sexta-feira, 13 de setembro de 2013

ATIVIDADE SOBRE A BÍBLIA - para catequese : Que significado pode ser dado à palavra Bíblia / Quantos livros possuem a Bíblia no total, etc


ATIVIDADE SOBRE A BÍBLIA


Vamos revisar o que aprendemos :
1)      Que nome se dá ao conjunto de livros que levou séculos para ser escrito ?  _____________________________________

2)      Que significado pode ser dado à palavra Bíblia ____________________________________________________________________


3)      A Bíblia se divide em duas partes . Quais são elas ?
______________________________________________________________________

4)      Quantos livros possuem a Bíblia no total ?
______________________________________________________________________

5)      quantos livros tem o Antigo testamento?
______________________________________________________________________

6)      Quantos livros tem o novo testamento ?
______________________________________________________________________

7)      Procure o seguinte versículo :  Lucas 11 ,10 e escreva-o :
___________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

8)      Encontre  o seguinte versículo  : João 6, 53 e  escreva -o
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9) Escreva uma frase bem bonita sobre a Bíblia:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SETEMBRO- MÉS DA BÍBLIA - DINÂMICA : Viver a Palavra de Deus/ Esta dinâmica trata-se dos participantes perceberem a importância de viver e transmitir a palavra de Deus aos outros.

Viver a Palavra de Deus



Material: uma tigela ou copo com água, um giz, uma pedra e uma esponja.
Esta dinâmica trata-se dos participantes perceberem a importância de viver e transmitir a palavra de Deus aos outros.

Desenvolvimento: Coloque a tigela de água em local visível e vá mergulhando um a um os objetos e promovendo debate, sobre a reação de cada peça à água e comparando com a forma das pessoas vivenciarem a Palavra de Deus. Também pode tomar algum texto Bíblico que fale sobre evangelização, entrega e mudança de vida; não vou citar nenhum porque a dinâmica vem ao encontro da realidade que o dirigente e de cada grupo.

1. água: fonte que restaura e purificação e que gera vida.
Simboliza aqui a Palavra e o agir de Deus na sua vida.

2. giz: feito de cal e que absorve para si toda água.

Simboliza pessoas que recebem a Palavra de Deus mas ficam só prá si, deixando de anunciar e testemunhá-la;

3. pedra: material rústico que não deixa que nada penetre dentro de si.

Pessoas que se fecham e não deixam que a Palavra de Deus as transforme e molde suas vidas como vaso nas mãos do oleiro;

4. esponja: depois de molhada absolve uma certa quantidade de água, assim que apertá-a ela transmite o que tem de mais precioso dentro de si que é a água que purifica e restaura.

É a pessoa que absorve, escuta a Palavra de Deus, e deixa que transforme e modifique sua vida; tornando também testemunha fiel do Reino de Deus.







MÊS DE SETEMBRO / MES DA BÍBLIA - DINÂMICA : BÍBLIA / MEDICAMENTO PARA A ALMA / BÍBLIA : TESTAMENTO DE AMOR . É A CARTA DE AMOR QUE DEUS PAI DEIXOU PARA TODA A HUMANIDADE.



DINÂMICA : BÍBLIA / MEDICAMENTO PARA A ALMA

MATERIAL NECESSÁRIO:
MESA COM TOALHA, VELA ACESA, FLORES
1 CAIXA DE tipo a caixa de MEDICAMENTOS CONTENDO CURATIVOS, POMADAS, REMÉDIOS COMUNS DO DIA A DIA, XAROPES, ETC  e COM UMA Bíblia dentro ( tipo uma caixa de medicamentos) e uma carta ( com a mensagem logo abaixo)


DESENVOLVIMENTO:
1ª FASE :

- COMECE INTERROGANDO AS CRIANÇAS SOBRE ALGUM ACIDENTE OCORRIDO COM ELAS , COMO TOMBOS NA QUADRA DA ESCOLA, ARRANHÕES, ETC
   OUÇA A OPINIÃO DELAS – COM CERTEZA TERÃO MUITO O QUE CONTAR. INTERROGUE SOBRE COMO FOI SOCORRIDA, O QUE PENSOU NO MOMENTO, SE PRECISOU DE CURATIVO, ETC
- DEPOIS PERGUNTE SOBRE ALGUMA DOENÇA : INTERROGUE COMO FOI, SE PRECISOU DE REMÉDIO, ETC

2ª fase : PEGUE A CAIXINHA DE MEDICAMENTOS  , MOSTRE O QUE TEM DENTRO E DIGA PARA QUE SERVE  ALGUNS DELES ( DIPIRONA PARA FEBRE E DOR, POMADA ANTINFLAMATÓRIA, SPRAY ANTI-SÉPTICO, ESPARADRAPO, XAROPE, ETC)
 COM CERTEZA AS CRIANÇAS COMENTARÃO SE JÁ USOU OU NÃO ALGUM TIPO DE MEDICAMENTO.

AGORA FAÇA A SEGUINTE PERGUNTA: E QUANDO O MACHUCADO É NO CORAÇÃO, NA ALMA ???? ( ESPERE A RESPOSTAS E QUESTIONAMENTOS)
PODE SER QUE ALGUNS ADIVINHARÃO QUE TIPO DE MACHUCADO VOCÊ ESTARÁ FALANDO.

E ENTÃO ???  QUANDO O “MACHUCADO” NÃO É NO CORPO, QUANDO ESTAMOS MACHUCADOS NA ALMA : TRISTES, AMEDROTADOS, NERVOSOS, MAGOADOS , ANSIOSOS ,  DERROTADOS ETC

QUAL SERIA O MELHOR REMÉDIO ???

2ª fase
OUÇAS AS RESPOSTAS E DEPOIS PEGUE A   CAIXA DE MEDICAMENTOS,  DIGA QUE ALÍ TEM UM REMÉDIO  PARA TODOS ESSES MALES , e tire A BÍBLIA DENTRO .

Questione mas para que esta Bíblia aqui ???
Dentro da caixa há também uma carta .
Diga com surpresa : Há uma carta aqui .... vamos ler a carta ????? ( logo abaixo)

Assim que ler a mensagem : comece a falar sobre
- o significado da Bíblia /
- como suas palavras poderão nos socorrer
- a bíblia é o medicamento para as dores do coração, as dores da alma.
- É UMA CARTA DE AMOR DE DEUS PARA NÓS .  
- COMO TEM PESSOAS QUE NÃO ABRE ESTA CARTA ??? ( NÃO RECEBE A MENSAGEM DE DEUS)

Se nós não abrirmos a ela e não lermos esta "Carta de Amor", não ficaremos sabendo como Deus  quer nos ajudar .
Crianças :
A palavra de Deus é fonte de cura e salvação para nossas vidas. Neste mês dedicado à Bíblia, pense no que ela representa para você. Nosso compromisso desta semana é colocar a Bíblia em um local da nossa casa , onde todos possam vê-la , vamos enfeitar este lugar, para chamar a atenção de todos para lembrá-los de fazer a sua leitura.

conteúdo da carta

BÍBLIA : TESTAMENTO DE AMOR . É A CARTA DE AMOR QUE DEUS PAI DEIXOU PARA TODA A HUMANIDADE.

NELA, VAMOS ENCONTRAR OS DESEJOS E AS INTENÇÕES DE DEUS PARA CONOSCO
"NÃO SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM, MAS DE TODA PALAVRA QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS" (MATEUS 4,4).

A "BÍBLIA É O LIVRO DOS LIVROS.
É A OBRA MAIS CONHECIDA EM TODO O PLANETA.
TAMBÉM CONTA COM O MAIOR NÚMERO DE TRADUÇÕES DENTRE TODAS AS OBRAS EXISTENTES E ESTÁ PRESENTE NO MAIOR NÚMERO DE NAÇÕES.

NO ENTANTO, NEM SEMPRE NOS RELACIONAMOS COM ELA DO JEITO MAIS IDEAL.

ESTAMOS NO INÍCIO DO MÊS DE SETEMBRO, O CONHECIDO E CELEBRADO MÊS DA BÍBLIA. É MAIS UMA OPORTUNIDADE PARA EXAMINARMOS NOSSA VIDA E VERMOS QUAL É O VALOR QUE ESTAMOS DANDO A ESTE LIVRO TÃO ESPECIAL E TÃO IMPORTANTE PARA TODOS OS QUE SEGUEM A JESUS, COMO CAMINHO, VERDADE E VIDA.

BÍBLIA: TESTAMENTO DE AMOR!
ESTE LIVRO É UM VERDADEIRO TESTAMENTO. E O QUE É UM TESTAMENTO? É UMA CARTA NA QUAL SE COLOCAM AS COISAS MAIS ÍNTIMAS, MAIS SINCERAS E MAIS PROFUNDAS. É ONDE SE FALA COM O CORAÇÃO E SÃO RELATADOS OS "ÚLTIMOS" DESEJOS DE ALGUÉM. É ONDE O PAI "DIVIDE" OS BENS ENTRE OS FILHOS E AMIGOS. É O MEIO PELO QUAL NÓS FAZEMOS PEDIDOS E RECOMENDAÇÕES.

A BÍBLIA É O TESTAMENTO DE AMOR, A CARTA DE AMOR QUE DEUS PAI DEIXOU PARA TODA A HUMANIDADE.


É NELA QUE NÓS VAMOS ENCONTRAR OS DESEJOS E AS INTENÇÕES DE DEUS PARA CONOSCO. É NELA QUE PODEMOS ENCONTRAR AS RECOMENDAÇÕES E OS TESOUROS QUE DEUS TEM PARA NOS OFERECER.

SE NÓS NÃO ABRIRMOS A ELA E NÃO LERMOS ESTA "CARTA DE AMOR", NÃO FICAREMOS SABENDO DA AMIZADE ÍNTIMA QUE DEUS QUER TER CONOSCO "DESDE O NASCER AO PÔR-DO-SOL".

PEDINDO SEMPRE A LUZ DO ESPÍRITO SANTO E VENCENDO TODA E QUALQUER PREGUIÇA, BUSQUEMOS LER COM FÉ O LIVRO SAGRADO.

E A CADA LETRA, A CADA PALAVRA, VAMOS PERCEBER E OUVIR A VOZ DE DEUS QUE FALA AO NOSSO CORAÇÃO.

NENHUMA PESSOA CONSEGUE SOBREVIVER SEM "ARROZ E FEIJÃO", OU SEJA, SEM ALIMENTO. DA MESMA FORMA QUE NENHUM SEGUIDOR DO SENHOR CONSEGUE VIVER SEM O ALIMENTO DA PALAVRA.

QUANTO MAIS INTIMIDADE TIVERMOS COM ELA, TANTO MAIS INTIMIDADE TEREMOS COM O PRÓPRIO SENHOR E  AÍ VEREMOS AS GRAÇAS ACONTECEREM COMO VERDADEIROS RIOS DE ÁGUA VIVA, PORQUE A BÍBLIA É O GRANDE, ÚNICO E VERDADEIRO TESTAMENTO DE AMOR.

NESTE MÊS DE SETEMBRO LEMBREMOS DE CELEBRAMOS A PALAVRA DE DEUS QUE É PARA NÓS FONTE DE VIDA E DE SALVAÇÃO.
A PALAVRA DE DEUS É O FRUTO DA COMUNICAÇÃO ENTRE DEUS QUE SE REVELA E A PESSOA QUE ACOLHE E RESPONDE À REVELAÇÃO. POR ESTE MOTIVO A BÍBLIA É FORMADA POR HISTÓRIAS DE UM POVO. ESTE POVO TEVE O DOM DE INTERPRETAR SUA REALIDADE À LUZ DA PRESENÇA DE DEUS E COMPREENDER QUE A VIDA É UM PROJETO DE AMOR QUE PARTE DE DEUS E VOLTA PARA ELE.
NÓS TAMBÉM SOMOS CHAMADOS A TORNAR-NOS PALAVRA DE DEUS. SOMOS CONVIDADOS A FAZER PARTE DA HISTÓRIA DA BÍBLIA, A ACOLHER A COMUNICAÇÃO VIVA E EFICAZ DE DEUS EM NOSSA VIDA.
( ESSA CARTINHA DEVE SER IMPRESSA E ENTREGUE A TODAS AS CRIANÇAS)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APÓS ESSA DINÂMICA, FAÇA COMENTÁRIOS SOBRE QUAL DEVE SER A NOSSA RELAÇÃO COM A BÍBLIA.
INDIQUE PARA AS CRIANÇAS UMA BÍBLIA PRÓPRIA , DE ACORDO COM A IDADE DELAS, CONTENDO DESENHOS E LINGUAGEM ADEQUADA .

FAÇA UMA LEMBRANCINHA COMO O DESENHO ABAIXO ( OU OUTRO DE SUA PREFERÊNCIA) E UMA BALINHA OU PIRULITO






DINÂMICA READAPTADA POR MARIZETE CAJAÍBA








domingo, 11 de agosto de 2013

DINÂMICA PARA HOMENAGEM NO DIA DOS PAIS / OU REUNIÃO DE CATEQUESE - O PAI IDEAL –É O PAI QUE SOBRE OS DEGRAUS DA VIDA / QUERIDOS PAIS, SÃO ESTAS AS TRÊS ESCADAS DA VIDA QUE VOCÊS TÊM QUE SUBIR, E ESSES DEGRAUS QUE CADA PAI DEVE SUBIR - O 1º LANCE (COMO HOMEM), DEGRAU POR DEGRAU – DEPOIS O 2º LANCE (COMO CRISTÃO), DEGRAU POR DEGRAU – E POR FIM, O 3º LANCE (COMO PAI)- NÃO SÃO VIVIDOS SEPARADAMENTE, MAS TÊM QUE ESTAR ENTRELAÇADOS EM CADA DIA DE SEU VIVER. QUE EM CADA DIA DE SUAS VIDAS VOCÊS POSSAM SER EXEMPLO COMO HOMENS, COMO CRISTÃOS E COMO PAIS. / MENSAGEM : MUITO OBRIGADO PI, POR VOCÊ SER ESSE PAI IDEAL. ( DINÂNMICA PARA REUNIÃO DE PAIS NA CATEQUESE)



O PAI IDEAL –É O PAI QUE SOBRE OS DEGRAUS DA VIDA



INTRODUÇÃO
DRAMATIZAÇÃO RÁPIDA:          PROGRAMA   “REALIZE TODOS OS SEUS SONHOS”.



Dramatizar uma cena de programa da TV com dois personagens: a apresentadora e uma adolescente.
Apresentadora - Vamos sortear o próximo contemplado a participar do programa “REALIZE TODOS OS SEUS SONHOS”. Aqui está! - (retira um cartão de uma sacola) - O nome da grande contemplada é ... O NOME QUE QUISER .... JÁ COMBINADO ENTRE VOCÊS .
Adolescente - ADOLESCENTE DEVE SAIR DO MEIO DA PLATEIA DOS PAIS, MUITO FELIZ, DEMONSTRANDO BASTANTE ALEGRIA,GRITANDO : Sou eu! Sou eu! Sou eu!
Apresentadora – você hoje foi contemplada .... que sorte “fulana” !!! Todos temos sonhos, alguns realizáveis, outros impossíveis ... e hoje seja qual for o seu sonho vamos realiza-lo.
Vamos lá me diga : O que você quer? Uma belíssima casa? Ou prefere carros importados? Ou um helicóptero? Ou 500 mil Reais em dinheiro? Viagens, conhecer um ídolo ? SEJA QUAL FOR O SEU DESEJO VAMOS REALIZA-LO. O QUE VOCÊ DESEJA ? Qual a sua resposta?
Adolescente (pensa um pouco e responde) – Tudo isto é muito bom, mas... o meu soNHO, ´O MAIS SIMPLES POSSÍVEL, POIS MESMO SE EU TIVESSE TUDO ISSO, MESMO ASSIM AINDA NÃO ESTARIA FELIZ...
Apresentadora : A apresentadora interrompe a menina : “como assim, isso é tudo que qualquer garota da usa idade queria?!Então diga-me qualquer coisa que poderia te deixar feliz que vamos realizar o seu sonho – nosso programa nunca falha ...
Adolescente : Verdade? Então você poderia fazer com que meu pai se tornasse um pai ideal? Que ele passasse mais tempo com a família, ficasse menos no celular ou internet, e quando eu perguntasse se ele poderia ficar mais tempo comigo, ele não ficasse zangado e dissesse que ele está ocupado ganhando dinheiro para minha felicidade?!  Voc~e pediria a ele para conversar comigo ao invés de brigar ?! Ah, você poderia pedir a ele para ter mais paciência para me ensinar a lição de casa?! Será que um dia ele conseguiria ver um filme inteiro comigo, sem dormi antes dos prmeiros 15 minutos  ?!.....
Apresentadora :Infelizmente, “fulana” , esse programa só realiza sonhos materiais , mas vou conversar com o meu amigo Luciano Huck que tem um quadro no programa dele “TUDO É POSSÍVEL” .... QUE SABE ELE CONSEGUIRIA TORNAR SEU PAI UM PAI IDEAL.

AS DUAS SE ABRAÇAM .... APLAUSOS DA PLATEIA.

O DIRIGENTE DA REUNIÃO OU A PRÓPRIA PESSOA QUE ENCENOU A APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PODE DIZER O SEGUINTE :
Para os filhos o maior tesouro são os seus pais: o papai e a mamãe
Se uma dessas pessoas não está presente em sua vida, ou falha em seu relacionamento, certamente uma lacuna se formará e muitos problemas acontecerão como conseqüência desta falta. Certamente, é o que está acontecendo com a adolescente que acabaram de ouvir. Mas não basta ter o nome de PAI, é preciso saber SER PAI, SER UM PAI IDEAL.
 E, assim como os pais querem ver seus filhos crescerem, os filhos também desejam que seus pais cresçam. Cresçam como? Cresçam assimilando e incorporando em sua vida os valores morais e espirituais que foram ensinados por Jesus em sua caminhada pela terra. Esta aprendizagem é um processo que se chama santificação, e que se inicia no momento em que entregamos nossa vida a Jesus.  

SEGUNDO MOMENTO:

DIRIGENTE : SERÁ QUE HÁ PAI IDEAL ? SERÁ QUE ALGUÉM ENTRE VOCÊS,QUE COMO PAI QUE É E  SENDO FILHO AINDA CRIANÇA ALMEJOU TAMBÉM UM PAI IDEAL COMO AQUELA MENINA QUE FOI SORTEADA PARA REALIZAR O SONHO QUE QUISESSE, MAS TUDO QUE ELA QUERIA ERA UM PAI  "QUE FOSSE IDEAL"?!

AGORA O DIRIGENTE CONVIDARÁ UMA O PALESTRANTE QUE FARÁ A APRESENTAÇÃO  PARA FALAR DO TEMA :

O PAI IDEAL É O PAI QUE SOBRE 
    
                      OS DEGRAUS DA VIDA



DINÂMICA PARA HOMENAGEAR OS PAIS :

RECURSOS NECESSÁRIOS
- 3   ESCADAS (PEQUENA)
- 18  PLACAS COM UM SUPORTE – QUE PODE  SER UM PALITO DE CHURRASCO
- 18 COPOS DESCARTÁVEIS  COM AREIA ( OS COPOS PODEM SER COLORIDOS PARA FICAR MAIS BONITO)
DESENVOLVIMENTO :
Em cada escada colocar no topo uma placa : COMO HOMEM; outra COMO CRISTÃO e outra COMO PAI - que deverão estar com um suporte de palito de churrasquinho e enfiados dentro do copo descartável com areia ( essa três placas devem ser diferenciadas das demais – devem ser maiores e com cores diferentes)
 Em faixas menores escrever cada tópico a ser abordado – são os degraus de cada lance da grande escada que deverão estar com um suporte de palito de churrasquinho e enfiados dentro do copo descartável com areia.

Enquanto a mensagem vai sendo transmitida, a dirigente irá COLOCANDO Na escada que cada pai deve subir - o 1º lance (como homem), degrau por degrau – depois o 2º lance (como cristão), degrau por degrau – e por fim, o 3º lance (como pai).
1ª PARTE
DIRIGENTE - ANALISEMOS COMO O PAI DEVE CRESCER  PROCURE CITAR EXEMPLOS DO DIA A DIA PARA CADA SITUAÇÃO)
1. COMO HOMEM
O pai é cidadão de seu país, presente na sociedade, e por isso deve ser:
ESPERANÇOSO – 1Co 15.19 – É um pai que se preocupa com o bem estar da esposa e dos filhos. Providencia o sustento de sua casa, preocupa-se com a educação dos filhos e com a saúde de todos, para que os seus sejam cidadãos dignos e úteis à nação. Mas o pai não está preso somente a esta vida, a esta pátria terrena. No versículo citado, vemos que nossa esperança deve estar além desta vida. Quantas vezes, você papai, disse ao seu filho, esta semana, que Jesus vai voltar? Que temos um lar no porvir?
HONESTO – Rm 13.8 – A ninguém devemos ficar devendo nada. O homem honesto paga suas contas, não engana a ninguém, e sua honestidade tem início em sua fidelidade a Deus. Ele é fiel em obedecer à Palavra, é fiel nos dízimos e ofertas.
TEMPERADO – Pv 15.1– O pai tem que ter domínio próprio. Não pode ser briguento, nem responder com ira e aos berros. Sua palavra com os filhos e com os demais deve ser agradável e temperada.
ORDEIRO – 1Co 14.40 – Como cidadão responsável, o pai deve acatar as ordens do governo de seu país, obedecer às leis civis, ser promotor da paz e da justiça, reconhecer e respeitar os direitos do próximo.
SINCERO – Sl 101.2b – Um homem que fala a verdade, que tem prazer na verdade. Que não inventa mentirinha, porém o que sai de sua boca condiz com os seus atos.
2. COMO CRISTÃO
É um homem que faz parte de uma Igreja e diante do mundo não se envergonha do evangelho, porque sabe que é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê. Esse pai é:
MISSIONÁRIO – Pratica e ensina a seus filhos o “ide” de Jesus. É um homem que prega as boas novas. Prega com sua vida, com seus atos. Você, pai cristão, tem falado a seus filhos sobre a salvação que Jesus dá? O exercício do pai missionário começa em casa.
MODIFICADO - 2Co 5.17 – Um homem novo, modificado pelo Espírito Santo de Deus, que anda em novidade de vida, cujas ações são santas, diferentes das ações do homem do mundo. Para que seus filhos também se tornem “Novas Criaturas”, o pai tem que testemunhar que Jesus Cristo mudou o seu viver.
OBEDIENTE – Hb 5.8 - O pai, como bom cristão, obedece à lei de Deus. Permanece firme diante das tribulações e tentações deste mundo, seguindo o exemplo de Jesus, que foi obediente até a morte e morte de cruz. E ensina a seus filhos que a verdadeira felicidade está em obedecemos aos preceitos encontrados na Bíblia.
IMACULADO – Mt 5.8 / Lc 6.45– O pai precisa demonstrar que tem um coração limpo. Nunca se envolver em sujeiras e escândalos. Suas palavras devem revelar sabedoria e santidade. Nunca usar termos vãos, que não edificam.
3. COMO PAI
Como age o pai cristão? Como ele deve proceder?
ÍNTIMO – Jo 15.5 – Mostrar ao filho que, mesmo sendo uma pessoa madura, como pai ele depende de Deus, que sem Deus nada faz. Fazer o seu culto doméstico, mostrando sua intimidade com Deus. E também se tornar íntimo do seu filho, a fim de que, nos momentos difíceis, ele não procure soluções fora, mas busque o conselho de seu pai.
AMIGO - 1Pe 3.8 – Em todo tempo o pai deve se mostrar amigo de seu filho.
Procurar compreendê-lo e ser seu companheiro. Juntos devem fazer as lições da escola, passear, jogar futebol, andar de bicicleta, nadar, ir ao cinema... Não é só pai, é mais que isto: é um grande amigo! Mas para ser amigo, é preciso estar presente.
DISCIPLINADOR – Ef 6.4 – Como um pai pode criar um filho na disciplina e na admoestação do Senhor? Primeiramente, estando presente. Há muitos que acham que esta tarefa é “coisa da esposa”. Há pais que nunca perguntaram: “Filho, como foi o seu dia, hoje?” No entanto, ambos, mãe e pai são responsáveis, diante de Deus, pela criação dos filhos. Em segundo lugar, há os que acham que não devem disciplinar, pois isto vai tornar os filhos adultos tímidos e medrosos. Não é o que diz a Bíblia. Basta conferir no livro de Provérbios: 13.24; 22.6; 23.13-14; 29.15.
AMOROSO – 1Jo 4.7 – Nas ações de um pai deve sempre existir amor. No olhar do pai, em sua amizade, até mesmo quando repreende, em tudo o filho deve sentir que seu pai faz por amor. A criança precisa saber que o amor é algo muito bom, pois assim, quando o pai lhe falar de Jesus, que é todo amor, ela entenderá e entregará a Jesus o seu coraçãozinho.
PACIENTE – 1 Ts 5.14 – Nas adversidades, diante dos problemas, pai, seja paciente. Seja paciente para entender seu filho e para ensiná-lo na Palavra de Deus. Se a recomendação bíblica é que sejamos longânimos com todos, tudo deve começar no lar. Quantos pais há que estão sempre em ponto de bala, sempre prontos a explodir? Seja um pai paciente.
2ª PARTE
JUNTE TOAS AS PLACAS EM UMA SÓ ESCADA, INCLUSIVE AS QUE ESTÃO NO TOPO EM DESTAQUE ( EMBORA COLOQUE-AS JUNTAS NO TOPO DA ESCADA)
-PERGUNTE AOS PAIS POR VOCÊ JUNTOU TUDO EM UMA SÓ ESCADA?
OUÇA SUAS REPOSTAS E JUNTOS CHEGUEM A SEGUINTE CONCLUSÃO:

3ª PARTE

CONCLUSÃO
QUERIDOS PAIS, SÃO ESTAS AS TRÊS  ESCADAS  DA VIDA QUE VOCÊS TÊM QUE  SUBIR, E ESSES DEGRAUS QUE CADA PAI DEVE SUBIR - O 1º LANCE (COMO HOMEM), DEGRAU POR DEGRAU – DEPOIS O 2º LANCE (COMO CRISTÃO), DEGRAU POR DEGRAU – E POR FIM, O 3º LANCE (COMO PAI)-  NÃO SÃO VIVIDOS SEPARADAMENTE, MAS TÊM QUE ESTAR ENTRELAÇADOS EM CADA DIA DE SEU VIVER.
QUE EM CADA DIA DE SUAS VIDAS VOCÊS POSSAM SER EXEMPLO COMO HOMENS, COMO CRISTÃOS E COMO PAIS.
QUE DEUS OS ABENÇOE DANDO SABEDORIA, FORÇA E MUITAS ALEGRIAS. QUE VOCÊS POSSAM OUVIR DE SEUS FILHOS: “ESSE É O MELHOR PAI DO MUNDO, O MEU PAI!”
4ª PARTE
PEDIR A ADOLESCENTE QUE PARTICIPOU DA ENCENAÇÃO PARA LER A MENSAGEM: ( QUE DEVERÁ SER DISTRIBUÍDA PARA TODOS OS PAIS)
MUITO OBRIGADO, PAI
OBRIGADO, PAI 
Por agir sempre do modo que desejou que eu agisse.
Foi assim que você me deu um exemplo de pessoa  para seguir.
Por ter me falado sobre os seus erros e sobre
as coisas que você aprendeu com eles.
Isso fez com que eu aceitasse meus próprios
erros e que também poderia tirar uma lição deles .
MUITO OBRIGADO, PAI
Por ter considerado meus sentimentos e necessidades,
mesmo sabendo hoje que eles não eram tão necessários quando era criança ... mas você  olhava-me nos olhos e ficava a me explicar por que aquele amigo havia agido daquela maneira que me deixou triste, e que poderia acontecer outras vezes pois poderia ouvir coisas que não gostaria deles, assim aprendi a aceitar que ninguém pode ser como gostaríamos que fossem, mas ainda assim poderíamos ser amigos.
MUITO OBRIGADO PAI
Obrigado, Pai, pelo tempo que ficou conversando comigo, quando perdi o sono com medo da prova de matemática no dia seguinte...
Ou daquele monstro do filme.
MUITO OBRIGADO PAI
Pelo tempo que ficou comigo, para me ensinar a andar de bicicleta,
por ter me ensinado a torcer pelo “seu time” de futebol, assim, aprendemos a vibrar juntos com as vitórias e a sofrer juntos com as derrotas, e por isso aprendi que homem pode sim chorar ...
MUITO OBRIGADO PAI
Pelos elogios e pelos incentivos, assim você me ajudou a descobrir e  explorar meus talentos e potenciais.
Foi por isso que eu quis continuar sendo digno da sua fé em mim.
Com isso eu aprendi a buscar uma vida digna e  feliz
Isso levou-me a acreditar que sou importante
e que tenho muito valor.




OBRIGADO PAI
Por ser este pai ideal.
                              EU AMO VOCÊ!



DINÂMICA READAPTADA POR MARIZETE CAJAIBA

segunda-feira, 29 de julho de 2013

MENSAGEM PARA OS PAIS – O NÓ DO AFETO - / TEMA : PAIS SEM TEMPO PAR OS FILHOS / A PRESENÇA DOS PAIS NA VIDA DO FILHO ( A ) / A CRIANÇA PODE NÃO ENTENDER O SIGNIFICADO DE MUITAS PALAVRAS, MAS SABE REGISTRAR UM GESTO DE AMOR. É válido que nos preocupemos com nossos filhos, mas é importante que eles saibam, que eles sintam isso.



MENSAGEM PARA OS PAIS  –  O NÓ DO AFETO -  INDICADA PARA REUNIÃO DE CATEQUESE Para homenagem os pais / TEMA ; A PRESENÇA DO PAI NA VIDA DO FILHO ( A ) / É válido que nos preocupemos com nossos filhos, mas é importante que eles saibam, que eles sintam isso.
PARA QUE HAJA A COMUNICAÇÃO, É PRECISO QUE OS FILHOS "OUÇAM" A LINGUAGEM DO CORAÇÃO, POIS EM MATÉRIA DE AFETO, OS SENTIMENTOS SEMPRE FALAM MAIS ALTO QUE AS PALAVRAS.


O NÓ DO AFETO
Em uma reunião de Pais, numa Escola da Periferia, a Diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-Ihes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.

Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhasse fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar às crianças.
Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou a explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana.
Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando ele voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.
 Ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho , mas  que tentava se redimir indo beija-lo todas as noites quando chegava em casa.
E, combinou com , que para que ele  soubesse da sua presença, ele daria um nó na ponta do lençol que o cobria.

Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia ao seu quarto, sentar ao lado da cama, fazer-lhe uma oração e depois dar-lhe um beijo de boa noite.
 Quando o filho acordava , a primeira coisa que fazia era olhar  o nó, pois sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado.
O nó era o meio de comunicação entre eles.
A diretora ficou emocionada com aquela história singela .

O FATO NOS FAZ REFLETIR SOBRE AS MUITAS MANEIRAS DE UM PAI OU UMA MÃE SE FAZEREM PRESENTES, DE SE COMUNICAREM COM O FILHO.
Aquele pai encontrou a sua, simples, mas eficiente forma de comunicação . E o mais Importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.
Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento.
SIMPLES GESTOS COMO UM BEIJO A UM NÓ NA PONTA DO LENÇOL, VALIAM, PARA AQUELE FILHO, MUITO MAIS QUE PRESENTES OU DESCULPAS VAZIAS.
É válido que nos preocupemos com nossos filhos, mas é importante que eles saibam, que eles sintam isso.
PARA QUE HAJA A COMUNICAÇÃO, É PRECISO QUE OS FILHOS "OUÇAM" A LINGUAGEM DO NOSSO CORAÇÃO, POIS EM MATÉRIA DE AFETO, OS SENTIMENTOS SEMPRE FALAM MAIS ALTO QUE AS PALAVRAS.
É por essa razão que um beijo, um afago ou um abraço revestidos do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o ciúme do bebê que roubou o colo ou o medo do escuro.
A CRIANÇA PODE NÃO ENTENDER O SIGNIFICADO DE MUITAS PALAVRAS, MAS SABE REGISTRAR UM GESTO DE AMOR.
Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho.
E você... Pai,  já deu algum nó no lençol de seu filho, hoje?


vídeo : pais sem tempo para os filhos - emocionante 






FONTE DO TEXTO : INTERNET


MENSAGEM PARA DIA DOS PAIS - 11 DE AGOSTO DE 2013 - PAI : SEUS OLHARES AGEM COMO O FOCO DAS LANTERNAS, ILUMINANDO OS CAMINHOS DA MINHA VIDA. / Sim, muito mais do que as palavras, os olhos nos falam. Dentre tantas lembranças, gosto de me recordar dos seus olhares cheio de vigor, brilhantes e confiantes. Lembro-me do seu olhar confiante , me dizendo, siga em frente ... Lembro-me do seu olhar lacrimejante me dizendo “eu te amo filha”mesmo sem me dizer nada.




PAI : SEUS OLHARES AGEM COMO O FOCO DAS LANTERNAS, ILUMINANDO OS CAMINHOS DA MINHA VIDA.

É impossível não nos lembrarmos dos olhares paternos.
Olhar de aprovação, olhar de reprovação, olhar de ternura, olhar de admiração. 
Emoções tornadas visíveis.
Sim, muito mais do que as palavras, os olhos nos falam.
Dentre tantas lembranças, gosto de me recordar dos seus olhares
  cheio de vigor, brilhantes e confiantes.
Lembro-me do seu olhar confiante , me dizendo, siga em frente ...
Lembro-me do seu olhar lacrimejante me dizendo “eu te amo filha”mesmo sem me dizer nada.
 Lembro-me também de seus olhos tristes e a sua tristeza fez-se a minha também.
Pai, “pai herói”, na infância parecia-me perfeito.
Com seu carinho sentia-me amada.
Com seu olhar orgulhoso, sentia-me única e bela.
Sob seus olhos me criei , criei minha auto-estima de uma filha amada e querida.
 No transcorrer do tempo vi seu olhar  se transformando, e aprendi os seus mais diversos e diferentes olhares  e suas informações contidas ou escondidas.
Já adulta , vi o meu orgulho pelo “pai herói” transformando-se em orgulho pelo “homem de exemplo” .

Pai,hoje,  como marca, trago para a vida o seu olhar atento e por vezes, busco no meu íntimo, sua referência de olhar e extraio para a vida  uma nova visão.
Uma visão que me remete a uma imensa gratidão e ternura pelo seus olhares no meu olhar.
Muitos desses olhares que agem como o foco das lanternas, iluminando os caminhos da minha vida.

                      Te amo pai.


TEXTO  REELABORADO POR MARIZETE CAJAÍBA , INSPIRADO NA MENSAGEM “No olhar do meu pai” / J.A. Gaiarsa / Norma Emiliano - DO SITE http://www.portaldafamilia.org/

MENSAGEM PARA O DIA DOS PAIS : MUITO OBRIGADO, PAI / Pelo tempo que ficou comigo, para me ensinar a andar de bicicleta, por ter me ensinado a torcer pelo “seu time” de futebol, assim, aprendemos a vibrar juntos com as vitórias e a sofrer juntos com as derrotas, e por isso aprendi que homem pode sim chorar ... MUITO OBRIGADO PAI Pelos elogios e pelos incentivos, assim você me ajudou a descobrir e explorar meus talentos e potenciais.



MUITO OBRIGADO, PAI
OBRIGADO, PAI 
Por agir sempre do modo que desejou que eu agisse.
Foi assim que você me deu um exemplo de pessoa  para seguir.
Por ter me falado sobre os seus erros e sobre
as coisas que você aprendeu com eles.
Isso fez com que eu aceitasse meus próprios
erros e que também poderia tirar uma lição deles .
MUITO OBRIGADO, PAI
Por ter considerado meus sentimentos e necessidades,
mesmo sabendo hoje que eles não eram tão necessários quando era criança ... mas você  olhava-me nos olhos e ficava a me explicar por que aquele amigo havia agido daquela maneira que me deixou triste, e que poderia acontecer outras vezes pois poderia ouvir coisas que não gostaria deles, assim aprendi a aceitar que ninguém pode ser como gostaríamos que fossem, mas ainda assim poderíamos ser amigos.
MUITO OBRIGADO PAI
Obrigado, Pai, pelo tempo que ficou conversando comigo, quando perdi o sono com medo da prova de matemática no dia seguinte...
Ou daquele monstro do filme.
MUITO OBRIGADO PAI
Pelo tempo que ficou comigo, para me ensinar a andar de bicicleta,
por ter me ensinado a torcer pelo “seu time” de futebol, assim, aprendemos a vibrar juntos com as vitórias e a sofrer juntos com as derrotas, e por isso aprendi que homem pode sim chorar ...
MUITO OBRIGADO PAI
Pelos elogios e pelos incentivos, assim você me ajudou a descobrir e  explorar meus talentos e potenciais.
Foi por isso que eu quis continuar sendo digno da sua fé em mim.
Com isso eu aprendi a buscar uma vida digna e  feliz
Isso levou-me a acreditar que sou importante
e que tenho muito valor.
OBRIGADO PAI
Por ser este pai ideal.
                              EU AMO VOCÊ!