sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS: METODOLOGIAS PARA CONDUZIR ORAÇÕES - COMO INTRODUZIR A PRÁTICA DA ORAÇÃO NA VIDA DOS CATEQUIZANDOS -





PARA OS CATEQUISTAS:

COMO INTRODUZIR A PRÁTICA DA ORAÇÃO NA VIDA
DOS CATEQUIZANDOS

( TEXTO ELABORADO A PARTIR DA MINHA EXPERIÊNCIA COMO CATEQUISTA  E COMPILAÇÃO  DE TEXTOS DOS MEUS ESTUDOS PARA CATEQUISAR:  MARIZETE CAJAIBA )

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO
Criança que reza, é criança feliz... É importante que, desde pequenos, tenhamos o nosso encontro e contato com o Pai do Céu que tanto nos ama e, nada melhor que a oração para nos levar à intimidade e conhecimento das coisas de Deus.

A ORAÇÃO É UM DOS ELEMENTOS MAIS IMPORTANTES NO ENCONTRO CATEQUÉTICO.


O CATEQUISTA DEVE SEMPRE TER EM MENTE QUE É PRECISO ENSINAR OS CATEQUIZANDO A REZAR.
Uma catequese que não desperte na turma uma atitude de oração, acabará sendo uma mera troca de informações e não criará uma espiritualidade.
Por isso inicie sempre a catequese com o ritual da oração,
Invoque a oração do Espírito Santo, peça a Ele a sabedoria para fazer a prece naquele momento.
e todo início de cada encontro do dia sempre inicie com uma oração, incentivando as crianças a fazerem as preces – mesmo que elas balbuciem algo ou apenas pronuncie timidamente algo.

EXPLICAR PARA OS CATEQUIZANDOS QUE :
REZAR É CONVERSAR COM DEUS.
Portanto, o catequista, além de cuidar da transmissão dos conteúdos da fé, precisará incentivar a vida de oração, ensinando a turma a rezar.
Dizemos "ensinar", porque oração é algo que se aprende, com formas e métodos variados.
O catequista ensinará a turma a rezar, conduzindo os  momentos de oração.
Ele próprio precisará rezar EXPONTANEAMENTE para ensinar as crianças.
Seu jeito de conversar com Deus será o principal estímulo para a turma.
ALÉM DISSO, O CATEQUISTA PODERÁ - E DEVERÁ- USAR VÁRIAS METODOLOGIAS PARA CONDUZIR ORAÇÕES.

ORAÇÃO É DIÁLOGO, ONDE NÓS FALAMOS E OUVIMOS NOSSO DEUS...
Na oração nós falamos das nossas coisas para Deus e Ele fala das coisas dEle para nós. Afinal, Ele quer nos revelar grandes coisas misteriosas que ignoramos (cf Jr 33, 3).

DURANTE TODA A SUA VIDA, JESUS SE RETIRAVA PARA ORAR.
Assim também deve acontecer conosco. Por isso, o Senhor nos faz um pedido, de que a cada dia possamos subir a montanha, que é a nossa oração pessoal, na certeza que Ele sempre estará nos esperando, pois sua promessa é clara: “Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28, 20b). E, ao vê-lo, devemos ter sempre uma atitude de adoração e louvor.

PRECISAMOS DIARIAMENTE DE UM MOMENTO NA PRESENÇA DE DEUS, pois sem intimidade não conseguimos fazer a Sua vontade.
Nossa vida fica sem rumo.


O QUE IMPORTA NÃO É O TIPO DA PRECE, MAS A SIM A FORÇA E A INTENÇÃO QUE VOCÊ CONSEGUE COLOCAR NA ORAÇÃO, além de que, sinceridade e honestidade são muito importantes também.

NO  LAR, QUE DEVE SER O  TEMPLO SAGRADO, A ORAÇÃO PERIÓDICA PODE FAZER UMA TRANSFORMAÇÃO MARAVILHOSA ,

- ENSINE AS CRIANÇAS  QUE HÁ VÁRIOS TIPOS DE ORAÇÃO, que eles com o tempo irão aprendendo.

DEIXE CLARO PARA AS CRIANÇAS QUE A PRÁTICA  DA ORAÇÃO, CADA VEZ MAIS CONSTANTE, AS FARÁ PERDER A TIMIDEZ.
NÃO PODEMOS TER VERGONHA PARA ORAR PARA JESUS.


MAS , AFINAL : É ORAR OU REZAR?
Orar  ou rezar  é conversar com Deus, não importa o termo usado. È ter um encontro íntimo com Deus.
É agradecer, louvar e também pedir graças ou pedir perdão.
Assim como Jesus,  devemos sempre encontrar um momento para falar com Deus .Falar de nossas dificuldades, desafios, vontades, alegrias e tristezas.
ORAR OU REZAR É  ABRIR O CORAÇÃO A DEUS expor dificuldades e alegrias existentes na família, na escola, no grupo de catequizandos, no grupo de colegas, etc. Para rezar não precisamos de fórmulas prontas.
Abra o seu coração a Deus em qualquer lugar onde achar conveniente.
VOCÊ PODE FAZER ESSA EXPERIÊNCIA DE DEUS NO ÔNIBUS, NA ESCOLA, NO CAMINHO PARA A ESCOLA OU CATEQUESE, NO SEU QUARTO EM SILÊNCIO, NUMA RUA MOVIMENTADA ALÉM É CLARO DAS OCASIÕES EM QUE VAI À IGREJA.
A VERDADEIRA ORAÇÃO BROTA DO INTERIOR DA PESSOA, A PARTIR DE SUA REALIDADE, NECESSIDADE DE ENCONTRO E DIÁLOGO COM DEUS.
Embora colocar-se de joelhos, mãos postas, um altar e formalidades sejam formas de ritos religiosos, a oração é algo espontâneo e deve acontecer entre a pessoa e Deus , sem muitas formalidades e pode ser feita em qualquer lugar onde você esteja.
O IMPORTANTE É A ATITUDE DE ESCUTA, É SENTIR NO CORAÇÃO COMO DEUS ESTÁ SE MANIFESTANDO.
COMO FAZER SUA ORAÇÃO?

Deus ama as crianças e se interessa muito pelo que elas tem a dizer.
Ganhou um presente maravilhoso e está feliz? Agradeça ao Senhor.
Amanhã é dia de prova e está preocupado? Fale com Deus.
Fez uma coisa errada e se arrependeu? Conte para ele, que está sempre pronto para ouvir, a qualquer momento, seja, qual for o motivo.

Porque a oração é isso: conversar com Deus, assim como você faz com seu melhor amigo ou com seus pais. Pode confiar.

MAS PARA A CRIANÇA QUE ESTÁ   APRENDENDO NA CATEQUESE, VALE A PENA ENSINAR :
A PRECE ESPONTÂNEA A DEUS
O CATEQUISTA DEVE INICIAR A, EXPLICANDO COMO DEVE SER FEITA ESSA ORAÇÃO – MUITAS CRIANÇAS SENTIRÃO TIMIDEZ ... MAS O CATEQUISTA FAZ POR ELAS A PRECE , ATÉ QUE ELAS POSSAM  VER COMO É SIMPLES FALAR COM JESUS. Isso poderá demorar alguns encontros até que a criança se solte para orar espontaneamente.Portanto não cobre das crianças, elas poderão se intimidar.

COLOCAR EM PRÁTICA O ATO DE SE APROXIMAR DE DEUS PELA ORAÇÃO em qualquer momento do dia e principalmente pela manhã e ao deitar. Lembrar-se de fazer uma oração sempre que necessário.

OBS: É FUNDAMENTAL IR DESPERTANDO NO CATEQUIZANDO, EM CADA ENCONTRO CATEQUÉTICO, O CONVERSAR COM DEUS , abrir-se para escutá-Lo, senti-Lo e expor suas alegrias e vitórias, assim como também as dificuldades e tristezas na família, nos fatos e acontecimentos expostos na  mídia ( como alguma tragédia ) ou na sua realidade de comunidade ou na cidade.

VEJA ALGUMAS TÉCNICAS PARA INCENTIVAR 
A ORAÇÃO ESPONTÂNEA ENTRE OS PEQUENOS :
1- CAIXA SURPRESA : coloque em uma caixa, vários objetos que possam lembrar os pedidos que devem ser feitos (caixa de remédio = orar pelos enfermos ;
um pequeno globo terrestre : orar por um mundo melhor ; material escolar : orar pelas dificuldades na escolas ou agradecer pelos sucesso; foto de crianças pobres, carentes : orar por elas; a figura de uma árvore: orar pelomeio ambiente,  foto de um idoso .... e assim por diante – utilize a sua criatividade

2-PASSEIO PELA IGREJA : levar as crianças num horário fora do horário da missa para deixa-las explorar cada cantinho da Igreja – Depois reúna os pequenos diante do altar  para fazer suas orações pessoais e coletivas .

3_ DISTRIBUA ORAÇÕES PARA AS CRIANÇAS e peça para elas rezarem juntamente com a família.
ANJO DA GUARDA
Anjo da minha guarda,
Doce companhia,
Não me desampare,
Nem de noite, nem de dia.
Com Deus
Com Deus me deito,
Com Deus me levanto,
Com a graça de Deus
E do Espírito Santo.
Meu Bom Jesus
Meu bom Jesus, verdadeiro
Filho da Virgem Maria,
Me acompanhai esta noite,
E amanhã por todo o dia.

SANTO ANJO
Santo Anjo do Senhor,
Meu zeloso guardador,
Se a ti me confiou
A piedade divina,
Sempre me rege e guarda,
Governa e ilumina.

... e outras mais

4
- FAÇA UM PAINEL NA SALINHA DE CATEQUESE :  COLOQUE motivos pelos quais elas devam orar, pedidos que eles queiram acrescentar. Separe um espaço para gratidão, onde elas colocaram os pedidos atendidos.

5_
FAÇA JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS UM PEQUENO ORATÓRIO  COM A IMAGEM ( FIGURA) DE JESUS OU MARIA – PARA OS PEQUENOS LEVAREM PARA CASA, PARA INCENTIVAS A CRIANÇA A REZAR COM A FAMÍLIA OU NO SEU QUARTO, NUM AMBIENTE TRANQUILO. Esse orátório pode ser confeccionado com uma caixa de leite longa vida ou de suco, ou ainda com uma caixa de sapatos.

(VEJA UMA IDEIA DE COMO FAZER NESSE BLOG)
http://recicladoresdomeioambiente.blogspot.com.br/2010/06/confeccao-de-um-oratorio-ou-capela.html

6- MARCADOR DE BÍBLIA: distribua marcadores de bíblia OU DE LIVROS com versículos que falem sobre a importância de orar, OU COM PEQUENAS ORAÇÕES.

7-ESCREVA ESSE VERSÍCULO EM UM CARTAZ :
Onde dois ou três estiverem reunidos
em meu nome,Eu estarei no meio deles. 
(  Mt 18,20 )
EXPLIQUE – O PARA AS CRIANÇAS :
Pela presença   de seu Santo Espírito, o Senhor ressuscitado deseja estar conosco em todo tempo e em todos os lugares, partilhando nossas preocupações, nos dando conselhos, caminhando ao nosso lado,
visitando nossas casas e os lugares que frequentamos , reavivando nossa alegria por sua presença  que nos conduz todos diretos ao coração do Pai.
Ele quer que sintamos a proximidade de Deus, sua força e seu amor.
Ele quer estar entre nós a fim de testemunhar, ele mesmo, em nós, seu  amor e sua presença em nossas casas, aqui na catequese, na Igreja, na escola e nos espaços onde nós vivemos.
ENTÃO PERGUNTE A ELAS, SE NAQUELE MOMENTO JESUS ESTÁ ALI E POR QUE. ( ELAS VÃO FALAR QUE SIM, DEVIDO AO QUE DIZ O VERSÍCULO)
ASSIM, BRINQUE SEMPRE COM AS CRIANÇAS ANTES DAS ORAÇÕES COM O GRUPO : “VAMOS CUMPRIMENTAR O NOSSO AMIGO JESUS? Vire-se para um lado e faça de conta que está apertando-lhe a mão ou lhe dando um abraço. E diga um oi BEM SONORO para Jesus : OOOOOOI  JESUS !!!!!!  E ASSIM PEÇA QUE TODOS FAÇAM O MESMO. COMO SEMPRE , NO INÍCIO , HAVERÁ TIMIDEZ, MAS COM O TEMPO SE SOLTAM.

8- CANTE COM AS CRIANÇAS MÚSICAS RELIGIOSAS : distribua a letra da música e leve um sonzinho para animar. Há músicas que são verdadeiras orações, escolhas músicas agradáveis e fáceis de cantar , aos poucos elas vão se soltando. Não se preocupe se no início só você cantar ... é assim mesmo.
Por exemplo , essa música todos saberão cantar ( leve a letra para todos e não precisa cantá-la até o final)

Noites Traiçoeiras
Deus está aqui neste momento.
Sua presença é real em meu viver.
Entregue sua vida e seus problemas.
Fale com Deus, Ele vai ajudar você.
Deus te trouxe aqui
Para aliviar o teu sofrimento.
É Ele o autor da Fé
Do princípio ao fim,
Em todos os seus tormentos.
(refrão)
E ainda se vier noites traiçoeiras,
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo.
O mundo pode até fazer você chorar,
Mas Deus te quer sorrindo. (bis)
Seja qual for o seu problema
Fale com Deus. Ele vai ajudar você.
Após a dor vem a alegria,
Pois Deus é amor e não te deixará sofrer.
Deus te trouxe aqui
Para aliviar o seu sofrimento.
É Ele o autor da Fé
Do princípio ao fim,
Em todos os seus tormentos.
(refrão)
E ainda se vier noites traiçoeiras,
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo.
O mundo pode até fazer você chorar,
Mas Deus te quer sorrindo.
Comente com eles “ o que seria uma noite traiçoeira” : problemas, tristezas, uma nota baixa, uma doença na família, a perda de alguém querido .... )
9- FAÇA CARTAZES COM OS VERSÍCULOS QUE FALEM SOBRE A ORAÇÃO.

1-     Tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e ser-vos-á dado.(Mc 11,24)
2-     ... é necessário orar sempre... (Lc 18,1)
3-     Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.(Mt 26,41)
4-     Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. (Jo 15,7)
5-     Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á.(Mt 7,7s).
6-     Minha casa é uma casa de oração. (Mt 21,13)
7-     Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens... (1Tm 2,1)

8-     Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. (Fl 4,6)



Nenhum comentário:

Postar um comentário