
nossa casa era muito simples, feita de madeira , e um dia , enquanto
dormíamos, não sei como , a casa começou a pegar fogo, minha mãe correu até o
quarto em que estávamos pegou minha irmãzinha no colo, nos acordou e levou-nos
desesperadamente para fora, havia muita
fumaça, as paredes que eram de madeira, pegavam fogo muito rápido...
Mas, num descuido, o meu irmão de 4 anos , entrou correndo para a
casa dizendo que ia pegar seus brinquedos . Eu ouvi minha
mãe gritar desesperadamente : - " Meu filhinho está lá dentro!"
- " Meu filhinho está lá dentro!"
Só que , quando minha mãe tentou entrar , as
pessoas que estavam ali, não a deixaram ir . Disseram
para esperar o corpo de bombeiros , pois poderíamos perdê-la também se ela entrasse...
Vi no rosto dela tanto sofrimento !!!
Foi aí que tomei a decisão ... Saí entre as pessoas, e sem ser notado , entrei
na casa em chamas . Havia muita fumaça,
estava muito quente, mas eu tinha que
pegar meu irmão. Quando cheguei , ele chorava muito … peguei-o
no colo , nesse momento , vi caindo uma
madeira em chamas do teto , então
debrucei-me em cima dele para protegê-lo,. A madeira bateu em meu rosto e o
queimou … foi aí que os bombeiros entraram e nos tiraram de lá . Acordei no
hospital ... percebi queimaduras por todo o meu
corpo , mas a mais grave foi esta aqui do meu rosto, onde a madeira caiu em chamas ... daí então essa cicatriz.
( A turma permanecia quieta e atenta ao
menino , alguns já não se continham e as lágrimas rolavam pelo seus rostinhos)
Vocês podem achar esta CICATRIZ
feia,horrível, repugnante ... mas tem
alguém lá em casa que a acha linda . Todos os dias quando chego em casa, a minha mãe me
abraça, beija carinhosamente a minha cicatriz e me diz que essa cicatriz é muito linda , porque é uma MARCA DE
AMOR .
Isso me basta, não importa o que
os outros pensem,
ninguém sabe da minha história ...
Bem, agora , você também sabem.
Vários alunos choravam ... sem saber o que dizer ou fazer, um deles
levantou-se , abraçou o menino e pediu-lhe desculpas ... assim todos os outros também o fizeram .
O professor emocionado , assistiu
a tudo no canto da sala , quando o menino acabou de contar sua história, ele
falou para a turma:
“CADA PESSOA TEM SUA HISTÓRIA. CADA UM TEM O SEU JEITO DE SER.
A HISTÓRIA DE CADA UM É DIFERENTE.NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM. E NINGUÉM
CONHECE TOTALMENTE A HISTÓRIA DO OUTRO - SÓ DEUS.
EU SOU EU, SOU ÚNICO, SOU INDIVÍDUO,
SOU DIFERENTE DE TODOS.
O OUTRO É DIFERENTE DE MIM, ELE
TAMBÉM É ÚNICO, É DIFERENTE DE TODOS.
POR ISSO É QUE DEVO RESPEITAR O OUTRO.
TENHO QUALIDADES E DEFEITOS, O OUTRO TAMBÉM TEM.
EU SOU GENTE, ELE TAMBÉM.
SOU AMADO POR DEUS, ELE TAMBÉM.
DEUS ME CRIOU PARA SER FELIZ.
ELE CRIOU TODAS AS PESSOAS PARA
SEREM FELIZES.
SEREI FELIZ SE EU SOUBER RESPEITAR
OS OUTROS COMO ELES SÃO, DANDO-LHES
O QUE HÁ DE BOM EM MIM :
MINHA AMIZADE, MINHA AJUDA, MEU CARINHO, MEU APOIO.
ASSIM, AMANDO OS OUTROS , AJUDAMOS
NA CONSTRUÇÃO
DE UM MUNDO MELHOR , DE RESPEITO, FRATERNIDADE ,
AMOR, PAZ E JUSTIÇA .”
EI ... AINDA NÃO ACABOU :
A PARTIR DAQUELE
DIA, O MENINO PASSOU A SER AMADO E QUERIDO POR TODOS, FEZ MUITAS AMIZADES NA
ESCOLA E TODOS O CONHECIAM COMO “ O MENINO HEROI... ALGUNS DE SEUS COLEGAS E
PROFESSORES PASSARAM A FAZER A MESMA
COISA QUE A SUA MÃE FAZIA :
DAVAM-LHE UM ABRAÇO ACOLHEDOR E UM BEIJO NA CICATRIZ ,
ASSIM QUE ELE CHEGAVA NA ESCOLA .
FIM
Escreva antecipadamente as frases as seguintes frases :
( caso queira : imprima as frases )
Amar o teu próximo
como a ti mesmo
Estudando a MENSAGEM
DINÂMICA : CUIDADO COM OS RÓTULOS"
MATERIAL NECESSÁRIO:
NÃO UM NÚMERO DEFINIDO : MAS FICA LEGAL SE TIVER NO MÍNIMO 5 CRIANÇAS
MATERIAL NECESSÁRIO:
-Fita adesiva (dupla face,fita crepe ou durex)
- Folha de papel branca ou qualquer cor , desde que seja clara.
- Caneta hidrocor ou pincel atômico.
NÚMERO DE PARTICIPANTE :NÃO UM NÚMERO DEFINIDO : MAS FICA LEGAL SE TIVER NO MÍNIMO 5 CRIANÇAS
OBS : FAÇA CÓPIAS NECESSÁRIAS, DE ACORDO COM O NÚMERO DE PARTICIPANTES.
- DIGA QUE MESMO QUE NÃO ENTENDAM O QUE ESTÁ ACONTECENDO, CONTINUE A BRINCADEIRA, SEGUINDO O COMANDO QUE ESTÁ ESCRITO NAS COSTAS DO COLEGA.
- DEIXE CLARO QUE É UMA BRINCADEIRA E NÃO PODE OFENDER, MAGOAR DE VERDADE O COLEGA.
Escreva antecipadamente as frases as seguintes frases :
( caso queira : imprima as frases )
SOU SEU AMIGO
ME ABRACE
DESEJE ALGO DE BOM
PARA MIM
ME DÊ UM SORRISO AMIGO
APERTE MINHA MÃO
FALE ALTO, SOU SURDO
ME DÊ UM SORRISO AMIGO
APERTE MINHA MÃO
FALE ALTO, SOU SURDO
NÃO SE APROXIME DE MIM
ME FAÇA CARETAS
RIA DE MIM
SOU ANTIPÁTICO
ESTOU CHEIRANDO MAL
TENHO UMA DOENÇA CONTAGIOSA
COMO REALIZAR :
ME FAÇA CARETAS
RIA DE MIM
SOU ANTIPÁTICO
ESTOU CHEIRANDO MAL
TENHO UMA DOENÇA CONTAGIOSA
COMO REALIZAR :
1- Com o auxílio de uma fita adesiva (dupla face,fita crepe ou durex) , cole nas costas de cada criança
uma frase.
2- A própria criança não pode saber o que está escrito na folha pregada nas costas dela.
3- As outras crianças devem tratá-lo conforme a frase sugere.
Por exemplo : se estiver escrito: “ ESTOU CHEIRANDO MAL" “ – você
deve expressar diante do colega uma reação de NOJO . Os outros o tratarão da
mesma forma.
4- Esta atividade criará
um clima descontraído... Dê um tempo .
5- Peça para cada um vir até a frente e vai tirando o pale com a frase e lendo o que está escrito.
6- Pergunte como a criança se sentiu sendo tratado de certa
forma pelos colegas .
REFLITA COM AS CRIANÇAS:
1- a frase nas costas de cada foi um “rótulo”
– ou seja: cada um foi tratado da maneira que estava escrito em suas costas.
2- Qual
foi a consequência? ( peça para que reflitam : alguns foram bem tratados,
outros mal tratados – porque?)
3- Descreva para eles então o significado do que é
PRECONCEITO. COMENTE
4- Analise o que faz o “rótulo” ( PRECONCEITO) na vida de uma pessoa.
AJUDE-AS COMEÇANDO A RESPONDER: a roupa que a pessoa usa, a cor da pele, o jeito de falar diferente, quem tem deficiência física .... deixe que elas continuem dando exemplos que já viram na vida real ou em filmes .
5- Observe como as
pessoas nos tratam segundo "os rótulos" que colocaram em nós.COMENTE. CITE EXEMPLOS.
CONCLUSÃO :
Os rótulos ou preconceito separam , maltratam, ofendem as pessoas. As deixam infelizes e solitárias. Mas
as aparências enganam.
REFLITA SOBRE A MENSAGEM : A MARCA DE AMOR.
ENTRE COM O VERSÍCULO (Marcos 12:30-31) E ANALISE –O COM AS CRIANÇAS:
Amar o teu próximo
como a ti mesmo
"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e
de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças;
este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu
próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."
(Marcos 12, 30-31).
"Amar
o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros
fizessem por nós", é a expressão mais completa da caridade, porque resume
todos os deveres do homem para com o próximo. Não podemos encontrar guia mais
seguro, a tal respeito, que tomar para padrão, do que devemos fazer aos outros,
aquilo que para nós desejamos. Com que direito exigiríamos dos nossos
semelhantes melhor proceder, mais indulgência, mais benevolência e devotamento
para conosco, do que os temos para com eles? A prática dessas máximas tende à
destruição do egoísmo. Quando as adotarem para regra de conduta e para base de
suas instituições, os homens compreenderão a verdadeira fraternidade e farão
que entre eles reinem a paz e a justiça. Não mais haverá ódios, nem dissensões,
mas, tão-somente, união, concórdia e benevolência mútua.


MUITO BACANA, GOSTEI! VOU USAR EM MEUS ENCONTROS! SUCESSOS PARA VOCÊ!
ResponderExcluir