domingo, 23 de junho de 2013

oração de agradecimento: OBRIGADO SENHOR - EM TUDO, DAI GRAÇAS / Muito obrigado, Senhor, Pelo que me deste, em forma de amor, Muito obrigado pelo que me dás, Pelo ar, pelo pão, pela paz. Muito obrigado, Senhor, pelos meus olhos, Que vêem o céu, a terra e o mar...



ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO



OBRIGADO SENHOR

Muito obrigado, Senhor,
Pelo que me deste, em forma de amor,
Muito obrigado pelo que me dás,p
elo ar, pelo pão, pela paz.
Muito obrigado, Senhor, pelos meus olhos,
Que vêem o céu, a terra e o mar,

Obrigado, Senhor, Porque eu posso ver o meu amor,
Diante da minha visão , eu me detenho a fitar na imensidão
Os que choram na escuridão.
Muito obrigado, Senhor,
Pelos ouvidos meus,p
ela minha felicidade de ouvir,
Deixa-me pelos surdos pedir,
Muito obrigado, Senhor,
Pela minha voz, mas também pela Sua voz.
Pela voz que ama, pela voz que ajuda e declama.
Pela voz que ensina,que alfabetiza, que ilumina.
Pela voz que canta uma canção.

Muito obrigado, Senhor,
Pelas minhas mãos, mãos de amor,mãos de ternura,
Mãos que libertam de amarguras,
Mãos de caridade,de solidariedade,

Obrigado Senhor,
Porque eu posso andar.
Diante do meu corpo perfeito,eu me ponho a louvar.
Pois  posso me movimentar.
Muito obrigado Senhor,pelo meu lar,
É tão maravilhoso Senhor,ter um lar,
Ter em casa alguém a nos amar.
Mas se eu não tiver ninguém para me amar,
Nem um teto para me agasalhar,
nem uma cama para deitar,
ou Uma casa para morar.
Se eu nada tiver,
Nem aí me desesperarei,pelo contrário, bem direi,
Levantar-me-ei,e então cantarei.
Obrigado, Senhor, orque creio em Ti,
Muito obrigado porque nasci,
Pelo Teu amor, Obrigado Senhor,
Muito obrigado, Senhor!

Por Amália Rodrigues / Divaldo Franco
( COM ALGUMAS ADAPTAÇÕES FEITAS POR MARIZETE CAJAIBA)

PARA REFLETIR :

EM TUDO, DAI GRAÇAS,
PORQUE ESTA É A VONTADE DE DEUS EM CRISTO JESUS PARA CONVOSCO”

1 Tessalonicenses 5:18

Na nossa luta diária, nosso desafio não é desprezar os problemas, mas ter maturidade suficiente para lidar com eles, não permitindo que o fato de existirem se torne motivo para a ingratidão e constante insatisfação.
Ser grato deve ser uma conduta cristã permanente.
A vontade de Deus é o motivo desta conduta orientada pela gratidão em tudo.
Portanto, não se trata de uma sugestão, mas uma clara determinação da vontade de Deus para que sejamos agradecidos permanentemente.
Esta vontade está revelada em
Cristo Jesus para conosco.
Ele é o modelo segundo o qual obtemos a força necessária para oferecer ações de graças mesmo quando nem tudo está como gostaríamos.









JOVEM, ESPERANÇA E COMPROMISSO A participação da juventude, especialmente neste século 21, se faz importante pelas novas tendências que o mundo apresenta: as grandes transformações, as questões ambientais, as dificuldades do planeta com a economia. E isso traz muitas consequências para os jovens. Por isso, a juventude precisa lutar, porque só ela pode transformar esse tempo novo que se apresenta; / CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS / PRINCIPAIS DIFICULDADES E OS DESAFIOS DA JUVENTUDE / QUE IMPORTÂNCIA TÊM OS JOVENS PARA A SOCIEDADE / QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO



CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS


A OUSADIA DOS JOVENS PARA CONSTRUIR O NOVO

entrevista com Priscila Casale, publicada na edição nº 433, para fevereiro de 2013.


Mais uma vez a juventude é destacada como tema da Campanha da Fraternidade, como já havia sido em 1992. Desde aquela Campanha, talvez o que mais chame a atenção é a diversidade de jovens ou dos diferentes modos de ser jovem na contemporaneidade. Mas, se no início dos anos 1990, os “caras pintadas” saíam às ruas para se manifestar por ética e justiça na política, hoje a compreensão da juventude como sujeito de direitos é uma realidade que se afirma. É o que se conclui após a realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude, conforme relata Priscila Casale, da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), São Paulo.
·                QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS?
As características da juventude sempre foram, e continuam sendo, deTRANSFORMAR, DE FAZER REVOLUÇÃO, DE APRESENTAR NOVAS OPINIÕES E, EM ESPECIAL, DE SE MOBILIZAR E MOBILIZAR TODO O POVO EM TORNO DE UMA CAUSA.
PRIMEIRO, POR UMA CARACTERÍSTICA QUASE QUE FISIOLÓGICA, O JOVEM VIVE UM PERÍODO BASTANTE COMPLICADO DA VIDA.
 É UM MOMENTO EM QUE COMEÇAMOS A TER AS NOSSAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS :
Há o conflito da transição da infância para a vida adulta, é quando nos deparamos com os nossos principais desafios; quando começamos a ter uma relação mais profunda com o mundo. É o momento em que conseguimos aprofundar nossa relação com o mundo e entender quem somos, quais são os nossos passos e qual é o nosso dever.
·       QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFICULDADES E OS DESAFIOS DA JUVENTUDE?
POR CONTA DAS CARACTERÍSTICAS DA JUVENTUDE, É UM PERÍODO DA VIDA BASTANTE COMPLICADO, MAS TAMBÉM MARAVILHOSO: é quando começamos a contraditar a ordem das coisas, das regras da sociedade. Eu acredito que para o desenvolvimento do indivíduo na sua plenitude, e para o mundo, para os desafios que o mundo tem, para a história da humanidade como um todo, a juventude cumpre um papel fundamental. Quanto aos problemas que a juventude sofre, acho que são os mesmos que a sociedade no geral sofre. Porém acredito que na juventude os problemas têm mais peso. Infelizmente, por exemplo, o jovem ainda tem mais dificuldade de conseguir trabalho decente, em especial quando se trata de uma jovem mulher ou de um jovem negro, um jovem da periferia.
·       O QUE MUDOU NO BRASIL EM RELAÇÃO AOS DIREITOS E ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS JOVENS?
SE A PESSOA IDOSA, A CRIANÇA E O ADOLESCENTE TÊM OS SEUS DIREITOS, AGORA ESTAMOS RECONHECENDO QUE A JUVENTUDE É TAMBÉM UM SER DE DIREITOS E TEM QUE BUSCAR ESSES DIREITOS. E são direitos com a finalidade de que a juventude consiga sua autonomia, sua emancipação, que ela não fique sempre dependente de uma ação tutelada do Estado, mas que consiga vivenciar plenamente sua condição juvenil e se colocar no mundo. Além disso, avançamos no que se refere às políticas públicas para a juventude. Desde as conferências livres, nos estados e municípios, foi oportunizado à juventude falar, mandar seus relatórios e opinar na construção dessas políticas públicas. Nisso há um avanço muito grande de incluir o jovem, porque ouvimos o jovem, sabendo o que ele quer.
·       O QUE REPRESENTA A EDUCAÇÃO PARA OS JOVENS?
A EDUCAÇÃO É A BANDEIRA CENTRAL DA JUVENTUDESempre foi. Desde o Ensino Fundamental, o acesso à universidade, até a conclusão do Ensino Superior. No Brasil, hoje, vemos avanços consideráveis, mas infelizmente a educação no nosso país ainda não corresponde às necessidades que tem a juventude e muito menos às necessidades que tem o Brasil. A juventude, nesse contexto todo, sofre bastante. Mas acredito que, mobilizada como está e participando das conferências em todos em níveis, podemos dar passos largos para que a juventude tenha mais direitos e participe do desenvolvimento do país. Este inclusive foi o lema da Conferência Nacional de Juventude, realizada em dezembro de 2011. Acredito que não tem como conquistar direitos se não for a partir do desenvolvimento do país.
·       O QUE AINDA FALTA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA?
POR UM LADO, FOI UNIVERSALIZADO O ACESSO NOS PRIMEIROS NÍVEIS DA EDUCAÇÃO. NÃO VEMOS PROBLEMAS DE VAGAS. MAS EXISTE O PROBLEMA DE ACESSO A UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE, PORQUE NÃO EXISTE. SÃO RARAS AS EXCEÇÕES.
 Os institutos federais de educação e as escolas privadas desenvolvem a educação para o indivíduo de fato como deve ser, com uma estrutura adequada, com biblioteca, laboratório, levando em consideração os avanços tecnológicos, com computador, enfim, com tudo que precisamos para nos relacionarmos com o mundo e o que precisamos de fato para aprender. Até porque na escola não é só a nossa vida acadêmica que está em questão, mas é a nossa formação enquanto cidadãos. Passamos muitos anos da nossa vida dentro da escola. É onde aprendemos a respeitar o nosso próximo, a nos relacionar com o outro, enfim, onde a gente cresce e se desenvolve! A família cumpre um papel muito importante, mas a escola é fundamental.
·       ENTÃO A ESCOLA NÃO ATENDE ÀS NECESSIDADES DOS JOVENS?
PENSO QUE A ESCOLA NÃO ATENDE ÀS NECESSIDADES DO PROCESSO ACADÊMICO, QUE É ENSINAR O ESTUDANTE DE VERDADE, DE ELE SAIR DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MAIS BEM PREPARADO. E TAMBÉM NÃO ATENDE ÀS OUTRAS NECESSIDADES.
Vemos a imprensa noticiando crimes cometidos nas escolas, como tráfico de drogas e a violência. O espaço da escola não deve abrigar esse tipo de coisa. Precisa ser completamente diferente. Se a educação não cumpre o papel que precisa cumprir, é óbvio que deixa espaço para que aconteçam essas outras coisas que não deveriam acontecer nas escolas. Então é necessário investimento em educação e é necessário que a educação cumpra de fato o papel, que é de dar a possibilidade para que a gente cresça, se desenvolva. O ensino básico deve ser a porta de entrada para o mundo do trabalho e, em especial, para o acesso à universidade. Não dá para as coisas continuarem desse jeito. O espaço que existe entre o ensino básico e a universidade é um abismo enorme. No Brasil, os estudantes, hoje, concluem o terceiro ano sem condições. Existem casos, inclusive, de estudantes concluírem o terceiro ano do Ensino Médio sem saber ler e escrever. Dados recentes do Ministério da Educação relatam que mais de 50% deles ficam abaixo da nota mínima, por exemplo, em Matemática. Mas a juventude está disposta a lutar, a somar forças junto ao poder público para mudar essa situação.
·       QUE IMPORTÂNCIA TÊM OS JOVENS PARA A SOCIEDADE?
NA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS, A JUVENTUDE SEMPRE FOI PROTAGONISTA DOS MOVIMENTOS QUE LUTARAM PARA CONQUISTAR ALGUMA COISA. NÃO SÓ PARA A JUVENTUDE, MAS PARA O POVO BRASILEIRO COMO UM TODO.
Alguns exemplos disso são o direito à exploração do petróleo no nosso país, o papel que cumpriu para a redemocratização do Brasil na época da ditadura militar, o voto direto, o impeachment de um presidente da República corrupto, as lutas recentes contra as privatizações do governo Fernando Henrique, a luta pelo acesso à universidade. Como fruto dessas lutas conquistamos o Prouni, o Reuni etc. Então, concretamente no Brasil, a juventude cumpre um papel fundamental e tem se mobilizado bastante através das entidades estudantis, a UNE, a UBES e todas as outras entidades dos municípios, dos estados. Nos últimos anos, cumpriram um papel muito importante, especificamente em relação a essa questão da educação.
·       E QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO?
A LUTA AINDA É FERRENHA PARA QUE A GENTE CONSIGA AS CONQUISTAS EM TODAS AS INSTÂNCIAS, MUNICÍPIOS, ESTADOS E NO BRASIL.
Temos que garantir mais investimento e, a partir daí, contribuir para melhorar todo o processo pedagógico, o currículo e o que a escola deve ser. Concretamente, a juventude tem se mobilizado, em especial pelas entidades estudantis. Mas há também jovens participando ativamente em partidos políticos. É muito importante a juventude se envolver, tomar partido sobre as questões da sociedade. A Conferência Nacional de Juventude é o ponto de encontro de todas essas lutas da juventude em todo o país. Além do resultado concreto, o que mobilizou de jovens desde as conferências municipais foi muito expressivo. No município de São Paulo, por exemplo, existe a demanda do transporte. É um assunto que se debate numa conferência e a juventude vai se reunindo através de suas organizações para concretizar essa demanda. Assim, outras necessidades são levantadas em cada recanto do país. Outro exemplo é o Estatuto da Juventude, que aponta e garante direitos e conquistas para toda a juventude brasileira. E foi um debate que surgiu a partir da organização dos jovens brasileiros.


JOVEM, ESPERANÇA E COMPROMISSO

A participação da juventude, especialmente neste século 21, se faz importante pelas novas tendências que o mundo apresenta: as grandes transformações, as questões ambientais, as dificuldades do planeta com a economia. E isso traz muitas consequências para os jovens.
 Por isso, a juventude precisa lutar, porque só ela pode transformar esse tempo novo que se apresenta;
a juventude precisa assumir o protagonismo desse século 21 e transformar a sociedade para que possamos responder às novas questões.

É uma juventude que tem sede de um país mais justo, do fim da corrupção, sede de um meio ambiente mais bem cuidado.
Ao mesmo tempo, é uma juventude que não tem voz, que não tem uma formação política, como outras gerações tiveram.
Mas é uma juventude sedenta e que busca a todo momento encontrar um espaço para poder transformar, ainda que isso seja muito difícil.
As escolhas principais da juventude devem ser com relação à vida, à defesa da vida. Eu, como jovem cristão e participante da Pastoral da Juventude, ACREDITO QUE A PROPOSTA DE JESUS É UMA PROPOSTA DE VIDA. Mas, independentemente do credo, da religião, essa proposta em defesa da vida, em defesa dos direitos humanos é a proposta central de uma juventude participante e ativa, que transforma a história.

ACHO QUE A GRANDE DIFICULDADE DE SER JOVEM HOJE É UM SISTEMA ECONÔMICO CADA VEZ MAIS OPRESSOR, QUE NÃO PRIORIZA A DEMOCRACIA. E ESSAS DIFICULDADES SÃO DIFERENTES EM CADA LUGAR. MAS A GRANDE DIFICULDADE É EXATAMENTE A DESIGUALDADE, A POBREZA, QUE NÃO CONSEGUIMOS RESOLVER. A FOME, A VIOLÊNCIA E, ESPECIALMENTE HOJE, A QUESTÃO DA DROGAS, QUE TEM DESTRUÍDO MUITOS SONHOS DA JUVENTUDE POR AUSÊNCIA DO ESTADO, DE POLÍTICAS PÚBLICAS.POR OUTRO LADO, A GRANDE RIQUEZA DE SER JOVEM É A ESPERANÇA.
O JOVEM TEM ESPERANÇA, TEM COMPROMISSO, E O JOVEM QUER TRANSFORMAR A SOCIEDADE. MESMO QUE NÃO TENHAMOS MUITOS RESULTADOS, TEMOS JOVENS QUE GRITAM. E HOJE É ESPECIALMENTE NAS REDES SOCIAIS ONDE ESSA JUVENTUDE TEM MOSTRADO A CARA COM MAIS ÊNFASE. MESMO QUE OS GRANDES MEIOS SEJAM TÃO RESTRITOS A PEQUENOS GRUPOS, AS REDES SOCIAIS APARECEM COMO UM MEIO QUE O JOVEM USA PARA MOSTRAR SUA VOZ, SUA RIQUEZA, SUA DIVERSIDADE CULTURAL.
Vinícius Borges Gomes Santo Antonio do Amparo, MG vini-bg@hotmail.com

JUVENTUDE - O GRUPO MAIS DESPROTEGIDO DA SOCIEDADE BRASILEIRA:( A JUVENTUDE BRASILEIRA CONSTITUI UM DOS MAIORES SEGMENTOS DA POPULAÇÃO: SÃO 51 MILHÕES DE JOVENS ENTRE 15 E 29 ANOS NO BRASIL, segundo o censo do IBGE (2010), isto é, um quarto da população. ) São os jovens de hoje, pouco contemplados por políticas, os responsáveis pelo futuro./ ANALISANDO A REALIDADE DA JUVENTUDE HOJE, NOSSO OLHAR SE VOLTA PARA O MODO COMO A JUVENTUDE APARECE NO DOCUMENTO DE APARECIDA /

A JUVENTUDE BRASILEIRA CONSTITUI UM DOS MAIORES SEGMENTOS DPOPULAÇÃO:
SÃO 51 MILHÕES DE JOVENS ENTRE 15 E 29 ANOS NO BRASIL, segundo o censo do IBGE (2010), isto é, um quarto da população.
Segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 18 milhões de jovens entre 15 e 24 anos estão fora da escola e 1,8 milhão de jovens brasileiros não cursam o ensino médio. Esse número representa 17,9% do total de talentos que temos no Brasil.
ENTRE 18 E 24 ANOS, FASE DE INGRESSAR EM UMA UNIVERSIDADE, mais de 16,5 milhões de jovens não estudam, ou seja, 69,1% do total.
QUANTO À POPULAÇÃO CARCERÁRIA, de acordo com os dados de 2007 do Ministério da Justiça, 60% DOS PRESOS (AS) DO PAÍS TÊM ENTRE 18 E 29 ANOS.

A REVISTA “CARTA CAPITAL” (Nº 730, DE 9/1/2013), EM UMA REPORTAGEM, APRESENTA A JUVENTUDE COMO O GRUPO MAIS DESPROTEGIDO DA SOCIEDADE BRASILEIRA:
São os jovens de hoje, pouco contemplados por políticas, os responsáveis pelo futuro.
“A juventude foi um dos últimos segmentos a ganhar reconhecimento das políticas públicas no Brasil”, certifica a secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo. A secretaria foi criada somente em 2005, com o Conselho Nacional de Juventude e do Pro jovem, na esteira do Plano Nacional da Juventude.
Hoje, essa faixa da população tem, oficialmente, direito a ações específicas do Estado em educação e na geração de emprego.
Funciona? Pouco. “Estamos disputando uma visão do que é ser jovem no Brasil”, diz Severine.
O projeto de lei, que cria o Estatuto do Jovem e define os seus direitos e o Sistema Nacional de Juventude, está emperrado no Congresso.
Desde a criação da secretaria, mais de mil municípios montaram estrutura semelhante, o que não evita a sobreposição de ações: o jovem é ponto cego das políticas públicas. Tem estado com a Secretaria da Juventude e Esporte, Juventude e Cultura e por aí vai. E o que dizer do orçamento de 30 milhões de reais da pasta? Hoje, o órgão repassa meros 150 mil reais a cada estado, para seminários e conselhos de discussão.
Não é que o Estado não tenha iniciativas: elas só não funcionam de forma integrada.
NA META DA INCLUSÃO, ALÉM DE INVESTIR NA EDUCAÇÃO, DEVEM EXISTIR OUTRAS FORMAS PARA ATRAIR O JOVEM EXCLUÍDO.
OS ESPECIALISTAS SÃO UNÂNIMES AO AFIRMAR QUE A EDUCAÇÃO NA JUVENTUDE PARECE MANTER-SE POR UM FIO.
Muitos enfrentam problemas como a pobreza extrema, drogas, violência e gravidez. Têm uma vida instável, que afasta a prioridade da educação e os leva a abandonar a escola.
NO CAMPO E NA CIDADE, OS JOVENS CARECEM DE APOIO DISTINTO: são juventudes no plural, dizem os especialistas, cada uma com sua realidade.
Nenhuma juventude sofre mais que a negra e (geralmente) pobre. Segundo o Unicef, um adolescente negro tem quase quatro vezes mais risco de ser assassinado do que um branco. O número de jovens negros analfabetos, na faixa etária de 15 a 29 anos, é quase duas vezes maior que o de brancos. “Mesmo que o jovem negro consiga enfrentar a desigualdade e educar-se, ainda resta o preconceito”, diz Carrano. “PARA SAIR DESSE CICLO VICIOSO, ELE PRECISA SER AJUDADO. E POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO ADIANTAM SE NÃO VENCERMOS A POBREZA”.

ENQUANTO O IDEAL DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA SEGUE LONGE, POLÍTICAS ESPECÍFICAS AJUDARIAM A INTEGRAR ESSES JOVENS : POR EXEMPLO, FACILITAR O TRÂNSITO DA PERIFERIA ATÉ O CENTRO, DAR-LHES ACESSO AO LAZER E À CULTURA - INCLUSIVE, A MOSTRAR A CULTURA QUE PRODUZEM.
OS JOVENS CADA VEZ MAIS TÊM LUTADO POR DIREITOSApós cerca de 1,5 mil reuniões em todo o Brasil, que mobilizaram meio milhão deles, segundo a secretaria, milhares foram a Brasília para a segunda Conferência Nacional da Juventude. Dentre as propostas aprovadas estavam o aumento das cotas e de cursos técnicos gratuitos. Não são burocratas sentados em suas mesas na capital ditando regras:os jovens é que apontam suas próprias carências (Carta Capital, n.730, por Willian Vieira e Gabriel Bonis).
ANALISANDO A REALIDADE DA JUVENTUDE HOJE, NOSSO OLHAR SE VOLTA PARA O MODO COMO A JUVENTUDE APARECE NO DOCUMENTO DE APARECIDA.
Os jovens, segundo o Documento, “constituem a grande maioria da população da América Latina e do Caribe” e “representam enorme potencial para o presente e o futuro da Igreja e de nossos povos” (DAp 443).
DE UM LADO, A IGREJA RECONHECE, ATRAVÉS DO DOCUMENTO, QUE “INUMERÁVEIS JOVENS DO NOSSO CONTINENTE PASSAM POR SITUAÇÕES QUE OS AFETAM SIGNIFICATIVAMENTE”:
- as sequelas da pobreza;
- a socialização de valores implantada em novos ambientes com forte carga de alienação;
- a permeabilidade às novas formas de expressões culturais, afetando a identidade pessoal e social do jovem;
-o fato de os jovens serem presa fácil das novas propostas religiosas e pseudo-religiosas;
- as crises da família produzindo, na juventude, profundas carências afetivas e conflitos emocionais (444);
- a repercussão que tem, nos jovens, uma educação de baixa qualidade (445);
- a ausência de jovens na esfera política devido à desconfiança que geram as situações de corrupção, o desprestígio dos políticos e a procura de interesses pessoais frente ao bem comum” (445);
- o suicídio de jovens;
- a impossibilidade de estudar e trabalhar;
- o fato de terem que deixar seus países “dando ao fenômeno da mobilidade humana e da migração um rosto juvenil” (445);
- o uso indiscriminado e abusivo da comunicação virtual.
E, DE OUTRO LADO, DESTACA NO DOCUMENTO DE APARECIDA (N.443) QUALIDADES JUVENIS:
1- A Sensibilidade: os jovens “são sensíveis a descobrir sua vocação”. Recorda que João Paulo II os chamou de “sentinelas da manhã”. “São capazes e sensíveis para descobrir o chamado particular que o Senhor Jesus lhes faz”. 

2- A Generosidade: os jovens são generosos para servir, especialmente os mais necessitados.
3-                A Potencialidade: os jovens “têm capacidade de se opor às falsas ilusões de felicidade e aos paraísos enganosos das drogas, do prazer, do álcool e de todas as formas de violência”.
4-                A Missionariedade: “As novas gerações”, diz o Documento, “são chamadas a transmitir a seus irmãos jovens a corrente de vida que procede de Cristo e a compartilhá-la em comunidade, construindo a Igreja e a sociedade”. 

AOS NOSSOS JOVENS QUE SE PREPARAM PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, FAZEMOS VOTOS DE QUE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE E A SEMANA MISSIONÁRIA CONTRIBUAM PARA O CRESCIMENTO DA FÉ E DA SOLIDARIEDADE, AO ENCONTRO PESSOAL COM JESUS CRISTO E SUA PROPOSTA DE AMOR E, SOBRETUDO, VIVENCIA DA EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA, TORNANDO-SE PROTAGONISTAS DA EVANGELIZAÇÃO.
PELOS NOSSOS JOVENS, CONVIDAMOS TODAS AS COMUNIDADES A ORAREM:
“Fica, Senhor, com nossas crianças e com nossos jovens, que são a esperança e a riqueza de nosso Continente, protege-os de tantas armadilhas que atentam contra sua inocência e contra suas legítimas esperanças” (DAp 554).
                                           Fonte: www.ariquemesonline.com.br
( algumas adaptações foram feitas por Marizete Cajaíba)

A SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE (SNJ) TEM A TAREFA DE COORDENAR, INTEGRAR E ARTICULAR AS POLÍTICAS DE JUVENTUDE, ALÉM DE PROMOVER PROGRAMAS DE COOPERAÇÃO COM ORGANISMOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, PÚBLICOS E PRIVADOS, VOLTADOS PARA O SEGMENTO JUVENIL.




SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE (SNJ)

VINCULADA À SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, A SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE (SNJ) TEM A TAREFA DE COORDENAR, INTEGRAR E ARTICULAR AS POLÍTICAS DE JUVENTUDE, ALÉM DE PROMOVER PROGRAMAS DE COOPERAÇÃO COM ORGANISMOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, PÚBLICOS E PRIVADOS, VOLTADOS PARA O SEGMENTO JUVENIL.

Em 2005, o governo instituiu a POLÍTICA NACIONAL DE
JUVENTUDE, COM A CRIAÇÃO DA SNJ, DO CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE (CONJUVE) E DO PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO  DE JOVENS (PROJOVEM).
Já avançamos bastante e temos ainda desafios importantes pela frente.
Nesse momento, em que o Brasil passa por um virtuoso crescimento econômico e registra a maior população jovem da sua história, com 53 milhões de pessoas de 15 a 29 anos, um dos principais desafios da secretaria é criar e articular mecanismos que garantam a participação efetiva da juventude no projeto de desenvolvimento sustentável e solidário do país.
E a SNJ acredita e trabalha para que este desenvolvimento seja alcançado em conjunto com a conquista e efetivação dos direitos da juventude brasileira.

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA SNJ PROGRAMA AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO DA  JUVENTUDE (PPA 2012 A 2015)

Pela primeira vez, o PLANO PLURIANUAL DO GOVERNO FEDERAL tem um programa específico para a juventude. Ele tem ações que promovem a emancipação dos (as) jovens, garantindo-lhes acesso às políticas públicas e condições para que construam seus projetos pessoais e profissionais.
O PPA É COMPOSTO POR VÁRIAS INICIATIVAS, COMO AMPLIAÇÃO DOS RECORTES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAL, LGBT E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS PROJETOS DO GOVERNO FEDERAL VOLTADOS PARA JOVENS; IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO  DECENTE; PORTAL DA JUVENTUDE; APOIO A MICRO PROJETOS PARA PROMOÇÃO DA CULTURA DA JUVENTUDE; PARCERIAS COM TRÁFICO, A EXPLORAÇÃO SEXUAL E A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES JOVENS; AVANÇO NA POLÍTICA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS DE JUVENTUDE COM PAÍSES DO EIXO SUL-SUL; VEICULAÇÃO DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE SOBRE A JUVENTUDE NAS REDES PÚBLICAS DE COMUNICAÇÃO; FORTALECIMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DA APRENDIZAGEM E O PROJOVEM SOB  A GESTÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
                           ALÉM DISSO, DESTACAM-SE:
ESTAÇÃO JUVENTUDE
Em parceria com as prefeituras, a SNJ impulsiona equipamentos públicos que articulam o acesso das políticas de juventude no território. São locais de informação e também de experimentação e trocas que visam a autonomia dos jovens. A iniciativa, que se pauta pela participação social juvenil, prioriza áreas com maior vulnerabilidade e garante acesso às tecnologias da comunicação e a serviços def nidos pelos próprios jovens da localidade.

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A JUVENTUDE NEGRA
Sob a coordenação do Fórum Direitos e Cidadania, a iniciativa busca reduzir a violência por meio do combate ao preconceito etário e racial.
Tem por objetivo ampliar os instrumentos de denúncia e investigação de casos de violência, qualificar os serviços de atendimento às vitimas e promover os direitos sociais nos locais com maiores índices de violência, mobilizando o poder público e a sociedade civil. Esta foi a resolução mais votada na 1ª Conferência Nacional de Juventude.

PARTICIPATÓRIO: OBSERVATÓRIO PARTICIPATIVO DA JUVENTUDE
Espaço destinado à produção colaborativa de conhecimento sobre a juventude, onde estarão disponíveis dados do governo e da sociedade civil sobre o tema.
O objetivo é fortalecer o diálogo com redes de pesquisadores e estimular a participação de jovens, organizações juvenis, gestores e parceiros das PPJs.

INCLUSÃO PRODUTIVA DA JUVENTUDE
A SNJ promoverá ações de capacitação e apoio a microprojetos produtivos e fomento a cadeias e arranjos produtivos juvenis voltados para a inclusão e geração de renda. A iniciativa dará atenção especial à capacitação da juventude rural, por meio de cursos voltados para a formação cidadã e o intercâmbio de boas práticas

INCLUSÃO DIGITAL DA JUVENTUDE RURAL
A SNJ, em parceria com o Ministério das Comunicações, apóia projetos de extensão propostos por Universidades Federais e Institutos de Ensino Superior
(Ifes) voltados para a inclusão digital da juventude rural.

FORTALECIMENTO DOS ÓRGÃOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE
A SNJ reconhece o seu papel de promoção e articulação das políticas de juventude em todos os níveis federativos. Por isso, ela apóia o fortalecimento
das secretarias, superintendências, coordenadoriase assessorais de juventude nos governos estaduais emunicipais. A estruturação dos conselhos de juventude é fundamental para receber este apoio.

 APROVAÇÃO DO ESTATUTO, DO PLANO E DO SISTEMA NACIONAL DE JUVENTUDE
O Estatuto da Juventude estabelece os direitos da juventude brasileira e aponta a criação do Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE), que será o mecanismo de articulação e implementação da política de juventude nas três esferas – nacional, estadual e municipal.
O Estatuto foi aprovado na Câmara dos Deputados e aguarda votação do Senado. O Plano cria um conjunto  de políticas públicas que beneficiam os jovens de 15 a 29 anos, estabelecendo metas que deverão ser cumpridas em dez anos pela União, em parceria com estados, municípios e organizações juvenis.

A SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE TEM UM DIÁLOGO INTENSO COM O PODER LEGISLATIVO PARA AVANÇAR NA APROVAÇÃO DESSES MARCOS LEGAIS POR ACREDITAR QUE, DESTA FORMA, OS DIREITOS DA JUVENTUDE SE TRANSFORMARÃO EM POLÍTICA DE ESTADO, OU SEJA, EM AÇÕES PERMANENTES, DE LONGO PRAZO E INSTITUCIONALIZADAS.

FIQUE POR DENTRO!
No endereço www.juventude.gov.br você encontra
informações sobre diversas iniciat vas do Governo Federal voltadas para os jovens:
 Projovem,   Pronasci,   Prouni, Praças da Juventude,
Bolsa Atleta, Brasil Alfabeti zado, Protejo Bolsa Família, Escola Aberta,
Cultura Viva, Segundo Tempo, Projeto Rondon, Soldado Cidadão, Juventude e Meio Ambiente, Pronatec e Ciência sem Fronteiras, entre outros.


ESTE ANO, NO GOVERNO DA PRESIDENTA DILMA, DUAS NOVAS IMPORTANTES INICIATIVAS FORAM LANÇADAS: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cujo objetivo é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores; e o Ciência sem Fronteira, com oferta de 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação

PARA SABER MAIS
Telefone: (61) 3411-1160 / Twitt er: @SNJuventude
Youtube: www.youtube.com/canaljuventude
Facebook: SNJ – Secretaria Nacional de Juventude
Email: juventude@presidencia.gov.br
Email: juventudenacional@planalto.gov.br
www.juventude.gov.br

SER JOVEM - A JUVENTUDE É UMA FASE DE EXPERIMENTAÇÃO EM QUE VALORES E CONVENÇÕES ESTÃO EM JOGO. TODO JOVEM TEM O IDEAL DA AUTONOMIA, OU SEJA, SER RECONHECIDO COMO ALGUÉM CUJA VOZ E OPINIÃO PODEM, DEFINITIVAMENTE, AJUDAR A MUDAR O ESTADO DAS COISAS. AO ESTIMULAR ESSA AUTONOMIA INTELECTUAL E A PARTICIPAÇÃO NOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SUA COMUNIDADE, A SOCIEDADE ESTARÁ FORMANDO PESSOAS CAPAZES DE AGIR E INFLUENCIAR NA VIDA POLÍTICA, SOCIAL E CULTURAL DE UM PAÍS, DE UM ESTADO OU DE UMA REGIÃO. ESTARÁ, ENFIM, FORMANDO CIDADÃOS MAIS CONSCIENTES E PREPARADOS NA BUSCA DE UM FUTURO MELHOR PARA TODOS.







SER JOVEM

SER JOVEM É TER MUITA ENERGIA E DISPOSIÇÃO PARA REALIZAR SONHOS, É ACREDITAR QUE TUDO É POSSÍVEL E É ACIMA DE TUDO LUTAR POR MUNDO MELHOR! JOVEM É AQUELE CHEIO DE EXPECTATIVAS, CHEIO DE ESPERANÇAS, QUE ESTÁ NA FASE DE SE LIBERTAR PARA DESCOBRIR O MUNDO.
Assim, todo jovem deve ser incentivado a participar da vida política, social e cultural de um país, de um estado ou da região ou cidade em que vive, pois como já diz uma máxima popular: “os jovens de hoje são o futuro de amanhã”. Os jovens precisam ter voz ativa para que possam traçar seu futuro e assegurar sua estabilidade emocional e profissional.
A população jovem do mundo hoje equivale a mais de um terço da população do planeta. Por isso, é necessário dar-lhes mais atenção oferecendo novas oportunidades e muitas melhorias, principalmente na educação. Em contrapartida para garantir os seus direitos, o jovem não deve jamais se esquecer que tem o dever de lutar por esses mesmos direitos: saber reivindicar o direito à educação, ao ingresso no mercado de trabalho, à saúde, à segurança nas ruas, à diversão.
PARA ISSO EXISTEM VÁRIOS GRUPOS JOVENS QUE TRABALHAM COM O PROTAGONISMO JUVENIL NA BUSCA DE CONQUISTAR MAIS ESPAÇO PARA SUAS REIVINDICAÇÕES A RESPEITO DAS QUESTÕES DE UM ESTADO, PAÍS OU MUNDO MELHOR.
Esses grupos têm desenvolvido muitas políticas afirmativas que atraem cada vez mais jovens
que querem se movimentar e ajudar de alguma
forma a melhorar o país.
CABE À SOCIEDADE PREOCUPAR-SE COM OS PROBLEMAS DA JUVENTUDE :
uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo, tabagismo, violências, desemprego, baixo rendimento escolar - soluções para diminuir ou eliminá-los.
Hoje, eles estão atravessando uma fase entre a infância e a idade adulta, entre o mundo da educação e o mundo do trabalho. Amanhã, estarão ocupando as cadeiras do governo, a direção das corporações, o mercado de trabalho.
Em vista disso, SE FAZ NECESSÁRIA AO JOVEM UMA FORMAÇÃO MORAL E INTELECTUAL QUE O FAÇA REFLETIR SOBRE OS VERDADEIROS PROBLEMAS DA VIDA EM SOCIEDADE, SOBRE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E QUE, SOBRETUDO O AJUDE A ENCONTRAR UM SENTIDO PARA A VIDA.
A educação tradicional tem como principal objetivo a formação integral do educando, mas não oferece disciplinas que preparem os jovens para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Para minimizar esses problemas, os jovens conscientes e a sociedade têm se engajado no movimento do "protagonismo juvenil", que se relaciona, basicamente, com a preparação do jovem para exercer a cidadania.

A JUVENTUDE É UMA FASE DE EXPERIMENTAÇÃO EM QUE VALORES E CONVENÇÕES ESTÃO EM JOGO. TODO JOVEM TEM O IDEAL DA AUTONOMIA, OU SEJA, SER RECONHECIDO COMO ALGUÉM CUJA VOZ E OPINIÃO PODEM, DEFINITIVAMENTE, AJUDAR A MUDAR
O ESTADO DAS COISAS.
AO ESTIMULAR ESSA AUTONOMIA INTELECTUAL E A PARTICIPAÇÃO NOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SUA COMUNIDADE, A SOCIEDADE ESTARÁ FORMANDO PESSOAS CAPAZES DE AGIR E INFLUENCIAR NA VIDA POLÍTICA, SOCIAL E CULTURAL DE UM PAÍS, DE UM ESTADO OU DE UMA REGIÃO.
ESTARÁ, ENFIM, FORMANDO CIDADÃOS MAIS CONSCIENTES E PREPARADOS NA BUSCA DE UM FUTURO MELHOR PARA TODOS.


Fonte: www.paulinas.org.br
Fonte: Protagonismo Juvenil
http://www.pj.org.br/noticias/1581