sábado, 2 de fevereiro de 2013

OS DOZE APÓSTOLOS DE JESUS




QUEM FORAM E O QUE FIZERAM
OS 12 APÓSTOLOS ?

Os apóstolos de Jesus seriam os 12 homens escolhidos pelo profeta entre seus discípulos e seguidores para espalhar seus ensinamentos e pregar o Evangelho e a ressurreição do Cristo.
Os 12 participaram da Última Ceia.
Como vocês já sabem, JESUS, depois de batizado, deixou a cidade de Nazaré e começou a andar pelos vilarejos e cidades da Galiléia, proclamando que o Reino de DEUS havia chegado.

Em pouco tempo juntou gente que o seguia e acreditava Nele.  Estes seguidores chamavam-se discípulos. 
Dentre eles  JESUS escolheu doze, para serem seus apóstolos, isto é, enviados, mensageiros ou proclamadores.  Por que JESUS escolheu 12?  Como já falamos o NT é a realização do AT.  Lembram da história que contei para vocês da formação do Povo de Israel, das 12 tribos de Israel, que tiveram origem na família de Jacó? 

Assim como os patriarcas, os eleitos das 12 tribos foram os fundadores do povo de DEUS, assim também os 12 apóstolos eram destinados a ser os fundadores do novo povo de DEUS, isto é, daqueles que entrarem no Projeto de DEUS.

JESUS escolhe os doze apóstolos porque sabia que não ficaria por muito tempo na terra.  Por isso Ele escolheu alguns homens dentro daqueles discípulos que o seguia para continuar a sua missão.
VAMOS CONHECÊ-LOS? LER E PARTILHAR  Mt10,1-10. 
Mateus 10, 1-14
E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;
Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.
Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento.
E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis.
E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a;
E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.
E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.

Neste texto vemos que JESUS escolhe os 12, dá as instruções e define a missão para qual são chamados. 

UM DETALHE, JESUS LHES MANDA: VAI PRIMEIRO ANUNCIAR ÀS OVELHAS PERDIDAS EM ISRAEL, ISTO É, PRIMEIRO VOCÊ VAI ANUNCIAR NA SUA CASA, SEUS FAMILIARES ÀQUELES QUE SE ENCONTRAM MAIS PRÓXIMOS DE VOCÊ, ENTRE GENTE CONHECIDA, PARA DEPOIS ANUNCIAR AOS ESTRANHOS, QUEM SABE, LÁ NO TRABALHO, NA FACULDADE, E, VOANDO MAIS ALTO, QUEM SABE QUE ELE QUER QUE VOCÊ PARTICIPE DE ALGO MAIOR?
 NO TEXTO TAMBÉM VIMOS QUE ELE DÁ OS MESMOS PODERES! É ISSO MESMO, QUANDO DEUS NOS CHAMA ELE NOS CAPACITA.

QUAL FOI O CRITÉRIO DE ESCOLHA?    TERIA QUE SER SANTOS,  PUROS E IMPORTANTES?  OU BONS ORADORES? VAMOS CONHECER O CHAMADO DE QUATRO DELES?   Mt 4, 18-23. 
18 E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos - Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. 19 Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 20 Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram. 21 E, passando mais adiante, viu outros dois irmãos - Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou. 22 Estes, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram- no. 23 E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.
JESUS conhecia bem esses pescadores, pois Ele passava sempre por ali.  “Venham!” Disse JESUS a André e Simão.

“Sigam-me! Vocês são pescadores, mas eu os farei pescadores de homens”.  Como juntavam peixes em suas redes, assim iriam juntar homens para o Reino de DEUS.  Os dois reconheceram JESUS, porque André tinha sido discípulos de João Batista.  Eles eram homens simples, mas JESUS quer começar com eles.  Chama-os a seu serviço.

“Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens”.
 Imediatamente, deixando tudo, eles o seguiram.

JESUS chamou também Mateus que era cobrador de impostos.  Uns JESUS chamou, outros os próprios apóstolos chamaram, por exemplo, André chamou Filipe e este trouxe Bartolomeu.
Assim foram formados os 12 apóstolos a quem JESUS se dirigia e ensinava em particular. 

VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE CADA UM :
Pedro - Líder dos apóstolos, recebeu de Jesus a missão de continuar sua obra depois que ele morresse. É o responsável pela fundação da Igreja de Roma, a Santa Sé, e considerado o primeiro papa da história. Também guarda as chaves do céu. Seu nome original era Simão.
André - Irmão de Pedro, foi o primeiro a ser convocado por Jesus. Pregou pelas regiões que hoje correspondem à Turquia, à Grécia e à Rússia - é o patrono da igreja ortodoxa grega.
Tiago, o Maior - Um dos filhos de Zebedeu, era pescador, a exemplo de André e Pedro, e foi um dos primeiros a abandonar tudo para seguir Jesus. Permaneceu em Jerusalém, junto a Pedro, e depois foi até a Espanha.
João Evangelista - Irmão de Tiago, o Maior, João era o mais novo dos apóstolos quando Jesus viveu. Escreveu o quarto e último dos evangelhos do novo testamento, além do livro do Apocalipse. Foi Único a morrer de causas naturais - todos os outros foram executados.
Tiago, o Menor - Filho de Alfeu, é identificado às vezes como o irmão de Jesus, às vezes como primo. Foi o principal líder da comunidade cristã de Jerusalém, e escreveu uma das cartas do Novo Testamento. Sua vida confunde-se com a dos outros apóstolos na Bíblia.
Mateus - Autor do primeiro evangelho na seqüência do Novo Testamento, ainda que se considere que o de Marcos tenha sido escrito anteriormente. Antes de sua conversão ao cristianismo, Mateus era coletor de impostos e se chamava Levi. Abandonou os negócios e distribuiu seus bens entre os pobres para seguir Jesus.
Filipe - É dos apóstolos sobre quem se tem menos informações. Na última ceia, segundo o Evangelho de João, desafiou Cristo a mostrar Deus.
Tomé - Por não acreditar no que lhes diziam os outros apóstolos, que Jesus tinha ressuscitado, ficou conhecido como aquele que precisa "ver para crer". Após testemunhar o Cristo ressurgido, pregou na Pérsia e na Índia, onde ergueu um templo com as mãos.
Bartolomeu - Chamado de Natanael nos evangelhos, era descrito por Jesus como alguém leal, em quem se podia confiar. Pregou na Índia e na Armênia.
Judas Tadeu - Nascido em Nazaré, a exemplo de Jesus, era irmão de Tiago, o Menor. Um dos santos mais populares da Igreja Católica, é o padroeiro das causas perdidas e desesperadas.
Simão - Também conhecido por Simão, o zelote, integrou um grupo radical - os zelotes - que pregavam a libertação de Israel do domínio romano. Acompanhou Judas Tadeu em pregações pela Pérsia
Judas Iscariotes - O apóstolo que traiu Jesus ao entregá-lo para as autoridades judaicas e romanas em troca de 30 moedas de prata, segundo o Evangelho de Mateus. Sob o peso do remorso, devolveu o dinheiro e enforcou-se numa árvore.
HOJE JESUS TE CHAMA.  A MISSÃO É A MESMA PARA TODOS:
ANUNCIAR O REINO DE DEUS POR TODOS OS LUGARES QUE PASSAR.  E NO EXERCÍCIO DA MISSÃO, O DISCÍPULO VAI APROFUNDANDO OS ENSINAMENTOS DO MESTRE E VAI SE TORNANDO CADA VEZ MAIS SEMELHANTE A ELE. A ESSE CHAMADO É QUE CHAMAMOS DE VOCAÇÃO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário