quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (Heb 10, 24) MENSAGEM DE SUA SANTIDADE PAPA BENTO XVI- DINÂMICA DE OLHO EM VOCÊ : OBJETIVO : descontração - é engraçado, gera uma alegria e rapidamente as pessoas se entrosam.




«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos
ao amor e às boas obras»
(Heb 10, 24)

Irmãos e irmãs!


A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor.
 Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé.
Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.
Desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado da Carta aos Hebreus:
«PRESTEMOS ATENÇÃO UNS AOS OUTROS, PARA NOS ESTIMULARMOS AO AMOR E ÀS BOAS OBRAS» (10, 24).
Esta frase aparece inserida numa passagem onde o escritor sagrado exorta a ter confiança em Jesus Cristo como Sumo Sacerdote, que nos obteve o perdão e o acesso a Deus.

DETENHO-ME NO VERSÍCULO 24, QUE, EM POUCAS PALAVRAS, OFERECE UM ENSINAMENTO PRECIOSO E SEMPRE ATUAL SOBRE TRÊS ASPECTOS DA VIDA CRISTÃ: PRESTAR ATENÇÃO AO OUTRO, A RECIPROCIDADE E A SANTIDADE PESSOAL.
1. «Prestemos atenção»: a responsabilidade pelo irmão.
O primeiro elemento é o convite a «prestar atenção»: o verbo grego usado é katanoein, que significa observar bem, estar atento, olhar conscienciosamente, dar-se conta de uma realidade.

Encontramo-lo no Evangelho, quando Jesus convida os discípulos a «observar» as aves do céu, que não se preocupam com o alimento e todavia são objeto de solícita e cuidadosa Providência divina (cf. Lc 12, 24), e a «dar-se conta» da trave que têm na própria vista antes de reparar no argueiro que está na vista do irmão (cf. Lc 6, 41). Encontramos o referido verbo também noutro trecho da mesma Carta aos Hebreus, quando convida a «considerar Jesus» (3, 1) como o Apóstolo e o Sumo Sacerdote da nossa fé.
Por conseguinte o verbo, que aparece na abertura da nossa exortação, convida a fixar o olhar no outro, a começar por Jesus, e a estar atentos uns aos outros, a não se mostrar alheio e indiferente ao destino dos irmãos.
Mas, com frequência, prevalece a atitude contrária: a indiferença, o desinteresse, que nascem do egoísmo, mascarado por uma aparência de respeito pela «esfera privada».
Também hoje ressoa, com vigor, a voz do Senhor que chama cada um de nós a cuidar do outro.
Também hoje Deus nos pede para sermos o «guarda» dos nossos irmãos (cf. Gn 4, 9), para estabelecermos relações caracterizadas por recíproca solicitude, pela atenção ao bem do outro e a todo o seu bem.
O GRANDE MANDAMENTO DO AMOR AO PRÓXIMO EXIGE E INCITA A CONSCIÊNCIA A SENTIR-SE RESPONSÁVEL POR QUEM, COMO EU, É CRIATURA E FILHO DE DEUS: O FATO DE SERMOS IRMÃOS EM HUMANIDADE E, EM MUITOS CASOS, TAMBÉM NA FÉ DEVE LEVAR-NOS A VER NO OUTRO UM VERDADEIRO ALTER EGO, INFINITAMENTE AMADO PELO SENHOR.

Se cultivarmos este olhar de fraternidade, brotarão naturalmente do nosso coração a solidariedade, a justiça, bem como a misericórdia e a compaixão.

A ATENÇÃO AO OUTRO INCLUI QUE SE DESEJE, PARA ELE OU PARA ELA, O BEM SOB TODOS OS SEUS ASPECTOS: FÍSICO, MORAL E ESPIRITUAL.
Parece que a cultura contemporânea perdeu o sentido do bem e do mal, sendo necessário reafirmar com vigor que o bem existe e vence, porque Deus é «bom e faz o bem» (Sal 119/118, 68).
O bem é aquilo que suscita, protege e promove a vida, a fraternidade e a comunhão. Assim a responsabilidade pelo próximo significa querer e favorecer o bem do outro, desejando que também ele se abra à lógica do bem; interessar-se pelo irmão quer dizer abrir os olhos às suas necessidades. A Sagrada Escritura adverte contra o perigo de ter o coração endurecido por uma espécie de «anestesia espiritual», que nos torna cegos aos sofrimentos alheios.
O EVANGELISTA LUCAS NARRA DUAS PARÁBOLAS DE JESUS, NAS QUAIS SÃO INDICADOS DOIS EXEMPLOS DESTA SITUAÇÃO QUE SE PODE CRIAR NO CORAÇÃO DO HOMEM.
Na parábola do bom Samaritano, o sacerdote e o levita, com indiferença, «passam ao largo» do homem assaltado e espancado pelos salteadores (cf. Lc 10, 30-32), e, na do rico avarento, um homem saciado de bens não se dá conta da condição do pobre Lázaro que morre de fome à sua porta (cf. Lc 16, 19).
Em ambos os casos, deparamo-nos com o contrário de «prestar atenção», de olhar com amor e compaixão.
O QUE É QUE IMPEDE ESTE OLHAR FEITO DE HUMANIDADE E DE CARINHO PELO IRMÃO?
 Com frequência, é a riqueza material e a saciedade, mas pode ser também o antepor a tudo , os nossos interesses e preocupações próprias.
Sempre devemos ser capazes de «ter misericórdia» por quem sofre; o nosso coração nunca deve estar tão absorvido pelas nossas coisas e problemas que fique surdo ao brado do pobre. Diversamente, a humildade de coração e a experiência pessoal do sofrimento podem, precisamente, revelar-se fonte de um despertar interior para a compaixão e a empatia: «O justo conhece a causa dos pobres, porém o ímpio não o compreende» (Prov 29, 7).
Deste modo entende-se a bem-aventurança «dos que choram» (Mt 5, 4), isto é, de quantos são capazes de sair de si mesmos porque se comoveram com o sofrimento alheio.
O encontro com o outro e a abertura do coração às suas necessidades são ocasião de salvação e de bem-aventurança.

O FATO DE «PRESTAR ATENÇÃO» AO IRMÃO INCLUI, IGUALMENTE, A SOLICITUDE PELO SEU BEM ESPIRITUAL.
E aqui desejo recordar um aspecto da vida cristã que me parece esquecido: a correção fraterna, tendo em vista a salvação eterna.
De forma geral, hoje é-se muito sensível ao tema do cuidado e do amor que visa o bem físico e material dos outros, mas quase não se fala da responsabilidade espiritual pelos irmãos.

É importante recuperar esta dimensão do amor cristão. Não devemos ficar calados diante do mal. Penso aqui na atitude daqueles cristãos que preferem, por respeito humano ou mera comodidade, adequar-se à mentalidade comum em vez de alertar os próprios irmãos contra modos de pensar e agir que contradizem a verdade e não seguem o caminho do bem. Entretanto a advertência cristã nunca há de ser animada por espírito de condenação ou censura; é sempre movida pelo amor e a misericórdia e brota duma verdadeira solicitude pelo bem do irmão.
Diz o apóstolo Paulo: «SE PORVENTURA UM HOMEM FOR SURPREENDIDO NALGUMA FALTA, VÓS, QUE SOIS ESPIRITUAIS, CORRIGI ESSA PESSOA COM ESPÍRITO DE MANSIDÃO, E TU OLHA PARA TI PRÓPRIO, NÃO ESTEJAS TAMBÉM TU A SER TENTADO» (Gl 6, 1).

Os discípulos do Senhor, unidos a Cristo através da Eucaristia, vivem numa comunhão que os liga uns aos outros como membros de um só corpo. Isto significa que o outro me pertence: a sua vida, a sua salvação têm a ver com a minha vida e a minha salvação.
Tocamos aqui um elemento muito profundo da comunhão: a nossa existência está ligada com a dos outros, quer no bem quer no mal; tanto o pecado como as obras de amor possuem também uma dimensão social.
Na Igreja, corpo místico de Cristo, verifica-se esta reciprocidade: a comunidade não cessa de fazer penitência e implorar perdão para os pecados dos seus filhos, mas alegra-se contínua e jubilosamente também com os testemunhos de virtude e de amor que nela se manifestam. Que «os membros tenham a mesma solicitude uns para com os outros» (1 Cor 12, 25) – afirma São Paulo –, porque somos um e o mesmo corpo. 

O amor pelos irmãos, do qual é expressão a esmola – típica prática quaresmal, juntamente com a oração e o jejum – radica-se nesta pertença comum. 
Também com a preocupação concreta pelos mais pobres, pode cada cristão expressar a sua participação no único corpo que é a Igreja.
E é também atenção aos outros na reciprocidade saber reconhecer o bem que o Senhor faz neles e agradecer com eles pelos prodígios da graça que Deus, bom e onipotente, continua a realizar nos seus filhos. Quando um cristão vislumbra no outro a ação do Espírito Santo, não pode deixar de se alegrar e dar glória ao Pai celeste (cf. Mt 5, 16).

.........Este apelo ressoa particularmente forte neste tempo santo de preparação para a Páscoa. Com votos de uma Quaresma santa e fecunda, confio-vos à intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria e, de coração, concedo a todos a Bênção Apostólica.

Vaticano, 3 de Novembro de 2011

BENEDICTUS PP. XVI

ESSE TEXTO É  PARTE DA MENSAGEM DE SUA SANTIDADE 
PAPA BENTO XVI  PARA A QUARESMA DE 2012

MENSAGEM NA ÍNTEGRA : 




DINÂMICA

DE OLHO EM VOCÊ

ESTRATÉGIA :

- Forme duplas ( não é necessário que sejam conhecidas)
-  Fiquem um de frente para o outro
-Observe bem o seu colega de cima abaixo por alguns segundos
- Virem-se de costas um para o outro e cada uma muda alguma coisa em você
( no seu próprio  aspecto: como mudar lado do cabelo, tirar pulseira ou anel , ou colar, tirar óculos , arregaçar manga , etc )
- Se alguém não entender, aguarde e verá  a outra dupla brincando e então entenderá.
- Virem-se novamente frente a frente com o colega e veja se descobre o que foi modificado no colega e se o colega descobre o que foi modificado em você.
- O animador dará um tempo pequeno ( 30 segundos) e rapidamente dará um novo comando para virarem-se de costas e fazerem uma nova modificação e assim por diante ......
- faça isso no máximo  5 vezes.
- Haverá aqueles que serão mais observadores e descobrirão com mais facilidade, enquanto outros não  descobrirão de jeito nenhum, ou apenas uma ou outra mudança.

OBJETIVO : descontração -  é  engraçado, gera uma alegria  e rapidamente as pessoas se entrosam.
DEIXAR CLARO : O objetivo é apenas divertimento , mas  que ninguém está ali para reparar o aspecto do outro (  modo de vestir ou o que usa) ,  é apenas uma brincadeira que serve para a dinâmica.
Não devemos ficar ligados na aparência do outro e sim na espiritualidade, no sentimento do outro, no aspecto da sua alma.


      A dinâmica serve de alerta para refletirmos como muitas vezes não prestamos atenção no sentimento outro : se estão aflitos, angustiados, necessitados de um ombro amigo , etc .
Este outro poderia ser um colega de escola,um amigo, um irmão , a mãe ou o pai , etc



DINÂMICA : FLORES PARA VOCÊ OBJETIVO : Descontrair e ao mesmo tempo ajudar a memorizar o nome dos outros participantes.







DINÂMICA :
FLORES PARA VOCÊ

OBJETIVO : Descontrair e ao mesmo tempo ajudar a memorizar o nome dos outros participantes.

MATERIAL :
 uma flor se o grupo for de até 20 pessoas . Mais flores de acordo com a quantidade.
- crachás com o nome legível dos integrantes
( se não houver crachá não haverá problema/ é só perguntar o nome de quem estiver ao lado)
DESENVOLVIMENTO : os participantes sentam-se em círculo e o animador distribui 2 a 3 flores aleatoriamente .
( se o número de pessoas for muito grande divida em dois ou três círculos de 20 pessoas)
Quem está com a flor  dirá  para a pessoa que está à sua esquerda : meu amigo ou minha amiga  ...... (diz o nome da pessoa), receba esta flor que  meu amigo ou minha amiga   .......(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou... E entrega a flor.
(PARA A sua  ESQUERDA : meu amigo GUSTAVO RECEBA ESTÁ FLOR QUE A AMIGA MARIA ( A sua DIREITA)  LHE ENVIOU)
A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa : entregar a flor para quem está à sua esquerda, dizendo o nome da pessoa que está a sua direita e assim por diante .....

O ANIMADOR DEVE CONTROLAR PARA QUE SEJA RÁPIDO .
 Quanto mais rápido se faz a entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.

O QUE SE ESPERA :
-DESCONTRAÇÃO, RISOS, AS PESSOAS GAGUEJAM, SE CONFUNDEM , FICAM EMBARAÇADAS , UM QUER AJUDAR O OUTRO e acaba falando nome para a pessoa, etc

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

SABER VIVER” É SEMPRE UM GRANDE DESAFIO, EXIGE FAZER BOAS ESCOLHAS - Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. 3 João 1 , 11 / - COMO TENHO AGIDO DIANTE DAS MINHAS RESPONSABILIDADES COMO CRISTÃO? 2- COMO TENHO AGIDO COM MEUS PAIS? 3- COMO TENHO AGIDO COMO ESTUDANTE? 4- COMO TENHO AGIDO DIANTE DAS MINHA RESPONSABILIDADES EM CASA ? / SERÁ QUE TENHO ESCUTADO A VOZ DE DEUS QUE FALA EM MEU CORAÇÃO ? / JOGRAL : EU ME AFASTO DE DEUS QUANDO ... MÚSICA : É Preciso Saber Viver / Titãs




SABER VIVER” É SEMPRE UM GRANDE DESAFIO,
EXIGE FAZER BOAS ESCOLHAS




Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.

3 João 1 , 11


 ELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA


OBJETIVO : QUE OS CATEQUISANDOS DESPERTEM SUA ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA  CONSCIÊNCIA DOS SEUS ATOS  
VIVÊNCIA DA SUA FÉ ATRAVÉS DE SUAS ATITUDES, DE SUAS ESCOLHAS.

“SABER VIVER” É SEMPRE UM GRANDE DESAFIO,
EXIGE FAZER BOAS ESCOLHAS

A questão de “Saber viver” é sempre um grande desafio, exige fazer boas escolhas, e escolhas temos que fazer todos os dias, para fazer boas escolhas é preciso ter sabedoria, isso não quer dizer isso dará sempre certo, mas com sabedoria a possibilidade de errar diminui muito. Saber viver.

Quais são os sinais de que as pessoas estão sabendo viver a vida?
Saber viver é deixar-se conduzir pela ação de Deus, Ele fala com as pessoas e de fato é o verdadeiro caminho, a verdade e a vida, como diz a própria bíblia. Saber viver é ler o evangelho de Jesus e aplicar esse evangelho na vida.
Sabe quando vem aquele vazio? Aquela falta de sentido?
Na verdade o que é que está faltando?
Muitas vezes, o que falta é amor. O verdadeiro amor no coração.
 Deus habita o coração humano.
 Mas é preciso ouvir a voz de Deus,
sentir o toque de Deus nesse coração.
Muitas vezes, uma “vozinha”  nos alerta quando não estamos fazendo boas escolhas para nossa vida :  é consciência.

 Consciência significa ter ciência, ou seja, percepção de alguma coisa. "sentimento ou percepção do que se passa em nós; voz secreta da alma que aprova ou reprova as nossas ações
Todos nós ouvimos aquela voz que parece falar ao pé do ouvido, às vezes insistente, que nos mostra sempre o melhor caminho a seguir.
Esta é a voz secreta da alma, a voz da consciência.
Todos têm uma consciência.
Ela nos faz sentir vergonha quando fazemos algo errado
e nos faz sentir felizes quando realizamos alguma coisa boa
Ela é um alerta, uma indicação de caminho, uma luz.
É a voz silenciosa de seu intimo que nada mais é que a transmissão da mensagem de Deus para você.
A consciência nos alerta dos perigos da estrada da vida, nos mostra sempre o caminho do bem, sofre quando causamos a dor de alguém, dentre outras coisas.
Obedecer a voz da consciência é obedecer a vontade de Deus.
E estar mais perto de Deus é sempre nosso melhor e maior benefício nesta jornada chamada vida.

ORGANIZAR O AMBIENTE :

- Em uma mesa COM TOALHA BRANCA , a bíblia, uma vela, uma cruz
- HAVERÁ NECESSIDADE DE UMA LUMINÁRIA ( COM UMA EXTENSÃO )
- MÚSICA AMBIENTE PARA REFLEXÃO ( ORQUESTRADA)
-LUMINÁRIA COM EXTENSÃO


1-     Acolhida :

2-        INVOCAÇÃO DA TRINDADE CANTANDO :
  EM NOME DO PAÍ ., EM NOME DO FILHO .........

3-       Oração : presença do Espírito santo

  VINDE ESPÍRITO SANTO ....


4-       Música : incendeia minha alma

5-       DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO :


CATEQUISTA :  Dentro de nós existe um lugar sagrado onde encontramos Deus. Esse lugar é a nossa consciência
Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.

3 João 1 , 11

COMENTAR O TEXTO
REFLETIR SOBRE O QUE NOS DIZ O VERSÍCULO


 ANALISAR COM OS CATEQUISANDOS

-  QUAL É O PAPEL DA CONSCIÊNCIA ?
A consciência nos alerta quando fazemos o mal, através de um sentimento íntimo que nos ajuda a refletir sobre nossas ações e por isso nos chama a fazer o bem.

- CATEQUISTA : AGRADEÇAMOS A DEUS PELA CONSCIÊNCIA QUE NOS DEUS COMO ALERTA

Oração espontânea iniciada pela catequista


PERGUNTAS PARA REFLETIR :

CONVIDO A TODOS PARA  OUVIR DEUS FALANDO NO MAIS ÍNTIMO DE SUA CONSCIÊNCIA :  ( dar um tempo para os catequisandos pensarem na resposta  - não é para responder oralmente )
1- COMO TENHO AGIDO DIANTE DAS MINHAS RESPONSABILIDADES COMO CRISTÃO?
2- COMO TENHO AGIDO COM MEUS PAIS?
3-  COMO TENHO AGIDO COMO ESTUDANTE?
4-       COMO TENHO AGIDO DIANTE DAS MINHA RESPONSABILIDADES  EM CASA ?
FAZER UM COMENTÁRIO COM A TURMINHA

  PERGUNTAS PARA REFLETIR :
SERÁ QUE TENHO ESCUTADO  A VOZ DE DEUS  QUE FALA EM MEU CORAÇÃO ?
( dar um tempo para os catequisandos pensarem na resposta  - não é para responder oralmente )

1-       PROCURO NO MEU DIA A DIA UM MOMENTO PARA ENCONTRAR COM DEUS ?  (ORAÇÃO )
2-       SOU CAPAZ DE ESCUTAR O QUE ME DIZEM AS PESSOAS, ESPECIALMENTE OS MEUS FAMILIARES?
3-       OS SENTIMENTOS, AS ALEGRIAS, AS TRISTEZAS, DAS PESSOAS QUE ESTÃO A MINHA VOLTA SÃO IMPORTANTES PARA MIM?
4-       ESCUTO QUANDO AS PESSOAS APONTAM MEUS ERROS, MINHAS FRAQUEZAS, MINHAS FALHAS ?   OU ARRANJO DESCULPAS , OU CULPO AOS OUTROS PELAS MINHAS FALHAS ?

ORAÇÃO  :

SENHOR ,  PEDIMOS FORÇA PARA OUVIRMOS A SUA VOZ E FAZERMOS SEMPRE A VOSSA VONTADE .

DIGAMOS JUNTOS :
“Senhor,  ajuda-me a compreender a minha consciência
para compreender a  vossa  luz dentro de mim.”



TÉCNICA COM A LUMINÁRIA :

1-    PEÇA PARA QUE TODOS FECHEM OS OLHOS .
Agora peça que tampem os olhos com as mãos.

2-        FICOU MAIS ESCURO, NÃO É?
3-       AGORA TIREM AS MÃO DOS OLHOS, MAS PERMANEÇAM COM ELES FECHADOS, NÃO ABRA DE FORMA ALGUMA
4-        LIGAR A LUZ DA LUMINÁRIA

5-        VAMOS IMAGINAR A GRAÇA  DE DEUS COMO UMA LUZ BRILHANDO.
6-       SE NÓS FAZEMOS O BEM , A LUZ FICA AINDA COM MAIOR BRILHO E FICAMOS MAIS PERTO DE DEUS. ( COLOCAR A LUMINÁRIA MAIS PERTO DOS OLHOS DAS CRIANÇAS )
7-       SE SOMOS GUIADO PELO MAL, FAZEMOS ESCOLHAS RUINS, A LUZ VAI SE AFASTANDO DE NÓS E FICAMOS NA ESCURIDÃO. ( FASTE A LUMINÁRIA E DEPOIS APAGUE-A)

8-        VAMOS ABRIR OS OLHOS

9-       PERGUNTE O QUE PERCEBERAM ENQUANTO ESTAVAM COM OS OLHOS FECHADOS?

10-   ( VÃO COMENTAR QUE FICOU ESCURO, DEPOIS CLARO, DEPOIS ESCURO DE NOVO – FAÇA UM COMENTÁRIO DA TÉCNICA )

FAÇA UMA ORAÇÃO PEDINDO QUE A LUZ DO SENHOR
 BRILHE SEMPRE EM NOSSA VIDA


JOGRAL ( DISTRIBUA A TODOAS OS CATEQUISANDOS)

- TODOS : EU ME AFASTO DE DEUS QUANDO :
- APENAS UM CATEQUISANDO RESPONDE  :  DEIXO DE ESCUTAR SUA PALAVRA NA CATEQUESE, NA MISSA, NAS CELEBRAÇÕES

- TODOS : EU ME AFASTO DE DEUS QUANDO:

- APENAS UM CATEQUISANDO : ESQUEÇO DE FAZER MINHAS ORAÇÕES
- TODOS : EU ME AFASTO DE DEUS QUANDO:

- APENAS UM CATEQUISANDO:  SEMPRE QUE TRATO MAL MEUS FAMILIARES
- TODOS : EU ME AFASTO DE DEUS QUANDO:

- UM CATEQUISANDO : SEMPRE QUE DIGOMENTIRAS OU ENGANO OS OUTROS
- TODOS : EU ME AFASTO DE DEUS QUANDO:

- UM CATEQUISANDO: SEMPRE QUE SOU EGOISTA, SÓ PENSO EM MIM, NAS MINHAS COISAS
- TODOS : EU ME AFASTO DE DEUS QUANDO:

- UM CATEQUISANDO: SEMPRE QUE ME RECUSO A AJUDAR OUTRAS PESSOAS
- TODOS : EU ME AFASTO DE DEUS QUANDO:

- UM CATEQUISANDO:  SEMPRE QUE ME CONSIDERO MAIS IMPORTANTE QUE OS OUTROS
- TODOS : EU ME AFASTO DE DEUS QUANDO:
                                                                                                                          
- UM CATEQUISANDO: SEMPRE QUE NÃO PERDÔO, NÃO DESCULPE E ME VINGO
TODOS : EU ME AFASTO DE DEUS QUANDO:

- UM CATEQUISANDO:  SEMPRE QUE APRENDO COISAS QUE SEI QUE NÃO SÃO BOAS PARA MIM.

(TODOS)
MISERICÓRDIA SENHOR, MISERICÓRDIA ( 2X)
MEU DEUS, EU ME ARREPENDO DE TODO CORAÇÃO
POR NÃO TER AGIDO CORRETAMENTE,
 PROMETO COM A VOSSA GRAÇA NUNCA MAIS PECAR.

CATEQUISTA FINALIZA ORANDO PARA AS CRIANÇAS :

SENHOR PAI DE MISERICÓRDIA,
DERRAME SOBRE TODOS AS  SUAS BÊNCÃOS,
AJUDE-NOS A NÃO MAIS SAIR DO SEU CAMINHO.
EM NOME DO PAI .......

MISSÃO PARA A SEMANA :

CATEQUISTA : DEPOIS DO ARREPENDIMENTO ,DE REVER E ANALISAR
SE AS SUA ATITUDES TEM SIDO BOAS OU MÁS,
 FAÇAMOS  O PROPÓSITO DE MUDAR, MELHORANDO AS ATITUDES
COM DEUS, CONSIGO MESMO E COM O PRÓXIMO, COM OS SEUS PAIS,
COM SEUS IRMÃOS, AMIGOS, COLEGAS,
ENFIM A TODOS QUE CONVIVEM COM VOCÊ .
FAÇAM BOAS ESCOLHAS, E TENHAM BOAS ATITUDES.

CANTAR A MÚSICA PARA FINALIZAR O ENCONTRO

É Preciso Saber Viver
Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver
Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver, saber viver!


sábado, 16 de fevereiro de 2013

texto para trabalhar o tema "ANO DA FÉ" - A Fé é como uma raiz da qual nascem todas as demais virtudes.



A FÉ É COMO UMA RAIZ DA QUAL NASCEM 
TODAS AS DEMAIS VIRTUDES.



A VIRTUDE É UMA DISPOSIÇÃO HABITUAL E FIRME PARA FAZER O BEM.
Existem virtudes que nos levam a conhecer e amar a Deus - SÃO AS VIRTUDES TEOLOGAIS:
 a Fé, a Esperança e a Caridade.
Mas também existem muitas outras virtudes que nos levam a agir corretamente em tudo o que fazemos.
- SÃO AS VIRTUDES CARDEAIS: 
Prudência, Justiça, Força e Temperança.
Cada uma dessas sete virtudes, três teologais e quatro cardeais, traz consigo outras virtudes.
Por exemplo: praticando atos da virtude de Força, poderemos também agir com Coragem. Já a virtude de Temperança nos ajuda a praticar a Castidade ou ainda a Humildade. E assim por diante.

AS VIRTUDES TEOLOGAIS
A FÉ, A ESPERANÇA E A CARIDADE

AS VIRTUDES TEOLOGAIS, COMO O NOME INDICA, SÃO AS VIRTUDES QUE NOS FAZEM AGIR BEM EM RELAÇÃO A DEUS.
 Elas são essencialmente sobrenaturais, pois, além de serem dons divinos, elas se dirigem a Deus nos seus atos. E isso deve nos levar a agradecer muito a Deus.
 Além de nos ajudar a praticar os atos de virtude necessários para o nosso dia a dia, Nosso Senhor nos infunde na alma virtudes tão especiais que nos levam à sua intimidade, nos devolve a imagem e semelhança divinas que perdemos pelo pecado. Vamos ver como isso se realiza.
Vamos dar mais ênfase à virtude da fé nesse estudo:
A VIRTUDE DA FÉ
Nosso Pai Celeste revelou-nos os seus segredos divinos. Tudo o que Ele diz é verdade, pois Ele é a Verdade Eterna; Deus não pode nem se enganar nem nos enganar. POR ISSO DEVEMOS ACEITAR COMO VERDADE TUDO AQUILO QUE DEUS NOS REVELOU, SABENDO COM SEGURANÇA QUE TUDO É VERDADE, E EDIFICAR NOSSAS VIDAS SOBRE ESTA BASE: DEVEMOS CRER EM DEUS.
Deus se revelou no Antigo Testamento pelos profetas. Mas, principalmente, Deus se revelou por seu próprio Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Somente quem conhece Jesus conhece também o Pai. Por isso devemos ouvir a palavra de Jesus Cristo, que é o Evangelho, e nas nossas orações sempre meditar e pensar na sua vida, paixão, morte e ressurreição.
FOI A SANTA IGREJA CATÓLICA QUE RECEBEU DE DEUS AUTORIDADE PARA NOS ENSINAR TUDO AQUILO QUE DEUS NOS REVELOU. DEVEMOS OBEDECER À IGREJA, SEGUIR SEUS MANDAMENTOS, SUAS REGRAS DE VIDA E ACREDITAR EM TUDO O QUE ELA NOS MANDA CRER.
Não podemos crer, ou seja, praticar atos de Fé, sem a graça de Deus.  Por isso, devemos sempre pedir a graça santificante. No Batismo, o Divino Espírito Santo nos deu o dom da Fé
A FÉ É COMO OS OLHOS DA ALMA, COM OS QUAIS PODEMOS PERCEBER, DESDE JÁ, OS MISTÉRIOS DIVINOS QUE CONTEMPLAREMOS FACE A FACE NO CÉU.
A VIDA DE FÉ
Não podemos viver sempre na infância. Assim como crescemos e devemos aprender as coisas de gente grande, assim também devemos crescer na Fé e no conhecimento de Deus.
 Para isso devemos estudar a santa doutrina, no catecismo, e nas leituras, conferências, ouvindo atentamente o sermão do padre.
Não esqueçam que vivemos numa época em que as pessoas se acham capazes de ler qualquer coisa que lhes aparece. E vão trazendo o mal da dúvida para seus corações.
DEVEMOS TAMBÉM PROFESSAR A NOSSA FÉ PUBLICAMENTE. NUNCA DEVEMOS NEGAR A FÉ EM DEUS.
Eis o que Jesus disse sobre isso: «Aquele que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, a este negarei eu também diante de meu Pai».
OS PECADOS CONTRA A FÉ
PECAMOS CONTRA A FÉ QUANDO DEIXAMOS ELA DE LADO, ESQUECENDO DAS COISAS DE DEUS, OU QUANDO A COLOCAMOS EM PERIGO. Por exemplo:
Quem raramente ou nunca vai a Missa; quem não estuda o Catecismo; quem lê livros que ensinam coisas erradas sobre Deus e sua Igreja; quem vê filmes de conteúdo inapropriado para um cristão , quando não tratamos com respeito o outro : que pode ser os pais, os avós, os irmãos, os primos, os amigos, u, trabalhador da escola, etc
Assim , peca contra a Fé, principalmente, quem não vive o que aprendemos da Santa Igreja Católica; hoje é comum ouvir: eu sou católico, mas não acredito nesse ponto ou naquele, simplesmente escolhem do dogma católico o que lhes convém.
 É ESSE  O SENTIDO DA PALAVRA HERESIA: escolher, separar  por opiniões próprias. O pecado mais grave contra a Fé comete quem a renega, abandonando a Igreja Católica, passando para outras  religiões.
QUEM POSSUI A VIRTUDE DA FÉ?
Estudamos no Credo tudo aquilo que devemos crer. Estudamos nos Sacramentos todos os ritos e cerimônias da Santa Madre Igreja que devemos receber como meios de alcançar a vida eterna.
AGORA PRECISAMOS APRENDER COMO DEVEMOS AGIR:
 JÁ QUE DEUS NOS DEU TANTAS COISAS BOAS, É NORMAL QUE PROCUREMOS VIVER DENTRO DE SUA LEI, PRATICANDO O BEM, AMANDO A DEUS E AO PRÓXIMO. Para nos ajudar a bem agir, Deus nos dá uma grande ajuda, soprando dentro de nossas almas as Virtudes e os Dons do Espírito Santo.
AS VIRTUDES SÃO, ENTÃO, COMO QUE UMA FORÇA HABITUAL, QUE NÃO DESAPARECE COM FACILIDADE, QUE NOS LEVA A VIVER RETAMENTE, PRATICANDO O BEM E EVITANDO O MAL.
Elas sempre acompanham a graça santificante. Nós recebemos as virtudes pela primeira vez na hora do Batismo. Depois, quando pecamos gravemente, perdemos todas aquelas jóias de Deus.Mas a Confissão, devolvendo a graça, devolve também as virtudes que tínhamos perdido pelo pecado.
QUANDO NÓS NÃO PRATICAMOS ATOS DE VIRTUDE, ACABAMOS ADQUIRINDO NA ALMA UMA FORÇA MÁ, QUE É O CONTRÁRIO DA VIRTUDE. ESTA FORÇA MÁ CHAMA-SE VÍCIO.
Os vícios também são muito difíceis de desaparecer da alma. Por isso é preciso muito esforço para não deixar eles entrarem na nossa alma, pois nos levam ao pecado.


MAS AQUELES QUE ESCOLHEM ALGUNS PONTOS DO DEPÓSITO SAGRADO E RECHAÇAM OUTROS,  NÃO TÊM MAIS FÉ, DEIXAM DE SER CATÓLICOS.
 Isso é muito sério e se explica: o fundamento da Fé não é a evidência científica das verdades reveladas, mas sim o fato de serem reveladas por Deus. É o princípio de autoridade que fundamenta a Fé. Ora, se uma pessoa nega um dos pontos que seja, está recusando a autoridade daquele que revela. Passa a aceitar os demais pontos, não porque Deus é infalível, mas  porque lhe interessa aceitar. A própria pessoa passa a ser o critério da verdade, o que faz dela seu próprio deus. E ela não é mais católica.
VEMOS TAMBÉM QUE A FÉ NOS AJUDA A PRATICAR OS TRÊS PRIMEIROS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS:
Tendo Fé, amaremos a Deus sobre todas as coisas, nunca diremos nada contra Deus e encontraremos muitas alegrias indo à Missa aos Domingos e rezando todos os dias.
A FÉ É COMO UMA RAIZ DA QUAL NASCEM TODAS AS DEMAIS VIRTUDES.